Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Repúdio à participação da MS na "Conferência Internacional de Software Livre"

Notícia publicada por brain em outubro 26, 2003 09:12 PM | TrackBack


EdCrypt (Eduardo de Oliveira Padoan) disse: "Quero informar da seguinte carta de repúdio, iniciativa do senhor Paulino Michelazzo: 'Eu, Paulino Michelazzo, membro da comunidade de Software Livre do Brasil, venho aqui REPUDIAR a participação da empresa Microsoft Brasil LTDA. como patrocinadora e participante no evento Conferência Internacional de Software Livre, a ser realizado entre os dias 5 e 7 de novembro de 2003, em Curitiba/PR, de acordo com a seguinte justificativa: Não posso permitir que a empresa que somente ataca, agride e denigre a imagem do Software Livre estejam utilizando eventos direcionados à comunidade e a discussão deste tema para apresentar seus produtos e soluções em desacordo com os temas propostos e os interesses de nossa comunidade. Não posso aceitar que uma empresa que notoriamente combate o Software Livre seja financiadora de minha causa de luta. Não irei compactuar com isso e não preciso disso. Repudio completamente este ato. Repudio a atitude dos organizadores Celepar - Companhia de Informática do Paraná e ABEP - Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados, além da empresa NetworkEventos contratada para o feitio do mesmo.' Eu apóio a iniciativa da carta. E vocês?"

Muito bem: o EdCrypt apóia. Eu informo. E vocês, o que acham? ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcus Grando () em 26/10 21:25

Alo pessoal,

Usemos a cabeça, se eles querem gastar dinheiro com software livre tudo bem, deixem eles patrocinar o que quizerem, fazerem propaganda do que quizerem, resta nós usuários escolhermos o que é melhor para nós...

Eu penso que não existe problema em esses sistemas estarem junto nessa conferência, porque o foco principal dela é software livre, o máximo que pode acontecer é ter algumas faixas com dizeres Microsoft e alguem tentando fazer propaganda, como somos livres e os outros também, lê e vê isso quem quer...

Não creio que se a Microsoft pagasse bem para o Linus desenvolver o Linux ele não aceitaria, óbvio que olhando bem as clausulas contratuais, mas aceitaria. Como já disse antes, deixem eles gastar dinheiro com software livre...

Abraços


» darkside () em 26/10 22:16

Eu estou de pleno acordo com a carta, acho q a M$ tem muita cara de pau pra fazer isso...


» Ricardo () em 26/10 22:35

Se nao me engano o Antonio Marcelo (www.plebe.com.br) tinha escrito algo relacionado também e antes do Paulino.


» andarilho () em 26/10 23:13

Caro Marcus, você acreditaria em uma organização criminosa patrocinando uma campanha pelo desarmamento?

Isso é uma forma de banalização da causa. É exatamente o que eles querem! Que as pessoas que estão chegando agora vejam isso como uma brincadeira e os veja por lá com ar de "Sem problema, está tudo sob controle".

A imagem é muito importante. Tanto a da empresa deles como a do movimento. Paulino, apóio totalmente. Se deixarmos isso acontecer com freqüência, a imagem do movimento vai pro espaço e o movimento tende a perder força (principalmente nas batalhas mais importantes e decisivas, se não perder no dia-a-dia).


» Adenilson Cavalcanti () em 27/10 00:36

Também acredito ser uma má idéia receber $ da microsoft para promover um evento de soft livre.

Quanto ao Linus, é preciso lembrar que a VA Linux em 1999 ofereceu uma fortuna, para ele APENAS fazer parte da diretoria da empresa (acho que foi us$10mi). Ele recusou, dizendo que não podia perder a imparcialidade.


» lilux () em 27/10 04:46

Eu nao concordo com a carta, eu acho que todos tem direito de participar. Se a Microsoft quer participar o problema é dela (desde que ninguém seja ofendido). Eu acho que ela só vai fazer propaganda dos produtos dela.. quem sabe pagará algum valor em $ para aparecer lá.

:)


» Japa () em 27/10 08:20

E daí que a Microsoft participe ou não? quem gosta de software livre conhece seus fundamentos, causas e efeitos. Produtos Microsoft são bons? sim, são, mas eu não os utilizo, pq sei que "softwares livres são tão bons quanto".


» mineiro () em 27/10 09:11

Apoio a carta, mais gostaria de atitudes reais da comunidade para inibir esse tipo de fatos.


» mineiro () em 27/10 09:11

Apoio a carta, mais gostaria de atitudes reais da comunidade para inibir esse tipo de fatos.


» mineiro () em 27/10 09:11

Apoio a carta, mais gostaria de atitudes reais da comunidade para inibir esse tipo de fatos.


» mineiro () em 27/10 09:12

Apoio a carta, mais gostaria de atitudes reais da comunidade para inibir esse tipo de fatos.


» Eduardo Claudino () em 27/10 09:18

Concordo em grau, número e gênero, a comunidade open-source não quer dinheiro sujo e a credibilidade do movimento onde fica?

