Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Debian + Gentoo = Debtoo

Notícia publicada por brain em novembro 19, 2003 12:09 PM | TrackBack


NaArea (dezano@bol.com.br) disse: "DebToo é um novo projeto que quer pegar o melhor do Gentoo e agregá-lo ao Debian, como recompilação de pacotes e otimização automática. Imagina só , apt compilando, e até podendo usar, quando precisar a diretiva USE do gentoo ;D Show!!"

Alguém pode confirmar se não é uma brincadeira de primeiro de abril adiantada? ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 19/11 12:33

Taí, não entendi!
Os pacotes do Debian não são pré-compilados ?
Como vão conseguir compilar depois ?
Eu to doido ?


» Daniel Fonseca Alves () em 19/11 12:38

Bom pelo que entendi os pacotes que serão intalados são os pacotes sources!
Agora entendi! ;-)


» fidonirso () em 19/11 13:01

Hehehe, se os objetivos desta propostas são estes, o próprio freebsd faz com louvor!


» Manoel Pinho () em 19/11 13:13

Não sei por que seria brincadeira de primeiro de abril e acho que no futuro a maioria das distribuições seguirão esse caminho.

Afinal, compilar a partir dos fontes é aproveitar ao máximo o conceito de código aberto.

Quantas vezes não ficamos pensando se não seria melhor compilar todos os rpms de um Red hat ou Conectiva, por exemplo, para P4 ou athlon ? Se já é possível compilar pacotes a partir dos .src.rpm ou deb sources, por que não prever uma forma automatizada de fazer isso com TODOS os pacotes do sistema ?

Por outro lado, também não é prático fazer isso para todas as máquinas. Poderíamos fazer somente em uma máquina e depois instalar os pacotes binários em outras, no velho estilo.


» Eue () em 19/11 13:51

Uma forma de se utilizar um sistema Debian e com a opcao de trabalhar com fontes no estilo do Gentoo eh utilizar o software UPM.


» AngusYoung () em 19/11 14:01

Bom, o que eu entendi foi +/- o seguinte:
- ao invés de usar os ebuilds (Gentoo) usar os próprios pacotes do debian. Provavelmente sem usar o Portage.
- portar algumas das USE flags (que são variáveis que habilitam/desabilitam funcionalidades em um pacote) para que trabalhem com os pacotes do debian.

A proposta é interessante, mas acho que vai dar um trabalhão danado!

Manoel Pinho ... uma sugestão interessante para sua idéia seria modificar o Portage, para que ao invés de baixar os pacotes de algum site, utilizasse os rpms de algum diretório. Um dos softwares do Portage tem a funcionalidade de criar rpms ...


» AngusYoung () em 19/11 14:01

Bom, o que eu entendi foi +/- o seguinte:
- ao invés de usar os ebuilds (Gentoo) usar os próprios pacotes do debian. Provavelmente sem usar o Portage.
- portar algumas das USE flags (que são variáveis que habilitam/desabilitam funcionalidades em um pacote) para que trabalhem com os pacotes do debian.

A proposta é interessante, mas acho que vai dar um trabalhão danado!

Manoel Pinho ... uma sugestão interessante para sua idéia seria modificar o Portage, para que ao invés de baixar os pacotes de algum site, utilizasse os rpms de algum diretório. Um dos softwares do Portage tem a funcionalidade de criar rpms ...


» Emerson () em 19/11 14:21

Olah,

Amigos, o APT possui um add-ons que jah faz isso.

Exemplo.

puxei um tar.gz e pelos metodos convencionais, eu abro ele, execute o configure, dou um make e rezo para ter dependencias..Se tiver..eu vou no freshmeat, pego as dependencias (outros .tar.gz) e faco a mesma coisa...

Isso, eh recursivo ateh q se acabe todos as dependencias.

bem, usando o apt ficaria assim

- abro .tar.gz
- apt-get run configure

se tiver dependencias...o apt-get pega, instala...e continua com o configure.

blz ?

era isso

[ ]'s
Emerson


» Enderson Tadeu S. Maia () em 19/11 15:25

Emerson,
acho que vc quer falar auto-apt.
E outra, quando e encontrada a dependencia, simplismente e baixando o pacote .deb, pre-compilado, e instalado, ele nao compila tudo.

Ideia interessante.


