Notícia publicada por brain em novembro 11, 2003 11:01 AM
| TrackBack
Complementando nossa notícia anterior desta mesma semana também com manifestação do Alexandre Oliva, o Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) disse: "Vi esta notícia no site do LinuxHard e achei muito esclarecedora. 'Alexandre Oliva contribuiu para o Dicas-L com uma bela explicação sobre o fim do suporte a distribuição Linux por parte da RedHat. Mais uma vez ele escreveu um texto muito coerente e com argumentos válidos, contestando de vez aqueles que se precipitaram e abandonaram a plataforma RedHat.' Vale a pena ler o artigo e pensar antes de criticar a Red Hat."
Quem abandonou o RedHat não migrando para o Fedora não tem ideia do que esta perdendo, foi lançado no ultimo dia 5 e no dia 8 já estava instalado em minha maquina onde trabalho em ambiente de produção, rodando software tal como o VariCAD, acessando servidor CVS com interface gCVS, OpenOffice.org 1.1.RC4 que são usados para a confecção de desenhos de projetos eletricos para automação
Fiz a migracao do meu sistema em casa, um RedHat 9 para o Fedora. Realmente, poderia ser chamado de RedHat 10. A migracao foi perfeita, todos os pacotes foram atualizados com sucesso. Ele conseguiu criar corretamente meu boot (uso LVM para a particao root). Ele foi complacente com pacotes que nao existem mais, deixando-os instalados (o dev86 foi removido, uso ele para compilar kernel 2.2 ainda). O Kernel continua com o nptl compilado de fabrica, o que acho muito bom (poucas distribuicoes fazem isso).
Vamos as falhas, afinal , nem tudo eh um mar de alegrias. Como era de se esperar, o up2date passou a nao funcionar. A RHN acusava a inexistencia de algum canal para meu linux. Tentando configurar pela interfacce web, realmente, no big deal. Sem chances. Intalei entao o tal de yum, que logo descobri que sanava meus problemas, ja vinha configurado para acessar o site de updates do fedora. Exelente. A primeira rodada ele demorou um pouco , pois ele baixou o header de todos os pacotes disponiveis. Mas rodadas subsequentes foram bem mais rapidas. Eh claro que nao se compara ao antigo up2date, visto que esse usava uma arquitatura cliente servidor, e que os meus pacotes ficavam registrados no RHN (faz diferenca na minha conexao dial).
Como ouvi comentarios que o up2date poderia funcionar com repositorios yum, resolvi tentar descobrir como configurar o up2data para isso. Realmente nao descobri. O que fiz entao foi remover o up2date, deletar suas configuracoes e reinstala-lo. Ai funcionou de primeira, ja com as configuracoes corretas para usar o yum.
De resto, me parece muito bom mesmo. Nao me arrependo do update. Vejamos como sera a disponibilizacao de updates agora. Se notar seriedade no processo vou migrar meus servidores para o fedora no ano que vem, quando acabarem os updates do Redhat 9
Aconselho a todos adeptos do RedHat a darem uma olhada no Fedora. A mim parece estar tendo a mesma seriedade que a RedHat costumava fazer, nao botando pacotes desenecessarios na distribuicao. Sem falar nas inovacoes, parece que eh possivel realizar a instalacao do fedora usando VNC. Amazing.
Fico feliz que alguém tenha analisado racionalmente as vantagens do Fedora.
Parece que as pessoas gostam de crucificar a RedHat e agora que o desenvolvimento é aberto estão atirando no próprio pé.
Ainda não substituí minha versão de trabalho (RH 9) pelo Fedora, estou aguardando a versão 1.x entretanto pelos testes que fiz não notei nenhum problema que já não existisse nas outras versões.
Fico feliz que alguém tenha analisado racionalmente as vantagens do Fedora.
Parece que as pessoas gostam de crucificar a RedHat e agora que o desenvolvimento é aberto estão atirando no próprio pé.
Ainda não substituí minha versão de trabalho (RH 9) pelo Fedora, estou aguardando a versão 1.x entretanto pelos testes que fiz não notei nenhum problema que já não existisse nas outras versões.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.