Parodiando um palhaço americano: Eu amo a liberdade de expressão e eu acrescento: viva a verdadeira democracia o Brasil.


» chimpa () em 27/10 09:24

Isso é simplismente vergonhoso. É vender a causa, é pegar o título do encontro e jogar no lixo. É chamar de otário qualquer pessoa que tenha pensado em participar e entenda os princípios de software livre. Mas, claro, tem seu ponto positivo pois mostra claramente que atrás de um nobre ideal **sempre** existirão aqueles (leia-se lucro $ - leia-se tbm os organizadores do evento) que querem pegar o vácuo, com aquele sorriso amarelo. E sabe o que é pior? As desculpas que virão do tipo : "Ahhh, acreditamos nos nobres princípios do soft livre mas não podíamos rejeitar uma generosa contribuição de nossa 'parceira' M$".
Tudo tem limite...


» Daniel Fonseca Alves () em 27/10 09:59

Questão de Liberdade.
Será liberdade de expressão deixar a Microsoft participar de um evento como este ?
Bom, acredito que a liberdade vai até aonde começa a do outro. A Microsoft tem toda a liberdade para participar com críticas saúdáveis a comunidade desde de que não comece a importunar a liberade desta. Mas, vindo do histórico da Microsoft é normal dois pés atráz, principalmente que não haverá nenhuma crítica bem sedimentada mas sim o interesse em denegrir a imagem do software livre a todo custo. Devemos tanto ser livres como defendermos a liberdade e para este caso específico coibir ações danosas aos nossos direitos adquiridos com muito sacrifíco( que em muitos casos nem foram nossos ) é uma ação justa.
É muito difícl o limite entre a nossa liberdade e a dos outros mas deve ser muito bem vigiada!
Em resumo, para este caso sou contra ! Principalmente por que não é necessário.


» Daniel Fonseca Alves () em 27/10 10:19

Ahhgh !! Português ruim !!! Este está melhor!
Desculpe ;-)
Questão de Liberdade.
Será liberdade de expressão deixar a Microsoft participar de um evento como este ?
Bom, acredito que a liberdade vai até aonde começa a do outro. A Microsoft tem toda a liberdade para participar com críticas saudáveis a comunidade desde de que não comece a importunar a liberdade desta. Mas, vindo do histórico da Microsoft é normal dois pés atráz , principalmente porque não haverá nenhuma crítica bem sedimentada mas sim o interesse em denegrir a imagem do software livre a todo custo. Devemos tanto ser livres como defendermos a liberdade e para este caso específico coibir ações danosas aos nossos direitos adquiridos com muito sacrifico( que em muitos casos nem foram nossos ) é uma ação justa.
É muito difícil o limite entre a nossa liberdade e a dos outros mas deve ser muito bem vigiada!
Em resumo, para este caso sou contra ! Principalmente por que não é necessário.


» jr () em 27/10 10:39

Corrigiu e ainda está tudo errado.


» Aridnei () em 27/10 10:40

Veja sobre isso no Terra: http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI198130-EI553,00.html


» jcarlos () em 27/10 10:43

sou a favor da carta
veja, nós conhecemos software livre e sabemos bem o que é e o que não é, mas a microsoft pode muito bem confundir a cabeça de quem estiver conhecendo o software livre pela primeira vez em um evento como este


» Paulo Zambon () em 27/10 10:47

Eu assinei a carta e não concordo em deixar a Microsoft patrocinar nada neste gênero! "O rato começa a roer o queijo pelas bordas!" Pensem nisso!


» Bode () em 27/10 11:13

A M$ está sempre rondando eventos de software livre? Sabe porque? Porque é preciso estar de olhos bem abertos na movimentação do inimigo... É como um jogo de baralho , o problema é que muitos da comunidade não percebem que o oponente está tentando espiar suas cartas, blefando e confundindo os que estão ao redor...(leia-se copiando idéias, denegrindo a imagem, posando de inabalável).
Num evento de sofware livre a M$ vai se destacar como uma prostituta numa igreja...


» Ark () em 27/10 11:16

A liberdade que vcs pregam só é liberdade desde que aprovada por vcs. A Oracle e a IBM sempre patrocinam este tipo de evento. Então pq ninguém foi contra, se eles, em sua grande maioria, vendem softwares comerciais? A comparação com drogas, é infeliz, afinal a MS trabalha com softwares dentro do permitido pela lei. E, na linux expo americana, ela apenas mostrou seu Unix Print Services. E, se alguém viu a agenda, ela apenas vai mostrar o shared source pra bsd. O que temos tanto que temer? Alguém tem dúvida sobre a força do software livre? É preciso mesmo negar a liberdade de uma empresa se expor lá? Repito: alguém tem dúvida sobre a força do software livre?


» mauricio () em 27/10 11:36

Sera que microsoft iria convidar a comunidade do software livre para algum evento?


