Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

US$25.000 para cada usuário da Sun que topar migrar para HP com Linux

Notícia publicada por brain em outubro 5, 2003 11:29 PM | TrackBack


A HP está aproveitando a situação difícil da sua rival Sun [veja nossa notícia anterior] para oferecer US$25.000 em serviços para usuários que trocarem sua plataforma Sun por Linux rodando em servidores HP Proliant. Veja mais detalhes, e avalie suas opções com cuidado. É uma excelente chance para o Linux, e estas empresas fazem isso umas com as outras o tempo todo - mas eu espero que a Sun sobreviva mesmo assim.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pierre () em 06/10 10:28

Apesar dos pesares, eu espero que a SUN sobreviva também, acho importante a SUN no mercado pois vai impedir que outras grandes monopolizem o mercado.
A SUN está com problemas, mas creio com a capacidade tecnlógica que tem, ela vai acabar se recuperando, mas acho que a aposta no Solaris é uma jogada errada da SUN, pois o Linux cresce a cada dia com força total. Imagino também que o OpenOfiice ofuscou o StarOffice, ferramenta da qual imagino que a SUN apostou muito.
Bem, resta esperar e quem vive verá, a recuperação de uma grande empresa ou mais um enterro de um gigante da tecnologia.
Eu aposto na recuperação e vocês?

Abraços.

Pierre


» Lewis () em 06/10 10:39

Espero também q ela se salve.

Só ela enterrando o Solaris e assumindo de forma inteligente e corajosa o Linux (Mad Hatter, ou algo assim) que ela consegue se salvar rapidamente.

Gostei da atitude da HP, marketing com compromisso!


» Paulo César M. Jeveaux () em 06/10 14:08

Aposto na recuperação da Sun. Acho que a Sun ja devia ter migrado para Linux e abandonado o Solaris. Mas a Sun não sobrevive apenas de Solaris, ela pode continuar como uma gigante apostando todas as suas fichas na tecnologia Java, o que nem precisa comentários.

T+


» Thiago () em 07/10 01:47

Sera que a sun nao errou em liberar o código do StarOffice?
Para toda a comunidade foi excelente, pois o OpenOffice ficou excelente... mas, acabou matando praticamente o StarOffice...

Qual era a intençao da Sun?


» Bach () em 07/10 05:00

A SUN QUEBRAR? Acho dificil mesmo! A não ser que seu CEO não fizer a coisa certa!


» critico[O verdadeiro] () em 07/10 09:59

Como disse antes nao acredito no futuro da SUN.
A SUN Nunca havia de ter em suas lides o Linux como principal produto, alias os seus executivos sempre foram apologistas e peremptorios em afirmar isso. A SUN é um fracasso como empresa, um fiasco. A SUN desde 1980 anda a perseguir a Microsoft no Desktop e mesmo assim nunca obteve sucessos, e mais uma vez se ha de confirmar o total fracasso do Mad Matter. Nao acredito na SUN, os seus produtos nao tem saida. Olhem :

Solaris- Um autentico fracasso de servidor. Em menos de um mes de uso o Windows Server 2003 ja o havia ultrapassado em termos de uso segundo dados da Netcraft.

SUN One- Uma autentica decepçao. Quando foi lançado eu esperava mais dele. Ele vem tentar ser uma alternativa em termos de serviços abrangentes e servidoria. Agora eu pergunto. Quem o tem usado?

Java- Deu o que falar e ainda tem dado, mas mais uma vez nao acredito no futuro dele. Ele era o unico de sua especie. Ele gabava-se do Bytecode. E Hoje? Usado em telefones e sistemas moveie e computadores. Mas aonde ele vai parar?
Alias dados recentes publicados pela IDG mostram que em a tecnologia .Net ultrapassou o Java, e nem precisamos falar que o .Net conquistou mesmo os chavoes durissimos do SF. Ex: O Projecto Mono.

Star Office- Uma aberraçao de office. O SO nao tem sequer comparaçao possivel com o MSOffice da Microsoft. Notem nao quero ser demasiado laconico, mas dados mostram que mesmo pelo arranque o SO nao supera o MSO. Muitos dos supostos suportes a arquivos do MSO sao um fiasco. Para quem, ja uso o SO sabe do que falo, e como aquele suporte nao tem qualidade nenhuma. Como eles podem querer que ele seja adotado se ele na possui a qualidade do DevilOffice.

