Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Borland Kylix no limbo

Notícia publicada por brain em novembro 10, 2003 10:24 AM | TrackBack


Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br) disse: "Devido ao estado "vegetativo" do Kylix, a Borland (propietária do produto) indica que não haverá novas versões este ano. Será que alguém chegou a usar isso?"

Este ano já está quase no fim. O fato é que há mais de um ano não há upgrades do Kylix, e que a Borland não sabe se um dia haverá. Eu confesso que muitas vezes quis experimentar desenvolver algo com ele (embora meus anos de desenvolvedor estejam perdidos no passado distante) mas nunca me motivei o suficiente. Talvez este produto tenha vindo cedo demais - ou talvez as ferramentas de software livre para desenvolvimento em Linux ofereçam atrativos que o Kylix não consiga suplantar...

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Leonardo Luiz () em 10/11 10:38

Considero o Kylix a melhor ferramenta RAD para Linux. Para quem vem do windows e não é escovador de bits é possível criar softwares impensáveis com as outras ferramentas disponíveis. Porem acho que a ferramenta e como um estranho no ninho por não se tratar de software livre. Concordo que talvez ela tenha sido criada cedo demais.


» EAC () em 10/11 10:43

Na minha opinião o Kylix demorou demais para ser lançado no Linux. A Borland já falava no Kylix em 98. Será que aquela ajuda da M$ teve algo a ver com isso ???
Na verdade pelo que estou sabendo o Delphi também não esta lá estas coisas. Com o surgimento de novos sistemas operacionais as Empresas tem buscado soluções como java, python, php e outras que são independentes de hardware e sistema operacional, fazendo assim uma significativa econômia de desenvolvimento e outros custos relacionados.


» Alexandre Arruda Paes () em 10/11 10:46

Quanta bobagem! :)

Sou um dissidente do Visual Basic no Win$ e me impressiono com a velocidade com que a Borland engloba novas tecnologias a seus produtos. Depois do relativo mal lançamento do Kylix 1, a Borland deu ao 2 tecnologias fantásticas do Delphi: WebSnap, DataSnap e WebServices. Diriam os xiitas: "Mas já podemos fazer isso no linux!"... Claro que podemos. Mas com a velocidade de desenvolvimento e depuração que as ferramentas RAD como o Kylix oferecem? Truco!
Pra arrematar: Kylix 3 tem C++ no mesmo pacote.

Portanto, acredito que a Borland não seria tonta de lançar 3 versões caso as pessoas não usassem. Acho que os problemas foram mais de implementação do que de qualidade ou estratégia.
:)


» Adilson Oliveira () em 10/11 11:46

Pessoalmente, não me incomoda. Como fã incontestável de Pascal, o Kylix tem me atendido muito bem. Tenho estado de olho no lázarus também que é uma opção interessante mas ainda bastante cru.


» Roger () em 10/11 11:56

Na minha opnião, o maior erro da Borland foi não ter incluido nativamente nenhum banco de dados desktop no Kylix, pois a maioria das aplicações feitas em Delphi não são sistemas que utilizam Bancos de Dados SQL, e sim arquivos tipo Paradox, DBase ou Access, que não necessitam de um servidor instalado e configurado para funcionar. Se houvesse essa disponibilidade, acho que teriamos uma grande quantidade de versão para Linux de programas Windows, provavelmente até o programa do Imposto de Renda da Receita Federal.


» Phillip Calçado () em 10/11 13:09

Na verdade, acho que o maior erro da Borland foi colocar o Kylix sobre o wine. Eita trocinho lento... fora que é cheio de probleminhas com a tal FOnt Matrix...

Pegar algo WIndows e transformar em Linux só mudando o nome foi o erro. A idéia da CLX é boa, mas o pacote não vale a opena. Se a Borland, Inprise, ou seja lá que nome ela esteja usando esta semana, fizesse algo do zero, baseado apenas na arquitetura do Delphi e nas bibliotecas e recursos 100% portáveis, teríamos algo bom. Mas quem disse que a Borlando vai gastar tanto dinheiro desenvolvendo essa IDE RAD (e isso eles sabem fazer bem!) que só vai ser utilizada em um sistema operacional. O apela de protabilidade de código cotnra portabilidade de programas do java está caindo por terra com as tecnologias JIT e o alto poder de processamento das máquinas atuais. E as máquinas antigas? C/C++ se sai melhor.