» Trombel () em 27/10 12:00

A Microsoft usualmente participa dos encontros de Software Livre nos EUA, mesmo da LinuxWorld. Estranho que isto cause espécie aqui no Brasil. A Microsoft patrocina, inclusive fornece lanches, bebidas (refrigerantes), com habitualidade nestes encontros. Ver nisto um caso de desmoralização do movimento, de atitude ladina ou cheia de segundas intenções é no mínimo risível. Afinal, lá se encontram os já "convertidos" e seriam uma atitude completamente improdutiva "evangelizar" para outro Deus no templo errado. Os reais da Microsoft são tão bons quanto os meus ou os dos leitores deste sítio. O resto é estultícia...


» RUBENS () em 27/10 12:21

TIPO SE VCS AXAM QUE A M$ VAI ESTRAGAR O EVENTO, PQ NAO BOICOTAMOS... ASSIM A M$ E OS ORGANIZADORES IRAO VER A FORCA DO MOVIMENTO !!!!


» Daniel Fonseca Alves () em 27/10 12:27

Respeito a liberdade da Microsoft de participar do evento, o problema é brincar com cobras!
Alguém aqui acredita na ingenuidade da Microsoft ?
Para quem utiliza o conceito de abraçar, estender e eliminar tê-lo perto é no mínimo arriscado.
Por isso acredito não ser necessário a presença da Microsoft.
Primeiro por que é dispensável.
Segundo porque em contraposição a outras empresas citadas(IBM e HP) é um concorrente direto do modelo de softwares abertos.
Terceiro porque se utilizou de práticas pouco amigáveis contra a adoção do software livres usando de FUD.
Quanto a força da comunidade, claro que possui mas sem armas para lutar nenhum guerreiro sobrevive, e numa guerra pior do que inimigos são falsos aliados.
Será que alguém deixaria um diretor da SCO dar palestra num evento como este ?
Acredito ser a mesma coisa.


» Maros Alexandre () em 27/10 13:34

A MS vai divulgar o Shared Source e o .NET, suas alternativas ao software livre.
Meu medo é que algum grupo mais radical vá fazer protestos contra a MS no evento e passar a imagem de que quem usa Linux é baderneiro, como já aconteceu em outras feiras. Isso pode tirar o caráter profissional do Linux e alimentar o mito de ser um "sistema feito por adolecentes e para eles".

O melhor negócio é deixar quieto e participar das apresentações da MS com perguntas inteligentes e desmentindo as distorções que eles possam passar. E no próximo evento, colocar uma restrição no contrato para que empresas que não são comprometidas com o software livre tenham participação restrita. Mas vale lembrar que os maiores patrocinadores do Linux atualmente tem produtos comerciais.


» andarilho () em 27/10 14:32

Quem procurar vai ver que há uma série e vantagens nessa participação (para ela. Para a comunidade, apenas o patrocínio).

A propósito, nos últimos anos não tem bastado ser tecnicamente melhor para permanecer no mercado com uma empresa assim por perto...

Por exemplo, a MS distorce tudo com sua idéia de Shared Source ("nossos clientes têm perguntado sobre os códigos fontes...").


» Cadu () em 27/10 14:40

A Microsoft tem muita cara de pau mesmo!
Eles odeiam o Software Livre e querem patrocinar um evento de SL? É só um joguinho de marketing.
Na realidade, a Microsoft entende de tudo, menos de informática. Acho que eles deveriam montar uma empresa de acessoria financeira e marketing. Iam se dar muito bem.


» Douglas Augusto () em 27/10 16:07

Se a Microsoft for falar sobre uma possível participação no desenvolvimento de Software Livre (e por que não?), tudo bem, é a liberdade de expressão e estaria no lugar certo. Apesar de acreditar muito pouco neste cenário.

Agora, se ela for com o objetivo de instaurar uma discussão acerca das possíveis vantagens do software proprietário, ou então praticar apologia a estes, ela estaria no lugar errado e deveria ter sua participação vetada. Não é um evento de debate, mas sim sobre o Software Livre.


» critico[O verdadeiro] () em 27/10 19:44

=Caro Marcus, você acreditaria em uma organização criminosa patrocinando uma campanha pelo desarmamento?=

- Claro que nao, mas tambem nao podia de forma alguma acreditar numa organização criminosa que pagasse e patrocinasse especialistas em desarmamento para desenvolverem instrumentos de desarmamento(IBM, SUN, ORACLE, HP que fabricam produtos fechados e que dizem apoiar o SF)

=Num evento de sofware livre a M$ vai se destacar como uma prostituta numa igreja...=

-As prostitutas tem o direito de reconhecer os seus erros e participar em seminarios de qualquer especie, desde que isso as ajude.

=Na realidade, a Microsoft entende de tudo, menos de informática=

-Tem empresa melhor que ela no brasil?

=Mas vale lembrar que os maiores patrocinadores do Linux atualmente tem produtos comerciais.=

- E tu nao ligas nenhuma a isso? Entendo(com agora é a Microsoft)...