Fracassos- Desde 1996 que o criador do Java pensava que ia derrotar a Microsoft com o java. Debalde, nem ao ponto de iguala-la eles conseguiram.
Mad Matter- Um autentico abuso. Olhem apenas para o Marketing deles:
CANSADO DE WINDOWS? USE MAD MATTER.
Sim mas eles esqueceram-se de dizer que o preço deles nao convence, e se nao convence mais vale ir adquirir o Visual Studio do vizinho Joaquinito.

Tacticas de desespero- Outro grande da SUN. Pagar a especialistas de gabarito como Bruce Scheiner para publicarem o
CyberInsecurity the cost of Monopoly
O documento em si pode tem logica, mas pelo simples facto de ser um documento pago pelos mairoes rivais da Microsoft ele perdeu total credibilidade e sanidade. Imagine: O teu rival podia falar bem de ti?
Alguns pontos desse documento.
- Usar o poder de compra para acabar com a Cyberinsecurity, sugeria em si comprar os produtos da SUN. E os produtos da SUN nao possuem Bugs? A SUN deve ser o pior exemplo de empresa que nao se preocupa em corrigir os bugs dos seus produtos. Muitas das vezes criticamos a Microsoft por causa dos patches(com alguma razao) mas nao posso de forma alguma vendar os olhos face a uma SUN que afirma publicamente desinteresse em em corrigir os bugs e publicar os pacthes?
Mas eles nao tem culpa. Afinal quem anda interessado em comprar SOLARIS? A modulo e a globo talvez, mas olha como eles sofreram com essa adoçao. A Globo chegou mesmo a trocar de servidores e a Modulo a reconstruir um tal portal.

Compromentimento com o Software Livre.
Quem a SUN? hahaha.
A SUN nao se interessa com nenhum software livre o seja o que for. A SUN apenas adotou e colocou o Linux em alguns de seus servidores para concorrer com a IBM e a HP que estavam fazendo o mesmo.
OpenOffice- Aonde ? a SUN quis reduzir o custo de desenvolvimento do seu office com alguns gadjets dos programadores baratos do SF e mais nada. Ela nunca quis ser boazinha samaritana meus senhores.
E porque nao?
Simples, olhem para esta entrevista:
http://www.eweek.com/article2/0,4149,1274614,00.asp


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 07/10 11:13

Crítico, você viaja muito. Suas observações sobre os produtos da Sun chegam a ser quase cômicas! Que seja o segundo vendedor de servidores depois da Microsoft - mas ainda assim é vendedor e se dá bem. Ser o segundo não é sinônimo de fracasso.

O Sun ONE? Eu concordo que o produto é meio ruinzinho, mas peraí... eu trabalho com Java e por algumas vezes já topei com empresas que o usam.

Java? Você pode xingar java à vontade, mas é uma das tecnologias mais bem consolidadas hoje em dia. Que observação esdrúxula você fez - "E Hoje? Usado em telefones e sistemas moveie e computadores. Mas aonde ele vai parar?" - Isso não é medida de sucesso? Você no entanto parece insinuar que isso indica algum fracasso. Java está sendo pesadamente usado em servidores (J2EE), aplicações e telefones celulares.

"Alias dados recentes publicados pela IDG mostram que em a tecnologia .Net ultrapassou o Java..."

Que observação esquisita. "Dados recentes" de um instituto de pesquisa não dizem nada sobre a qualidade de uma tecnologia, que é o que você parece dizer. Talvez você quisesse dizer algo sobre "uso", mas mesmo assim, tenho lá minhas dúvidas - quando a coisa é evidente assim a gente normalmente percebe em volta da gente. Nunca vi Java tão usado, e nunca vi tanta gente dizendo que .Net é o mais puro vapourware, que ainda não disse a que veio.

"Notem nao quero ser demasiado laconico, mas dados mostram que mesmo pelo arranque o SO nao supera o MSO..."

