Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

CEO da Red Hat diz que Linux no desktop doméstico ainda não chegou lá

Notícia publicada por brain em novembro 5, 2003 10:45 AM | TrackBack


Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br) disse: "Matthew Szulik, chefão da RH declara que o Linux não tem maturidade para o Desktop... Confiram..."

Na verdade ele se refere apenas ao desktop doméstico, e apresenta todas as críticas comuns ao Linux no desktop (falta de device drivers, falta de alguns aplicativos, instalação e configuração que podem ser complexas, etc), e diz que o Linux ainda tem muito a amadurecer para o uso em desktops domésticos, mas já está apto ao desktop corporativo (que exige menos itens e em geral conta com suporte técnico local).

Eu não sofro dos problemas que ele citou - acho fácil instalar, tenho device drivers para todos os meus periféricos (inclusive os menos comuns), etc. Mas sei escolher hardware compatível, testei várias distribuições ao longo dos anos, nunca tive preguiça de ler documentação, etc. E acho que o que ele quis dizer foi que o Linux ainda não está apto a ser instalado por um usuário qualquer que vá na loja, compre uma caixinha com CD e manual, e tenta usar no seu computador com hardware de diversas origens, e aí liga para o provedor de Internet para saber como conectar e descobre que eles nem sabem o que é Linux.

A afirmação é meio pesada e certamente pode ser controversa, mas quando ele diz que não sugeriria ao seu pai de 90 anos que comprasse Linux e instalasse em seu computador pessoal, dá para parar e pensar quantas pessoas sugeririam a mesma coisa - e lamentar que seja tão difícil comprar um computador pré-instalado, bem configurado (e com suporte técnico) com Linux.

Pelo menos ele afirma (e insiste) que para o desktop corporativo o Linux já está mais do que pronto ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Joerlei P. Lima () em 05/11 10:59

E eu sou obrigado a concordar com ele. Para o desktop doméstico, em minha opinião, o linux precisa de:
o Uma forma mais simples de se instalar aplicações (que tal o autopackage, me parece uma excelente solução?).
o Precisa de melhores ferramentas de configuração/administração.
o Precisa de mais drivers de dispositivos (e que sejam fáceis de se instalar).
o E precisa de muito, mas muito mais aplicações.

Já para o mercado corporativo as coisas são diferentes. Você precisa de um número limitado de aplicações específicas, há suporte técnico, etc.
E há outra razão para se buscar primeiro o mercado corporativo: retorno financeiro, já que desktops exigem investimentos altos.
Apenas minha opinião.


» George Tavares () em 05/11 11:04

O discurso do lancamento do RedHat 8 era foco no desktop. Acho que os caras viajaram legal na maionese. Tiverem um fracasso retumbante e agora estao retrocedendo um pouco, visando os lucros.

Acho que essa medida de retirar a versao desktop e ficar soh com a enterprise deve ser , na verdade , fruto dos problemas que notei no servico de Redhat Network. Muita gente usava o servico na sua forma demo o que estava congestionando. Aumentar a carga envolveria mais custos. Resolveram cortar o mal pela raiz, dropando a distribuicao desktop e ficando soh com a server/corporativo. Agora eles vao ate poder diminuir a infraestrutora do servico, visto que ao que tudo indica, o Fedora nao usara o RHN e sim repositorios yum, apt e o raio que o o parta.

Fico triste, por ser um usuario de longa data do Redhat. Sempre gostei dos servicos da RHN. Agora vou ter que avaliar as alternativas, como Fedora e outras distribuicoes, para saber a qual se adequara melhor as minhas necessidades.


» Manoel Pinho () em 05/11 11:08

Isso pode até ter um fundo de verdade para a realidade americana, mas aqui no Brasil pela falta de grana nós somos obrigados a ser mais espertos. Quantos brasileiros realmente compram computador com sistema (mesmo Windows) pré-instalado ? A maioria recorre mesmo a algum parente mais "safo" em computadores ou a "técnicos" (das lojas de micro ou avulsos).

