Notícia publicada por brain em outubro 5, 2003 11:15 PM
| TrackBack
Carlos E. Morimoto (morimoto@guiadohardware.net) disse: "O Kurumin 2.04 já está quase pronto, este último beta serve para corrigir algum bug de ultima hora que tenha sobrado. Embora seja 'rc' esta versão é mais estável que o 2.03, com muita coisa corrigida. Esta versão é quase uma final, falta só atualizar as paginas do manual e corrigir alguma coisa de ultima hora. Não deixe de testar e reportar os bugs que encontrar. Por enquanto o arquivo está disponível apenas via bittorrent"
putz cabei de baixar o 2.03.., assim fica dificil acompanhar e ver os erros... :P
É verdade... eu também não estou conseguindo acompanhar mais...
... é o início! Depois de um tempo - espero - a "vida" de cada versão deverá ser (bem) mais longa.
Quando um projeto está abandonado ou com desenvolvimento fraco , reaclamam !
Quando um projeto tá com o desenvolvimento a 200Km/h , reclamam também ...
Vá entender ! :-)
É uma versão "cata-bugs" - sem muito stress ... baixe e use dentro do propósito colocado :D
Alguem sabe se o kernel do kurumin ta compilado com suporte ao chipset nForce2 da nVidia ?
Seria legal o Carlos Morimoto colocar em algum site todos os modulos q ele ta colocando no kernel, pra gente ja saber oq suporta antes de baixar.
E outra coisa, alguem sabe se ja vem algum programa pra particionar o HD ??
Acabei de baixar o knoppix 3.3 , eh animal...to quase baixando o kurumin tbm ...
se eu entedi bem a sua logica flavio, devemos dançar conforme a musica toca, so questionei q está rápido d+, isso é reclamar? ajudar todo mundo quer, mas nestas condiçoes... é deixa keto
abraços
Essa versão 2.04 vai ser um pouco mais "definitiva" por isso que é importante corrigir os problemas agora :)
Quem quer versões estáveis pode ficar com qualquer versão pré-existente que atenda às suas necessidades. E quem quer versões atualizadas tem a opção de fazer o download sempre que tem vontade.
E quem *quer* ajudar a achar bugs, pode ficar fazendo download o tempo todo. Sempre tem quem queira.
Não acho que haja muito do que reclamar, aqui :-)
Joselito, é só usar o QTparted, não sei se tem icone, mas se vc for no shell e digitar qtparted ele vai abrir um gerenciador grafico de partições.
Lembre-se, se algo faltar, vá na pagina do debian e veja os programas disponíveis por categoria, depois no shell do kurumin e estando conectado na internet digite por exemplo para instalar um programinha tipo a dolly que tinha no windows:
apt-get install amor
troque o amor pelo nome do pacote que vc quer instalar.
Olá a todos!
Sou um defensor do Kurumin como todos aqui! A filosofia do Kurumin encanta qualquer um.
Faço propaganda dele onde quer que eu vá, no trabalho, em casa, nos fóruns da net, até na igreja hê, hê, hê!!!
Mas... olhemos por outro lado; pelo lado daqueles que querem começar a ter contato com linux. Ele baixa uma versão com bugs e depois dirá que o Linux é pior do que o Windows. Não sou contra o progresso, mas apelo pro bom senso...
Acho que é conseqüência termos sempre versões RCs ou betas, mas é importante termos também uma versão com boa (excelente) estabilidade, onde eu possa entregar uma cópia para alguém que conhece pouco ou nada de Linux e ele não venha com observações que um pouco de tempo entre uma versão e outra eliminaria.
Atualizar é ótimo, mas se isso significa, mesmo que sem intenção, acrescentar bugs e falhas, então, tiremos o pé do acelerador. A alguns poucos caso em que bugs ressurgem em versões netas.
Digo isso com tranqüilidade pois não é objeção ao Kurumin nem ao seu desenvolvimento, pelo contrário, pois sempre que quero experimentar uma versão do Kurumin, baixo na net mesmo com modem de 56k ou peço via correios, sem problemas. O que acho, e é apenas um achar meu, que deveríamos primar mais pela estabilidade do pequeno índio do que pelo acréscimo (de sistema) que cada um pode dá a ele. É como alguns disseram: Quando começam a fuçar, já saiu outra versão, e estes poderiam achar bugs que as vezes permanecem de uma versão para a outra.
Deveria sempre está explicito em cada versão se ela é de testes ou se é definitiva, como vez por outra ocorre, a exemplo desses RCs que temos para download. Esses para os mais experientes trabalharem na busca de bugs (as versões chamadas intermediárias) e outra para os usuários comuns como eu, propagandear e trabalhar com o Kurumin (as versões consideradas estáveis). Penso que a definitiva só deveria sair se os experientes não conseguissem encontrar bugs ou o números desses pontos de correções estivessem bastante resumidos e em áreas que fossem transparentes aos usuários comuns.
O Morimoto nos tranqüiliza ao dizer que pretende dá uma gás por tornar essa 2.04 um pouco mais fixa.