Pelo próprio jeito de falar você tenta insistentemente impôr sua opinião sem discuti-la. Meu amigo, leia outros artigos sobre StarOffice e OpenOffice aqui, leia comparações, leia, leia, leia. Parece que você se fechou no mundo Microsoft e simplesmente não tem usado os produtos. Tenho redigido documentos complicados, com headers, efeitos, figuras, índices automáticos e outras coisas no OpenOffice sem dificuldades, e tenho visto outras pessoas fazendo o mesmo. Isso é prova do poder e flexibilidade da ferramenta; o Office da Microsoft, no entanto, apesar de ter muitos truques e badulaques, parece que parou no tempo. Você chegou a ver o artigo aqui no Linux in Brazil com comparações de várias suítes office? O MS-Office fez vergonha, e o StarOffice se saiu muito bem - apesar de o OpenOffice ter ido mal na análise do colunista.

Não posso concluir outra coisa senão "sua opinião sobre offices é simplesmente tendenciosa".

Quanto ao uso de Mad Hatter, o produto acaba de sair. Vamos dar um tempo para adquirir maturidade. Se você acha o marketing deles furado, vamos ver com o tempo de vai funcionar ou não.

Se você achar ruim a Sun pagar um especialista de segurança para fazer o relatório falando mal da Microsoft, bem, por que não fala mal dos relatórios "patrocinados" pela Microsoft tentando provar que laranjas são quadradas, que o Sol é frio e que o GNU/Linux é mais lento? Ou você realmente acredita nisso?

Comprometimento com o Software Livre - a Sun é uma empresa com objetivos comerciais. Quando é bom pra ela fazer alguma coisa ela faz, e daí vem o comprometimento; não é ação de filantropia. Eu me viro muito bem com o Netbeans e o OpenOffice, que são produtos livres excelentes. Precisa de melhor comprometimento do que isso? Bom, já estão até falando em deixar o java em código aberto...

Nota: não sou apologista da Sun. A empresa tem seus podres. Mas o crítico viaja na maionese e eu tinha que comentar... De qualquer jeito, espero que a empresa sobreviva. Mais opções e concorrentes (quase) sempre é algo melhor.


» gbitten () em 07/10 11:59

Comentário geral no último JavaOne segundo um amigo que estava lá, era que hoje a grande fonte de renda da SUN é o licenciamento da tecnologia Java, já que a linha de servidores Solaris vinha tendo grandes perdas. E existe hoje uma grande pressão dos desenvolvedores java para a Sun abrir gerência da tecnologia para a comunidade.


» critico[O verdadeiro] () em 07/10 17:05

Se você achar ruim a Sun pagar um especialista de segurança para fazer o relatório falando mal da Microsoft, bem, por que não fala mal dos relatórios "patrocinados" pela Microsoft tentando provar que laranjas são quadradas, que o Sol é frio e que o GNU/Linux é mais lento? Ou você realmente acredita nisso?

- Exactamente ai centra-se a minha questao. Eu nao mencionei o nome de Microsoft ou coisa alguma. Apenas disse e volto a dize-lo que um documento publicado com o aval de uma empresa concorrente tem de ser definitivamente positivo aos seus serviços e expressamente negativo aos serviços da empresa concorrente.
Agora se o senhor patola tem simpatias pela SUN e pelo seu java...

Crítico, você viaja muito. Suas observações sobre os produtos da Sun chegam a ser quase cômicas! Que seja o segundo vendedor de servidores depois da Microsoft - mas ainda assim é vendedor e se dá bem. Ser o segundo não é sinônimo de fracasso.

- Se as minhas afirmaçoes sao comicas as suas sao de total desespero e falta de informaçao. A Microsoft NAO vende servidores, vende software para servidores. A SUN vende servidores e note : A SUN NAO se posiciona em segundo lugar em nenhuma parte do mundo. A lider este ano tem sido a IBm seguida pela HP.
Aonde tu foste buscar esses dados?

O Sun ONE? Eu concordo que o produto é meio ruinzinho, mas peraí... eu trabalho com Java e por algumas vezes já topei com empresas que o usam.

- Eu nao disse que ele era horrivel. Apenas disse e volto a perguntar. Quem usa SUN ONE? Alguns gadjetizitos de certeza. Haaa topaste com empresas que o usam? OK ainda bem que tu topas como tu mesmo disseste "produtos ruinzinhos".


