Notícia publicada por brain em novembro 17, 2003 10:16 AM
| TrackBack
Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) mandou o link e disse: "O instalador do Debian tem sido considerado seu calcanhar de Aquiles há muito tempo mas nos últimos meses houve vários avanços nessa área. Ian Murdock (o criador do Debian, que tem o "ian" no nome por causa dele e o "deb" do nome de sua esposa) recentemente anunciou ao projeto Debian que o Progeny, uma distribuição baseada no Debian que criou o famoso instalador gráfico do Progeny (PGI - http://hackers.progeny.com/pgi/), estava desistindo do PGI em favor do porte do instalador Anaconda da Red Hat para o Debian. Mas no projeto Debian houve um intenso desenvolvimento do instalador Debian de próxima geração (http://www.debian.org/devel/debian-installer/), a um ponto onde o Sarge (Debian 3.1) pode ser lançado. Vejam as telas do novo instalador com detalhes descritos em inglês no OSNews
Apesar de ser um instaldor em modo texto e que lembra muito o instalador dos Red Hat 5.x e 6.x, achei bem interessante e com certeza muito mais amigável do que o instalador antigo. Creio que com esses avanços na detecção de dispositivos e de instalação o Debian possa se tornar mais popular como distribuição de desktops também. Em tempos de mudanças repentinas de rumo das principais distribuições linux comerciais, é sempre bom ter a certeza de contar com uma distribuição sem fins comerciais como o Debian..."
Uso o Debian e acho que é um sistema muitíssimo amigável na área de administração. Porém acredito que um usuário final (aquele que sabe apenas clicar e seguir a hierarquia dos menuzinhos bonitinhos e coloridos :-P) sentiria muita dificuldade com esse novo instalador, apesar de ser mais amigável que o anterior.
Um instalador para usuário final não deve dar muitas alternativas para o usuário (ele ficaria perdido, acreditem!) e nem usar muitos termos técnicos - a não ser os mais conhecidos, que todos conhecem.
Se quisermos realmente atingir os desktops devemos usar instaladores realmente gráficos e auto-explicativos, windows like. E no final da instalação dar um reboot na máquina e já cair na interface gráfica do sistema. Achar que um cara comum que só quer usar um editor de textos WYSIWYG vai conseguir chegar mais longe do que isso é pura utopia.
---
A propósito, acho que o link da notícia está errado, ou trocaram na OSNews. Aqui está o certo:
http://www.osnews.com/story.php?news_id=5136
que aponta para este (onde tem os screenshots):
http://articles.linmagau.org/modules.php?op=modload&name=Sections&file=index&req=viewarticle&artid=455&page=1
Abraços!
Estão trabalhando em um frontend em gtk tambem!
Não acho q a instalação do Debian deva ser como as das outras dists, acho q esta bom do jeito que está.
"Um instalador para usuário final não deve dar muitas alternativas para o usuário (ele ficaria perdido, acreditem!) e nem usar muitos termos técnicos - a não ser os mais conhecidos, que todos conhecem."
Para esses casos existe o Kurumin:
É Debian
É Fácil
É Simples
Aliás, se quiser, não precisa nem instalar, usa no CD mesmo :-)
no comeco ficava perdido mas nada com uma dose de persistencia que voce acaba sabendo os termos.
Mas acho que essa iniciativa é otima. :D
Ate mais.
Fui usuário de várias distribuições, até conhecer o Debian.
O instalador não é amigavel mesmo. Pode assustar os linuxers mais recentes, acostumados com os outros instaladores ( RH, Mandrake, etc ), pois exige um conhecimento maior da máquina onde está sendo instalado o SO.
Mas, passado o impacto inicial, o instalador se mostra mais flexível. Lembrem-se de que a filosofia do Debian é suportar a maior quantidade de arquiteturas possível ( i386, PowerPC, etc ), por isso o instalador não é tão bonito, mas funciona!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.