Partindo desse pressuposto o que precisamos mesmo é de mais usuários avançados dominando o linux, pois eles têm um grande efeito multiplicador. Tanto isso é verdade que o linux já é bem popular aqui no BR, bem à frente do MacOS (nos EUA o Mac é bem mais popular).

Quanto ao suporte de hardware é realmente verdade que o usuário pode se enrolar ao comprar hardware novo sem saber se funciona no linux, e acredito que isso tende a melhorar mas semprecontinuará um obstáculo.

Mas para mim o que mais atrapalha o linux em desktops domésticos aqui no BR é mesmo a pirataria fácil. Os usuários ficam acomodados e viciados em usar "aqueles" programas que provavelmente nunca teriam necessidade real e nunca teriam condições de comprar. O que vejo mais são desculpas do tipo "ah, mais o linux não tem Photoshop, 3D Studio ou Coreldraw, então não posso mudar...". Mal sabem usar 10% das funções para fazer coisas fúteis e já classificam isso como necessidade absoluta. Mesmo no mundo Windows é difícil para os concorrentes desses programas se popularizarem, mesmo oferecendo menores preços e mesmas funcionalidades.

A falta de oferta de jogos nativos para linux também atrapalha bastante, mas não chega a ser uma barreira intransponível. Na minha opinião quem gosta de jogar mesmo deveria comprar é um console Playstation 2, pois os novos jogos exigem placas 3D tão caras quanto um console e vários Gb de espaço no hd. Consoles são feitos para crianças e, portanto, são muito mais amigáveis e fáceis de usar do que o Windows.


» Job () em 05/11 11:09

Ok, concordo que o Linux não tenha 'todos' os aplicativos e 'infelizmente' drivers. Mas discordo sobre a facilidade de instalação. Há varias distros que são de facílima instalação, tanto ou mais facil que o Windows. E um usuário leigo em informática, seja qual for a idade, sentiria dificuldade em instalar e usar qualquer que seja o sistema operacional. Talvez o Mac ainda seja o mais fácil, exatamente por ter uma especificação de harware limitada. Pergunto "Quem ja não teve que instalar o rWindows para um amigo, mesmo na última versao (XP)?"
A RedHat fugiu do mercado doméstico, ai fala isso como justificativa em sua opção em se concentrar no corporativo.
O Linux, seja ele, Lindows, Mandrake, Fedora, Novell-Suse, .., estão todos prontos pra uso doméstico, especialmente o brasileiro, onde os softwares utilizados não passa do editor de textos, do navegador e do email (que muitas vezes é online ainda).
Bola fora do cara, pois abre portas pra criticas do pessoal rWindows. Me apresente um rWindows que rode direto do CD?
Alguem discorda?


» Cesar Romero () em 05/11 12:15

Ok, O Linux pode e vai melhorar muito pra desktop, mas acho que os criticos de plantão esquecem que nenhum usuário doméstico instala o windows também, ou alguém já viu um amigo que não é tecnico, pegar um cd de windows 98 e formatar/instalar num K62 500 ou PII/PIII, com uma placa comum dos micros desta linha, e bem populares como a SIS500/630... e por acaso tentarem após a instalação o vídeo, som e modem (on-boards) estarem configurados???
Meu eu já fiz isto dezenas de vezes pra amigos, irmão e namorada.... Por outro lado, fiz uma cópia do Kurumin e minha namorada coloca no k6II 350 com 256 RAM e acessa a internet, MSN e joga o Frozen Buble na boa, sem me perguntar nada, a única coisa q fiz foi configurar o setup da máquina dela pra procurar o boot pelo cdrom primeiro...
Algum windows chega perto disto???


» critico[O verdadeiro] () em 05/11 17:01

bem agora vao continuar a duvidar daquilo que eu dizia e vou voltar a dizer:
-Hoje eu tenho certeza de uma coisa:
Apesar de usar Linux acho o Windows melhor para actividades domesticas e vou continuar a usa-lo para toda minha vida. Quero se enterrado com uma caixa do Windows 2000 no peito.


