Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Falhas do IE aceleram adoção do Mozilla

Notícia publicada por brain em outubro 7, 2003 10:36 PM | TrackBack


Essa vem do Terra: "Os usuários do Internet Explorer vão ter que tomar cuidado com mais uma onda de brechas do programa. Os arquivos de correção da Microsoft, lançados há poucos dias, não reparam todos as falhas descobertas. Resultado: será preciso instalar em breve o remendo do remendo. (...) Não existe uma data marcada para o lançamento das correções do navegador pela Microsoft. Enquanto isso, empresas de segurança e, até mesmo, consultorias de renome já indicam o uso de programas alternativos. Opera, Mozilla, Firebird e outros ganham, mais uma vez, a preferência."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos Wagner () em 07/10 23:22

Bem, parece que o tiro está saindo pela culatra. Quem disse que ser o único é ser o melhor?

Tio Bill deveria ser menos presunçoso e arrogante e aprender com a comunidade que cooperação sempre é melhor que dominação.

Os produtos (já que eles se referem a softwares dessa maneira) da Micro$oft podem ser bons, mas não é de hoje que demonstram não serem os melhores em suas áreas. O que dizer dos seus Sistemas Operacionais, leitores de correio, navegador web? E por que não mencionar a sua suíte de escritório, que apesar de ser unanimidade(?!?!?!?), há tempos tornou-se um canivete suíço que promete fazer tudo, menos cortar?

E volto a me perguntar, será que nós, profissionais de informática não temos um pouco de culpa nisso tudo? Afinal de contas somos ou não somos formadores de opinião? Temos todo um conhecimento em uma área que é essencial a praticamente todas as outras, e ainda assim nos submetemos aos caprichos e devaneios de "empresários" que deram a sua contribuição para o que chamamos hoje de "mercado de informática", mas que perderam o rumo e partiram em direção dos lucros fáceis.

Isso sem falar dos clientes leigos que querem poque querem aquele software "bunitinho" que apita e fica fazendo careta quando clico em um ícone :þ.

E os programadores? afinal de contas são eles que "fazem" sistemas e mais sistemas baseados em softwares super-hiper-ultra caros (M$ SQL Server + Win NT/2K), forçando, dessa maneira os seus clientes a piratearem os tais "produtos" para poderem rodar o seu controle de estoque ou folha de pagamento.

Será que não temos um pouco de culpa em tudo isso que está acontecendo???


» Lewis () em 07/10 23:59

Eu não tenho.

Não programo para plataformas Microsoft e tento ao maximo persuadir os usuários a utilizar ferramentas livres.

Mas a maioria dos caras que fazem faculdade comigo, são uns otários e acham que o Win2k é mais seguro (pois com o Linux eles se embananariam) e fácil de eles ganharem dinheiro que o Linux.

Viva os dólares, que tornaram tudo mais legal.


» Odair Beraldo Nunes () em 08/10 00:38

Já convenci alguns winsuários a usarem
o firebird...
Tinha um site, acho que está fora do ar...
http://www.malware.com/badnews.html
Um vbscript tosco que criava e executava
uma aplicação no micro cliente...
Incrível... Foi testado com todos os
patchs do IE disponíveis naquele tempo
e mesmo assim funcionava...
=)


» Haroldo Lage () em 08/10 08:14

Eu sou programador, e como profissional, opto pela opção com melhores características técnicas, quando possível escolho código aberto, mas sem fanatismos, se a melhor solução é código fechado sinto muito (Vide o caso sdcc). O que eu sei é que o IE está muito parado no tempo e desde a versão 5.0 não vejo grandes mudanças (Exceto redimensionar imagens que não cabem na tela :))ao contrário do Opera e do Mozilla que estão sempre acrescentando novas funcionalidades interessantes. Outro exemplo interessante é o Office X OpenOffice, nessa última versão o OpenOffice 1.1 desbancou o Office, estou usando desde o RC1, passando por todas as versões e estou achando ótimo, já estou recomendando e distribuindo CD para cópias com o 1.1.


» Andre Peteado () em 08/10 08:58

Eu acho que deveriamos aproveitar esses tipos de argumentos da noticia em questão para dar o 1o passo rumo a adoção do software livre por todos, fazendo os winusuarios (gostei dessa!) conhecerem softwares livres e desse modo perderem o medo desse mundo. Porque, na minha opinião, mozilla e principalmente o openoffice 1.1 estão dando de goleada nos produtos M$ e existem versões para windows sendo assim fácil esse a adoção desse pessoal.

Dados esse passo na plataforma windows, precisariamos implantar no mundo corporativo (folha de pagto, estoque, ...) softwares multiplataforma que hoje em dia não é mais um bixo de 7 cabeças (sistemas web por ex.) que é a razão de muitas empresas ainda estarem amarradas a M$. Conheço vários exemplos de empresas querendo migrar para Linux por exemplo mas seu sistema de gerenciamento estar em VB. E como desenvolvedor tento fazer minhar parte fazendo a cabeça não dos usuários mas sim de outros desenvolvedores que ainda insistem em VB/FoxPro/Delphi e, francamente, é mais dificil de convencer.