=Segundo porque em contraposição a outras empresas citadas(IBM e HP) é um concorrente direto do modelo de softwares abertos.=

-IBM? HP? nao sao concorrentes do SF? A menos que a tua visao seja mais abrangente do que a dum especialista em direito informatico e de informatica(Bruce Perens)eu acredito, mas como eu sei que a tua visao nao chega nem ao escabelo dele eu discordo, senao veja o que ele diz:
http://idgnow.terra.com.br/idgnow/business/2003/08/0019

- Cuidado com o que andam a dizer e olhem o que a conectiva e a microsft fizeram:
http://www.infoguerra.com.br/infonews/viewnews.cgi?newsid1066225324,52268,
- Cuidado com o xiitaismo:
http://www.criticalinux.blogspot.com/2003_10_20_criticalinux_archive.html


» Caça ao charlatão () em 27/10 19:57

Já tive o cuidado de ler o CV do Sr. Michelazzo e encontrei uma incoerência: até 2000 ele ainda ganhava dinheiro com Windows.

http://www.michelazzo.com.br/pessoal/curric.pdf

Em 2001 ele trabalhava com ASP. Ele também é MCP e tem várias daquelas certificações Brainbench de Windows (até em "Windows 95 Administration"). Sem contar com a produção bibliográfica, que também inclui diversas colaborações para a "comunidade Microsoft".

Se o Linux existe desde 93, porque só em 2000 ele acordou para ele? Desculpem o sarcasmo :-)

Curiosa esta posição tão radical de alguém que até pouco tempo atrás pagava contas trabalhando com produtos Microsoft.

Se eu fosse vocês espalhava esta verdade, e não o link para este pseudo-repúdio.


» Marcos Alexandre () em 27/10 20:06

Bom, eh opiniao minha, mas eu prefiro acreditar na opiniao de alguem que conhece os dois lado da moeda do que em algue xiita que acha que bom eh so o seu lado.


» Caça ao charlatão () em 27/10 20:12

CORREÇÃO

Cometi um erro grave: o Linux surgiu em 91 e não 93.


» Válter Júnior () em 27/10 20:42

Analisem a seguinte situação:

Você luta contra um mau caracter e depois aceita dinheiro dele, você tem moral para lutar contra ele depois?

A COMUNIDADE LIVRE DO OPEN SOURCE NÃO PODE TER RABO PRESO COM NINGUEM PRINCIPALMENTE COM A M$,
NOSSO COMPROMISSO É COM A NOSSA LIBERDADE, SONHOS E PROJETOS.

QUANDO O HOMEM COMEÇA A VENDER SEUS IDEIAS É PORQUE NÃO TEM ALMA...

NOSSA COMUNIDADE TEM:
* ALMA
* CORPO
* IDEAL

POR ISSO:

"NÃO ESTAMOS A VENDA" OUVIU SR. gates???


SOMOS LIVRES E NINGUEM VAI PAGAR O PREÇO DE NOSSA LIBERDADE!!!!!

TENHO DITO

VÁLTER JR


» linus () em 27/10 21:20

Nao acredito nesse michelazzo. parece ser um cara tendencioso e querer pensar apenas em grana. Vi o curriculo dele e nao gostei, porque ele nao vai instalar o rwindows no pc da vizinha dele? se ele nao precisasse fazer isso entao nao metia isso no curriculum dele, porque ele precisou meter uma serie de coisas da MS no curriculum dele e ainda vem reclamar da MS? Nao acho que ele teve uma boa atitude. Nao vou assinar NADA. Cai fora paulino tu foi muito tendencioso. tu que fica famoso? Escolhe outra cara.

Obrigado ao critico por ter mencionado no seu blog sobre o curriculum desse falso. Poxa ce tem sido um dos unicos que tem visao equilibrada sr critico, continue assim


» Marcos Andre () em 27/10 22:13

Gostaria de analisar algumas circunstancias e colocar alguns temas em debate:

O evento é realizado por uma empresa organizadora de eventos, e não por uma instituição, fundação, universidade, ou outro tipo de lugar onde não há outros interesses (às vezes até nesses lugares há interesses ocultos). Essa empresa organizadora do evento, possui visão capitalista, como qualquer empresa do mercado. Até aí qual é o erro? Essa empresa vive de realizar eventos em diversas áreas inclusive a de TI. Alguem faz o contato com diversas empresas da área e pergunta sobre a viabilidade de patrocinar ou participar do evento. No caso de Software Livre quem são as empresas especialistas atualmente no mercado? Umas 6 e um monte de ativistas e pessoas que estão realizando algo, seja por meio de projeto de desenvolvimento ou iniciativa própria isolada, ou dentro de alguma empresa ou órgão. O evento é organizado, é feita uma home page sobre o evento, folders são impressos, material de marketing é produzido e em cima do evento, é descoberto que uma empresa que "não gostamos" irá participar do evento ou patrociná-lo.
Aí me questiono: qual o impacto dessa empresa no que vai ser dito nas palestras? Muda alguma coisa?
De repende há um repudio generalizado e um boicote ao evento.
Essa empresa de eventos, assim como outras empresas da área não irão mais realizar eventos de Software Livre por os considerarem um risco. Os eventos ficarão isolados em alguns locais restritos e não seremos ouvidos da maneira que gostaríamos, ou seja por todos!
O impacto dessa debandada será transformado em salas de palestra disponíveis com a bandeira "Software Livre" prontas para serem usadas por qualquer um.
Tentei me colocar no lugar da empresa organizadora do evento ou no lugar da Microsoft: nesse caso o que eu faria?
Me assustei com as possibilidades e compartilho o que seria uma atitude estratégica com resultados positivos para ambos:

1. O patrocinio da Microsoft aumenta (ela tem dinheiro para isso!) e ela toma conta do evento por inteiro. Não só incomodando, mas conquistando! Para a empresa organizadora do evento isso é muito bom. Pensem bem, a comunidade iria de graça, agora eles irão receber por isso. Vocês no lugar dela fariam diferente? Lembrem-se ela é uma empresa com interesses bem definidos e não-ocultos: dinheiro!

2. Se eu fosse executivo da Microsoft chamaria alguns clientes "select" (para quem é realmente da área de TI, sabe muito bem quantos zeros isso significa), e os convidaria, com tudo pago para entrarem em uma dessas salas e expor as dificuldades e as frustações de se usar Software Livre nas empresas, ou chamaria alguns parceiros que também instalam Linux (há aos montes, os chamados "faz tudo") e os induziria a demonstrarem alguns pontos fracos do Linux. Acham isso impossível??? Difícil de acontecer???

3. Isso demonstra o quanto ainda estamos despreparados para atender a demanda do mercado por Software Livre. Capacidade técnica, temos de sobra, e até mais do que muitas empresas renomadas, mas nos falta profissionalismo ou até mesmo realismo. A liberdade não está no Software como alguns pregam, mas no fato de VOCÊ ser livre! Como já disse antes, Linux é só uma ferramenta, o programador sim é livre, para aperfeiçoar, livre para usar o seu conhecimento da maneira que desejar e livre para fazer o que bem entender do seu conhecimento.

Fui chamado em 2002 para ser palestrante em um painel na FIRJAN do Rio de Janeiro cujo tema era: Modelos de comercialização de Software: software proprietário, ASP e software livre. Estavam presentes, eu, defendendo o SL, um executivo de uma empresa multinacional defendendo o modelo de terceirização de Software e um empresario brasileiro defendendo o software proprietário. Apesar de me preparar para o combate, o evento foi muito produtivo do ponto de vista de discussão estratégica, e a lição que tirei desse evento foi a seguinte: a verdade está com quem acha que está certo. Não houve vencedores nem vencidos, ninguém se atacou, e após o evento fui procurado por um diretor de uma empresa que se identificou com algo que eu disse e contratou os nossos serviços. Será que o mesmo não pode ter acontecido com os outros?

Como dizia Renato Russo: " disciplina é liberdade..."

A ideia de liberdade que tanto almejamos, nos torna mais presos dentro de um ideal. Será que não estamos nos tornando o que tanto abominamos? Se somos realmente livres, porque não mostrar que podemos realmente fazer o que queremos onde quer que estejamos ou na presença de quem quer que seja? Se formos por esse lado, estaremos sendo iguais a eles.

Que atire a primeira pedra quem nunca instalou um Windows, ou não trabalha direta ou indiretamente com ele sem reclamar, pois daí vem o seu sustento. Conheço muitos que gritam a noite e se calam de dia, que entram na chuva, mas não se molham...

Marcos Andre.


» Sergio () em 27/10 22:26

Mas será que vocês não confiam no taco do Linux? Estão preocupados porque? Deixem eles participarem, afinal de contas é um evento aberto. Seria crime impedir a participação, de quem quer que seja, a um evento aberto, discriminação. Os organizadores, mesmo que tenham a mesma opinião de vocês, não podem fazer isto. Afinal, se nem as pessôas podem ser livres, quanto mais o software. Vejam a incoerência do que estão dizendo. Parecem adolescentes que acharam algo pra se auto-afirmar e tem medo que os outros mexam! Por que? Vão acordar e descobrir que o mundo não é da forma que vocês queriam? É ótimo que isso aconteça, pois é assim que veremos se o Linux pode ou não agüentar qualquer tipo de problema, veremos se ele tem força política, se está realmente maduro. Agora vamos ver qual é o preço de cada um de vocês quando tiverem que dar de comer pra família de vocês e pagarem as suas contas.


» FatTux () em 28/10 00:27

Não sei qual é a da Microsoft nessa conferência, mas imagino duas possibilidades:

1) Ela quer fazer relações públicas - do tipo, mostrar ao pessoal do SL que "microsofteiro também é gente", melhorar a imagem (negativa) que tem nesse meio e dizer que "o convívio é possível". Se for este o caso, provavelmente não virá com desafios e provocações. O fato de os temas serem tão "offtopic" parecem ter sido escolhidos para ela deixar de lado a questão SL x Proprietário e ficar pela tangente mesmo, sem muita discussão. Para deixar a mensagem: "Viram? Viemos aqui e ninguém se machucou, nós estamos mudados! Agora podem visitar nosso site e conhecer nossos produtos!"

