Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Newsforge analisa SUSE 9

Notícia publicada por brain em novembro 13, 2003 10:29 AM | TrackBack


O NewsForge publicou uma análise do SUSE Professional 9, lançado recentemente no exterior e ainda não disponível comercialmente no Brasil. O autor considerou esta como a mais amigável das distribuições existentes no mercado, mas não um upgrade obrigatório para usuários de outras versões recentes de SUSE.

Eu discordo desta atitude de ficar tentando eleger a melhor distribuição, ou a mais amigável. Uma análise deve dar fatos e opiniões, claro. E pode ter comparativos, desde que objetivos. Mas este tipo de julgamento não parece correto, e nem objetivo (por mais que eu concorde que a usabilidade da SUSE seja muito boa).

Já instalei o SUSE 9 em uma máquina do laboratório e devo estar publicando minha própria análise em breve.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 13/11 10:45

Já que o SuSE está tão em evidência, gostaria de fazer uma pergunta a usuários dele. Como é o SuSE para manter-se atual com os últimos lançamentos de software, e como é a 'factibilidade' de ficar fazendo atualizações constantes nele? No Conectiva (snapshot) e Debian (unstable), por exemplo, eu posso ficar dando updates semanais pelo apt-get. Pelo Mandrake (Cooker), eu posso ficar fazendo com o urpmi - mas nesse é freqüente que as atualizações quebrem dependências, exijam --force ou --nodeps e no final acaba ficando inviável manter a distribuição depois de várias rodadas de atualizações. A atualização pelo YaST2 gera esse tipo de problema também? E o SuSE tem um repositório para os pacotes mais recentes dos programas, como o snapshot, Cooker e unstable? Certa vez, no pontobr.org, li um comentário - acho que era do gwm - falando que a qualidade dos pacotes SuSE era muito ruim, quase equivalentes a um mero "./configure ; make ; make install", o que tornava suas atualizações extremamente frágeis. Isso é verdade?


» Augusto Campos () em 13/11 11:03

Patola: no que tange a mátodos de empacotamento, sou quase leigo. Eu não sei pegar dois pacotes de distribuições diferentes e comparar a qualidade do serviço de empacotamento em si. Respeito a opinião de quem já trabalhou com isso e sabe do que está falando, como no caso que tu citou.

Portanto, não posso falar da qualidade do empacotamento, mas sim da ferramenta de atualização automática.

Eu não achava o yast muito bom nesta área até a série 8.x. Agora, nas máquinas desktop onde tenho o suse, deixo habilitado o serviço susewatcher, que coloca um ícone na barra do kde avisando sempre que há alguma atualização pendente - ele verifica nos mirrors oficiais da suse a cada 3 0min, acho. E embora eu tenha configurado ele para operação manual, toda vez que ele "fica vermelho" eu uso a opção de upgrade automático e ele nunca falhou. Faz download, instala e reconfigura o sistema numa boa, sem erro.

Uma época configurei a atualização via cron também, sem intervenção manual. Funconou sem erros também, durante umas duas semanas, mas depois voltei pro modo interativo porque sentia falta da interação (lembre-se que estou falando de desktop)

Em um servidor já configurei via cron também, com sucesso.

Em resumo, funciona bem. E dá de fazer os truques habituais (configurar repositórios locais, caches, etc). E dá de escolher o nível de interação que tu quer ter: desde confirmar passo por passo até fazer tudo de olhos fechados.

Quanto a esquemas no estilo cooker, que eu saiba a suse tem um esquema de beta testers que é aberto mas tem um número limitado de inscritos, e um prazo. Mas não tenho certeza. E sites no estilo do usr-local-bin.org fornecem pacotes adicionais, extra-oficiais, mas construídos especificamente pro suse.

Nada que as outras distribuições não tenham, nada de outro mundo. Mas funciona bem, sim.


» João Melo () em 13/11 11:13

Salve, Patola!!! Quanto tempo!!
Uso o SuSE desde a versão 7.2, nesse caso, adquiri o pacote oficial para desktop, sendo que as demais (8.0, 8.1, 8.2 e 9.0), comprei os CD pelo MercadoLivre, sempre a Pró.
A minha avaliação é que na instalação, o YAST não tem igual, pois nem é preciso mexer no SETUP. Além do mais, a atualização via repositórios ou pelos CD é muito fácil e amigável. Entre uma versão e outra, andei instalando outras distros, tais como RH, MDK, CL e, mais recentemente o FEDORA CORE 1, que estou gostando, com algumas ressalvas quanto à atualização, que já era um problema (para mim) no Red Hat.
A versão 9.0 está muito mais rápida que as anteriores (só testo na máquina de casa, um Intel CELERON 400 Mhz, com 128 de RAM).
Acho o SuSE interativo também, mas não exatamente mais bonito ou mais fácil, que para mim, é o Mandrake.
É isso.


