Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Sun enfrenta dificuldades

Notícia publicada por brain em outubro 3, 2003 12:18 PM | TrackBack


O Slashdot chama nossa atenção para as análises de especialistas no mercado de informática sobre a situação em que a Sun se encontra após a gigantesca queda no valor de suas ações motivadas pelas previsões financeiras divulgadas por ela na segunda-feira.

Subitamente os PCs medianos com sistema operacional extremamente barato (e livre) fazem a maior parte das coisas que o hardware proprietário e caro da Sun faz (com sistema operacional igualmente proprietário e caro). As consequências para o valor da empresa são óbvias, mas mesmo assim ela segue os mesmos caminhos já trilhados anteriormente (embora eventualmente flertando com o software livre).

As dicas dos analistas: mudar o comando, definir uma estratégia, focalizar, enxugar e ser realista. Ou juntar-se à DEC, Compaq e outras empresas que já foram grandes e hoje são apenas... marcas ou simplesmente história.

O presidente da OpenSource Initiative, Eric Raymond, publicou também sua opinião sobre o assunto. É interessante, porque além de apontar a óbvia relação entre a situação atual da empresa e a ausência de uma política consistente de convivência com as alternativas livres aos seus produtos, Raymond aponta possíveis consequências sobre dois produtos importantes e bastante ligados à Sun: o Java e o OpenOffice.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» well dafaca () em 03/10 12:37

... "a maquina social, quer cosumir coisas mais rapidas, melhores e mais baratas" ... "the future is open" ...


» OdeioJava () em 04/10 14:41

Não seria má idéia se o Java fosse abolido da face da Terra...


» leo () em 04/10 16:00

Se a Sun acabasse ou fosse incorporada por outra empresa, o que poderia acontecer com o OpenOffice?


» Douglas Augusto () em 04/10 19:48

> "Se a Sun acabasse ou fosse incorporada por outra empresa, o que poderia acontecer com o OpenOffice?"

Continuaria seguindo o seu rumo. O OpenOffice está sob os cuidados da comunidade, não mais da Sun. Diferentemente do StarOffice, este sim seria abalado.


» ratmmmam () em 07/10 02:35

>Não seria má idéia se o Java fosse abolido da face da Terra...

ah é? e usariamos o que? o C# (xarope) da M$?
(que a cópia mais descarada que já ví na vida de uma linguagem de programação)

A Sun pode até andar mal, mas na pior das hipóteses, Java e OpenOffice seriam "passados" para grupos livres, como a Apache Foundation...


» Lewis () em 07/10 05:25

Não entendo a raiva q a galera sente do JAVA!


» linux_man () em 07/10 19:30

Eu também não entendo essa raiva contra o Java. Não é livre, mas pelo menos é freeware e é uma ótima linguagem de programação.
Nem mesmo entendo essa raiva contra a própria Sun. Se ela fechar, eu não poderei realizar meu sonho de consumo: uma UltraSparc III rodando GNU/LInux... ;)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.