» jcarlos () em 05/11 17:18

/p quem precisa de navegador, e-mail,mp3 o linux ta mais do que pronto, desde que já esteja instalado e configurado

pra quem quer jogos, ainda vai demorar um tempo pra termos versões for windows e for linux da grande maioria dos jogos

e aquele usuario avançado de windows que instala e configura tudo pode se sentir frustrado no linux, já que por aqui muitas vezes temos que ler documentação antes de instalar e configurar as coisas ao invez de só sair "fuçando"


» Augusto Campos () em 05/11 17:22

Crítico:

Marca a data do enterro, que a pá e a terra a gente fornece!

[]s
Augusto


» lilux () em 05/11 17:34

eu conconrdo com ele! os novatos nao sabem nem mecher no windows direito. fazem jogos pra windows e esquecem do linux. etc etc etc...


» The Darkness () em 05/11 19:38

Também acho que o LINUX não é "a solução" para qualquer problema, mas o que dificulta na verdade é a prequiça e o comodismo das pessoas.
O LINUX é fácil de usar e configurar sim, basta ler um pouco de documentação e saber o que está fazendo.
O WINDOWS é fácil de usar e configurar (tenho lá minhas dúvidas, mas é o que dizem), mas tem um preço que eu considero totalmente absurdo (além de ser extremamente mal-projetado). Somente quem é prequiçoso prefere ficar no Windows pirata e não procurar alternativas em LINUX ou em qualquer outra alternativa.

Quanto a LINUX pré-instalado, SUPORTE de fácil acesso, JOGOS para LINUX e etc. Isso só virá com o tempo e com o aumento da quantidade de usuários. O que se depender de nós será antes do que muitos pensam.


E para o critico:
Lamento que você seja fã tão ardoroso do Windows, mas eu tenho coisas melhores para fazer com o meu dinheiro do que gastar uma pequena fortuna dando dinheiro para o Bill por um produto mal-projetado e mal-feito. (Espero que você não prefira a opção da pirataria !!!!!!!)


» marsguo () em 05/11 19:56

concordo que o linux ainda é dificil, e tem muito o que andar ainda para ficar facil.

Por exemplo eu uso linux a 6 anos e uso mandrake 9,1 no momento (o que é uma distro fácil) e estou a 15 minutos tentando ler minha memória USB. provávelmente vou conseguir daqui a pouco após tentar várias coisas e ler um pouco (uma vez que nunca fiz isso antes).
Enquanto que a minha esposa pegou a memoria, e assim que encaixou no plug, o XP fez um bip e abriu o diretorio referente aos arquivos da usb memory. Isso é fácil.

Eu trabalho com linux em servidores na minha empresa. mas na minha casa fico observando como seria para um usuario leigo utilizar um scanner, uma impressora, uma camera digital, uma memoria USB e todo tipo de periférico no linux...
Se dermos uma comparada de como o linux ficou mais facil apenas de um ano pra cá, veremos que breve breve eu tb vou ter orgulho de indicar o linux pro meu avô de 90 anos ! (se eu tivesse um)


» Lewis () em 06/11 05:51

Ainda bem que a Red Hat num tem mais Desktop Linux. Agora o CEO deles temq calar a boca!


» Lewis () em 06/11 05:54

O Crítico e Augusto:
Eu consigo também o tiro, pra não perder tempo!


» critico[O verdadeiro] () em 06/11 11:11

=E para o critico:
Lamento que você seja fã tão ardoroso do Windows, mas eu tenho coisas melhores para fazer com o meu dinheiro do que gastar uma pequena fortuna dando dinheiro para o Bill por um produto mal-projetado e mal-feito. (Espero que você não prefira a opção da pirataria !!!!!!!)=

- Meu dinheiro nao vai apenas para o Bill, vai para a familia do bill e para milhares de brasileiros espalhados e trabalhando na Microsoft. Vai para milhares de pessoas trabalhando na Microsoft. Pessoas essas que hoje tiveram a oportunidade de fundar seu proprio empreendimento e dos melhores do mundo : RealNetworks, Valve Networks, RedmondLinux e muitos outros programadores e amigos que por serem apostados pela Microsoft hoje "vivem" e sustentam sua familia.