2) Menos provável, mas é bom ter cuidado: a MS parte pra provocação. A diversidade do povo do meio SL traz consigo alguns "xiitas" que podem perder a compostura. Cada vaia, xingamento e tomate jogado vai apenas beneficiar a própria MS. Com tamanha visibilidade, este seminário parece um ótimo lugar para soltar esse tipo de isca... É de gelar a espinha!


» Roger de Almeida () em 28/10 02:16

Não li todos os comentários, mas pude notar que alguns acham que a paricipação de Microsoft é uma afronta e outras pessoas acham que não.

Bom!! Eu fico com uma opinião intermediária. ESTRATÈGIA.

Já faz alguns dia, tentei postar uma notícia aqui, que a Microsoft lançou um determinado produto, com a sua estratégia de preços. Pois bem, a notícia não vingou neste espaço (br-linux.org), mas o que eu queria mesmo é chamar a atenção em relação as ESTRATÉGIAS.

Lendo os comentários, a notícia no Terra e assim por diante, penso eu que, a ESTRATÉGIA da Microsoft é PROVOCAR O ESVAZIAMENTO de "celebridades" e causar DISCÓRDIA entre os organizadores e participantes.

Desse modo, o eventro que é para ser um grande sucesso e chamar a atenção da mídia convencional, poderá se tornar um FIASCO.

As pessoas devem entender que: a Microsoft é uma empresa comercial, não é flor que se cheire e, fará de tudo para ATRAPALHAR QUALQUER DIVULGAÇÃO MAIOR DO SOFTWARE LIVRE.

Enfim, se alguém boicotar o evento, estará simplesmente dando uma VITÓRIA IMPORTANTE para a Microsoft.

Não é assim que se vence uma batalha!!! É necessário conhecer o inimigo, conhecer as suas estratégias e surpreendê-lo.

O NOSSO TROCO É A INDIFERENÇA, MAS COM PROFISSIONALISMO E RESPEITO, COISA QUE ELA NÃO TEM.

A INDIFERENÇA SERÁ A TÔNICA, A SURPRESA QUE AMICROSOFT NÃO IRÁ ESPERAR.

Imaginem!! Aquele monte de gente, e ninguém, mas ninguém visitando o estande de MS.

É a mesma coisa que um penetra ir numa festa e ninguém servir o bolo pra ele. heheheh

Outra coisa.
Se ela quer participar, que participe, mas PATROCINAR NÃO!!

[]
Roger


» Luciano () em 28/10 09:48

Ae galera ... o papo eh o seguinte ... a MICRO$OFT nao vai ajudar em nada ... soh vai atrapalhar ... entao ... POR QUE PARTICIPAR ??? SE A MICRO$OFT VAI ... EU NAO VOU ... simples ... quem nao quer que ela participe ... faca como eu ...
NAO VAH ...
BOICOTE NELES ...
Acredito que as pessoas que vao em um evento como esse querem saber de software livre e nao de comprar software proprietario ... entao ... porque a Micro$oft participaria de um evento como esse ??? ($$$$$$$)
SE ELES VAO EU NAO VOU ...
SE VC TBM EH CONTRA A PRESENCA DELES ...
NAO VAH ...
BOICITE NELES ...


» eu () em 28/10 10:04

VOCÊS NÃO QUEREM ADIMITIR QUE A MICROSOFT É MELHOR EM TUDO E QUE O LINUX É UMA BOOOSTAAAA!!!
É POR ISSO QUE A MICROSOFT DOMINA 99% DOS USUÁRIOS DE PC, OS OUTROS 2% FICAM PRA MAC E PRA LINUX/UNIX...VIVA O LONGHORN, VIVA O XBOX, VIVA O ASP.NET, VIVA PARA A MICROSOFT!!!!

O QUE O LINUX TEM DEMAIS, ALEM DE SER CHATO, COMPLICADO e INCOMPATÍVEL??????


» chimpa () em 28/10 10:17

Marcos Andre wrote: bla bla bla
Ah velho vai me desculpar, mas não existe argumento suficiente pra aceitar uma mega-empresa que *discursa* e *prega* claramente contra o soft livre, em diversas ocasiões, vá entrar pela porta da frente jogando verdinhas pro alto e alguém vem me falar "ah vamos apenas ignorar a presença - somos livres" hahaha isso é demais. Deve ser eu ou algo está sendo esquecido aqui - ela patrocina *MAS* vai fazer propaganda de seus produtos que *NÃO* são soft livre num encontro destinado a SOFTWARE LIVRE . Será que deu pra sacar? Ok, vamos denovo:

O evento chama-se?

Conferência Internacional de Software Livre

Vamos lá pessoal, como o evento chama?

Conferência Internacional de Software Livre

mais uma vez!

Conferência Internacional de Software Livre

Seria como fazer uma Conferência da Paz e ter como patrocinador o Bush hehe piada


» Guilherme de Freitas Figueiredo () em 28/10 10:48

a empresa mais capitalista do mundo, patrocinando um evento de software livre, me diz o que ela tem de livre a expor la, acho que nada, ou talvez quem sabe mostrem o código fonte do windows, ou quem sabe do office....
hahaha
so rindo


» eu () em 28/10 10:51


É ISSO AÍ. FIQUEM EM CASA!!!!

