Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software: Rdesktop

Notícia publicada por brain em setembro 29, 2003 12:21 PM | TrackBack


Depois do apelo de sexta-feira, recebi uma série de textos com descrições e sugestões de softwares para publicação aqui na coluna. Já dá para mantê-la por mais uma semana mesmo se o anamim cansar de mandar suas contribuições diárias ;-) Mas se você quiser contribuir, mande seu texto!

A sugestão de hoje é do Pierre Freire (pierrefreire@yahoo.com.br), e fala sobre o rdesktop, uma ferramenta que pode auxiliar em ambientes em que haja migração parcial para o Linux no desktop, mas algumas aplicações nativas do Windows precisam continuar sendo suportadas.

RDESKTOP

por Pierre Freire - Cuiabá (pierrefreire@yahoo.com.br)

"Nem só de pão vive o homem", uma frase biblíca famosa, mas nem só de Linux vive o mundo livre.

O Software Livre é hoje uma realidade, e a cada dia mais organizações estão migrando, mas o bom senso nos leva a deduzir que por melhor que seja o nosso amado Linux, o processo de mudança de uma plataforma tem que ser algo planejado de forma a não interferir no dia-dia da empresa. Existem hoje mihares de aplicações em VB, Delphi, Clipper e tantas outras usadas pelas empresas. As pessoas geralmente perguntam: "Irei mudar para Linux, muito bom, mas e as nossas aplicações do windows?"

Enquanto a migração do seu software para Windows não vem, uma maneira de resolver momentaneamente a situação é usar o RDESKTOP. (http://www.rdesktop.org). É um cliente do terminal services do Windows NT e 2000, que
roda no Linux.

Você teria o seguinte cenário na empresa, um servidor win-2000 com todos os aplicativos que você usa apenas em Windows. E a partir das estações Linux você acessa o servidor com o rdesktop e roda todos os softwares, vale lembrar que a velocidade de execução vai depender da capacidade do servidor.

O Terminal Services deve estar habilitado no servidor Win 2000, e como se trata de Microsoft as licenças de uso devem estar de acordo a política da empresa de Redmond. O cliente Rdesktop é livre, como a maioria dos aplicativos do Pinguim.

O uso em teste do Terminal Services é liberado por 90 dias, depois a licença expira.

Vale a pena conferir, se não como a solução definitiva, mas pelo menos enquanto a migração do software não vem.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Manoel Pinho () em 29/09 13:14

Estudei recentemente esta solução de rdesktop com servidores Windows e toda a problemática de licenciamento envolvida e estou passando aqui as conclusões a que cheguei:

O Terminal Service seria uma ótima solução para lidar com a dependência de alguns softwares para Windows se não fosse o esquema absurdamente caro para o licenciamento deste tipo de solução.

Uma coisa que pouca gente sabe é que, mesmo usando um cliente rdesktop no linux, É NECESSÁRIO adquirir uma licenta TS-CAL (licença de cliente TS) para este cliente. Outra coisa que as pessoas se enganam é achar que o Windows Server vem com 5 licenças de cliente. Na realidade, ele vem com 5 licenças CAL para acesso ao servidor, mas apenas para os serviços normais. Para usar o TS '
e preciso uma licença TS-CAL que deve ser adquirida SEPARADAMENTE.

Outra coisa: não basta apenas pagar a licença TS-CAL à M$. É preciso ter 1 licença do software que será executado no servidor para cada cliente que usará o servidor. P.ex., se vc for instalar um M$ Office no servidor TS para ser usado por 10 clientes na rede, será necessário comprar 10 licenças do M$ Office...

Outro problema: as licenças TS-CAL ficam associadas à máq. cliente que acessará o servidor TS. Assim, se vc tiver 50 máquinas na rede que irão acessar o servidor TS, será necesário adquiri 50 TS-CAL, mesmo que algumas delas usem raramente o serviço. Ou seja, a licença não é por conexões simultâneas, mas por cada cliente que for utilizar.

Isso tudo inviabiliza o custo deste tipo de solução quando se pensa em usá-la para rodar todos os softwares comerciais que os usuários estão (mal)acostumados. Quem pensa numa solução desse tipo para rodar o M$ Office em todas as máquinas está redondamente enganado... Use o OpenOffice, e de preferência num servidor linux.