Porcaria de produto?
- Se tu soubesses fazer um melhor eu acreditaria em ti, mas como eu sei que nao passas de uma besta a frente de um PC eu discordo. Talvez tu penses em criar uma distro assim como fez o Morimoto e se achar o maximo nao? Haha , sim sim criar uma distro é criar um sistema operacional?
Porcaria de produto é o GNU/HURD que é software livre que iniciou sendo projectado primeiro que o Windows e sequer chegou a sair. anda ali espetado sem hipoteses de singrar como sistema
operacional e o seu criador vive perseguindo o Windows e a Microsoft, tambem nao era para menos, ele viu um rapaz demonstrar a ele como se cria sucesso com um SO e como se cria em tao pouco tempo uma riqueza.
Se o Windows fosse podre nao seria usado por mais de 95% do planeta e esse numero continua crescendo, o seu IE nao seria usado por mais de 95% dos browsers da Internet, nao seria usado por mais de 80% de especialistas de segurança do mundo, nao seria usado em missoes criticas(http://news.netcraft.com/archives/2003/10/22/windows_2000_site_runs_for_two_years_without_reboot.html) como servidores onde inclusive ele domina o mercado de servidores. A aposta da microsoft em algo sempre resulta. Ela apostou mais de 400.000.000 de U$D da aplle sendo que quando steve jobs falou disso a plateia o censurou, mas eles nao sabiam o que viria: Um aplle melhor renovado e enfim o melhor sistema para midia do mundo sendo usado por milhares de pequenos produtores de cinema. Se o windows fosse podre o server2003 nao ganharia premio na revista info, o messenger nao seria considerado o melhor programa do mundo. Enfim apesar de existirem programas e clones gratuitos para todo mundo o Windows continua a comandar e vai continuar a faze-lo por muito mais tempo.

Haa e sim prefiro enviar dinheiro a bill gates, qual o problema? Se o governo tambem faz isso porque eu nao? O governo nao assinou um contrato com a IBM? A conectiva para quem nao sabe nao é brasileira(nao sabiam?) é estrangeria, pertence a um banco estrangeiro ou seja o dinheiro vai todo para fora , mas como existem uns tantos quanto tapados nao se apercebem disso en ai ficam dizendo "fora fora microsoft" e os caras da IBM dizendo " que idiotas vamos ficar ricos heheh"


» jcarlos () em 06/11 13:51

"Quero se enterrado com uma caixa do Windows 2000 no peito." isso chama-se ignorância e falta de critica, além disso pelo que vc disse, qnd sair o windows2003 ou qualquer outra versão vc continuará usando o windows2000, mesmo qnd pararem de dar suporte, assim como aconteceu no winnt, vc continuara usando win2k até ser enterrado.. hehehe

legal, seu dinheiro vai para pessoas que fundaram seus empreendimentos, estão ricas, e vc não está recebendo nenhum valor de volta, e caso queira usar uma nova versão do produto que vc pagou, e com novas tecnologias, terá de pagar novamente.. no SF as coisas não são bem assim

não vou entrar nesta discussão de qual sistema operacional é melhor ou pior por que cada pessoa tem necessidades diferentes das outras...

vc colocou muitos argumentos furados.. não é por que se acha uma coisa ruim que vc deverá fazer melhor, mas sim pq podem existir alternativas melhores

esse números indicam comodismo, como a história caminhou, entre outras coisas...

se vc quer fazer propaganda (talvez gratuita) /p microsoft, e gastar seu dinheiro /c billgates, o problema é seu, mas acho que tem areas melhores /p vc gastar seu dinheiro e gerar empregos

o governo não deve ser pego como exemplo, deve ser observado e criticado... se porque durante uma certa administração em são paulo, houveram coisas ilicitas, nesse mesmo tempo eu também devo fazer isto? tsc..tsc..tsc.. - aquela velha estória que se ouve quando criança, se porque fulano se jogou no poço vc também vai se jogar?


