Notícia publicada por brain em novembro 25, 2003 09:39 AM
| TrackBack
h4d3s (h4d3s@directwave.com.br) disse: "Mais uma das potências mundiais está migrando seus computadores para Linux. Virou rotina vermos decisões de países desenvolvidos de migrarem para a plataforma Linux. Enquanto isso em países como o Brasil que gasta milhares, milhões de dólares por ano com licenças de software vemos um governo que diz apoiar o software livre, mas que continua utilizando em 90% (ou até mais) de seus desktops/servidores software proprietário. Parabéns as prefeituras e governos regionais que estão adotando o software livre como solução." Não sei de onde ele citou aqueles 90% ali, mas se alguém tiver esta estatística, favor mandar!
Trecho da notícia original do Estadão: "Anunciado na Comdex deste ano, que se realizou em Las Vegas, nos Estados Unidos: o governo da China irá utilizar em cerca de 1 milhão de seus computadores, o Java Desktop System da Sun Microsystems, baseado em Linux, da SuSe.
Uau!!!
Pelo que sei existem cerca de 400 milhões de PCs com o Windows no Mundo todo.
Se a china implantar 200 milhoes de estações com o Linux significa que além de realizarem o maior projeto de inclusão digital da história, vão de uma tacada só elevar o market share do Linux nos desktops para mais de 35% (somados os cerca de 3% a 5% que já tem)
Acho esse número de 200.000.000 meio forçado, afinal se na China tem 1.200.000.000 de pessoas, quer dizer que tem um computador para cada 6 é razoável até para países desenvolvidos. E considerando que a China ainda é um pais de maioria agrícula, me estranha a idéia de que haja computadores nessas partes.
Logo acho que esse 200.000.000 se refiram a usários afetados.
De qualquer jeito acho que vou montar um empresa de instalação de Linux na China, alguem se habilita? :-)
Bem, 200 milhoes de computadores se comprados diretamente dos fabricantes, sem taxas impostos, etc. podem chegar a custar cerca de US$ 500 bilhoes. É um dinheirão mas não chega a ser completamente impossivel ao longo de vários anos no caso de um pais inteiro com a china.
De qualquer forma, se isso for realmente serio nos ainda vamos ver muitas noticias em torno do assunto, entao nao existe muito motivo pra ficar preocupado com isso.
Quaisquer que sejam os números, ver a Sun distribuindo uma solução baseada em SUSE (Novell) é, no mínimo, interessante.
E tem mais, se for tudo baseado em Soft Sun, deve ter executivo da Sun com sorriso de orelha a orelha !
E pra terminar : deve ter executivo da Micro$oft quase indo pra UTI !
"Java Desktop System da Sun Microsystems"
O que o Java tem a ver com a história ???
Os caras da Sun agora colocam a marca Java em
tudo ...
Se amanhã resolverem vender batadas será "Java Sun Potatos"
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.