Links oficiais da M$ sobre o licenciamento do TS:

http://www.microsoft.com/windows2000/server/howtobuy/pricing/terminal.asp

http://www.microsoft.com/windowsserver2003/howtobuy/licensing/ts2003.mspx


Uma dica: há um software comercial que transforma um Windows XP Professional em um servidor Terminal Service equivalente à solução da M$. O custo por cliente é aproximadamente igual ao custo de uma TS-CAL, mas a vantagem deste produto é que a licença é cobrada por SESSÕES SIMULTÂNEAS. Assim, numa rede de 50 máquinas, caso 9 máquinas no máximo acessem simultaneamente o serviço TS, basta adquirir 9 licenças. Além do mais, a licença de um Windows XP Professional é menos da metade do que a licença de um Windows 2000 Server ou 2003. Já existem também vários representantes nacionais desse produto. Para quem quiser saber mais:

http://www.thinsoftinc.com/products_winconserver_info.html

P.S.: No Windows 2003 parece que é possível licenciar o TS por usuário ou por máquina, mas de qualquer forma em redes grandes o custo é inviável.


» Zé do caixão () em 29/09 13:48

As licenças de TS podem ser transferidas de um dispositivo para outro, independentes da versão do windows.


» chimpa () em 29/09 16:08

Concordo com o Manoel Pinho - as licenças são de matar qualquer um. No entanto, as vezes é impossível adotar a solução Open Office (pelo menos por enquanto..por causa de clientes e fornecedores, por exemplo) e precisa-se adotar ambientes híbridos . Na empresa que trabalho a idéia foi configurar um servidor Linux que emula um windows 2000 server via VMware, que por sua vez, roda Terminal Service. Desta maneira, ferramentas como Office, SoDA, National Rose são acessíveis de diversas plataformas (solaris e linux utilizando o software em questão - rdesktop).
Segue abaixo um link pra um screenshot pra quem ficou curioso:
http://planeta.terra.com.br/lazer/ouch/fotos/screens/Term_Serv_VMware.jpg


» Manoel Pinho () em 29/09 16:39

Chimpa,

O link da foto não funciona.

Essa solução com vmware é interessante do ponto de vista técnico mas se quiser fazer tudo certinho, além de todas as licenças do Windows e dos programas envolvidos, será necessária também a aquisição do vmware, que não é barato...

Se for só por causa do M$ Office, creio que o melhor seria comprar o Crossover Office (www.codeweavers.com) e rodá-lo num servidor linux. Mas o uso concorrente do Office também necessitará de várias licenças do M$ Office (eu creio).

A verdade é que não há saída enquanto as pessoas não quiserem rever seus conceitos. O uso de "servidores de aplicações Windows" seria ótimo se não fosse essa problemática de licenças.

Por isso acabamos optando pela aquisição do WinConnect XP, que pelo menos permite a aquisição de um numero menor de licenças, somente aquelas que serão usadas de forma concorrente (menor do que o total de máquinas na rede). Assim, têm-se uma solução provisória e intermediária, enquanto não surgem alternativas livres viáveis.


» Guto () em 29/09 17:27

Manoel

Também estive estudando o licentiamento do TS e me parece que quando o cliente roda windows 2000 pro ou xp ele já possui uma licença de TS-CAL. Você teria que comprar apenas para os clientes 9x. Isso foi o que eu entendi dessa confusão toda de licenciamento da m$.


» Manoel Pinho () em 29/09 17:35

Guto,

Esse negócio de licença TS-CAL embutida realmente existiu, mas só para uma determinada série de Windows 2000 Professional. Depois de um tempo isso foi revogado e já não valia mais para o XP Professional, seu sucessor.

E detalhe: no Windows 2003 ( o sucessor do 2000 Server) essas licenças embutidas também não valem, ou seja, qualquer Windows. Linux ou outro S.O. na sua rede terá que pagar a TS-CAL.

E o esquema de licençiamento deles é tão confuso que nem os revendedores M$ sabem lhe informar direito. Eu tive que ler muitos sites e me informar com MCSEs que trabalham com isso o tempo todo.