Nunca vi Java tão usado, e nunca vi tanta gente dizendo que .Net é o mais puro vapourware, que ainda não disse a que veio.

- Nunca vi .Net tão usado, e nunca vi tanta gente dizendo que Java é o mais puro vapourware, que ainda não disse a que veio.( se te baseias em bocas...)

Você chegou a ver o artigo aqui no Linux in Brazil com comparações de várias suítes office? O MS-Office fez vergonha, e o StarOffice se saiu muito bem - apesar de o OpenOffice ter ido mal na análise do colunista.

- Haaa nao vi, mas se foi publicado em algum canal de linux nao me admira que o MSO tenha feito vergonha.
Da um pulo no site do Baboo e o Staroffice tambem faz vergonha por aquelas bandas.

Isso é prova do poder e flexibilidade da ferramenta; o Office da Microsoft, no entanto, apesar de ter muitos truques e badulaques, parece que parou no tempo

- E o OO avançou nao? Falas atoa sem qualquer logica. Eu usei o Office 2003 e acho que ele possui dezenas de funcionalidades a mais e muitos outros pacotes que o OO nao tem como o OneNote.
Falas vergonhosamente meu caro patola.

Em remate final isto vem novamente demonstrar que a SUN e os desenvolvedores dos seus produtos se sentem ameaçados.
E que pena que sejas um deles Patolo.


» Daniel Fonseca Alves () em 07/10 18:37

Opá Crítico X Patola , essa é boa !
O sr crítico está muito bem nos seus argumentos mas faltam provas, não quero ser chato mas sou igualzinho a São Tomé , só acredito vendo.
Por favor concentre-se em pesquisas e fatos não em opiniões pessoais principalmente no argumento contra o java e StarOffice, que estão cheios de impressões pessoais suas e de outras pessoas. Quanto ao restante está muito bom mas faltam as benditas provas.

Um conselho "Não adianta falar muito se não há conteúdo".

Outro conselho "Não seria melhor conversar ao invés de discursar" , desculpe dizer mas acho que ninguém irá votar em você.
Espero que vc não esteja utilizando a tática de muitos políticos do Brasil de falar muito e difícil para embromar o ouvinte. Porque aqui não cola.

Ah! E tem mais uma coisa, claro que não tenho provavelmente todo o seu conhecimento sobre isso e aquilo mas deveras não sou eu que devo tentar me convencer mas é você que deve me convencer, "Um sábio calado ou que fale em outra lingua não se diferencia de um idiota".

Ai está minha crítica ao crítico.


» Daniel Fonseca Alves () em 07/10 18:48

Opá, revendo minhas idéias "não somos nós que devemos tentar nos convencer mas é você que deve nos convencer", afinal de contas não o juiz da parada.


» Daniel Fonseca Alves () em 07/10 18:59

"não sou o juiz da parada", desculpas mais uma vez.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 07/10 21:03

Crítico,

releia sua própria frase:

"Solaris- Um autentico fracasso de servidor. Em menos de um mes de uso o Windows Server 2003 ja o havia ultrapassado em termos de uso segundo dados da Netcraft."

Aí eu falei:

"Crítico, você viaja muito. Suas observações sobre os produtos da Sun chegam a ser quase cômicas! Que seja o segundo vendedor de servidores depois da Microsoft - mas ainda assim é vendedor e se dá bem. Ser o segundo não é sinônimo de fracasso."

E você respondeu:

"- Se as minhas afirmaçoes sao comicas as suas sao de total desespero e falta de informaçao. A Microsoft NAO vende servidores, vende software para servidores. A SUN vende servidores e note : A SUN NAO se posiciona em segundo lugar em nenhuma parte do mundo. A lider este ano tem sido a IBm seguida pela HP.
Aonde tu foste buscar esses dados?"

-- Se não deu pra pescar pela minha frase que eu estava falando de "servidores de software" (sistemas servidores, assim como o Windows 2003 Server), sua interpretação de texto precisa melhorar.

-- Ser ultrapassado pela Microsoft significa que ficou em segundo depois dela, oras.