» djalmir () em 19/11 20:00

Ops não entendi direito esta história do apt trabalhar com .tar.gz. Poderiam explicar melhor?
Valeu.


» Emerson () em 19/11 21:08

Olah Enderson,

Realmente era isso que tava dizendo..hehehe

era auto-apt e nao apt-get :) , falha nossa.

E o funcionamento e desta maneira que vc citou mesmo, eu soh esqueci de comentar que ele iria pegar os pacotes já compilados.

valeu.

[ ]'s
Emerson


» sp00ky () em 19/11 22:10

nao sei porque a brincadeira. qualquer maquina debian pode compilar os sources dos binarios, basta que pra isso tenha além das linhas "deb", tenham as linhas "deb-src" no sources.list, que o apt-get faz todo o trabalho de baixar as dependencias pra compilar o pacote e gerar um novo binário a partir da compilação.

até fiz uma script emerge para o meu debian, pra mostrar pro meu amigo que esse negócio do gentoo de compilar e rodar não é nada novo, que os arquivos de control (que controlam a compilação, seria algo similar aos ebuilds) já existem há muito tempo no Debian. por isso que debian é o melhor. pra quem quiser tornar seu debian um gentoo, use o script abaixo:

#!/bin/sh
case "$1" in
'-u')
apt-get update
;;
*)
apt-get build-dep "$1"
apt-get -b source "$1"
;;
esac

depois eh soh dar emerge . que nem no gentoo. os arquivos control nao permitem otimizaçoes de flag que nem o gentoo, mas o gentoo fez só isso, esses ebuilds e o portage, que pra mim é um apt-get especial pra sources. leiam o manual de instalação do gentoo e o manual de como instalar o debian a partir de um linux, e verão que o manual foi praticamente copiado, somente foram acrescentada algumas observações.

por isso que não gosto de gentoo. dizem que é tudo inédito, mas na verdade é uma mentira, e nem lembraram de dar os créditos aos diversos desenvolvedores debian que gastarem seu tempo escrevendo e traduzindo os manuais.

não é a toa que debian é a distrib preferida de desenvolvedores. é a melhor, na forma de gerenciamento, disponibilidade de pacotes, organização, documentação e compromisso com o SL. peca somente na instalação, mas isso está mudando com o d-i (debian installer). acho que por enquanto é isso. no flames. obrigado.

augusto, se quiser que eu faça uma materia ou algo parecido de como compilar sources, ficarei feliz. quando mais eu puder mostrar as pessoas para o mundo melhor oferecido pelo debian, melhor para todos.


» \nFallen () em 19/11 23:04

Os projetos podem até ser bons, mas criatividade pra nome esses caras não tem, hehehe


» Lúcio Flávio Corrêa () em 20/11 00:13

apt-build - Fetch sources and build packages optimized for your architecture.


sp00ky, da pra fazer as otimizacoes sim, eh so usar o apt-build, acima citado


» sp00ky () em 20/11 00:19

sim, mas não é tão completo quanto ao portage. se você ler na página do debtoo, vai ver que eles citam o apt-build, mas dizem que ele necessita muito trabalho ainda.


» babaca () em 20/11 00:19

"é fiz uma script emerge para o meu debian, pra mostrar pro meu amigo que esse negócio do gentoo de compilar e rodar não é nada novo, que os arquivos de control (que controlam a compilação, seria algo similar aos ebuilds) já existem há muito tempo no Debian. por isso que debian é o melhor"

Olhe que comentario idiota. Vc nem sabe o funcionamento do portage e ta aí dizendo bobagem. vc acha que a a unica coisa que ele faz eh baixar, compilar e instalar. Vai ler um pouco a respeito antes de dizer tal bobagem.

Pelo q sei o debian possui cerca de 1500 "desenvolvedores" mas nao eh bem assim. AS cabeças pensantes neste projeto se limitam a algumas o resto é so empacotador mesmo que fez de tudo pra ter um @debian.org para assim pode contar nao sei q vantagem para seus amigos igualmente estupidos.

O debian cria uma legiao de seguidores e ao mesmo tempo uma legiao de usuarios incapazes de trabalhar com erros que o Linux possa vir a oferecer. Entre 1000 usuarios do debian eu dou o meu braço que 700 nao sabem nem aplicar um patch no kernel e acham que compilacao de programas se limita a ./configure && make && make install , e outra !, se vc perguntar qual o significador de && para ele, o sujeito nao vai saber.

