Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Sistema de arquivos FAT será pago

Notícia publicada por brain em dezembro 5, 2003 10:57 AM | TrackBack


a5t3r0 disse: "Uma página publicada no dia 04/12 no site da Microsoft anuncia que a mesma tornará paga a utilização de seu "excelente" sistema de arquivos (FAT) aos construtures de materiais que o utilizarem. Por exemplo: Um contrutor de chaveiros USB deverá pagar US$ 0,25 para cada chaveiro formatado, com um limite de US$ 250.000,00 por construtor. São visados equipamentos como cameras digitais, walkmans digitais, sistemas de vídeos portáteis, etc. O sistema de arquivos FAT é um sistema que foi criado em 1976 e que apresenta diversas lacunas: não é jornalisado, mal suporte a arquivos longos, etc). Alguem precisa dizer a esse pessoal que existe o ext3, reiserFS e outros !!!!"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Manoel Pinho () em 05/12 11:06

Mas isso não significa que implementações da FAT em sistemas operacionais livres como o linux terão que pagar alguma coisa, pois foram feitos independentemente e não usaram o código M$.

Agora eu não sei porque alguém iria pagar por isso se o código está disponível há anos no kernel do linux...

E segundo eu li num site de notícias estrangeiro, a própria M$ já havia publicado um documento com as especificações e detalhes técnicos da FAT há muito tempo atrás, e que inclusive foi usado para implementar a FAT no linux e outros sistemas.


» a5t3r0 () em 05/12 11:17

Com certeza Manoel,

O documento cita somente hardwares e não sistemas operacionais que o utilizarem nas suas instalações.



» Manoel Pinho () em 05/12 11:20

Pensando bem, até que a notícia é boa... Se a M$ começar a cobrar royalties de fabricantes de memórias CF & cia (usadas em máquinas fotográficas digitais e etc) os fabricantes com certeza irão pensar em alguma alternativa isenta de royalties para poderem competir em preço.

E como o tempo é de vacas magras e de linux em alta eu aposto que vão pensar nos filesystems do linux (ext2, ext3, reiserfs, etc). E ainda daria para colocar no CD do produto sem custos um device driver no Windows para ler um destes formatos.


» Silvio Fonseca () em 05/12 12:09

Nada impede a M$ de cobrar pelo uso do FAT no Linux, eles tem eh a patente do FAT...

Nos dispositivos como chaveiros que usam FAT, usar ext2 pode ate ser uma boa...


» ofranja () em 05/12 12:18

A melhor alternativa ao FAT, para dispositivos embutidos, seria é o ext2 - ou até o minixfs.

De que adianta botar um sistema de arquivos jornalado num lugar onde o sistema inteiro é quase o tamanho do arquivo de log do 'journal'?

É isso.


» Paulo Junqueira () em 05/12 12:40

Manoel,

como eles têm a patente, eles podem cobrar pelo "padrão" de implementação FAT onde quiserem. A patente se refere à ideia a não à forma de implementação. O que está patenteado é o padrão FAT e não o código da MS para o FAT.

Creio q se eles quiserem, podem cobrar pelo FAT no linux, em hardwares e onde quiserem.

É por isso q patentes de software são tão ruins. O sujeito inventa algum algoritmo, por exemplo, faz uma patente dele e todo mundo q o implemente terá de pagar, independentemente da forma. Quem não se lembra da guerra na europa por causa disso?

Eu acho positivo para o software livre q essas coisas aconteçam. Isso mostra cada vez mais ao mercado que os padrões abertos são a melhor opção.

Logo veremos Mini-HD, Flash Cards, etc usando outros sistemas de arquivos. Melhor pro SL.

[]´s


» Gustavo () em 05/12 12:42

Com certeza ofranja...


» Mandark () em 05/12 13:10

Patente não, direito autoral.


» Rafael Felipe () em 05/12 13:51

É bem capaz que as empresas que produzem esses dispositivo paguem a licença para a microsoft, pois a vantagem de ter um dispositivo desses é não ter que instalar nenhum software pra ler, é nativo, acho que sistemas Ext2,3 e outros linux não são lidos pelo windows, seria necessário instalar drivers e softwares para isso!


