Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Worm infecta caixas eletronicos com Windows

Notícia publicada por brain em novembro 26, 2003 11:32 AM | TrackBack


Edu Lima (goldflex@elitemail.org) disse: "Segundo matéria do The Register, caixas eletrônicos operados pela Diebold foram infectados pelo worm Nachi, e este worm se apreveita das falhas de implementação das Remote Procedure Call (RPC) do Windows. Depois que as maquinas ATM de duas redes de bancos foram infectadas elas passaram a procurar outras maquinas pra replicar e infectar, com isso o trafico da rede aumentou de forma sensivel. Segundo a materia não é primeira vez que virus causam prejuizos aos sistemas bancarios. O Bank of America (que acabou de comprar o Bank of Boston), teve cerca de 13 mil ATM´s (como são camados os caixas eletronicos) infectados por um virus este ano. Apesar de os caixas operarem em rede seguras ou separadas da internet, os vírus acabam comprovando que há portas não documentadas no sistema com acesso a internet, de forma que isso quando somada a administradores ineficientes acabam tornando os sistemas vulneraveis a um nova serie de falhas."

Felizmente os caixas eletrônicos do meu banco (o Banrisul) rodam Linux ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 26/11 14:41

O meu banco roda os caixas no NT 4.0 :-(.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 26/11 18:46

O meu banco, o Itaú, roda as *(@#&¨*@¨*& dos caixas rápidos com Windows 98. E justo na hora que eu estava sacando 150 reais a porcaria deu tela azul - e foi debitada a quantia da minha conta mas não foi entre. Isso às 21:40 de um domingo. Até agora estou pelejando pra conseguir meus 150 reais de volta.


» Roberto Alcântara () em 26/11 20:01

o BEC (Banco do Estado do Ceará) usa Windows 95/98. Já vi um 95 passando o 'scan disk'...

A Caixa Econômica roda Windows NT Workstation, e o banco do brasil OS2.
Na verdade, no BB não tenho certeza se o OS2 está também nos caixas eletrônicos, mas deve está também.

O que aconteceu com aquele projeto que apareceu por aqui do BB migrar para Linux?

sds


» Manoel Pinho () em 26/11 21:35

O BB sempre foi cliente cativo da IBM. Se depender dela com certeza eles usarão linux nos caixas.

Eu também sou cliente do Itaú e a pior coisa que aconteceu foi quando eles passaram de DOS para Windows. O DOS não chega aos pés do Linux, mas pelo menos não dava esses "paus" e a digitação era muito mais rápida do que hoje.

Graças a Deus que a maioria dos bancos pelo menos ainda não confia no Windows como servidor das aplicações críticas. Mas mesmo assim é uma irresponsabilidade colocar um sistema que é alvo de 99,99% dos vírus e worms existentes lidando com dinheiro...


» Marco Carvalho () em 27/11 18:10

Humm, cadê o Crítico? Não vai comentar nada sobre isso?


» Nagios () em 27/11 22:39

Na verdade os novos caixas eletrônicos do Itaú rodam Windows 2000 Professional.


» Lewis () em 28/11 03:16

É Patola, os caixas do Itau que eu vejo rodam Win2k, conheci até um cara da Itautec que monta os caixas e ele disse q o Win2k da pau direto!


» bruno maia () em 04/12 03:35

---------------------------------------------
Alguém pode tomar a iniciativa de criticar as p***as detas instituições financeiras,que são o ´´ópio da burguesia´´, diretamente aos responsáveis.Eu já o fiz.Faça sua parte você também.
Outro dia vi na Band, uma entrevista do Lula, em que ele afirmava que nunca iria submter o brazil, ao neoliberalismo explícito de uma multinacional fisiológica.
Ou seja, Microsoft, paste bem por verdes campos bem longe daqui.
---------------------------------------------


» sergio costa () em 04/06 11:26

crei que com as novas tecnologias somos obrigados a comer este tipo de problema


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.