Isso eh igual aos usuarios do Slackware que adoram dizer que compilar programas eh melhor mas nao sabem nem fazer uma optimizacao para seu sistema.

Por isso cada vez mais vemos administradores incapazes.

sp00ky@brturbo.com , vc deve ter tanta coisa no seu sistema instalado que nem deve saber do q se trata. Para com esse fanatismo exarcebado e pare de tentar convencer as pessoas colocando somente argumentos favoraveis.


» sp00ky () em 20/11 00:29

Desculpa babaca, mas primeiro coloque seu nome, não se esconda.

Eu tenho um servidor muito bem configurado, seguro, e sei todos os pacotes que tenho instalado. Bem como sei como aplicar patches no kernel e compilar pacotes.

O Debian pode ter poucas mentes pensantes, pelo menos elas existem, e as pessoas seguem elas a risca. Não é como o Gentoo, que faz algum tempo abriram um branch. Eu estou dando minha posição sobre o Debian em detrimento ao Gentoo, não em relação a outra distrib. Eu não sou um fanático por Debian, eu gosto de outras distribuições como a SuSe e seu maravilhoso YaST2. Não me tira pra um ignorante qualquer que não sabe do que fala.


» distrib () em 20/11 00:42

Acho que esse argumento de otimizar os pacotes para o seu computador é besteira de quem não tem oq fazer e fica feito um besta olhando o sistema compilar e torrar todo o processador.

Otimizar pra que? pra o mozilla abrir 5 segundos mais rapido? isso não é desculpa.

Veja bem, eu ja instalei o gentoo do zero (stage1) otimizando tudo pro meu processador (-march=pentium3 -O3 -fomit-frame-pointer) e sinceramente não vejo muito futuro deixar o computador quase um dia inteiro compilando pra vc ter um desktop minimo funcionando. É esse o problema do gentoo, ta ficando muito falado, mais so tem uso na casa de palhaços que compilam tudo pra abrir o mozilla 5s mais rapido no gentoo.

O debian sim é um sistema em que se pode confiar, instalei o stable atualizei pro unstable e não ocorreu nenhum erro, estou com o mozilla 1.5 e o gnome 2.4 funcionando perfeitamente como desktop, e pra servidor nem se fala que o debian é o melhor


» AngusYoung () em 20/11 00:53

Não quero alimentar os flames, mas dizer que o portage é apenas um apt-get especial para sources é uma visão muito simplista. O conceito do Gentoo, como distribuição Linux é muito mais amplo que isso.
Pessoalmente, o que me agrada muito no Gentoo é a facilidade com que eu escolher somente aquilo que *eu* quero para o meu sistema, com somente as funcionalidades que eu acho que o meu pacote deve ter. Também gosto de sempre dispor de pacotes atuais ...
Por fim, gostaria de dizer que radicalismo em torno de S.O., distribuição, etc não leva a nada ... e no fim das contas, acaba tendo lugar para todos: Debian, Gentoo, Slackware, SuSE, e tudo mais :)


» distrib () em 20/11 00:56

Só complementando, o portage tem umas dependencias bem imbecis, como o caso do xmms, se vc deixar o seu USE com o gnome e for instalar o xmms ele simplesmente instala quase o gnome 1.4 junto aumentando o lixo em seu computador.


» distrib () em 20/11 01:03

Realmente eu concordo, o gentoo vc personaliza mto bem a sua distro e tal, mas me diga onde vc vai aplicar o gentoo? vc vai chegar em uma empresa e vai deixar ele 20 horas compilando pra ter um desktop? Há vc vai dizer que existe o stage3 e vc pode instalar na boa, so o kernel demora quase 1h pra compilar, e quando vc for atualizar vai esperar as 20h denovo?. Realmente a filosofia do gentoo é bem interessante, mas aplicações pra ele é que eu não vejo


» AngusYoung () em 20/11 01:16

Distrib, não é preciso deixa-lo 20hrs compilando ... para isso existe o stage 3 e a GRP, com a deficiência que você perde o suporte as USE) ... mas nada impede de você gerar os pacotes binários em uma máquina Gentoo e transferi-los para outras.