» unnamed () em 13/11 12:13

Eu acredito (opnião pessoal - no flames ;-)) que o melhor sistema de empacotamento é o portage do gentoo (se é que se pode isso de empacotamento). Ele pode atualizar o seu sistema todo de maneira muito fácil, além de possibilitar a escolha de versões dos pacotes, por exemplo, sem contar que tudo é instalado do source. Acabou a história de procurar rpms pra sua distribuição. O código pode ser compilado pra todas as distribuições. A vantagem é que não é necessário fazer o esquema do ./configure, make, make install nem nada. E na hora de remover o pacote, não precisa mais ficar "caçando" os componentes para deletar.

Atualmente eu uso slackware, mas eu vou mudar em breve para o gentoo. Aliás, eu gostaria de ver uma participação maior do gentoo não só aqui, mas tb em páginas como o GDH :-).

Eu acho que o único problema do gentoo é a instalação. Depois disso, é só correr pro abraço. Eu prefiro distribuições "alternativas" (SW, gentoo, debian) às comerciais demais (RH, CL, MDK, SuSE), mas acho que são melhores pra quem está comçando e não quer ser "chutado".


» O Pregador () em 13/11 12:32

Testei um Live Eval do Suse 8.2 e descobri pq falam tanto do Yast2 o cara é sinistro mesmo !!!
Muito bom e simples de usar. Pelo menos nesse ponto ainda não vi igual no mundo linux.

Porém tenho um problema que me persegue a várias distros aqui no trampo. Acesso web via proxy consigo fazer quase tudo menos usar o tais "atualizadores" tipo Apt-get, Urpmi e etc. Não consigo configurar o proxy !!! Nem no Kurumin (ícones mágicos). Não sei se seria uma config. aqui nos servidores...

Aconteceu a mesma coisa com o Gentoo que estou louco pra instalar + não consigo. Configura a rede , pingo local, acesso a web via Links. Mas não pingo na rede externa, nem fazendo as configs do site Gentoo.org, sendo assim acredito que não conseguirei usar o emerge tbm...

Se alguém souber algo....


» Aran () em 13/11 12:33

Vocês usam o desktop padrão do Suse (kde) em português do Brasil? Eu não consigo... a tradução é muito falha, com muito português lusitano... o Suse pra mim só usando em inglês mesmo.

Palmas para o pessoal da comunidade que traduziu o Mandrake para o nosso português, ficou muito bom...


» Augusto Campos () em 13/11 12:48

Eu uso, Aran. Mas instalo o rpm extra com a tradução do kde para o português brasileiro que vem nos CDs. Por default o suse instala o português europeu mesmo que a gente diga que está no Brasil, o que é uma pena.


» Augusto Campos () em 13/11 12:50

pregador, em algumas ferramentas você pode configurar o endereço da proxy através das variáveis do ambiente. Algo assim:

export http_proxy="http://endereco.da.proxy:3128/"

experimente dar este comando (acerte o endereço e a porta, claro) na mesma shell onde você vai chamar seu programa de gerenciamento de pacotes, imediatamente antes de chama-lo. Se funcionar, é só colocar este comando no script de inicialização apropriado ;-)

Se não funcionar, aí só olhando na configuração da ferramenta mesmo, ou habilitando proxy transparente ;-)


» #startx# () em 13/11 13:31

Estou testando o SuSE 9 e realmente ele é muito bom e muito fácil. No entando estou meio arrependido de ter tirado o meu Mandrake 9.1. Facilidade por facilidade, no MDK eu encontrei muito mais. Eles pensam aqueles mínimos detalhes que fazem diferença para o usuário final. Por exemplo: O MDK, na instalação, já disponibilizou para mim um ícone para acesso a partição windows com permissões de escrita. No SuSE já estava bloqueado para escrita. Tive de alterar o fstab. O Apache, não encontrei a menor dificuldade para colocar páginas em meu diretório home no MDK. No SuSE eu tive que ralar um pouquinho mais. Eu instalei o módulo PHP, mas ainda tinha que mexer em outras coisas para funcionar.
O menu do KDE do MDK é mais bem organizado. No SuSE, a maioria dos jogos instalados, nem aparecem no menu. O mapa de teclado não está funcionando direito... Entre outros probleminhas. O MDK eu consegui adequar ao meu uso rapidamente. No SuSE ainda não está do jeito que eu quero.
Enfim, cada um usa o computador de um jeito. Por isso alguns vão preferir MDK, outros RH, SuSE e até as famigeradas linhas e mais linhas de código do Slackware (não me levem a mal).


» Marcio () em 13/11 17:26

E aí, Pregador, beleza?

Aparentemente, seus problemas estão relacionados com políticas de Firewall. Claro, não podemos afirmar que é Firewall, mas vale dar uma olhada.

Do servidor Proxy, você consegue usar o APT, por exemplo?


» unnamed () em 13/11 19:30

Eu tb tinha essa impressão de que o sw era difícil, mas ele auto-detectou tudo no meu pc, e foi até mais fácil que o conectiva, que não detectou minha placa de rede. Os tempos mudaram...