É melhor mesmo um evento não sair do que contar com o patrocínio de uma empresa como HP, Oracle, M$,...

Por que vcs. não patrocinam então??? Alguém aí tem um trocado? Deixem eles gastar o dinheiro deles.
Ou alguém aí acha que os palestrantes vão pagar as passagens, estadias, etc... vamo se ligá!!!!

Esse papo REACIONÁRIO não ajuda em nada... ou vcs. realmente acreditam que vão conquistar a simpatia do pessoal que é fã do windows com uma conversa dessas?
Eles também tem a LIBERDADE de escolher e é tarefa nossa mostrar pq. o Linux é melhor!!!

Além do mais, já que o assunto é LIBERDADE, a M$ tb. tem o direito de participar, ou a liberdade é somente para alguns???

Mostrem que são melhores que ele$, participando e debatendo com ele$... e não FUGINDO!!!!
Aproveitem, já vão estar cara a cara com ele$...

Além do mais, vcs. acham que essa discussão mostra algum tipo de maturidade?? Nem aqui nem na China....

Ok. Obrigado.


» Guilherme de Freitas Figueiredo () em 28/10 10:57

Customizando e compilando o Windows para Solucões de Sistemas Embarcados

Mário Biazzi Microsoft Brasil

Sala 5


eh so ninguem assistir
eu nao vou assistir
alguem vai?


» r_linux () em 28/10 13:18

"Conferência Internacional de Software Livre" <- a M$ não usa, não ajuda e só fala mal sobre... simplesmente que isso Não se trata de odio a M$ e sim a participação de alguem que não tem nada a ver com o assunto.
Sem mais...


» voce () em 28/10 13:24

PRO EU AI EM CIMA: 99% + 2% = 101%. PUXA!! O windows É BOM MESMO, HEIN!! IMAGINA QUANDO APRENDEREM A FAZER CONTAS!!!


» Vicente () em 28/10 14:05

Vamos fazer um movimento para que nenhuma pessoa (ao menos nenhuma pessoa seria) compareca ao evento. O que na verdade nao e' muito dificil, pois um evento destes sendo patrocinado pela MS, deve ser para fazer algum desfavor a comunidade de SL.


» José Galvão () em 28/10 16:38


É um absurdo a participação da Microsoft em qualquer evento de software livre.

Não dá para participar de nenhum evento de software livre, onde a Microsoft esteja presente de alguma forma.


» Caça ao charlatão () em 28/10 21:44

----------
A MS NÃO PODE PATROCINAR UM EVENTO DE SL, MAS PODE MUITO BEM SER A FONTE DO SEU SUSTENTO ATÉ 2001 NÃO É SENHOR PAULINO?

*** Esse Paulino só quer aparecer, vocês não percebem isto? Se não bastasse lançar esta bobagem de repúdio agora manda um e-mail para o Stallman. Ele acha que vai virar guru assim? Um histórico como o abaixo e quer virar guru de Linux? Digam o que quiser, este sr. é um charlatão e tem um monte de gente indo na onda dele. ***

Já tive o cuidado de ler o CV do Sr. Michelazzo e encontrei uma incoerência: até 2001 ele ainda ganhava dinheiro com Windows.

http://www.michelazzo.com.br/pessoal/curric.pdf

Em 2001 ele trabalhava com ASP. Ele também é MCP e tem várias daquelas certificações Brainbench de Windows (até em "Windows 95 Administration"). Sem contar com a produção bibliográfica, que também inclui diversas colaborações para a "comunidade Microsoft".

Se o Linux existe desde 91, porque só em 2000 ele acordou para ele? Desculpem o sarcasmo :-)

Curiosa esta posição tão radical de alguém que até pouco tempo atrás pagava contas trabalhando com produtos Microsoft.

A MS NÃO PODE PATROCINAR UM EVENTO DE SL, MAS PODE MUITO BEM SER A FONTE DO SEU SUSTENTO ATÉ 2001 NÃO É SENHOR PAULINO?
----------


» Novo Anti-chartatão () em 30/10 07:31

=====
MAIS UMA DO SUPOSTO RADICAL ANTI-MS, QUASE EM 2002 HEIN! VOCÊ TEM CONVICÇÃO MESMO HEIN MICHELAZZO!

http://www.sobresites.com/desenvolvimentoweb/editorial26.11.01.htm

[...]
Finalmente, a partir das próximas inclusões de links no guia, estarei trazendo informações sobre a plataforma .Net da Microsoft e principalmente sobre a nova versão do ASP, o AsP.Net.


Até lá!