Com relação ao tempo de compilação (que varia de acordo com as otimizações que você usa), o kernel, aqui nesta máquina demora em torno de 20min (Athlon 950Mhz) e uma instalação inteira +/- 20hrs (do stage1 até o fluxbox) ...


» distrib () em 20/11 09:38

Caro AngusYoung,

Você acha que eu vou instalar o fluxbox para pessoas usarem em uma empresa?

A GRP já esta desatualizada e tem poucas coisas pra instalar.

Me diz como você faz pra instalar o gentoo em um pentium 200 com 64 de ram? você tira o hd dele e compila em uma mais rápido? me desculpe mais eu não posso sacrificar uma maquina para ficar torrando o processador a toa e assim deixar 2 maquinas paradas.

Veja bem, não estou dizendo que o gentoo é ruim, já usei ele e achei bastante interessante, o que estou dizendo é que o gentoo não tem aplicação fora da casa de um cara que gosta de otimizar processador para um ganho de 10-15% de peformance, o ganho de performance é tão pequeno que ao meu ver não vale a pena.

Quanto a personalização dos pacotes, caso o pacote do debian não tenha aquela funcionalidade que eu quero basta eu baixar o fonte do pacote e mudar as regras de compilação para adicionar as flags que eu quiser, depois crio o pacote e pronto.


» Daniel Fonseca Alves () em 20/11 11:26

Eu prefiro os carros da Volksvagem, os da Chevrolet são péssimos e os da Fiat são para viados!!!


» o loco meu () em 20/11 12:11

Eu prefiro qualquer carro que ande e que eu num precise ficar arroxando as peças o tempo todo


» AngusYoung () em 20/11 14:57

Em momento algum eu disse que usaria o fluxbox em uma empresa ... eu disse que o *meu* tempo de compilação até chegar um estágio em que eu posso usar ele é de 20hrs ...

E também não estou dizendo que o Gentoo seja a oitava maravilha do mundo ... só acho que criar "hype" (seja ele bom ou ruim) em cima de qualquer coisa é péssimo :P



» jcarlos () em 20/11 15:26

na verdade ninguem fica gastando 20hrs diarias de compilação no gentoo... vc pode gastar isso na instalação, mas uma vez instalado, os pacotes que realmente demoram pra compilar (kde, gnome, openoffice) não possem novas versões a todo mês, vc só os atualiza a cada 6 meses.. usando gentoo, vc não precisa puxar a .iso de uma distribuição a cada 6meses, só o tempo de vc puxar uma .iso, gravar, instalar, configurar, etc.. já foi o tempo de se compilar um pacote grande que sai atualização a cada 6meses..
estou usando gentoo /c um kernel optimizado, no qual enquanto os programas são compilados eu posso utilizar a maquina normalmente sem uma grande perda de performance (consigo usar o desk sem o mouse dar travadinhas, usar gnome2.4, ficar navegando, etc..) então geralmente eu deixo alguma coisa lá compilando e esqueço, qnd volto no console já terminou.. alguém citou um problema /c o xmms e o gnome1.4, eu já tenho o problema inverso, muitas vezes quero instalar um programa sem suporte a kde ou gnome, e ai nessas distribuições /c pacotes pre-compilados vem aquele monte de pacote como dependencias pra baixar, /c coisas que eu nem vou utilizar e consumirão espaço no hd.. e quanto ao gnome1.4 + xmms, se vc desabilitar algumas opções na USE, vc instala o xmms sem ter o gnome1.4 inteiro junto, e /c suporte a gnome..

bom, eu aprendi muito sobre meu sistema usando gentoo, e as coisas me parecem bem transparentes por aqui.. em todo caso tem distribuições /p todos os gostos.. só acho que puxar argumento favoraveis ou contrarios uma distribuição com palavras como "odeio tal distribuição" ou "quem usa isso é ignorante" não leva a lugar nenhum, pelo contrário, leva apenas ao descrédito no comentário de quem utiliza essas palavras


» BandoDeIdiotas () em 20/11 16:39

Vão procurar o que fazer, seus otários.

Usuário defendendo distro é a pior coisa que existe
no mundo Linux.

Seus ridículos ...


» distrib () em 20/11 18:24

Para o jcarlos,

Isso mesmo que eu sempre disse, o gentoo é bom para usar em casa no seu computador, fora isso eu não vejo outra aplicação para o mesmo.