-- Procurei, procurei e não encontrei a tal página da netcraft comparando estatísticas de uso de sistemas operacionais. No máximo de uptime. Você pode passar a tal página para nós todos sabermos isso e podermos comprovar?

Outra frase sua:

"- Eu nao disse que ele era horrivel. Apenas disse e volto a perguntar. Quem usa SUN ONE? Alguns gadjetizitos de certeza. Haaa topaste com empresas que o usam? OK ainda bem que tu topas como tu mesmo disseste "produtos ruinzinhos"."

-- Realmente, eu não tenho estatísticas de uso para afirmar que ele é bem usado. E você, tem estatísticas de uso para afirmar que ele NÃO é usado? O pouco que sei é da minha experiência empírica, do que encontro nas empresas.

"- Nunca vi .Net tão usado, e nunca vi tanta gente dizendo que Java é o mais puro vapourware, que ainda não disse a que veio.( se te baseias em bocas...)"

-- É um pouco mais do que bocas. Java está aí há bastante tempo. .Net há apenas três anos. Duvido realmente que você esteja ouvindo que java é vapourware. Por favor, cole qualquer URL de referência aqui, ou revistas, ou publicações em que tenha lido isso recentemente. Duvido com força! Em compensação, sobre .Net, veja o que próprios executivos da Microsoft confessam nessa reportagem: http://www.eweek.com/article2/0,4149,1238193,00.asp - pode te parecer assustadora se você confia na tecnologia.

Você chegou a ver o artigo aqui no Linux in Brazil com comparações de várias suítes office? O MS-Office fez vergonha, e o StarOffice se saiu muito bem - apesar de o OpenOffice ter ido mal na análise do colunista.

"- Haaa nao vi, mas se foi publicado em algum canal de linux nao me admira que o MSO tenha feito vergonha. Da um pulo no site do Baboo e o Staroffice tambem faz vergonha por aquelas bandas."

Um estudo, envolvendo muitas variáveis, páginas e casos complicados, é uma coisa. Mas duvidar de uma
análise que pode ser facilmente atestada? Você costuma nem mesmo considerar os argumentos contrários? Aí é demonstração óbvia de cabeça fechada. =)

Veja que a própria reportagem foi feita por uma publicação aparentemente agnóstica para Linux & Software livre: http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/000944.html é a notícia na Linux in Brazil, e a comparação em si está em http://www.thejemreport.com/software/wordprocessors.htm


"- E o OO avançou nao? Falas atoa sem qualquer logica. Eu usei o Office 2003 e acho que ele possui dezenas de funcionalidades a mais e muitos outros pacotes que o OO nao tem como o OneNote.
Falas vergonhosamente meu caro patola."

As novidades do OpenOffice 1.1 estão no sítio http://www.openoffice.org.br - e se aquilo não é avanaço, não sei dizer o que é. =) Quanto ao Office 2003, veja na comparação mencionada e por favor diga os pontos de que discorda.

Assim, com fatos e argumentos, fica mais fácil discutir.

Quanto à ofensa pessoal, vou relevar. É o último refúgio dos ignorantes quando lhes faltam argumentos, não?


» Lewis () em 08/10 00:20

AUGUSTO: ´Crítico x Patola. Essa discussão é o ponto alto dos comentários do Linux in Brasil.

Eu aconselho vc a criar uma sessão só pros dois.
Iria fazer muito sucesso!!!!!!!!!!
Dica de amigo ;-)


» critico[O verdadeiro] () em 08/10 05:01

Acho que queres chegar a um ponto em que queres defender tecnologias(Java)
O teu erro foi citar um exemplo onde executivos da microsoft falaram nao?
Bem porque nao consideras valido tambem isto?
http://idgnow.terra.com.br/idgnow/corporate/2003/08/0005

E outra coisa quanto ao uso do solaris...
http://news.netcraft.com/cgi-bin/search.cgi?IncludeBlogs=1&search=windows+server+2003+solaris
Era preciso mais? Se o .Net ainda nao ultrapassou o java vai faze-lo de certeza. Se nao nao pode ser considerada como valida a hipotese de o Linux algum dia ultrapassar o windows com base em argumentos descabidos, que dizem que por ser o mais usado nao pode ser batido, e voces sabem bem que tudo isto nao corresponde a minima verdade.