» critico[O verdadeiro] () em 06/11 14:45

=Quero se enterrado com uma caixa do Windows 2000 no peito." isso chama-se ignorância e falta de critica=

-Quero se enterrado com uma caixa do Linux no peito.
Ficou mais bonito assim?

=além disso pelo que vc disse, qnd sair o windows2003 ou qualquer outra versão vc continuará usando o windows2000, mesmo qnd pararem de dar suporte, assim como aconteceu no winnt, vc continuara usando win2k até ser enterrado.. hehehe=

- Andas cego meu irmao aonde tu leste isso? Eu sequer me referi a um sistema operacional windows especifico. (A cegueira mata).

=não vou entrar nesta discussão de qual sistema operacional é melhor ou pior ...=

- Ja entraste

=vc colocou muitos argumentos furados.. não é por que se acha uma coisa ruim que vc deverá fazer melhor, mas sim pq podem existir alternativas melhores=

- E o Linux chega a ser alternativa melhor? O CEO da redhat nao pensa assim.

= esse números indicam comodismo, como a história caminhou, entre outras coisas...=

- Comodismo seria parar e usar apenas o linux como voces apregoam por ai, eu pelo contrario uso e abuso de tudo menos de apenas uma coisa como tu que ficas apenas com um e te achas o maximo(maximo essa coisa ai ?)

=se vc quer fazer propaganda (talvez gratuita) /p microsoft, e gastar seu dinheiro /c billgates, o problema é seu, mas acho que tem areas melhores /p vc gastar seu dinheiro e gerar empregos=

- E eu nao gero? Tenho empresa com trabalhadores a gerar emprego ao contrario de muitos que partem a neural para receber elogios de alguns gadjets e senhorios de cabelo comprido e branco, sem ganhar nada em troca.
E volto a dizer meu dinheiro gasto em produtos da Microsoft alimenta muita gente inclusive pessoas que fabricam software livre(www.redmondlinux.com)

=o governo não deve ser pego como exemplo, deve ser observado e criticado... se porque durante uma certa administração em são paulo, houveram coisas ilicitas, nesse mesmo tempo eu também devo fazer isto? tsc..tsc..tsc.. - aquela velha estória que se ouve quando criança, se porque fulano se jogou no poço vc também vai se jogar?=

- Caiste na propria cova .
O governo na deve ser levado como exemplo? Entao aonde vai parar o o Incentivo do governo PARA QUE as empresas usarem software livre? Tudo bem, EMPRESAAAASSSS CONTINUEM A USAR SOFTWARE PROPRIETARIOOOOO, A ESTRATEGIA DO GOVERNO NAO PRESTA PARA NADA.


» Alfa () em 06/11 15:55

Putz! Alguém fez lavagem celebral nesse cara!?
O Crítico, porque você vem aqui!?
De BABACAS como você o mundo e está cheio!
Outra coisa, uso o Windows mas não gosto dele. Hoje eu tenho opções, mas no meu trabalho eu sou obrigado a usá-lo.
Estar em mais de 90% das máquinas domésticas não quer dizer que ele é o melhor sistema operacional do mundo. E porque ele é o mais usado, diga me!? Será que antes tinhamos opções!?
O "melhor sistema operacional do mundo" é aquele que você participa direta ou indiretamente do seu desenvolvimento. Isso, exatamente, para que ele atenda as suas necessidades.
O Winblows pode ter milhões de US$ de investimento em pesquisa e desenvolvimento, mas não chega ao pés do investimento de labor e intelecto que a comunidade LIVRE está fazendo.
Há falhas, sim, mas estamos lutando para corrigi-las e superá-las.
A M$ se importa não com a facilidade de uso, mas pela "escravidão" de seus usuários. Quem conhece Winblows é um mero e simples usuário de PC. Um usuário guiado pela máquina.
Os usuário Linux e cia. controlam suas próprias máquinas. São pessoas que têm consciência e conhecimento. Isto é: Não são meros operadores de micro.
Qto aos casos, o Linux não está pronto para o mercado doméstico enquanto as pessoas não souberem o que é um computador e o que ele pode fazer. Geralmente, as pessoas conhecem a aplicação melhor do que o SO que está por baixo dela. Algumas empresas usam muito aplicações feita em Clipper e muitas delas não conhecem um comando qualquer de DOS. Nem o nome do sistema operacional elas sabem. Para muitos, basta abrir o browser ou o e-mail ou o editor de texto. Pode ser o IE, o Outlook e o Word; ou o Mozilla, o Outlook e o Word; ou o IE, Outlook e o OO.org; ou Mozilla, Evolution e OO.org. Coloque isso na frente do usuário domestico e ele não fará questão do SO.
Se algumas lojas deixassem de instalar uma cópia pirata do windows/office nas máquinas novas e instalassem o Linux (qq distro), teriamos muito mais usuários Linux no Brasil. Eu, particularmente, não teria dúvidas disso.
O representante da Red Hat, não deu um tiro no pé, mas um alerta a comunidade. O GNOME tem feito a sua parte, um desktop simples e bonito. Falta muito? Demais. Quem sabe a versão 3 seja muito melhor. O KDE, cada vez mais parecido e recheado de aplicações, quase um XP. Entretanto, possui um longo caminho pela frente. E o resto, em uma pergunta: Cadê os jogos?
Entendam, isso não é uma crítica, mas uma exortação. Despertem o desenvolvedor criativo dentro de cada um de você comunidade!