Espero estar em breve com a 2.04 definitiva instalada em minha máquina.
Abraço a todos e ao Morimoto em especial.
Valdo.
Estabilidade e novidade sempre estarão em conflito. Mas uma suíte com pacotes desatualizados (porém estáveis) pode ser tão negativa ao usuário quanto algo um pouco instável (porém mais recente).
A grande questão é definir para quem estará direcionado a distribuição. No caso do Kurumin, estou certo que o público é o 'home user', que não abre mão de um lindo desktop ou a última versão do OpenOffice.
Manter duas ou mais versões (a la Debian) pode ser inviável, principalmente quando padece de desenvolvedor.
Eu particularmente prefiro uma distribuição mais estável, devido ao uso que emprego do Linux, motivo esse de não usar o Kurumin. Porém, creio que o Kurumin para muita gente, do jeito que está sendo sua evolução, é o ideal.
Bom, enquando vc's discutem eu fico com a minha versão 1.4 que atende as minha necessidades, filha única vinda direta da fonte, hehehehe...
OLÁ LINUXERS!
ACHO QUE TODA EVOLUÇÃO DE UM S.O. É MUITO VÁLIDA. O KURUMIN É UM SISTEMA EXCELENTE, E SUAS INOVAÇÕES RÁPIDAS SÓ TEM A NOS PROPORCIONAR PONTOS POSITIVOS. RESUMINDO: USEM E FIQUEM MUITO GRATOS AS CONTRIBUIÇÕES E DESENVOLVIMENTOS.(OU COMPREM SOFT DA M$).
Valdo: Concordo em grau e número. Amo o kurumin e dou muitos cds gravados para amigos e conhecidos e acho que já doei uns 15 cds. Mas os bugs do pinguim índio não me satisfazem. Acho que por eu ser usuário de Debian não me sinta contente por um Linux sair com tantos bugs, eu acho até que o kurumin tem a cara da conectiva ;-)
Bender: Não é assim que funciona a comunidade e nem o mundo, os dois não são MANIQUEÍSTAS desse jeito. Beba uma breja :-)
Flávio, eu não estou reclamando da distro. Só disse que não estou conseguindo acompanhar as versões. Apenas isso.
"Flávio, eu não estou reclamando da distro. Só disse que não estou conseguindo acompanhar as versões. Apenas isso"
Voces nao prestam atencao nos e-moctions he he he ... botei umas carinhas de sorriso mas nao deu certo ... era apenas um comentario ironico ... o IMPORTANTE é que se baixe e use o Kurumin ! Quem tiver disponibilidade de tempo e banda, que ajude a catar os bugs antes da versao final. Quem não tiver estes recursos, que "pule" de versao estavel para versao estavel, sem baixar os RC's e Betas ... De forma alguma estou "triste" ou "zangado" - pelo contrario - estou muito feliz pela "comunidade" que foi criada em torno do pequeno indio. Parabens para todos nós e obrigado Morimoto e a todos os colaboradores e usuarios do Kurumin !
Acho que pelo foco do Kurumin, que é fazer uma distribuição pra desktops pequena, facil de usar, etc. é impossível chegar a algo próximo do debian stable em termos de estabilidade, até por que ele é desenvolvimdo com base nos pacotes do unstable :-P ficar comparando ja é covardia, hehe
Mas agente vai fazendo o que dá né. O importante é que a cada versão restam menos problemas, um dia eles acabam. :)
Mestre Flávio, é justamente ai onde reside o nosso dilema como amantes do Kurumin. Se a memória não me falha, da versão 2.0 para a 2.01 houveram umas 100 correções, para a 2.02 outro tanto (salvo engano era a série 2.x, ou seria a séria 1.x, faz tempo...!!! : )) ), que somando-se beirava ou ultrapassava as 200 correções. A versão 2.03 não é uma RC, mas, nas palavras do Mestre Yoda (Morimoto) está dito Embora seja 'rc' esta versão é mais estável que o 2.03, com muita coisa corrigida, ou seja, uma RC está mais estável que uma final, o que faz dessa final uma RC também. Daí o desejo de que haja mais rigor na eleição de uma versão como final ou estável. (estável dentro da proposta do Kurumin).
Não podemos pensar em eliminar as falhas dos pacotes unstable, pois realmente isto não é responsabilidade direta da comunidade Kurumin, mas diminuir ou eliminar aquilo que é produzido pela distribuição em si, e isto só pode ser feito, acredito, eficientemente com mais RCs entre uma estável e outra. Como não se trabalha em cima de prazo podemos ter o brasileirinho fincado firme sobre seus pés num espaço relativamente pequeno de tempo em relação as outras distros.
Espero que minhas colocações não sejam mal interpretadas ou entendidas como ousadia visto que não trabalho diretamente no projeto, na verdade, é puro desejo de ver esta maravilhosa versão linux tornada mais popular do que já é.
Grande abraço!
Valdo.
Estou interressado no desenvolvimento do MOD Kurumin+Gnome. O criador dele poderia noticar aqui sobre ele tambem!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.