Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

TCU a favor do "chamado software livre"

Notícia publicada por brain em outubro 22, 2003 11:56 PM | TrackBack


O Alexandre Ribeiro (ars351@yahoo.com) me chamou a atenção há alguns dias para o enfoque dado pela revista Época ao tratamento do software livre dado pelo governo (em particular pelo TCU, e hoje mandou um trecho: "Aqui está uma parte da reportagem intitulada 'Governo x Microsoft' da revista época nº 283, de 20.10.2003. 'O governo Lula nunca escondeu certo incômodo com os contratos de tecnologia firmados em gestões anteriores. As cláusulas desses contratos, que representam gastos anuais de pelo menos dois bilhões de reais, seriam quase draconianas, como gosta de definir a administração petista. Agora, o incômodo está mudando de lado e, alertas, os fornecedores da área se preparam para enfrentar chumbo grosso. Uma decisão do TCU abriu a guerra ao colocar em jogo serviços e produtos usados por 300 mil computadores do governo federal. O tribunal quer quebrar a hegemonia da Microsoft e tenta abrir caminho para o chamado software livre."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» jcarlos () em 23/10 06:25

o que seria TCU? custo /c gastos em software?


» River de Morais e Silva () em 23/10 07:55

TCU = Tribunal de Constas da União


» River de Morais e Silva () em 23/10 07:55

TCU = Tribunal de Constas da União


» Augusto Campos () em 23/10 07:55

Tribunal de Contas da União


» Manoel Pinho () em 23/10 08:38

Não confunda com TCO (Total Cost of Ownership - Custo Total de Propriedade), que é um termo pomposo muito usado pelo marketing M$ para designar o custo total de um software (custo de aquisição + manutenção + instalação + custo de operação + ...). O marketing M$ vive dizendo que o TCO do Windows é menor do que o linux, o que é mentira na maioria dos casos e algo muito relativo e difícil de medir).


» x () em 23/10 14:20

Escrevam para a
Revista Época, demonstrando seu apoio ao software livre e comentando que a União Européia, Estados Unidos, Alemanha e Japão também apoiam o software livre!!!

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EFP2-2304,00.html

(Ver notícia mais recente sobre a União Européia, aqui mesmo no Linux in Brazil)

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001220.html


» jcarlos () em 23/10 17:02

obrigado River e Augusto
valeu o esclarecimento Manuel =)

relendo a noticia, vi que também ficaria estranho se fosse gastos /c softare("Uma decisão do TCU.."), gastos não tomam decisões =P


» Lewis () em 24/10 00:42

jcarlos: O TCU é quem "tenta" fiscalizar como foi gasto o dinehiro do governo federal.

x: Já foi enviadado :-)


» gay () em 07/04 04:46

I think this question MUST be disscussed more carefully!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.