Concluindo, a Borlando merece os parabéns opor ter feito algo para Linux (mostra visão), mas erro feio fazendo algo "nas coxas". Usei Kylix em alguns projetos, bom para uams coisas, sofrível para outras, mas hoje em dia prefiro um Netbeans da vida, mesmo porque não sou muito fã de Delphi Language (como a emrpesa chamou o Object Pascal), e para C++ existem alternativas melhjores no GNU/Linux.

Abraço!


» Marcos Alexandre () em 10/11 13:47

Sobre a IDE, a nova versão do Delphi, JBuilder, CBuilderX e C++ Builder são baseadas em uma nova IDE independente de plataforma e Open Source. Isso resolveria o problema do Wine no Kylix.

Sobre Access e Paradox no Kylix, pouco provável, já que essas ferramentas estão desaparecendo do mercado Windows muito rapidamente devido ao número de Banco de Dados Open Source, que são muito mais seguros e escaláveis.

Agora, mais da metade do faturamento da Borland vem do Java, o que está tirando mercado do Delphi. Quem quiser optar por uma solução independente de plataforma, usa o Java de uma vez.

Pra mim, uma coisa que faz falta no Kylix é ter um componente Socket para desenvolvimento 3 camadas, já que o SOAP não tem conexões persistentes e exige um Web Server na máquina.


» Marcel () em 10/11 14:28

Fui e Sou fã do Delphi, usei pouco o Kylix !

O que me deixa mais preocupado é o fato de que o Delphi Octane (provavelmente o Delphi8), seja feito para rodar sobre a arquitetura .NET da Microsoft... Isso faz com que todo o projeto Kylix seja completamente arremessado para outro patamar... Ou torna-se independente do Delphi, ou realmente some... não creio que continuará havendo esta pseudo-compatibilidade entre ele o Delphi !!

Mas há projetos novos da Borland bem interessantes, como o C++BulderX, segundo eles com IDE multi-plataforma, gerando binários nativos, mas será que o JAVA já não supriu essa lacuna a tempos ?


» Marcos Alexandre () em 10/11 16:35

O Octane não necessariamente vai matar o Kylix. O que acontece é que vai ser mais uma opção, da mesma forma que hoje podemos usar VCL ou CLX.

Mas concordo com voce que o Java mata todos esses, inclusive o .NET. E o tanto que o JBuilder está evoluindo mais que o Delphi é a prova disso.


» Flavio Moreira () em 10/11 16:50

Bem que a Borlond poderia abrir o código do Kylix publicando sob licença GPL (caso não tenha mais interesse comercial/tecnologico no produto) .


» Jairo Duarte () em 10/11 18:58

A borland trocou o Wine pelo Java

Antes quando executava o Kylix eu via o wine-server rodando

Agora com o BuilderX vejo vários processos java.

Mas algo anda muito estranho, pq o builderX é só para aplicações console, sem um gráfico se quer, o que torna o produto totalmente voltado para Enterprise.


» Alex () em 10/11 19:03

Quanto ao Kylix nao tem banco desktop .. tem sim vc usa o client dataset e usa o MyBase que é um banquinho em XML arquivo que acompanha o Delphi 7 e o Kylix.


» Mandark () em 11/11 14:40

Pra mim Kylix = Delphi + Wine.

Fácil de usar mas é lento d+.


» Carlos () em 14/11 10:52

Posso utilizar uma aplicação compilada no Delphi 5 em uma estação Linux, acessando um BD Sqlserver2000?
Por onde começo?


» Rodrigo Peres () em 06/01 14:33

O Kylix é a pior ferramenta que já desenvolveram para o Linux. Eu instalei o Kylix 3 em meu Red Hat 9, e quando eu ia compilar um código meu Linux TRAVAVA. Muito ruim. Então liguei no suporte da Borland e o consultor me disse que eles não garantiam o funcionamento do Kylix no RH9. A Borland pisou na bola.


» Jonatas Fischer () em 27/01 17:00

bem, primeiro sobre o .net, existe o projeto Mono, que pretende implementar a plataforma .net no linux.

e o Kylix é realmente uma ferramenta muito util, podem dizer que é lenta ou qualquer outra coisa...
se vc quer que funcione, olhe os requerimentos.
se vc quiser condenar o kylix por não rodar em uma ou outra versão do linux, se mostra desconhecedor da própria arquitetura do linux, pois ela sim que o torna aplicações de código fonte fechado semi impossiveis de serem distribuidas...a não ser que sejam todas feitas em Java


» ariano () em 27/05 00:41

ehn, eu to cansado de procurar e nao achar, nao tem como vc me ajudar um poukinho nao? eu quero achar o programa borland delphi 5 e nao acho preciso dele por favor me ajude, indike um link, por favor...
ariano


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.