Notícia publicada por brain em novembro 5, 2003 12:28 PM
| TrackBack
Recebi da Digerati um aviso sobre o lançamento de seu provedor baseado em Linux, mencionando outras formas pelas quais a editora tem apoiado e se integrado à comunidade Linux brasileira: "Depois de fechar uma parceria com o Ibest e ser a primeira editora do país a lançar um provedor de acesso gratuito à Web (Digerati.com), a Digerati sai à frente mais uma vez. Especialista na comunidade digital e consolidada como a maior editora de informática do país, a Digerati ratifica seu apoio à comunidade digital e disponibiliza para todos aficcionados por softwares livres, o primeiro provedor Linux do Brasil. O serviço estará disponível a partir deste mês e utiliza a infra-estrutura de acessos da BrT Serviços de Internet S/A, da Brasil Telecom. Para ter acesso ao provedor Linux, o internauta deve apenas preencher um cadastro e baixar o discador no site da Digerati. Cadastrando-se também no site da Digerati www.digerati.com.br, o usuário passa a ter acesso ao conteúdo online das revistas Geek, PCBrasil, e, em breve, poderá acessar a versão eletrônica de outras publicações da empresa como H4CK3R, Top Games e E-Learning. A idéia é promover a cultura digital por meio da Interatividade e democratização da informação."
Eu não entendi muito bem o que significa ser o primeiro provedor Linux do Brasil - sei que existem outros provedores com a infra-estrutura toda baseada em software livre, e também que existem outros provedores comerciais que oferecem discadores para Linux já há algum tempo (o do Terra, por exemplo, foi escrito pelo Alfredo Kojima, autor do WindowMaker). Alguém da Digerati que esteja lendo poderia explicar nos comentários ou por e-mail pra mim? Aí eu publico, prometo.
De qualquer forma, o simples fato de as empresas de comunicação estarem dando atenção e ênfase à fatia de mercado composta pelos usuários de software livre é positivo - uma vitória. O restante do release você encontra nos DETALHES desta notícia.
Segue a íntegra do press-release enviado pela Digerati:
Iniciativas anteriores como a adoção e implantação do script de gerenciamento de conteúdo Postnuke no site www.geek.com.br já estreitaram os laços da Digerati com a cultura dos softwares livres.
A versão eletrônica da revista Geek, publicada pelo núcleo Digerati Tech e considerada uma das publicações com mais alto aspecto comportamental a circular entre a comunidade digital, permite ao internauta a postagem de notícias relacionadas à tecnologia no endereço. Tudo baseado em PHP e MySQL, mecanismos do sistema operacional que utiliza códigos abertos.
Geek dá os primeiros passos do Brasil em direção ao Linux
Muito tempo antes disso, em 1998, a Geek foi a primeira revista CD-ROM do Brasil a distribuir o sistema operacional Linux. Tudo por conta do aspecto pioneiro que caracteriza a marca (hoje simbolizada por um dragão vermelho) e da inquietude que sempre moveu os jovens empresários, geeks idealizadores da mesma.
O lançamento do primeiro provedor Linux do Brasil ratifica nosso pioneirismo e o compromisso com a comunidade digital, diz Alessandro Gerardi, diretor executivo da Digerati, que hoje detém mais de 60% dos títulos de revistas da categoria CD-ROM existentes no país, além de marcas inéditas no segmento em âmbitos nacional, latino-americano e mundial. Gerardi conclui, não só escrevemos e publicamos revistas de informática para um público diferenciado e qualificado, mas também fazemos parte desta massa crítica, que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. O lançamento de um provedor próprio,seja baseado em Windows ou Linux, ratifica nossa participação e interesse neste mercado.
Com um portfólio de 30 títulos, entre revistas mensais e bimestrais, a editora cobre desde técnicas avançadas de programação até novidades para quem comprou o primeiro computador. Com o lançamento do provedor, a editora que vende 300 mil revistas por mês e tem uma audiência consolidada na casa de 800 mil leitores, espera, mais do que uma grande quantidade de usuários, criar afinidade e um ambiente propício para fidelização da elite digital à marca.
Pioneirismo
O lançamento do Provedor Linux não é a primeira marca inédita da editora. A empresa já registrou feitos pioneiros como: Ser a primeira editora a lançar um provedor de acesso gratuito à web; a primeira a distribuir o sistema operacional Linux em CD-ROM no Brasil, lançou a primeira revista com DVD-ROM da América Latina, a primeira revista brasileira sobre Banda Larga, a primeira revista sobre Cursos e Concursos Públicos com CD e a primeira revista sobre Modificações Extremas de games do país.
Foi também a primeira do mundo a colocar 1001 jogos em um CD bônus (todos games rodam direto da mídia, sem instalação no micro) e ainda, sob o selo Top Editora, lançou a primeira revista de aconselhamento jurídico do Brasil, intitulada Seus Direitos.
Na XI Bienal Internacional do Livro - RJ, que aconteceu de 15 a 25 de maio de 2003, a Digerati inaugurou sua participação no mercado de livros através do selo Digerati Books com um lançamento sob conceito inédito: a obra Universidade Hacker chegou ao mercado nacional com direitos autorais livres. Agora, já na segunda edição, o livro apelidado de Harry Potter da informática, aparece em primeiro lugar na maioria dos rankings divulgados e destinados à publicações tecnológicas.
realmente. não entendi o "provedor" pois o discador para linux já existe há uns dois meses. Inclusive lançaram depois do IBest(e é totalemente baseado nele). Sendo assim, palmas para o IBest que além de pioneiro em discador de Internet Gratis para Linux, deu uma "mãozinha" para a Digerati.
Não é provedor nenhum ... é apenas o IBEST(a) com o "discador personalizado" !!!
http://www.ibest.com.br/site/cadastro/index.jsp?template=digerati
Podemos fazer também o LINUX IN BRAZIL "via ibest", basta o Augusto se cadastrar em no ibest.com.br e "bolar" um skin para o discador ...
To fora. E independente de a Digerati ser mesmo a primeira ou não, fico feliz de terem tido a iniciativa.
talvez seja o primeiro provedor a suportar apenas linux, ou então a primeira EDITORA a ter um provedor gratuito que suporte linux
Acredito que o BRFree (brfree.com.br) é totalmente baseado em Linux/Unix. Dêem uma conferida.
Cara, tudo é questão de propaganda...
Trabalhei numa empresa onde nosso Gerente de Negócios dizia que éramos o maior CAS (Centro Autorizado de Serviços) da HP na Galáxia. A empresa realmente é a maior do Brasil, nos EUA não há nenhuma tão gfrande nem com tanta abrangência e como não há (comprovadamente) vida fora da Terra (e se houver, eles não são CAS da HP), então ...
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.