Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Core Team da Xfree86 se auto-dispensa

Notícia publicada por brain em janeiro 1, 2004 08:44 PM | TrackBack


Avelino de Almeida Bego (abego@ig.com.br) avisou: "O Core Team [a equipe que coordena o desenvolvimento] do Xfree86 foi dissolvido. Li a notícia no PontoBR."

Segundo o LWN, não é certo o que irá acontecer ao projeto em si, mas é provável que simplesmente continue sendo desenvolvido normalmente. Os ex-integrantes do extinto Core Team parecem concordar, pois sua declaração diz que sentem que não eram mais necessários.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Paulo Junqueira () em 02/01 01:57

Com isso, acredito q as atualizações do XFree86 ficam comprometidas.

Espero q o X Server saia antes do previsto, pois se a estagnação realmente acontecer no XFree86, ficaremos 1 ano, pelo menos, sem consideráveis atualizações no X.

Ruim para o lado desktop. Ponto negativo para o ano em que, para uns, o Linux vai "vingar" no desktop.


» Daniel Fonseca Alves () em 02/01 08:52

Não que eu acredite que o Xfree86 vai morrer, ao contrário acho que esta passando por uma reformulação devido ao seus problemas conhecidos.
Mas ultimamente estou procurando aplicações(principalmente jogos) que se utilizem do SVGALIB, acho ele mais rápido.
Alguém tem algo para comentar sobre esta opção ?
Principalmente se conhece alguma programa bom que use ela !


» Augusto Campos () em 02/01 09:51

Eu acho que o XFree vai continuar sendo desenvolvido no mesmo ritmo de sempre.


» Marcos Alexandre () em 02/01 10:31

Só o tempo vai dizer, mas com certeza isso veio na hora errada. Por enquanto o XFree não tem concorrente e qualquer atraso no seu desenvolvimento irá atrasar ainda mais a adoção do Linux no desktop, já que ele é um dos maiores entraves.


» Job () em 02/01 11:02

Bom, pelo numero de propostas, branchs e forks para o Xfree, o fato do core se dissolver, aconteceu exatamente por que muitos integrantes do Xfree estavam meio insastisfeitos com o processo de desenvolvimento. o core estava muito pressionado pelo pessoal e isso que fomentou os branchs e forks, assim eles viram que era hora de sair. É como discutir sobre o release Debian e outras distros.


» CBral () em 02/01 13:08

Ele continuar a mesma coisa de sempre, cade vez melhor ,lembrando, não podemos esquecer que tem muitos OS que usa ele, MacOSX, BSDs, ditribuições...


» Paulo Junqueira () em 02/01 13:23

Espero q os forks\branches possam substituir o XFree oficial até que venha o X Server.

O Xfree já andava meio parado, na minha opinião. Se compararmos o estado do XFree no KDE 1, por exemplo e o seu estado agora comparado com o KDE 3.2, vamos ver que os avanços deles não foram tão consideráveis.

Sinceramente, nunca fui muito fã do XFree86. Não gosto do modelo de desenvolvimento deles. Em compensação, estou muito animado com o X Server. Q venho logo.


» Roger de Almeida () em 02/01 17:15

Eu não acredito que esse importante projeto, o xfree, venha a ser abandonado. No próprio sítio, xfree.org, a notícia foi dada em poucas linhas. Eles não deram importância maior para o evento, apenas pediram para usar o fórum e discutir o assunto.

Eu também não acho que isso vá atrapalhar o uso do GNU/Linux nos desktops, pois, o que está segurando a migração, são:
Os aplicativos e equipamentos incompatíveis
Resistência à mudança - natural do ser humano
Problemas na navegação Internet (Consultar extrato - Diversos Bancos)
Um grau altíssimo de dependência do ms-office.
Lentidão do OpenOffice
Etc.

[]
Roger



» lilux () em 02/01 19:10

nao tenho medo desta notícia. alguém vai entrar no lugar deles.. e talvez paguemos caro por isso...
quem sabe a microsoft de uma forcinha uawheroiauwehroahueroawheroa.. imaginem.. eu indo pegar meu cd piratao do xfree.. ia ser lindo.. ou baixando o meu xfree da microsoft piratao.. .ia ser fantastico!!!!!


» dermeister () em 03/01 01:23

Eu realmente não consigo entender o que *alguns* odeiam no XFree.

Lentidão no desenvolvimento não conta, é como o Debian: aqueles que reclamam da demora são aqueles que se surpreendem com a estabilidade depois.

Se é uma comparação com um "certo $O", sinceramente, o X é *vantagem* (abstração, camadas distintas, independência entre aplicação e parte gráfica, etc.)

Se é a lentidão? humm... tenho uma placa "meia-boca" (RIVA TNT2 Model 64) e *não* sinto a lentidão da coisa (ok, a única coisa lenta foi instalar os drivers da nVidia :)

O que vocês vêem de errado no X ? (acreditem, é uma pergunta sicera, eu *não* sei)


» alexandre () em 03/01 01:57

eh pesado, lento, antigo e inflexivel.

seria um sonho o projeto X acabar ( mas eh soh um sonho )... ninguem mais se preocuparia em fazer remendos para o velho X, com isso taveis projetos como; Xserve, fresco e etc, recebecem novos desenvolvedores e dinheiro.

espero que o xfree86 tenha o mesmo destino do oss.

Finalizando, obrigado a todos que ajudaram no desenvolvimento do XFree86. (eu uso :) )

Um duvida macOSX usa o xfree? eu nao sabia...


» Joerlei P. Lima () em 03/01 08:48

O MacOS X não usa o X11, ele usa um servidor próprio, o Quartz, que é completamente diferente do X11 (Xfree e outras implementações do X11).
O Quartz é excelente, oferece uma série de recursos, é bem integrado ao sistema, uma vez que foi feito para ser usado "naquele sistema". Infelizmente o Xfree (e não o protocolo X11), não evoluiu na velocidade que seria necessário para ter o mesmo nível de qualidade do Quartz, por exemplo.
Recursos como o Exposé só estarão disponíveis em futuras implementações ou no novo Xserver do fredesktop.org... Uma pena...
SDS


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.