Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna software: SciTE, HTMLTidy, XHDBench, Prozilla, Meld - e POV-Ray

Notícia publicada por brain em outubro 1, 2003 09:33 PM | TrackBack


A coluna software de hoje tem sugestões de aplicativos para fazer benchmark de discos rígidos, para "arrumar" código HTML, para comparar arquivos, um editor de texto para desenvolvedores e um gerenciador de downloads.

Para completar, acrescento o link para um tutorial sobre POV-ray disponibilizado pelo Guaracy Monteiro (guaracybm@pop.com.br) .

HTMLTidy

por Anamim

http://tidy.sourceforge.net

Se você costuma ou vai precisar trabalhar com html o HTMLTidy é uma ferramenta preciosa que você deveria conhecer, se é que já não conhece!

Quando você precisar editar aquele html gerado a partir de um arquivo Word ou por uma das ferramentas WYSIWYG que existem por ai, não hesite, use o HTMLTidy e veja a diferença. Ou mesmo que você escreva o html na raça o HTMLTidy te ajuda incluindo aquela tag que você sempre esquece, barras que estão faltando nas tags de fechamento e até identa o html se você pedir.

O HTMLTidy tem várias opções e para conhecê-las basta digitar tidy -help na linha de comando. O comando básico que vai atender a maioria dos casos é tidy -im arquivo.html .

Se você quiser é possível usar o HTMLTidy sem tê-lo instalado, basta ir para ao endereço http://cgi.w3.org/cgi-bin/tidy e experimentar !

Meld diff and merge tool

por Christian Reichel (christian.reichel@cei.sp.senac.br)

http://meld.sourceforge.net

O Meld é uma ferramenta visual que faz diff (2 ou 3 ways) entre arquivos, diretorios ou CVS. Uso bastante junto com CVS, e ele realmente é uma mão na roda pra os desenvolvedores. Recomendadissimo!

Prozilla

por Alexandre Arruda Paes (alepaes@ad2.com.br)

O Prozilla (http://prozilla.genesys.ro/index.php) é um programa semelhante ao FlashGet ou DAP do Windows, que quebra um arquivo em vários pedaços, acelerando seu download. O melhor de tudo(?): funciona em modo texto ! :)

Ele também aceita urls como ftp:// ou http:// e pode retomar downloads interrompidos. Há também do mesmo autor o ProzGUI, um porte gráfico do Prozilla.

Editor SciTE

por Cesar Kallas (opensrc@gmx.net)

http://www.scintilla.org/SciTE.html

Pessoal que programa e não curte muito ambientes de desenvolvimento e/ou possui uma máquina que não comporta algo parecido, pode se utilizar de editores como o SciTE. Eu pessoalmente uso e aprovo 100%, muito leve, e agrádavel para se programar. Mais? Sim, existe tanto para quem usa Windows e pra nossa galera do GNU/Linux.

XHDBench

por Luiz Antonio Cassetari Vieira Filho (luiz@altoriopreto.com.br)

http://juanisan.homeip.net/xhdbench/

O XHDBench é um programa em QT bastante útil para medir a taxa de transferencia dos dispositivos de armazenamento. Existe um mirror em http://ftp.kde.com/Computer_Devices/Storage/XHDBench/

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Aldrey Galindo () em 02/10 07:12


Adorei a documentação. Matéria super interessante, espero ver mais assim com exemples etc :). Parabéns ao Guaracy Monteiro, excelente trabalho.


» Jair () em 02/10 11:21

Uma coisa sobre qual ainda não achei informação, é como fazer para esses programas de download se comuniquem com o Mozilla, como o Getright faz com o IE. Alguém teria alguma url sobre isso?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.