» The Darkness () em 05/12 14:47

Isso é mais uma mostra da estratégia monopolista e megalomaniaca deles. Lançam um padrão, registram a patente, deixam o mundo todo usar. Quando todos estão viciados no produto deles, eles começam a cobrar.
Por ser um valor pequeno, os fabricantes vão pagar para que os consumidores de Ruindows possam utilizar seus dispositivos mais facilmente.
O Problema é que isso é apenas o inicio, eles tem muitas coisas patenteadas e o mundo esta viciado em muitas delas, se ela resolver adotar esta postura em outras coisas será uma festa.
E o pior é que nós que utilizamos soluções livres também teremos que pagar pela incompetência dos usuários Ruindows piratas.
Tomara que algum fabricante seja esperto e lance um modelo mais barato que só utiliza padrões livres. Aí nós poderemos rir daquele vizinho prego que usa Ruindows pirata por ele ter que comprar produtos mais caros.

Viva o LINUX.
Viva o Software Livre.
Viva o fim dos monopólios do mal.


» vinicius () em 05/12 15:44

hehehe...
as empresas vao mandar os pen drives nao-formatados... qndo chegar em casa a pessoa formata!
ou manda formatado em extfs2 e o cara reformata p/ fat32...


» Job () em 05/12 15:58

É a patente vale nos EUA, mas não sei se vale na UE e outros lugares. Seja como for, pode-se usar UDF e ISO que são livres da MS.


» Mandark () em 05/12 17:23

Antigos espírtos do mal! Transforme esse FAT decadente em Mohn-há (ou XFS, ReiserFS, Ext3, etc)!

:P


» Peter Parker () em 05/12 17:27

O problema da maioria destes dispositivos é que eles tem somente versão para "conversar" com o PC em Windows... que não suporte ext3, etc...


» Penetro () em 05/12 18:17

Creio que esta é somente a ponta do Iceberg, podem esperar outros anúncios deste tipo.

A MS éuma empresa comercialmente agressiva. Eles arriscam muito. Essa cobrança pode ser tanto uma fonte alternativa de renda, quanto um tremendo tiro no pé.

Mas eles não são burros... deixaram para arriscar agora, porque me parece que eles mesmos têem pretensão de abandonar a FAT.

Pessoalmente acho pouco provável que a MS, por questao de filosofia, vá suportar dispositivos baseados em ext2/xfs,etc no windows. (filosofia anti-free)

Outro ponto é que fornecer um CD ou disquette com drivers, ainda que seja uma boa solução, deve dar os $0,25 da licença. Sem contar que ainda assim estes excelentes sistemas de arquivo livres poderiam ser alvo de sabotagem, como do tipo, a proibição do uso de sistemas de arquivo diferentes daquele que o sistema foi projetado, ou alguma artimanha no estilo da usada para proibir o uso do VNC no XP (É proibido exportar o ambiente de trabalho com ferramentas de terceiros).

Conforme citado pelo Job, o ISO e o UDF são uma boa saída, pois além da patente não pertencer à MS e os padrões já estão estabelecidos. Não tem como querer inventar a esta altura do campeonato um novo padrão para gravação de CD.

Mas não sei se estes formatos (ISO/UDF) possuem suporte à gravação com a dinâmica que se espera de um dispositivo portátil. Pelo que sei (pelo menos pelo que uso) a gravação em ISO não é editável, ou seja, você apaga o sistema inteiro, e depois vai criando sessões etc.. Talvez o UDF, mas nao conheco como funciona um DVD-RAM... de repente esta é a saída...

Mas somente daqui a uns dois ou três anos é que vamos ver no que isso vai dar...


» alexandre () em 05/12 20:05

>Antigos espírtos do mal! Transforme esse FAT decadente em Mohn-há (ou XFS, ReiserFS, Ext3, etc)!
>
>:P


hehehehehehehe


» lilux () em 06/12 10:03

Cuidem com os erros de portugues nas mensagens. Olhem esse exemplo: "...mal suporte..." pelo que aprendi na escola esses dias o correto seria: "mau suporte". Por quê? Porque mau é antônimo de bom, e mal é antônimo de bem. iria ficar um pouco feio se a mensagem fosse : "bem suporte". Cuidem mais com a gramática. E se alguém notou algum erro nesta mensagem fale. Isto é crítica contrutiva. :)


» Marcos () em 06/12 11:27

Eu acredito que eles estão cobrando agora por algo velho demais e obsoleto para que simplesmente NÃO o utilizem, eu já vi outras empresas fazendo isso, mas nunca para sistemas de arquivos antes.


» André () em 06/12 17:28

Se essa ideia das patentes for mesmo assim, quer dizer que a MS poderá cobrar pelo sistema fat mesmo no linux? E no caso do Samba? msn, avi, wma, ntfs etc, etc??? :(


» Israel () em 06/12 22:41

Eu tava lendo agora mesmo um artigo sobre esse negócio do problema da patente do Kernel pela SCO que o Morimoto do Guia do Hardware escreveu. Ele tava falando que isso tudo é uma bobagem, e que provavelmente não vai dar em nada, porque antes que se ache alguma evidência de cópia já vai ter uma atualização para eliminar o problema


» Flavio () em 06/12 23:57

Bem, se eu entendi bem a proposta da Microsoft, basicamente a noticia diz que todo usuario ao formatar um disquete com o sistema FAT tem que pagar (nao importa qual seja o valor) a Microsoft?

