Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançado oficialmente o Mandrake 9.2

Notícia publicada por brain em novembro 14, 2003 11:57 AM | TrackBack


Paulo Zambon (pzambon@astornet.com.br) disse: "Segundo foi noticiado no site Linux Compatible, a Mandrake liberou a versao 9.2 final da sua distribuição. Creio que estes ISOs já não apresentam mais os problemas com os drivers da LG."

Veja também o anúncio oficial.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Adriel Lyra () em 14/11 13:14

de qualquer forma é melhor ir no site da LG e atualizar o fdirmware do driver, pois o problema não está no Mandrake e sim no driver da LG. Qualquer OS ou programa pode acionar o Flush_Cache e detonar o drive de cdrom da LG. o meu eu atualizei e ficou beleza no SUSE 9.


» Lucar () em 14/11 16:53

Não sei pq mais fiquei meio com medo dessa distro, ela parece ser muito cheia de bugs e muito amadora se for comparanda com RedHat,Suse,slack e debian.
Toda vez que eu instalei aki sempre deu algum erro até que desesti de tentar usar essa distro


» Carlos () em 14/11 17:46

Eu recomendo, como estação de trabalho ou mesmo para iniciantes, é extremamente fácil configurar, tem praticamente todos os drivers, o reconhecimento do equipamento é excelente.
E o ambiente gráfico é bem completo, sendo desnecessário o uso do arcaico modo texto.

Mas como servidor achei lento.


» Blackcat () em 14/11 18:03

Hã .. quero ve pros Red hat users como vai se .. to tentando migrar pro mandrake por que o fedora naum vai ter tanto suporte assim !!


por acaso alguem sabe como pegar estes isos do mandrake pelo torrent


» Adriel Lyra () em 14/11 18:10

Mandrake é excelente. Usei o 9.1 desde março até agora, mas como quero experimentar o SUSE, estou nele agora, SUSE 9.0. Mas se precisar volto pro MDK na mesma Hora. Só não volto nunca mais pro Conectiva.


» ModoTexto () em 14/11 18:34

Carlos,

O modo texto não tem nada de arcaico. No fim das contas é lá que tudo acontece. Se você não conhece o modo texto fica limitado apenas ao que o ambiente lhe proporciona que por mais completo que ele seja nunca será perfeito.


» Alex Rabelo () em 14/11 18:48

Carlos:
Não condene assim o modo de texto arcaico, também era assim até que tive que fazer manutenção remota de sistemas linux... Como vai realizar isto ... exportando interface gráfica via ssh ... já pensou instalar o kde em um firewall ... Ambiente gráfico é legal para desktop ... para servidores o bom e arcaico modo texto é dez ....


» João Melo () em 14/11 19:40

Instalei o MDK9.2rc2 e gostei. Assim foi com o MDK 9.1.
Acabo de baixar e queimar os ISO do MDK 9.2 e assim que possível posto as minhas impressões.
Por mais que nos inclinemos por uma distro ou outra, devemos ficar atentos às avaliações. Só para lembrar, o MDK 9.1 ganhou o prêmio INFO 2003 como o melhor "Sistema Operacional de Micro".


» Paulo Junqueira () em 15/11 01:47

Mandrake é minha última esperança de distro livre. Usava o conectiva com muito entusiasmo até a versão 8 (comprava até as caixinhas), mas fiquei decepcionado com o desleixo deles para com erros simples e a falta de reais melhorias nas novas versões. Passei a usar o RedHat. Que saudade do 7.3... Parece que a coisa piorou desde então (não conto novos pacotes como melhoria, isso é mérito do projeto não da distro. Empacotar é relativamente fácil).

O Mandrake, nunca consegui instalar pois o instalador não roda na minha placa de vídeo SiS6326 (acho q é isso) e no meu monitor FiveStar (Coréia). Estou baixando o 9.2 e vou tentar instalar via texto mesmo. Tentei isso no passado e não deu...

Minha pergunta de sempre: Vou ter de configurar Java, Flash, MP3, partições e discos extras, etc, etc no Mandrake? Ela é minha última esperança de distro user-friendly. Máquina pra teste eu já tenho, sei fazer essas coisas na unha, mas quero ver uma distro com cara de USUÁRIO, não de desenvolvedor.

Será esta minha última tentativa antes de me render aos U$50,XX do Lindows ou Xandros? Ou talvez aceite os argumentos de crítico e coloque um Windows ME aqui... hahahaha...


» Iceknight () em 15/11 11:14

Paulo, você poderia testar o Kurumin para um LinuxDesktop ... :)


» Adriel Lyra () em 15/11 12:42

Paulo, no seu caso, usa o Kurumin mesmo que faz tudo isso pra vc.