E acho que se nós conseguissemos chegar nesse patamar, a adoção do linux/sofware livre como solução desktop, corporativa, etc seria questão de chegar e instalar.


» Bogo () em 08/10 09:16

Estou usando o OpenOffice 1.1 em Portugüês Brasil e estou satisfeitíssimo. Tanto que em alguns documentos que faço aqui na empresa (planilhas de controle, documentos para divulgação, apresentações para reuniões, etc...) eu tenho colocado uma "assinatura" no rodapé do documento:
"Este documento foi feito em OpenOffice 1.1"
Alguns usuários já tem me procurado para maiores informações (apesar de eu não ser do suporte!).
Já como navegador e cliente de email uso o Mozilla desde o 1.0, e estou baixando a dupla dinâmica Firebird/Thunderbird.
Em todas as minhas atividades, que não são poucas, tenho tido grande sucesso no uso de swe livre. Só não consegui usar Linux como SO, pois o Sitema de ERP da empresa só roda em M$, e nem a Santa Trindade consegue fazer rodar no wine... por enquanto... he he he.
Meu hardware? PIII 500MHz, 256MB Ram.


» Iceknight () em 08/10 10:03

A muitos programadores que desenvolvem em win+mssql, e dizem que é o melhor...forçando o cliente a piratear os soft como disse nosso amigo ai em cima, e as vezes os clientes nem sabem que o soft eh pirata, as vezes até o próprio soft q os programadores estao desenvolvendo em cima são piratas !!!! Pergunta para ele se o Delphi ou o VB são pagos e registrados ... essa onda começa desde do cabra que desenvolve !!! Acho que falta mudar um pouco o pensamento "da ponta da corda".

Dei suporte para um empresa aqui instalando o PostgreSQL em um linux para ele desenvolverem o sistema...mas preferiram usa o MsSQL pq é mais "facil de desenvolver" ... mesmo o soft sendo pirata.

Nós hardusers somos sim formadores de opniões, mais como nós há pessoas que não trocam o windows por nadaa(!?!vixi?!?!), parece que essas pessoas não quere aprender/conhecer sobre o que o SL pode fazer por eles...

Concordo com o amigo acima ... o OOo se superou(e tb o m$Off :] ) na 1.1 ... e envie cds para empresas em que trabalhava para que eles utilizem de vez o OOo como office padrao da empresa.


» marsguo () em 08/10 10:46

alguem comentou que o IE parou no tempo desde a versao 5.0. Pois é, ele parou no tempo justamente quando o netscape "caiu". Ou seja, depois que garantiu sua posição no mercado, e agora nao tem porque mais investir pesado em cima do IE, a não ser que aparece outro concorrente a altura. Bill Gates não é burro, certamente ele é o melhor naquilo que se propõe a fazer, ou seja, ganhar dinheiro.


» Haroldo Lage () em 08/10 11:04

Bom comentário marsguo! Não tinha me atentado a esse fato. É como dizem "concorrência gera eficiência". Espero que o IE volte a evolui para sustentar esse ciclo vicioso saudável de disputa por clientes (Contanto que os argumentos sejam tecnologias, e afins e não por imposições sutis).


» Helvécio Guimarães () em 08/10 11:05

Já tava na hora.

Se os ataques de invasores, virus, worms etc. , em sua maioria visam as falhas nos produtos Microsoft, a recomendação dos profissionais de segurança em TI deve ser uma só: NÃO USEM PRODUTOS MICROSOFT.
Tão simples, por que será que não o fazem?
Querem evitar virus de macros ?? Não use Word ou Excel. Procurem outros softs que o substituam. (Sim, existe. Melhores, mais baratos e até de graça)
O mesmo se aplica para segurança na internet. (Browser e Cliente de e-mail).


» Mo () em 08/10 13:54

O Mozilla por toda sua evoluçao ainda continua super lento... Viva o melhor browser de todos os tempos OPERA !!!

Fodas se nao é gratuito...


» Angelo () em 08/10 16:01

A forma mais rápida S.O. softlivre crescer é que se acabe com a pirataria. Já imaginaram se a Abes começar a fazer arrastão nas empresas e multar até aquele joguinho inútil instalado nas máquinas? Acho que do dia para a noite todos iriam para soluções free, acho muito cedo para isso acontecer mas pelo que sei no brasil o Bill tem gasto mais dinheiro em caridade e doações do que com a Abes, se ele investisse 5% da renda da M$off em combate a pirataria acabaria com todas as empresas de soft proprietários, e iria faltar técnico linux no mercado.


