Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Analisando a compra da SUSE pela Novell

Notícia publicada por brain em novembro 5, 2003 12:45 PM | TrackBack


Cerca de 24 horas após termos publicado o anúncio da compra da SUSE pela Novell, começam a surgir as primeiras análises mais completas sobre a situação atual e o futuro. Este artigo da NewsForge traz muita informação interessante, incluindo o teor da teleconferência realizada ontem com a imprensa e comentários de vários especialistas. Os colunistas do Newsforge acreditam que a compra da Ximian e da SUSE pela Novell indicam um grande interesse dela em participar do mercado do software livre, e não um risco de "fechar" as tecnologias das duas empresas.

Há uma idéia inicial de não demitir ninguém nas áreas técnicas da SUSE, e de manter suas operações na Alemanha, embora reforçando sua presença nos EUA. Os detalhes das mudanças vão se cristalizar ao longo dos próximos 60 dias, período em que a aquisição se completará.

As ameaças da SCO foram completamente minimizadas, como merecem ser. Mas o chamado para que a SCO esclareça suas acusações contra o Linux foi mais uma vez repetido. E anunciou-se a continuidade da política de bom relacionamento com as duas outras parceiras da SUSE no UnitedLinux: Conectiva e TurboLinux.

Outros temas interessantes são a garantia da continuidade do suporte dos produtos da Ximian à Red Hat, e também da permanência do KDE como ambiente default do SUSE Linux (que vai manter o nome e a marca SUSE). A matéria também traz análises sobre o impacto em relação à Red Hat, à Microsoft, ao mercado e à comunidade.

Além desta matéria, há material interessante na discussão do Slashdot, incluindo um comentário do Miguel de Icaza e outro do Nat Friedman, ambos do staff da Ximian (também adquirida pela Novell recentemente), informando, entre outros tópicos, que o KDE permanece como default da SUSE, que o desktop da Ximian será incluído na distribuição, que após a compra pela Novell o processo de desenvolvimento da Ximian ficou ainda mais aberto, e que a distribuição SUSE ficará ainda mais livre. Será que agora teremos download das imagens ISO da SUSE sem ter que recorrer ao BitTorrent? ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 05/11 17:07

Gostaria de saber melhor, Campos e outros colegas de SL, qualé a atual situação da SCO frente à UnitedLinux. Como o consórcio pretende ser levado a sério tendo como parceiro uma empresa como essa?


» Augusto Campos () em 05/11 17:44

Henrique: A SCO cortou todos os seus investimentos e suporte ao consórcio UnitedLinux, mas não saiu formalmente dele (veja http://www.caldera.com/unitedlinux/). O consórcio (que tem personalidade jurídica própria) continua sendo formado pelos 4 membros originais, e sua administração (naturalmente) se nega a comentar sobre questões referentes às empresas consorciadas.

Aqui tem alguns detalhes: http://www.vnunet.com/News/1140928
http://linuxtoday.com/it_management/2003090201226INBZ

Na minha opinião, a SCO quer sair do consórcio mas não consegue. O que é bom, porque legalmente pode complicar a situação dela e abrir espaço para várias alegações por parte dos seus adversários no tribunal (a saber, IBM e Red Hat).

Augusto


» Oliver pereira () em 06/11 09:55

Analisando o assunto, temos claro sempre duas opções a melhor e a pior, mas não acretido que a novell seria tola para comprar um distribuição e sair fechando as portas para a comunidade.
Mais em relação ao visão de melhora a grandes possibilidades a novell tem uma equipe de programadores muito boa, com a compra da SUSE e Ximam tem a tecnologia, se ela consequir agregar isto ao seu produto teremos talvez uma grande parceria com comunidade.
Só para citar sou parceiro Novell e ontem a SUSE do Brasil já entrou em contato comigo para estreitar relações.
Bom minha utopia seria ver uma versão de linux com as ferramentas de administração do netware(NDS for LINUX),que fosse GLP claro !!!
Isto tornaria tarefas de administração mais faceis para usuarios comuns.

Vamos esperar pelo melhor !!
obs: liberar as YAST ISO`s e o YAST não seria mal :-)

Oliver


» Oliver Pereira () em 06/11 09:58

Só para complementar, em relação a SCO, isto dá um balde de agua fria pois a Novell sempre disse para todo mundo que ela ainda é dona da patentes,
Acho que a SCO deve desistir de brigar pois senão o papai bate :-)

Oliver


» NaArea () em 06/11 12:24

Aproveitando o assunto, eu tinha baixado o arquivo do bittorrent dos Cds do Suse mais perdi, alguem sabe aonde posso encontar, ou alguem pode me mandar??

O link que estava aki agora nao existe mais

Obrigado

NaArea


» Suzy4 () em 09/11 21:34

Baixando o SUSE 9.0 (cinco cds)


http://suprnova.gunny.org/torrents/450/SuSe_Linux_9.0_Complete_5_CDs.torrent

Pro:
http://suprnova.lagalot.com/torrents/544/SuSe%20Linux%209%20Pro(1).torrent


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.