» Guto () em 29/09 17:53

Valeu Manoel !!

Vou dar a péssima notícia pro meu gerente :-P .... eu também estava que nem barata tonta pra tentar entender isso pois vou precisar implementar um servidor Citrix e tava pesquisando isso.

Valeu pelo help !!


» zé do caixão () em 29/09 18:18

Manoel Pinho, você está errado. Realmente o win 2000 e XP professional já vem com uma TSCAL junto.


» Manoel Pinho () em 29/09 18:43

Zé do caixão,

Eu me enganei realmente quanto ao XP Professional mas existe sim uma determinada data a partir do qual esse TS-CAL embutida não vale mais, pelo menos para o Win2003 (não sei se vale para o Win2k comprado depois do lançamento do Win2003...). É tão confusa essa questão de licenciamento TS que a gente se engana quando fala de cabeça. Veja

http://www.microsoft.com/windowsserver2003/howtobuy/licensing/tscaltransfaq.mspx

"Every Windows XP Professional desktop license owned as of April 24, 2003 (the public launch of Windows Server 2003), is eligible for a complimentary Windows Server 2003 TS CAL. One of the following scenarios will apply:

* If customers have either platform or operating system component Enterprise Agreements (EAs), Upgrade Advantage (UA), or Software Assurance (SA) coverage for their Windows desktop computers, then they can receive a Windows Server 2003 TS CAL, plus SA coverage on that TS CAL for each covered desktop (owned as of April 24, 2003).
* If customers own Windows XP Professional licenses, without upgrade rights—in other words, no EA, UA, or SA—then they can receive a Windows Server 2003 TS CAL for each licensed desktop owned as of April 24, 2003, but will not receive upgrade rights on the TS CAL."


» Manoel Pinho () em 29/09 18:49

Ah, esqueci. Notem que isso significa que esse TS-CAL embutido nas versões professional deixou de valer para novas aquisições, o que onera ainda mais quem adota um servidor TS, já que terá (hoje) que adquirir uma TS-CAL para cada estação Windows que quiser acessar um TS baseado em Win2003.

Ou seja, a M$ oferece o TS mas busca desestimular a sua utilização fazendo com que o custo total de licenças iguale ou ultrapasse o de uma rede totalmente de Windows com os softwares instalados em cada máquina... Segundo a própria M$, o TS é útil apenas para quem quer reduzir o (famoso) TCO ao centralizar a administração em um único servidor, não para economizar licenças :-(


» Pierre Freire () em 29/09 19:26

Olá amigos,

O licenciamento do Terminal Services é um pouco confuso mesmo, está solução foi implantada em um cliente e liguei várias vezes para a Microsoft.
Vou tentar reproduzir as informaçães que recebi.
Vamos imaginar o seguinte cenário:
Uma rede com 5 usuarios.
** CASO 1 ***
Tenho um Servidor Win-2003 e neste servidor tenho instalado um programa de contabilidade, folha de pagamento.
Neste caso, poderia adquirir as licenças por usuario, licenças de TS já bastariam e no caso a forma de licenciamento do fornecedor do software de contabilidade. Vamos imaginar que o software de contabilidade tem acesso irrestrito a quantidade de usuarios. Nesta opção eu teria que adquirir a quantidade de licenças de TS que desejo para que acessem o servidor, no meu caso 5 licenças. O preço pesquisado na Microsoft foi de R$ 255,00 por licença. Quais os beneficios neste caso? Eu economizaria a estação que seria o Linux este valor ficaria abaixo de uma licença do Windows.

** CASO 2 **
No servidor tenho o MS-OFFICE instalado, neste caso, eu deveria ter a quantidade de licenças que quero usar, no meu caso 5 licenças do MS-OFFICE e 5 licenças do TS - Terminal Services. Não seria a solução ideal, o que seria interessante? Mais uma vez você não seria obrigado a ter uma estação WINDOWS, poderia acessar do Linux, o valor da Estação seria de R$ 255,00.