» CarlosMS () em 08/10 16:25

Eu já uso Linux como server, fiz experiência com um terminal que só era usado para acessar internet e digitar textos, cansado de re-instalar o Windows98 resolvi instalar o Kurumin, instalou na primeira sem problemas, instalei o OpenOffice e o acesso a internet estava tudo ok, o pessoal gostou do Konqueror e dos papeis de parede do KDE, mas uma coisa falhou e por causa disso tive que voltar o Windows98, não tinha driver para impressora Xerox Workcenter XD100 que é usado na rede da empresa, se não fosse isso, com certeza eu já teria trocado todos os outros terminais, tenho sistemas em Delphi que compilam sem problemas no Kylix, como eu já uso o FirebirdSQL no Linux, funciona perfeito, por enquanto os sistemas vão trabalhando com Windows nas estações e Server Linux, mas eu posso afirmar que tirando esse problema que eu tive o Linux já está pronto para o desktop para empresas.


» chimpa () em 08/10 17:22

O grande problema é o monopólio. Infelizmente, a venda casada windows + IE literalmente fudeu o mercado de browsers (vide netscape). Hj em dia a grande massa avassaladora de browsers é o IE. Ironicamente é o mais problemático. Como era de se esperar, a Microsoft passa por cima dos protocolos padrões e adiciona features que somente o IE entende. Então o site XYZ utiliza essas features e pronto: somente browsers IE podem acessar o site. Alguns sites são legais o suficiente para deixar diferentes versões para diferentes browsers. Outros tocam um grande 'foda-se', já que a maioria (leia-se clientes em potencial) usam IE. É uma merda mesmo...


» Iceknight () em 08/10 17:38

Trabalho com dev web e sempre briguei com as softhouses em que trabalhava por que como foi dito em cima eles quase q colocavam um "foda-se" para os outros broswers ... sempre levanto a bandeira que se um site funciona no mozilla, vai funcionar em qualquer lugar !!! O IE faz tudo errado/diferente do padrão, até para ler uma imagem png(para que o layer alpha funcione) ele faz diferente !!!


» Lewis () em 09/10 05:31

Helvécio: quando eu recebo aqueles e-mails sobre vírus eu respondo logo assim:

"Quer se proteger realmente dos vírus? Use Linux!"


» Douglas Augusto () em 09/10 06:15

"alguem comentou que o IE parou no tempo desde a versao 5.0. Pois é, ele parou no tempo justamente quando o netscape "caiu". Ou seja, depois que garantiu sua posição no mercado, e agora nao tem porque mais investir pesado em cima do IE, a não ser que aparece outro concorrente a altura."
> Postado por marsguo

Mas o Mozilla e seus derivados já estão fazendo barulho há muito tempo. E a Microsoft certamente sabe que se der chance para um software livre nascer e crescer, as coisas serão bem piores. Realmente não entendo o porquê do IE estar parado faz tempos. Um tanto misterioso.


» Douglas Augusto () em 09/10 06:24

"A forma mais rápida S.O. softlivre crescer é que se acabe com a pirataria."
> Postato por Angelo

Concordo contigo, e nós podemos ajudar o software livre crescer, denunciando aqueles que praticam a pirataria (principalmente os que comercializam softwares piratas e empresas que os adotam).

O melhor é que a denúncia pode ser feita gratuitamente e de forma anônima, pelo seguinte telefone fornecido pela ABES:

0800-110039


Vamos colaborar!
http://www.abes.org.br/antipira/telepira.htm


» Douglas Augusto () em 09/10 06:28

Para concluir, sempre recomendo a leitura deste artigo, intitulado "Porque não utilizar Internet Explorer, Outlook, Messenger e Windows Media?"

http://maracuja.homeip.net/geral/artigos/IE_nao

Bastante interessante e reflete sobre vários pontos "obscuros" dos anseios da Microsoft.


» chimpa () em 09/10 10:00

A pirataria só vai terminar quando existir divulgação e software livre de qualidade suficiente para que não exista mais a necessidade de se usar algo proprietário sem pagar. Qualquer coisa além disso é pura ilusão. O Soft livre está no caminho certo, mas ainda há muito a fazer. Aliás, ao contrário que muitos acreditam, por um lado é vantagem para o monopólio da M$ que existam cópias piratas do Windows circulando nas *casas* das pessoas, pois assim eles mantém o padrão - o windows.


» Jimi () em 09/10 14:24

Não é tão simples fazer trocas de produtos veja, o meu caso.
Instalei em uma filial de uma multinacional um servidor Linux (Slacware) como proxy e servidor de arquivos para organizar uma bagunça tipica de redes Windows ponto a ponto: Cade o arquivo ?. E por os e-mails em um unico lugar.
Em um AMD 450 funionou tão bem que quando o Virus Blaster (aquele do último estrago) atacou parou todas as outras filiais inclusive a matriz no Brasil. O mesmo ocorreu em outros paises.
Ai queriam saber porque só essa filial estava trabalhando. Bem hávia uma maquina que não tinha Windows segurando o serviço.
Mandaram tirar o Linux porque eles tem um contrato de fielidade com a MS. Agora deixa explodir...


» Simão Neto () em 22/11 14:20

divulguem novo site:
http://www.mozilla.org.br


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.