**********************
** Fora Crítico !!! **
**********************


» Ricardo Jurczyk Pinheiro () em 06/11 17:18

Não dêem corda a esse "crítico", esse sujeito não tem argumentos plausíveis. Vocês dão corda, ele se sente o máximo pois está sendo "do contra". E ser do contra, pra mim, é usar GNU/HURD. =)
Mas uma coisa é fato: Fala-se muito em Linux mas faz-se pouco. Pelo menos nesse site aqui eu vejo muita gente que faz.

Chega...

Fui!


» critico[O verdadeiro] () em 06/11 18:04

=Putz! Alguém fez lavagem celebral nesse cara!?
O Crítico, porque você vem aqui!?
De BABACAS como você o mundo e está cheio!=

- Falatorio dos inteligentes e espertos

=Outra coisa, uso o Windows mas não gosto dele=

-Otimo, assim garantes mais alguns por centos a quota de uso do Windows.

=Hoje eu tenho opções, mas no meu trabalho eu sou obrigado a usá-lo.=

-0brigado a usar? o seu chefe diz que tu tens de usar windows? Duvido, na verdade tens incomptencia de realizar tarefas que apenas consegues no facilimo e odiado Windows. Agora no facilimo e amado linux parece que nao tens sido assim tao competente.
Inventa outra cara, ninguem te obriga a usar Windows(onde ja se viu entrar no restaurante e ser obrigado a comer bolo de laranja?). E alias se o Windows nao servisse ja terias ha muito mostrado a quem te obriga que existem alternativas.
meu amigo competencia nem todos possuem.

=Estar em mais de 90% das máquinas domésticas não quer dizer que ele é o melhor sistema operacional do mundo. E porque ele é o mais usado, diga me!? Será que antes tinhamos opções!?=

-Voltaste a mostrar a tua incompetencia. Claro que tinhamos e nem preciso citar nomes, e olha apesar de mais de 6 anos de batalha entre linux/windows tu sabes quem tem vencido(inicia com W).

=O Winblows pode ter milhões de US$ de investimento em pesquisa e desenvolvimento, mas não chega ao pés do investimento de labor e intelecto que a comunidade LIVRE está fazendo.=

-Dinheiro VS labor e intelecto? Prefiro o dinheiro da-me mais gosto.

=A M$ se importa não com a facilidade de uso, mas pela "escravidão" de seus usuários. Quem conhece Winblows é um mero e simples usuário de PC. Um usuário guiado pela máquina.=

- Assim como tu?

= Os usuário Linux e cia. controlam suas próprias máquinas. São pessoas que têm consciência e conhecimento. Isto é: Não são meros operadores de micro.=

- Otimo! assim tenho o garante de mais uma decada de dominio Windows

=Qto aos casos, o Linux não está pronto para o mercado doméstico enquanto as pessoas não souberem o que é um computador e o que ele pode fazer.=

- Nao foi isso que o CEO da RedHat falou. manda o teu pai ler 7 HOWTOS que ele vai gostar muito.