A questão do xmms é que se você incluir suporte ao gnome nas variaveis USE ele vai instalar boa parte do gnome 1.4 mesmo você estando com o gnome 2.4.

Quanto a questão de atualização de versões o debian faz isso muito bem com o apt-get update apt-get dist-upgrade, e o FreeBSD também com o ports.

Em momento nenhum eu disse que o gentoo é ruim, apenas mostrei que o uso dele é restrito, talvez se ele trabalhasse como o FreeBSD que tem o ports mais também oferece os binários em cada release o gentoo ficasse mais usável em outros ambientes.

Como eu já usei o gentoo eu sei que é possível criar os tbz2 dos pacotes como eles fazem pro GRP, ai fica a minha pergunta, pq eles não oferecem os binários otimizados para cada arquitetura a medida que novas coisas são imcorporadas ao portage? Eles poderiam resolver o problema do USE oferecendo pacotes do tipo xmms e xmms-gnome por exemplo.


» jcarlos () em 21/11 00:48

distrib:
pra q incluir suporte ao gnome1.4 no xmms (q usa gtk1) se vc vai utilizar o gnome2.4?

gnome1.4 tem 24 pacotes
pacotes relativos ao gnome instalados /c xmms caso habilitado suporte a gnome: 7
esses pacotes sem contar (tanto no gnome1.4 qnt no xmms) a gtk, glib.. + que 3x menos uma instalação do gnome não é boa parte do gnome =)

em um servidor, mesmo que seja 3% a mais de desempenho ganho compilando todos os pacotes que serão utilizados, esses 3% são muito bem vindos..

dando uma olhada rápida no pacote do xmms, sua USE tem 11 flags.. se a matemática não me falha, isso daria 11! de opções.. criar 11 fatorial de pacotes /c todas as possibilidades de optimização não me parece uma boa idéia, se for estender isso para todos os pacotes...


» distrib () em 21/11 01:42

Eu não queria adicionar suporte ao gnome 1.4, eu queria adicionar o suporte ao gnome 2.4, mas quando você coloca o gnome no USE ele baixa parte do gnome 1.4.

E quanto as 11 opções do xmms, tenho certeza que não precisa do xmms-oss xmms-alsa pois você pode colocar suporte a quase tudo isso num unico pacote.


» distrib () em 21/11 14:00

Para o jcarlos,

Quanto a ideia do xmms, pode ver que o gentoo já pensou nisso, você pode ver aqui http://www.gentoo.org/cgi-bin/viewcvs.cgi/media-sound/#dirlist
note qts tipos de xmms você tem ai pra escolher e sobre ele instalar parte do gnome 1.4 se da por causa da linha
gnome? ( <gnome-base/gnome-panel-1.5.0 )
no ebuild do xmms


» jcarlos () em 21/11 19:32

distrib:


[ebuild R ] media-sound/xmms-1.2.7-r20 -xml +nls +esd -gnome +opengl +mmx +oggvorbis +3dnow +mikmod -directfb -ipv6 -cjk

estas são as USE flags do xmms

acredito que esses .ebuilds da pagina que vc me passou, são plugins do xmms, e não versões do xmms, se vc for no dir media-plugins, vai encontrar pacotes com os mesmos nomes..

o xmms atual NÂO suporta Gnome2.x, ele usa gtk1.x enquanto gnome2.x usa gtk2.x
quando eu fui puxar o xmms, como não quero gnome1.4 nem o uso, não faria sentido adicionar suporte a ela, portanto fiz o seguinte:

USE="-gnome" emerge xmms
tudo em uma linha só, e já foi desabilitado o suporte ao gnome1.4


quanto a linha do .ebuild, quando fui instalar o gnome2.4 não queria o Epiphany, pois uso o Firebird, então abri o ebuild do gnome2.4 e simplismente apaguei a linha correspondente ao epiphany..


» Antonio C. () em 04/03 21:20

Na minha opnião, Debian, como Distro tá jóia. Tudo que possa melhorar ainda mais é bem vindo.
Essa é a melhor distro que ja usei,olha que usei varias!
www.sobrelinux.blogger.com.br


» telurion () em 15/10 01:18

sp00ky:
> pra quem quiser tornar seu debian um gentoo, use o script abaixo

Esse script também compila as dependências? Dá para otimizar para a cpu etc?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.