» marsguo () em 15/11 13:50

ja testei vários e nao existe melhor para desktop do que o mdk. o kurumin nao perde nada pro mdk no quesito desktop, mas nao serve pra servidor, ja o mdk é excelente pra servidor, quem já usa redhat nao vai sentir diferença. assi´, é vantagem eu trabalhar com a mesma distro pra server e desktop... pois perco tempo tentando dominar outra distro. tenho usado o mdk pra dns, firewall, apache, samba; e ele nao lento, claro que vc nao pode usar as mesmas configuração de um desktop num servidor, senao vc consome recursos da maquina e diminui seguranca.


» Thiago () em 15/11 22:29

Na minha opnião o mdk é a melhor versão para iniciantes (lógico, depois da kurumin, que é feito so pra brasileiros), e ao mesmo tempo é extramente potente para servidor. Nunca percebi a lentidão que alguns falam... lógico, se você instalar tudo no mesmo servidor fica lento mesmo, não importanto a distro.
Vale lembrar que as ferramentas de configuração existentes são fantasticas... draksec est incroyble


» Juliano Dorneles () em 16/11 12:38

Amigo Paulo Junqueira ... estou usando o Kurumin há algum tempo e ele não perde em nada para nenhuma outra distribuição (talvés fique um pouco atrás de outras distros no quesito servidores, como disse o amigo marsguo). Por exemplo ... trabalho com restauração de fotografias e, tudo o que faço no Photoshop Elements, faço também no Gimp, o que uso no Excel, Word e PowerPoint, o OpenOffice é até melhor pois salva em formato pdf nativamente. No quesito internet, o conjunto Gaim+Evolution+Epiphany é excelente !!!

A propósito ... uso o Gnome 2.4 e este roda beleza no meu K6-266 com 96Mb de RAM e placa de vídeo igual a sua (SiS6326) e monitor Philips 105S...

[ ]´s
Juliano


» Putz () em 16/11 13:39

"E o ambiente gráfico é bem completo, sendo desnecessário o uso do arcaico modo texto."

Mude para o Windows então cara. Se vc quer janelinhas pra ficar clicando o Windows é melhor nisso. Tem coisas cara que so se faz em modo texto.

Arcaico é pensar assim


» Andre LGF () em 16/11 14:11

Todas as Distribuições tem suas Particularidades, virtudes e defeitos.
A culpa da insatisfação é do usuário que não escolhe a distribuição correta para as finalidades
que ele necessita.


» Paulo Junqueira () em 16/11 23:35

Pois é... Mandrake 9.2 instalado: No Java, No Flash.


» Alex () em 17/11 00:32

Paulo, qual é o problema em instalar Java e Flash? Qual SO vem com os 2 instalados? Eu nao conheço...


» Alan Kelon () em 17/11 01:13

Uma dúvida: o que faz uma distribuição não ser boa para servidor? Para mim tanto faz uma como a outra. É lógico que tem distro que facilita as coisas como o debian, por exemplo. Mas não entendo o Mandrake não é boa como servidor :/


» Carlos Araujo () em 17/11 03:45

17 de Novembro: 4 Dias coom Mandrake 9.2, versão Power Pack.

Impressões iniciais:

- A distro mais amigável que já vi/usei...o look Galaxy é muito bom..

-Setup de instalação facílimo, o MDK 9.2 detectou TUDO o que eu tenho (devices óticos, fire, USB,Nvidia...)

-Performance excelente

-Valeu cada centavo pago pelo Power Pack !

:-))

RECOMENDO !!!

Carlos Araujo


» Bogo () em 17/11 09:22

Eu vou esperar sair em uma revista, tipo PCMaster. Não dá pra baixar 3 ISO´s via telefone!!


» Andre () em 17/11 10:24

Discordando de alguns.
o Mandrake é sem duvida uma das melhores distros existentes.
e acredito que seja uma das ultimas a não ter sido tocada pelo capital. a Suse foi comprada pela Novell, a redHat ficará apenas com o Fedora gratuito, o que pelo que já li, é uma caixinha de bugs.. o Debian ainda não é muito amigavel pra iniciantes.
meu voto é pelo Mandrake SIM!
na minha opnião uma das mais refinadas distros em sua composição.