=Se algumas lojas deixassem de instalar uma cópia pirata do windows/office nas máquinas novas e instalassem o Linux (qq distro), teriamos muito mais usuários Linux no Brasil. Eu, particularmente, não teria dúvidas disso.=

- Ohh que peenaaa que isso nao acontece. Meus pesames.

=O KDE, cada vez mais parecido e recheado de aplicações, quase um XP=

-Ainda bem que ele vai sempre "tentar se parecer" como um Windows(que nem o Michael Jackson). So que nunca vai ser igual.

=Cadê os jogos?
Entendam, isso não é uma crítica, mas uma exortação. Despertem o desenvolvedor criativo dentro de cada um de você comunidade!=

- Estranho mas a forma como tu falas parece mesmo a forma como eu falava ha um ano atras em listas de discussao linux(como o mundo gira).

=
**********************
** Fora Crítico !!! **
**********************
=

**********************
** Fora Alfa !!! **
**********************


» Alfa () em 06/11 18:23

Eh! Já percebi qual é a sua.

Você gosta de chamar a atenção! "Falem mal mas falem de mim!"

Tô ligado. Você é uma M A L A N D R O mesmo. Gosta de apanhar, ser xingado, espancado, humilhado.

Pois, a partir do último ponto que eu digidar desta "tré-plica", você vai ser ignorado por minha pessoa.

O T Á R I O
.


» jcarlos () em 06/11 23:56

o enterro será seu, e a caixa também, enterre-se do jeito que quiser

não seria teu irmão nem de graça.. hehehe
perfeito, use todas as versões do windows, e guarde uma caixa do win2k para levar ao seu enterro, aproveite e se cubra com caixas de windows até se sufocar.. faça bom proveito

existem usuários e usuarios, como já disse cada um com suas necessidades, um usuario que gosta de jogos talvez fique frustrado no linux, outro que usa o micro para ver e-mail e navegar talvez não.. um programador talvez não.. NÂO EXISTE uma resposta absoluta sobre o que é melhor, cada caso é um caso.

ao invez de me mostrar qualidades do windows para rebater meu argumento sobre comodismo e historia (que estavem com argumentos concretos) vc quis desconversar... e quem foi que te disse q uso apenas windows? e se eu tiver BeOS, DOS, MacOSX, FreeBSD.. em nenhum momento disse que usava apenas linux (cegueira mata?)

=se vc quer fazer propaganda (talvez gratuita) /p microsoft, e gastar seu dinheiro /c billgates, o problema é seu, mas acho que tem areas melhores /p vc gastar seu dinheiro e gerar empregos=

- E eu nao gero? Tenho empresa com trabalhadores a gerar emprego ao contrario de muitos que partem a neural para receber elogios de alguns gadjets e senhorios de cabelo comprido e branco, sem ganhar nada em troca.
E volto a dizer meu dinheiro gasto em produtos da Microsoft alimenta muita gente inclusive pessoas que fabricam software livre(www.redmondlinux.com)

eu não disse que vc não gera empregos (cegueira mata?) releia minha mensagem anterior... apoiando o SF, e fazendo propaganda dele (SF), incentivo mais o desenvolvimento do programa que terei disponivel de forma LIVRE (podendo copiar, instalar em quantas maquinas quiser, alterar seu código,etc..) e o dinheiro que iria para microsoft pode ser gasto em hardware melhor, ou até mesmo em outros produtos nacionais, dessa forma o dinheiro poderá ser redirecionado a pessoas que por aqui precisam muito mais de dinheiro do que estas empresas estrangeiras.. deixar de gastar dinheiro com produtos microsoft não aumenta o numero de desempregados, aumenta o numero de empregos em outras areas
seja como for, se vc se sente bem dando dinheiro a microsoft e fazendo propaganda dela sem receber nada em troca, o corpo é teu, o dinheiro também, faça o que quiser..