Quer dizer que aquelas caixas de disquete pre formatadas pagam a Microsoft?

Nao entendo como eles podem querer cobrar pelo que seria um direito de quem usa os sistemas deles.

Me veio a ideia agora, e se os fabricantes desenvolverem um driver que use o proprio Pc do usuario para formatar seu dispositivo, como ficaria pra Microsoft? Proibiria o usuario de formatar USB keys? Proibiria usuarios de formatar disquetes?!


» Phillip Calçado () em 07/12 01:16

Bem como alguém aí em cima disse: eles abrem alguma patente gratuitamente, quando todos já os usam em tudo, cobram pelo uso. A M$ precisa de receita, gente. Se eles estivessem em condições de brigar com o SL de verdade, não fariam estas coisas que fazem as pessoas torcerem os narizes para Redmond. Estão cavando a própria sepultura. O "excelente" FAT já era, nem a M$ quer utilizar esta budega mais (me diga uma empresa séria que pode abrir mão de proteção de verdade no filesystem), vamos tentar fazer dinheiro com ele e depois jogar fora, daí quem pagou milhares de dólares nem vai mais utilizar o produto.

Não sabia disso do VNC no XP... infelizmente para testar sites no Internet Explorer (Bleargh!) preciso constantemente utilizar o RDesktop num máquina Win2K (olha só a economia: quatro máquinas Linux utilizando uma Win2K, R$1000,00 / 4, e isto só pela budega do IE!!)

Abraço


» noname () em 07/12 07:41

Chega a ser ridiculo esse anuncio!
Não é nem pra FAT32! É o fim da picada! Alguem em sã consciência vai pagar pra usar fat????


» Henrique Vicente () em 07/12 11:22

Português tem acento =P, com certeza muitas empressas vão pagar pelo padrão FAT, mas espero que elas achem alguma solução sem precisar dar dinheiro a micro$oft... com certeza essa droga deve ser uma das que mais atrapalham o desenvolvimento do mundo... junto a coca cola... mac donalds, etc


» Alex OS X () em 07/12 13:26

É cada uma que aparece...

Daqui a pouco vão querer cobrar por cada palavra dita referente à M$ e seus produtos. Esse tipo de prática só contribui para a degradação da informática pelo mundo...


» Antonio Azevedo () em 07/12 14:17

Acho que a resposta do Lilux matou a charada. A M$ está pensando mais na jogada de marketing do que na financeira. Isto é, ela coloca um valor sobre a FAT e estimula os fabricantes de hardware para o abandonarem. E oferecerá, em paralelo, alguma opção gratuita "mais moderna" porém com algum controle legal dela sobre autorização de compatibilidade com Linux, BSD, Mac...

Isto é, com a disseminação dos dispositivos embarcados, que é a nova frente de batalha dos S.O. , uma vantagem de configuração nesta área deve dificultar em muito a migração para Linux.


» lilux () em 07/12 14:55

Obrigado Antonio Azevedo, eu ia escrever justamente o que voc^e escreveu. Acho que meus pensamentos foram lidos ou a mensagem offtopic que eu postei tinha uma mensagem subliminar. :)


» Andreas () em 07/12 19:42

Já experimentaram formatar um disquete com ext2? Viram quanto espaço é desperdiçado? Mesmo reduzindo o percentual do espaço reservado para o root para 0% e outros truques, ainda se perde muito espaço. Em dispositivos como câmeras, usb keys, etc, espaço é valioso... FAT era bem apropriado. Agora, talvez minix seja melhor. Journaling FS nem pensar, não vale a pena para esses dispositivos.