» danieldefloripa () em 17/11 10:33

Alex: Se não me falham os neurônios, na minha última instalação do Slackware (9.1) os dois plugins (flash6 e jre) já vieram configurados no mozilla. Ah, mas o Slackware não tem apt-get, nem urpmi, nem... :)


» Davide () em 17/11 14:46

Daniel de Floripa,
realmente o slack 9.1 já vem com o flash e o java instalados. Além do x prontinho pra rodar, com framebuffer (funcionou em todos os lugares que testei), mas ainda tem que definir as partições manualmente, Graças a Deus. :) eheheh
Agora, quanto ao mandrake, já tem tempo que não o uso, adotei de vez o slack, mas continuo fã. A não ser que tenham mudado o foco, aidna é a melhor distro para desktop e usuários iniciantes, ou preguiçosos, que eu conheci.
Um dia testo a última versão.


» omorp () em 17/11 15:30

mandrake = lixo cheio de bugs

sempre foi, sempre sera.


» Paulo Junqueira () em 17/11 16:26

Alex:

posso sim instalar jre, flash, etc. A questão é que eu um post anterior, questionei o fato da distribuição ser voltada para desktop corporativo e doméstico e não ter uma opção fácil pra instalar essas coisas. No windows e kurumim existe uma opção fácil pra instalá-los.

Minha questão é que se a distro é voltada pra desktop, deve tentar facilitar tarefas de instalação, configuração, etc.

Já podemos ver algumas distros comerciais para desktop fazendo isso (Lindows e Xandros) e ainda temos o Kurumin dando passos na mesma direção.

E no mais, é um saco instalar essas coisas. Usuário doméstico se preocupa mais com comodidade e praticidade do que com segurança (as vezes nem sabe o que é...).

De qualuer maneira, estou gostando bastante dele, mas vou tentar o Kurumin.


» Joerlei P. Lima () em 17/11 18:06

Paulo,
A Mandrake (Download Edition) não traz esses pacotes porque são softwares proprietários. Como se trata de uma distribuição 100% livre, eles não podem incluir tais aplicações.
Entretanto as caixinhas trazem os mesmos. Aliás, trazem ainda mais: Flash, Real Player, Java, Acrobat Reader, etc.
Vale a pena adquirir a Power Pack. Você termina de instalar e tem tudo funcionando, inclusive alguns modelos de winmodems.
Em minha humilde opinião, é a melhor opção pra usuários brasileiros. A SUSE (agora tudo maiúsculas) é excelente. Infelizmente, por ser um projeto fechado, não tem um bom suporte ao idioma tupiniquim.


» Deyson Thomé () em 17/11 20:15

O MDK tem bastante bug, as vezes trava feio, já uso MDK a bastante tempo, e opinião é coisa que cada um tem a sua, distro agora é igual time de futebol, tem torcedor, mas de todos que eu já instalei eu achei o Debian diferente, a estabilidade que todos falam eu encontrei no Debian e o Slack agora é fácil de instalar e dá para ser usado com facilidade também, estou falando em nível básico, acessa internet fácil, mas o Kurumin atualmente uso o 2.05 , está excelente, muitos recursos, tenho queimado minhas iso no K3b, muito bom, faz o MD5sun antes de queimar automaticamente, excelente, vejo vídeo facilmente, baixa mp3 com o donkey, excelente trabalho do Morimoto. Agora vou instalar o MDK 9.2 para ver como ficou, só sei que do Beta não gostei por não tinha o Quick Browser, que acho fundamental numa distro, se não tem quick Browser pra mim não serve.


» Paulo Junqueira () em 17/11 21:33

Joerlei,

o daniledefloripa nos informa que o slack já vêm com esses pacotes. Creio q o slack seja livre.

...

Não quero colocar lenha na fogueira. Acho muitas coisas muito boas pra desktop no Linux (KDE, GNOME, etc). Mas ainda existe muita coisa a ser feita, e parece que as distros não têm muita atenção como têm pra servidor (vide redhat).

Um exemplo simples que poderia ter sido arrumado a muito tempo:

Instala-se um pacote e o item não aparece no menu do KDE. Isso já acontece nas várias distros (menos no Lindows, q eu saiba) desde muito tempo.

Por q não fazer um teste do macaco? Coloca-se um usuário em frente a uma instalação de uma distro desktop e pede-se pra ele executar as tarefas do seu dia-a-dia: Mail, banco, música, vídeos, chat, processar textos, planulha, controle de finanças, etc. Não interessa de quem é a culpa, a distro deveria se preocupar com o que for díficil de ser feito/instalado e resolver.

De novo: ADORO o Linux, mas acho q temos de criticar o q precisa e pode ser melhorado.


» Tiago Cruz () em 18/11 08:08

Paulo,

Todos os pacotes feitos pela MandrakeSoft, incluindo os que eu retiro do MandrakeClube criam ícones nos menus do KDE e do Gnome.