» O Pregador () em 13/11 20:51

Augusto já havia tentado com a 1ª opção que vc falou qual seria a opção das ferramentas ?? E a de habilitar o proxy transparente como seria ??

Marcio não consigo usar o APT de lugar nenhum, lembrando que estou numa estação e o servidor é remoto.

Obrigado e no aguardo


» Carlos Araujo () em 13/11 21:10

Acho que o Suse evoluiu muito, desde a 8X, o Desktop é amigável e as ferramentas estão aprimoradas, especialmente o Yast, excelente Setup.Pessoalmente uso o Mandrake, acho que tem um ambiente mais limpo e integrado,tendo as mesmas facilidades de outras distros.Agora mesmo acabei de instalar a versão 9.2, muito boa, apesar do Update ainda cometer "improperios" (erros de indíces e dependências).De um modo geral, ao meu ver, as principais distros tem andado rápido.Acredito num Desktop Linux maduro/usável. tanto quanto "outros" para logo.


» Felipe Raposo () em 13/11 23:37

Como eu consigo uma ISO dos CDs da Suse? Tem como?

Eu lembro que outra vez tinha uma discussão sobre isso mas nem lembro como terminou. Estou bem curioso pra experimentar essa distro.


» tsbega () em 14/11 07:59

Para pregador
teu gateway está configurado corretamente ? eu tenho usado o kurumin e outras distribuições atraz de proxy e funciona perfeitamente setando o proxy exatamente como o Augusto disse
e se for proxy com senha use
export http_proxy="http://usuario:senha@endereco.da.proxy:3128/"
para a variavel ftp_proxy é a mesma coisa
pra automatizar isso coloque pra exportar em /etc/profile


» Luciano () em 14/11 08:07

Eu instalei o SuSE 9 no meu computador e usava o SuSE 8.2. É bem verdade q esse upgrade nao é necessario para quem ja usava o 8.2, so vai ganhar praticamente na atualizaçao dos pacotes. Mas eu achei esse lançamento do suse 9 uma ejaculaçao precoce. Eles podiam esperar sair o kernel 2.6 pra lançar uma atualizaçao de fato. Voces nao acham?


» Luciano () em 14/11 08:10

Quanto a YAST voces tem que tomar um certo cuidado com ele. Ele faz muita coisa, inclusive otimas regras de firewall com opçoes muito avançandas... massssssss se o yast nao faz algo que voce precisa atençao, ao voce editar o arquivo de configuraçao na do que voce quer "NA MAO" ele nao mexe mais nesse arquivo, ao inves disso toda vez que tentarem configurar o que foi alterado na mao pelo YAST ele ira criar um arquivo main.cf.SuSEconfig


» O Pregador () em 14/11 08:49

Tsbeg vc consegue usar os Ícones Mágicos no caso do Kurumin ???

Me passaram a configuração do proxy de uma forma diferente:

export http_proxy="http://endereco.da.proxy:3128/"

sem o usuário e senha. Vou tentar e posto aqui.

t+


» Adriel Lyra () em 14/11 11:35

Aran,

Para colocar o SUSE em protugues do Brasil, instale primeiro o pacote i18n_pt_br (se não me negano, procure no Yast por i18n e localiza o que tem pt_br), depois vai no painel de controle do Kde e coloca o idioma para portugues do Brasil. Pronto, seus SUSE esta em Pt-Br. O idioma não é do suse é do KDE, é igaul em toas as distros, o que muda são as palavras do sistema da suse, como o Yast por exemplo, tudo que for do KDE terá a tradução igual como em qualquer outra distro.
Ok amigo.

Atc.

Adriel


» dr4cul13 () em 14/11 19:42

Se é para dar opiniões sobre qual é a melhor distribuição ou qual é a mais amigável, devemos ouvir os usuários e as empresas:
Aí vai um trechinho da última DWN (Debian Wekly News) - Defendendo meu peixe ...hehehe

"
Debian Ganha Vários Prêmios de Escolha do Leitor. O projeto Debian
[54]anunciou que este ano foi bem sucedido e que ele ganhou vários
prêmios de escolha do leitor de revistas GNu/Linux importantes. O
Debian ganhou na categoria de "Distribuição Preferida" no [55]Prêmio
Escolha do Leitor 2003 do Linux Journal, na categoria "Melhor
Distribuição Empresarial" na [56]Escolha do Leitor 2003 da Linux
Enterprise e na categoria "Melhor Distribuição" do [57]Prêmio Linux
New Media 2003.

54. http://www.debian.org/News/2003/20031110
55. http://pr.linuxjournal.com/article.php?sid=785
56. http://www.linuxenterprise.de/itr/service/show.php3?id=104&nodeid=35
57. http://www.linux-magazin.de/Artikel/ausgabe/2003/12/award/award.html
"


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.