» critico[O verdadeiro] () em 08/10 05:08

E seria preciso por exemplo mencionar este comparativo sobre c# e java?
http://genamics.com/developer/csharp_comparative.htm
Veje o que ele conclui no fim sobre c#


» Augusto Campos () em 08/10 08:14

Patola:

Não adianta discutir com flamer. É igual areia movediça - quando você aponta os erros nos argumentos deles, eles simplesmente arranjam outros, e fingem que nem disseram aquilo. Admitir erro pra que?

Experiência própria - confie em mim, já lidei com muitos, e alguns até tem salvação.

Eu se fosse você deixava de lado o Pedro de Lara do Software Livre ;)

Augusto


» critico[O verdadeiro] () em 08/10 18:23

O patola tem razao quando diz que devemos ler os documentos. Mas olhem para o que ele disse:

'=Você chegou a ver o artigo aqui no Linux in Brazil com comparações de várias suítes office? O MS-Office fez vergonha, e o StarOffice se saiu muito bem - apesar de o OpenOffice ter ido mal na análise do colunista.='

Ele sequer teve a capacidade de ver que o referido artigo nao fala de offices e sim de processadores de textos, onde imaginem meus irmaos todos os processadores com excessao do word nao estavam na versao beta.
Nao quero defender o word ou a microsoft. Apenas queria que as pessoas reconhecessem que eu NAO sou flamer. Eu gosto apenas de escrever as minhas ideias criticas, e eu penso que a critica sobre o OS e o SF vem em boa altura, porque nem tudo pode ser definitivamente positivo.
Martinho Lutero foi rejeitado por contrastar atitudes descabidas de logica, e eu tambem sinto isso, o odio e rancor porque simplesmente criou-se a ideia de existir um flamer provocativo e tendencioso.



» Patola (Cláudio Sampaio) () em 08/10 19:43

Augusto, talvez eu esteja batendo na tecla errada, mas como o crítico respondeu com mais brandura, coloco minha resposta.

Crítico, apenas algumas observações:

* Manchete que você passou: "Microsoft DIZ que .Net ultrapassou java..."

Microsoft diz. Legal. Você mesmo estava falando contra acreditarmos cegamente nos estudos dados pelas corporações, e agora se contradiz dizendo que devemos acreditar nelas?

* Comparação da tecnologia .Net vs Java: eu deixei bem claro que estava falando do USO e não da QUALIDADE (assunto que, aliás, tem gerado muita polêmica; mas me parece que é mais ou menos unânime que as diferenças de qualidade são pequenas, seja pra um ou pra outro). Colocar a comparação do URL que você colocou parece tão irrelevante quanto eu colocar qualquer outra das dezenas de comparações equivalentes dando vantagem ao java. No fim do dia, acho que a escolha da tecnologia, nesse caso em que se se equivale tanto, mais cabe ao ambiente do consumidor do produto do que a testes e opiniões de terceiros.
Ah, sim! .Net é mais do que C#. E J2EE, o comparável ao .Net, é mais do que Java.

* Ok, reconheço que a minha denominação - generalizar os pacotes offices para uma análise apenas do componente processador de textos - foi equivocada. Mas o processador de texto é considerada normalmente a parte principal de um pacote Office. Correto? A comparação de qualidade continua. Você saiu do assunto principal, que era argumentar sobre ela.

* Quanto a não ser flamer: Tá brincando? Quem não quer flamejar discussões não ofende pessoalmente os outros, pelo menos geralmente não exibe "pontos de vista" tão fechados, nem usa de dados reconhecidamente distorcidos a não ser por inocência. Espero então que tenham sido apenas deslizes e que você esteja disposto a capitular.


» Lewis () em 09/10 05:50

O Crítico: Se me permitir se intrometer:

Martinho Lutero era um LOUCO que se dizia filho de um demônio (incubus) com uma humana, dizia conversar com demônios, inclusive seu pai (demônio). Ele apenas recriou o cristianismo de um jeito que não houvesse uma hierarquia obrigatória, diferente do catolicismo em que ele foi padre.
Se vc se identifica com ele, cuidado :-)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.