Paulino Michelazzo
[...]

http://www.sobresites.com/desenvolvimentoweb/editorial26.11.01.htm

MAIS UMA DO SUPOSTO RADICAL ANTI-MS, QUASE EM 2002 HEIN! VOCÊ TEM CONVICÇÃO MESMO HEIN MICHELAZZO!
=====


» Daniel Fonseca Alves () em 30/10 09:30

EEEEhhh !!!! Ó o assunto rendendo.
Por falar nisso como o crítico me respondeu muito "educadamente" e usando argumentos incrívelmentes "bons" ,como o de atacar um argumento apelando pelo a posição "intelectual do autor" vejamos:
- Citou uma página aonde Bruce Perens fala que a IBM e HP detém patentes que podem ameaçar o movimento de softwares livres em contraposição ao meu argumento de que a HP e a IBM não são concorrentes diretos dos softwares livres como a Microsoft é.
Preciso falar mais ?
Se não explica-me o que é concorrência pois não sou muito entendido neste assunto pelo que pude perceber pois para mim é a idéia de uma empresa produzir algum produto que concorre ao produto de outra empresa.
E para este caso em particular quem é concorrente direto do software livre ? Ou a Microsoft está usando sotwares livres em seus produtos ?
Observe eu disse "ela está usando" e não alguém utilizar.
reponda-me mr. crítico.


» Daniel Fonseca Alves () em 30/10 09:45

Só para completar se é para a Microsoft ir que vá ...
Não posso fazer muito a não ser mostrar minha indignação neste site de notícias.
Pois para mim a vida não tem muito a ver com paz mas sim com a guerra. A paz que todos nós queremos é um ideal ainda longe de ser alcançado e sonhadores são aqueles que acreditam que podemos viver nela aqui e agora.
A vida é uma guerra todo dia em que você se levanta mesmo que você só queira ficar em paz não pode fugir dela.
" A PAZ sem vóz não é PAZ é medo"
Se podemos lutar e falar mesmo com a possibilide de sermos considerados xiitas para mim é melhor do que ficar aqui parado, é da minha natureza. Não sou dono da verdade, mas também quem o é ? .


» Deyson Thomé () em 30/10 10:56

A idéia, ou ideal do software livre, é o oposto dos ideais e metas comerciais de uma mega empresa como a M$. Caso o Sr.Stalman não houvesse criado a GPL, talvez hoje não existisse o Linux, a M$ o teria comprado e desfigurado ou destruído.
Quem se manteve e se mantém informado sobre o passado e o presente da M$, sabe que ela deve andar nervosa com os progressos significativos do Linux e outros sistemas livres, mas, mais especificamente o Linux. Vejam quanto o Linux evoluiu em um ano...e imaginem daqui a um ano !!!
O que dá cota de usuários ao IE, OUTLOOK, Messenger e cia, são os piratas, usuários desktop piratas. Eu vejo aqui no Japão, tem localidades em que um cd do RUINDOUS foi instalado em pelo menos 80 pc's , é verdade. Agora, na cidade onde moro, tem um cd que já instalou o sistema num outro tanto, por isso que eu digo que a elevada taxa de uso do sistema M$ é maioria pirata. O meu a M$ pode investigar porque comprei e registrei. E estou para aposentá-lo em breve, o Linux é muito melhor.
E a M$ não combate a pirataria porque o seu 'IBOPE' iria cair. Por esse prisma a M$ pode se achar também, participante do movimento do SL(ironia,claro).
De uma coisa todos podem ter certeza. È uma aproximação estratégica, de verificação, para futuras ações. Lembrem-se, de que a M$ está por trás da ação da lei de patentes de sft , e que wine e samba correm perigo, lembrem-se dos 'Halloween', pensem que algumas empresas 'SCO' podem ser testa-de-ferro de empresas maiores que tiram lucros reais de situações deste tipo.
Portanto, usando a lógica, boas coisas não brotam de más ações, e essa próximidade, essa intimidade da M$ com a comunidade do software livre, rivais por idéias e ideais, cheira a promiscuidade.
O linux é bom , não temos dúvidas, mas suas raízes ainda não estão tão profundas quanto as da concorrente, e isso é um risco.
Apesar do Linux ser melhor.

Abraços. Thomé


» bruno () em 30/10 17:01

Observem que o evento eh tambem patrocinado pela Oracle, que nao tem um unico produto de software livre...

Aceitar colocar na grade palestras que nao tem nenhum relacionamento com software livre, torna lamentavel o evento, e isso eh prejudicial para todos.

Associar a imagem de palestrantes, da comunidade e do evento aa Microsoft, que eh contra e ataca a comunidade de software livre, e ainda aceita-los como patrocinadores GOLD, eh uma total desconsideracao com a comunidade como um todo. Se precisavam da grana, que aceitassem um patrocinio menor, que nao fosse tao insultante.

De todas as formas que se olha o assunto, a decisao foi pessima.


» Mirson Filho () em 30/10 19:30

A intenção da Microsoft é exatamente essa, desarticular o movimento, infelizmente as pessoas que estão a frente do evento não observaram isso ou estão interessadas em outras coisas... $$$$$


» Mauricio Blackout () em 31/10 14:17

Irei com uma camisa preta, com uam fase impressa bem elaborada repudiano a presença da M$ no envento... se alguem quizer me passar uma idéia de frase agradeço! fari 3 camisas 1 para cada dia


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.