=o governo não deve ser pego como exemplo, deve ser observado e criticado... se porque durante uma certa administração em são paulo, houveram coisas ilicitas, nesse mesmo tempo eu também devo fazer isto? tsc..tsc..tsc.. - aquela velha estória que se ouve quando criança, se porque fulano se jogou no poço vc também vai se jogar?=

não se deve seguir cegamente nem ao governo, nem a nenhum movimento, quem faz isso é burro.. e como vc gosta de deturpar o que as pessoas falam, vou fazer um esclarecimento, eu disse que devemos OBSERVAR e CRITICAR, e até mesmo analisar o que governo faz.. portanto se ele oferece incentivo para se utilizar Software Livre, observe, analise, e critica a proposta, se após isso lhe servir use, se não servir não use

após esta troca de comentários, percebí que ao invez de se discutir seriamente, vc gosta de utilizar argumentos vagos, criar lógicas falhas, tumultuar a discussão, e de aparecer

por estas razões vou ignorar qualquer tipo de comentário seu, falta seriedade neles, e a quantidade de ignorância em seus comentários também é enorme


» Deyson Thomé () em 08/11 16:45

Náo acho que falta muito para o linux ser um SO para Desktop, a instalação é fácil, visual bonito, o uso não é mais tão complicado. O problema são os usuários, e quanto ao monte de usuários de windows, se eu me basear pelo local onde moro no Japão, ilha de Sado, dos 50 brasileiros que possuem PC, 45 são usam windows pirata, e metade nem sabe o que é IE, sabem o que é Kazaa, possuem pirata de Photoshop, Illustrator e etc, mas não sabem nem pra que serve. Na relaidade o Linux já tem tudo o que o pessoal precisa, e o que essa gente trava o windows não dá para entender, acho que ficariam melhor com o linux
, bem melhor na realidade. Sabe, crítico, se o mundo deixasse de usar piratas, a M$ estava frita, seu uso cairia para menos de 50% do atual e aí sim a verdade seria vista.
O Linux é superior e o mundo já sabe disso, e o que faltave já está a caminho, os drivers estão sendo desenvolvidos e gigantes da eletrônica já se molizaram para compatibilizar os hardwares. Pessoal, o progresso é lei natural da vida, mas o apogeu e declínio também, para os impérios, e o império M$, já apresenta fortes sinais de queda e de disfunção em vários pontos, mas o vigor com que o Linux chega a nós é emocionante, mentes ativas, envolvidas em criação, em todos os cantos da terra, gerando uma energia mental contínua, 24 hs por dia todos os dias, gente, isso é um dínamo vital, algo que nada pode barrar ou alterar o rumo. A M$ é pequena perante tudo isso. Na realidade ela já deveria ter caído, mas o império BUsh protege sua tetéia da informação, talvez seja estratégico, mas assim que esse império Bush passar..... tchau M$, não desejo seu fim ou sua desgraça, mas apenas que ela mostre o seu real tamanho, bem pequeno, no mundo. Chega de ilusão. O linux é , já é, o melhor, só não vê quem não quer. A informação do CEO da RH está fora da real, e é estratégica também. Amanhã veremos que ele se enganou.
Palmas para o Mr. Crítico, sempre nos divertindo com suas piadas, de péssimo gosto, mas piada é piada.
Tchau.


» klapzin () em 09/11 04:35

eu uso lnx no meu desktop
da pra fazer td ( ou quase ) o que eu quero
o que eu sinto falta eh de usar streaming (ouvir musica de paginas)
de resto
ta mais do que na kra que linux quebra windows.
liberdade eh td
(:


» carlos () em 04/01 18:33

Socorro ajudem me tenho varias distro de linux , e possuo um antena atmel usb fastvnet(ar)instalada em meu micro , claro na porta USB mas nuca consegui ativa la no linux o que fazer ja baixei os driver libusb e mesmo assim o dispositivo aparece no gerenciador do sistema com dispositivo desconhecido o que fazer helllllllll pe meeeeeeeeeeee gratos


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.