Os pacotes RPM 'genéricos' não fazem isso.

Abraços


» Adolfo () em 18/11 10:54

Aqui esta a lista de driver LG afetados pelo Mandrake 9.2
Uma lista preliminar de modelos afetados pelo bug foi compilada por Guillaume Cottenceau, funcionário da MandrakeSoft, e republicada no newsgroup alt.os.linux.mandrake.

Drives afetados:

- COMPAQ CRD-8322B(CP1, também usado no IBM Aptiva 2158-125)
- CRD-8400B (usado no Dell Optiplex GX1 e IBM PC 300PL)
- CRD-8400C (Compaq)
- COMPAQ CRD-8402B
- LG CRD-8480C (usado no Dell XPS T650r)
- GCR-8481B (usado no Dell Optiplex gx270; ROM versão 1.06, junho de 2003)
- CRD-8482B (usado no Dell Optiplex GX1 e Dell Precision 220)
- GOLDSTAR CDR-8482B (usado no HP Vectra VL400; versão do firmware: 1.01)

- Computadores HP Vectras série VL4xx
- GCC 4480B DVD/CD-R/RW/CDROM (Firmware 1.00 - atualizar o firmware para a versão 1.01 evita o problema)

Drives não afetados:

- LG GMA-4020B DVD-RW
- LG GCC-4120B CDRW/DVD
- LG CD-RW CED-8080B DVD/CD-R/RW/CDROM
- LG CD-RW CED-8120B
- HL-DT-ST GCC-4480B (o firmware versão 1.00 é afetado)
- HL-DT-ST RW/DVD GCC-4480B
- HL-DT-ST DVD-ROM GDR8161B
- HL-DT-ST CD-RW GCE-8240B
- HL-DT-ST GCE-8481B CD-CDRW
- HL-DT-ST CD-ROM GCR-8520B
- HL-DT-ST GCE-8520B
- HL-DT-ST DVD-ROM GDR8161B

Atualizacões para esta lista estão sendo publicadas no Wiki da MandrakeSoft.

Não é a primeira vez que um problema deste tipo acontece: há três anos, alguns notebooks IBM Thinkpad deixaram de funcionar após a instalação do software LM_SENSORS, também para Linux. O defeito era causado por uma falha na BIOS dos notebooks, que interpretava erroneamente um comando de leitura como gravação e sobrescrevia uma área contendo informacões vitais sobre o sistema com dados inválidos.

Magnet

Espero ter coperado com voçês


» m0ska () em 28/12 19:36

Tou com o Mandrake 9.2, o programa é muito bom na parte de configuração, mas trava muito cara e trava feio... principalmente o X que vive travando.


» Robson () em 10/02 19:02

Gostei do Mandrake 9.2. Bom suporte ao hardware com bons programas. O q me inrrita é a extrema lentidão dessa distro..tenho q usar o Windowmaker pq o kde nao dá..tenho um Pentium 3 450 256mb.


» Ojuaragar () em 07/05 12:43

Instalei o 9.2. Achei a instação muito rápida e fácil, o sistema estável, mas tive problemas com minha placa de rede 3Com. Não consegui configura-la e fiquei sem conexão. Alguém poderia me ajudar ? Quero tentar outra vez.
Muito obrigado.


» Denis SurferBoy () em 15/06 18:43

Gostaria de sabe com urgência, alguns comandos do Ambiente de texto do Mandrake, que são diferentes do Conectiva. Se poderem ajudar estarei muito agradecido. Valeu!!


» Patrick bianchi () em 26/06 20:35

Gostaria de sabe com urgência, alguns comandos do Ambiente de texto do Mandrake, que são diferentes do Conectiva. Se poderem ajudar estarei muito agradecido. Valeu!!


» Alexandre () em 06/07 22:09

sou iniciante em sistema linux..
gostaria di algumas dicas... naum sei como fazer o particionamento para o linux nao faço idéia de como começar .. a minha situação é a seguinte fiz um diskete de boot para o sistema ser instalado apartir do HD mesmo..
alguem pode me dar uma dica de como conseguir instalá-lo...???
valeu!


» Alexandre () em 15/07 23:20

Aee... tentei instalar e consegui di boah...!
consegui particionar msm o bacana é ki o MDK 9.2 reconheceu minha LAN .. Video ... Sound.. e um unico probleminha naum consigo instalar e configurar o Adsl .. dá um tipo de erro e ele pede pra eu procurar os erros pelo Net_monitor ou pelo Mcc... e naum faço ideia nem di onde achar eles pelo Linux ... alguem ae pode ajudar..??? valeu


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.