» odeio portugues () em 07/12 23:18

Odeio portugues, eh odioso, nojento, eh uma opniao minha, estas frescuras todas de portugues soh poderia ser obra de portugueses mesmo (portugal sux hehe)... mas um cara como o lilux chamar a atencao pro "portugueis erado nossu" devia olhar pro proprio nariz antes de escrever "portugues" (português), "contrutiva" (construtiva), "cuidem com os erros" (estranho, seria cuidado com os erros?), "cuidem mais com a gramática"... sabemos q vc deve estar muito empolgado com o q segundo vc "aprendeu estes dias na escola", mas naum venha encher o saco porra, ninguem aqui tah escrevendo pra uma prova de vestibular e nem tem tempo pra ficar relendo oq escreveu...

enche o saco, toda vez q vc vai ler algo, tah no meio de uma discucao e sempre tem que ter um mane pra chamar a atencao do portugues, ah,


» Peter Parker () em 08/12 08:38

O duro é que alguns levam seu ideal de escrita muito a sério. Não usam, como você, muita pontuação, nem sabem montar frases. Aí fica horrível pra ler. A gente tem que ler imaginando o que a pessoa quer dizer. O argumento acaba perdendo valor, simplesmente porque você não conseguiu se expressar bem...


» lilux () em 08/12 15:36

odeio portugues, otimo, melhor para mim, vai sobrar mais vagas nas universidades, e quem nao gosta de escrever normalmente sabe trabalhar BEM e prefere pegar no pesado... vai carpi lote entao.. precisa aprende escrever o nome (as veses nem isso eh necessario). olha que nao precisa nem usar a internet.

ps.: estou escrevendo sem acento porque meu teclado esta MAL configurado, e me desculpem por eu ter iniciado esse assunto offtopic. Nao fiz isso por MAL. Isto eh tudo culpa da Micro$oft que quis colocar preco na FAT... se nao fosse ela isso nunca teria acontecido. :)

abracos pra todos (sem o cedilha)


» _Anti_Patty_ca () em 08/12 15:53

eu sou a christina aguilera e uso windows xp =) uiahiaau


» _Anti_Patty_ca () em 08/12 16:03

o lilux nem sabe d nd e fica ae se fazendo ele deve se um merda um lammer q se faz... q tipow essas pessoas d hj em dia pelo amor.. no coments


» christina aguilera () em 08/12 16:06

i love _Anti_Patty_ca she is so special


» christina aguilera () em 08/12 16:07

come on over come on over baby =P


» _Anti_Patty_ca () em 08/12 16:12

desculpem pessoas meu amigo lilux disso q eu estou contribuindo para a bagunça da pagina ... desculpem se eu magoei v6 mas por favor naum xinguem a barbie e juro q naum acabarei com a pagina


» odeio () em 08/12 18:24

no... thanks... i dont speak portuguese, my native language is C, by the way fuck U...


» THB_MATRIX () em 10/12 11:49

Acho que a resposta do Lilux matou a charada. A M$ está pensando mais na jogada de marketing do que na financeira. Isto é, ela coloca um valor sobre a FAT e estimula os fabricantes de hardware para o abandonarem. E oferecerá, em paralelo, alguma opção gratuita "mais moderna" porém com algum controle legal dela sobre autorização de compatibilidade com Linux, BSD, Mac...

---
Pessoal, acordem!
Eles querem que usem DOS, Win9x e Me?
Não!!!
Eles querem que usem NT e XP...
NT e XP lembram suporte a NTFS...
NTFS é gratuito, eles não falaram nada em cobrar por NTFS!!!
Eles querem forçar o povo que continua com os antigos sistemas horríveis a usarem os modernos sistemas horriveis.
Vamos fazer "macumba" para que os fabricantes de disquete(com excessão da IBM) não passem a usar NTFS nos discos.
A IBM é certo que não vai usar...
Mas as outras...
A Micosoft(mico mesmo, pois as coisas~dela são um mico) arriscou e muito alto, mas também tem lá as suas chances de concretizar seu monopólio eterno na informática.
Vamos processá-la por trafico de drogas pessoal?
Hehehe...


» Pedro () em 22/02 19:18

Que história é essa de "Odeio português"?»
Porque odeiam os brasileiros tanto os portugueses?
Que mal assim tão grave é que a gente lhes fez?

Não acho que mereçamos isso, o Brasil é muito bem visto em Portugal.


» Raphael () em 09/03 06:58

Amigos, tenho duas dúvidas e como não tenho muito conhecimento do assunto, gostaria de uma ajuda.
1 - Podemos considerar a comunicação (DDE,OLE,OPEC etc) entre driver de comunicação e aplicação de supervisão uma troca de dados entre processos?
2 - O sistema de arquivos FAT permite fazer controle de acesso aos arquicos mesmo que o S.O. seja multiusuário? Por quê?
Desde já agradeço a ajuda.


» Jeferson () em 07/04 10:40

A Microsoft é uma empresa fdp, discarada, sem-vergonha e safada. Talvez o tio Bill cobraria até a própria mãe por utilizar linux e formatar uma partição em FAT. viva o Linux, e o Open Source. Viva o EXT3


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.