Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux no iPod da Apple

Notícia publicada por brain em dezembro 1, 2003 05:26 AM | TrackBack


Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) disse: "Encontrei por acaso este projeto que visa rodar o linux no iPod, o tocador de música digital da Apple, que não é muito popular por aqui mas é uma febre nos EUA. Quem não conhece o iPod pode saber mais no site dele. Ele possui um hd que pode armazenar centenas ou milhares de músicas. O interessante é notar como o linux pode ser portado facilmente para um número tão grande de plataformas e dispositivos. Eu mesmo tenho um PDA iPAQ rodando linux perfeitamente (vem de fábrica com o sistema PocketPC da M$, uma versão do Windows CE)."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» anonymous () em 01/12 09:23

Acho interessante esse tipo de port, agora alem de tocar mp3 esse ipod podera tocar muito mais tipos de arquivos, agora eu queria saber é se como anda o suporte ao ipaq. pois nao to afim de comprar um para rodar windows!


» Manoel Pinho () em 01/12 10:51

anonymous,

Eu tenho um iPAQ H3670 (modelo antigo) rodando linux há mais de 1 ano sem problemas. Veja http://www.handhelds.org


» Jair () em 01/12 14:05

Bacana, pena que o ipod é tão caro.


Jair,


» Alexandre Figueiredo () em 01/12 14:36

Manoel Pinho,
Você tem um iPaq rodando linux, mas ele mantém as mesmas funcionalidades!?
Você acha que ficou melhor que o WinCE? (Estou falando sério)
É possível sincronizar com o Evolution!?
E as atualizações, são fáceis de fazer!?
Tem algum browser?
Bom, eu estou apenas curioso, pois eu tenho uma M100 que me ajuda bastante. Mas, os iPaq atualmente são muito bonitos e finos. Ah! mas a escrita da Palm é bem melhor.


» Manoel Pinho () em 02/12 09:02

Alexandre,

"Você tem um iPaq rodando linux, mas ele mantém as mesmas funcionalidades!?"

Depende do que vc quer fazer. Ele tem as mesmas funcionalidades de um linux em PCs, obviamente com as devidas restrições de espaço de armazenamento e tamanho de tela.

Se vc quer dizer funcionalidades de agendinha de luxo (o PocketPC para mim é isso), ele tem programas com recursos semelhantes, especialmente se for instalado o ambiente Opie. Mas eu não uso esses recursos nele.

"Você acha que ficou melhor que o WinCE? (Estou falando sério)"

Eu acho o WinCE uma porcaria. No pouco tempo que tive ele rodando no meu iPAQ eu até cheguei a participar de listas de discussão sobre isso e só via futilidades e trocas de programas piratas, típicos de usuários Windows. O sistema em si é bonitinho, mas para fazer qualquer coisa séria é preciso comprar um monte de programinhas. Como odeio essas atitudes, arranquei o sistema e tasquei o linux nele.

"É possível sincronizar com o Evolution!?"

Eu sinceramente não sei. O iPAQ consome bateria alucinadamente (com PocketPC também), mais parecendo com um notebook nesse sentido. E se vc esquecer de recarregar a bateria todos os dados que vc digitou são perdidos. Portanto, para mim o iPAQ (e todos os PDAs com PocketPC) como agenda é um LIXO ! Se vc quer fazer isso, compre um Palm...

"E as atualizações, são fáceis de fazer!?"

Tranqüilas. Ele tem um sistema parecido com o apt-get, já que usa uma distribuição derivada do debian. Mas lembre que o sistema em si fica em flash ROM, e para atualizá-lo é necessário regravá-la. O procedimento é simples, mas não é como o apt-get.

"Tem algum browser?"

Sim. Me lembro do Dillo.

"Bom, eu estou apenas curioso, pois eu tenho uma M100 que me ajuda bastante. Mas, os iPaq atualmente são muito bonitos e finos. Ah! mas a escrita da Palm é bem melhor."

Se vc usa o Palm para guardar contatos, telefones, etc, fique com ele. A bateria do Palm dura muito mais e o sistema dele é muito bom para essas tarefas.

O maior atrativo dos PDAs com o sistema M$ PocketPC é a capacidade multimídia. Eles têm player de mp3 e vídeo. Mas se vc instalar linux nele é capaz de fazer o mesmo, e com programas livres. Eu não sei como estão os novos Palms top de linha, que agora usam processadores ARM (iguais aos dos PDAs com PPC).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.