Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Cobertura da Segunda Rodada de Compartilhamento de Software Livre no Governo Federal

Notícia publicada por brain em dezembro 4, 2003 10:00 AM | TrackBack


Como anunciei anteriormente, no início desta semana estive em Brasília a convite do ITI para participar da Segunda Rodada de Compartilhamento de Software Livre no Governo Federal. O evento, com bom público (reunindo, estudantes, executivos, representantes de diversos órgão públicos e empresas) foi realizado no auditório da Eletronorte, e trouxe uma série de boas notícias (inclusive o anúncio do lançamento oficial da CC-GPL em português, a primeira versão homologada da licença GPL em lingua não-inglesa) que eu apresento nos DETALHES desta notícia.

Como já havia mencionado, fico feliz de ver o governo convidando representantes da comunidade (como eu) para este tipo de evento - isto, juntamente com a adoção de metodologias tipicamente livres, como os wikis e forges, mostra ainda mais claramente a legitimidade do seu envolvimento com o software livre. Obrigado!

O primeiro ponto a ser destacado é o enfoque: a preocupação dos órgãos públicos que foram lá apresentar trabalhos não era o simples uso de ferramentas livremente disponíveis, como o OpenOffice ou o Evolution. A tônica do evento foi apresentar sistemas sendo desenvolvidos por órgãos governamentais de forma livre, aberta à participação externa. Ficou claro que diversas instituições públicas já internalizaram a idéia de que o modelo aberto de desenvolvimento agrega o conhecimento especializado de outras pessoas e instituições do mundo inteiro que possam ter interesse no mesmo projeto.

Foram apresentados exemplos concretos de economia e de desenvolvimento cooperativo já realizados por diversos órgãos como o Ministério da Justiça, a EMBRAPA, o INPE, a UFMG e vários outros. Sistemas como o TerraLib, TerraCrime e AgroLivre mostram como o modelo cooperativo de desenvolvimento pode maximizar o potencial de cooperação entre os mais diferentes tipo s de entidades. A Itautec também esteve presente demonstrando suas soluções "pré-fabricadas" de cluster e de IDS baseados em Linux, exibindo respeito e cooperação com o software livre.

O evento marcou o lançamento do site softwarelivre.gov.br, um portal para apoiar o desenvolvimento de software livre pelo governo. O portal conta com recursos bastante familiares a nós, como um wiki (baseado no conhecido twiki, mas com suporte a certificados digitais) e um forge (no mesmo estilo do sourceforge.net, mas baseado no gforge) para hospedar, fomentar e compartilhar o desenvolvimento de sistemas livres de interesse do governo. Foi muito interessante ver o governo "falando nossa lingua", adotando as ferramentas que nos são familiares e que são abertas por natureza.

Me chamou a atenção a posição do Coronel Rufino, presente à mesa de abertura como representante da comunidade governamental de segurança de informação. Ele fez uma observação que é crucial para compreender melhor em que nível está a intenção de adotar o sotware livre livre em larga escala pelo governo: é preciso ter acesso total ao código dos sistemas para ter certeza de que eles são seguros, sem ter que simplesmente aceitar as declarações que as empresas de código fechado fazem sobre seus sistemas, sem comprovar. Outra manifestação interessante na abertura veio da Eletronorte, que informou que seu sistema de gerenciamento de geração e transmissão de energia é todo baseado em plataforma livre, e que só assim tem condições de integrar a aquisição e tratamento de dados da infinidade de plataformas proprietárias fornecidas pelos fabricantes dos diversos equipamentos gerenciados pela empresa.

Mas, na minha opinião, o ponto alto do dia foi o anúncio da versão em português da licença GPL (a mesma adotada pelo kernel do Linux). Trata-se da primeira vez que a Free Software Foundation homologa uma tradução de sua mais famosa licença, e graças à interação do governo brasileiro com a própria FSF e com a Creative Commons, foi possível não apenas traduzir a licença, como ainda adaptá-la às exigências da legislação brasileira e acompanhá-la de uma cartilha que explica de forma acessível como usá-la e interpretá-la. Foram exibidos vídeos de Eben Moglen (consultor jurídico da Free Software Foundation e principal redator da versão atual da licença GPL) e Lawrence Lessig (representando a Creative Commons) parabenizando o Brasil pela decisão de adotar esta licença em projetos governamentais e desejando que esta idéia seja seguida por outros governos do mundo.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Gabriel () em 04/12 10:11

Estive no evento e gostei muito do que vi.
A única falha ao qual presenciei foi a presença de pessoas radicais ao uso do linux o que atrapalhou em certos momentos o andamento do evento com discussões tolas e comentários inflamados.


» Alexandre Figueiredo () em 04/12 11:13

O evento realmente foi interessante.
Houveram discussões em alguns pontos - falar de SL é como falar de times de futebol ou políticas.
Chegei a conhecer o Augusto Campos pessoalmente. E também, tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas que estão no governo e são advogados do software livre como nós. A única diferença é que ele podem fazer alguma coisa e ser ouvidos e levados a sério.
O Portal, do meu ponto de vista, foi um lançamento importante. Pois, o .Gov poderá únificar todas as iniciativas de desenvolvimento, customização e utilização de ferramentas baseadas em software livre.
O .Gov está com o pé no chão. Não há xiitas e super-radicais. Onde der para usar SL ele irá fazê-lo.
O lançamento da licença CC-GPL PT_BR foi uma ótima iniciativa. Os software da comunidade SL do Brasil dererão usá-la e participar de projetos.
Fico temeroso é de empresas que participem dos editais, que cobrarem o tal licença, comprem um preço mais absurdo para liberarem a tecnologia por ela criada para a comunidade.
Bom, é esperar para ver o que acontece.
Fica marcado o dia 2 de dezembro como o marco da entrada oficial do .Gov no universo livre, do compartilhamento de conhecimento.
[ ]s


» Augusto Campos () em 04/12 11:36

O Alexandre não só me conheceu como ainda me deu carona depois da reunião!


» Marcio () em 04/12 13:37

Alguém acessou isso: http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/legalcode.pt

Viram o Erro ?? Licence ... não seria License ??


[]´s


» Pacozila () em 04/12 20:06

Empatou, tem um monte de gente que escreve "licensa"... :)


» Glauco Bresciani () em 05/12 01:08

Olá sou desenvolvedor em Java e estudante de Direto. Tenho um Projeto para Iniciação Científica de minha faculdade sobre "O Software Livre diante da Propriedade Intelectual", tenho lido bastante sobre o assunto e gostaria de poder sempre informações sobre eventos relacionados ao tema... Muito grato


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.