OBSERVAÇÃO: A Conectiva prestava uma acessoria em relação a este serviço há tempos atrás(Não sei se ainda prestam a acessoria) eles chamavam a solução de Software Legado.
Enfim, o rdesktop pode ser uma solução a depender da necessidade do software a ser utilizado, pois viabiliza pelo menos o "licenciamento" da Estação a um preço mais barato. Pesquisei estas informações em vários fornecedores da Microsoft na época que estva interessado em implanta-la em um cliente.

Um abraço a todos.

Pierre Freire - Cuiabá


» zé do caixão () em 29/09 19:44

Eu entendi diferente. Me parace que os windows XP comprados depois de abril tem direito a um TSCAL 2003, e os anteriores somente a TSCAL de 2000 server.


» Manoel Pinho () em 29/09 20:20

Zé do caixão,

Eu entendi que quem comprou o XP Professional ANTES de abril de 2003 estarão aptos a receber uma licença complementar (adicional) de TS-CAL para Windows 2003. Deve ser uma espécie de direito adquirido para quem já tinha esse direito.

Mas quem compra o XP Professional HOJE com certeza não tem mais direito a uma TS-CAL para o Win2003...

Estão vendo como é confuso e dá margem a interpretações diferentes ? Nem ELES entendem... Quero ver essa lenga-lenga toda numa batida da ABES...


» zé do caixão () em 29/09 21:39

Retirado do FAQ do TS:
http://www.microsoft.com/windows2000/server/howtobuy/pricing/tsfaq.asp

Q. Do Windows XP and Windows 2000 Professional have built-in Terminal Services CALs?

A. No, Microsoft's desktop operating system products (including Windows XP and Windows 2000 Professional) do not have a "built-in" Terminal Services CAL. Rather, the Windows 2000 server issues machines running Windows 2000/XP Professional with a “free” Terminal Services CAL from its built-in pool (and its use is permitted under the Windows 2000 Server EULA). Windows XP Professional is a successor to Windows 2000 Professional, and as a result does not need a Terminal Services CAL to access a Windows 2000 Server running Terminal Services. However, Windows XP Home Edition is not a successor to Windows 2000 Professional (rather, it is a successor to Windows Millennium Edition) and therefore does require a Terminal Services CAL in order to access Windows 2000 Terminal Services.

Em resumo, diz que você pode usar windows 2000 e XP professional sem ter que adquirir uma licença extra de TS, com o windows 2000 server.


» Manoel Pinho () em 29/09 22:29

OK Zé do caixão,

Entendi agora (boa !), mas note que a regra não vale para o Windows 2003.

A conclusão que tiro é que para o WinXP Prof. comprado até abril de 2003 vc deverá solicitar uma licença TS_CAL extra para que seja utilizada com o servidor Win2003 (plano de transicão), conforme

http://www.microsoft.com/windowsserver2003/howtobuy/licensing/overview.mspx#transition

Agora, o licenciamento que vale para o Win2003 está em

http://www.microsoft.com/windowsserver2003/techinfo/overview/termservlic.mspx

(em formato .doc, argh !)


» Juan Carlos Castro y Castro () em 30/09 11:46

Já que o protocolo rdesktop é aberto, será que não existe algum projeto para criar um servidor rdesktop livre, para Windows?


» Manoel Pinho () em 30/09 13:06

Juan,

O protocolo RDP parece ser bem documentado, mas não as profundas modificações que são necessárias ao NT para que ele funcione como um servidor TS.

Essas modificações, pelo que li, foram criadas pela empresa Citrix e a M$ adquiriu os direitos sobre uma versão reduzida para incorporar no Win2k Server (ou no NT 4 Server TS Edition, não tenho certeza).

Como o NT é uma caixa-preta, provavelmente nunca iremos ver uma implementação livre do RDP para Windows...


» osmar () em 23/11 15:10

Alguém conhece esta opção: www.netraverse.com ??
Parece interessante. Um Terminal Server para Linux.


» Marcos Rocha () em 24/11 17:09

Pessoal,

Alguém já testou o Open Office sobe TS? Funciona legal? Tks.


» Thomas () em 24/11 17:39

Eu já utilizei e não tive problemas.
A manha é instalar chamando o instalador com o parâmetro "-net" Ex: "setup -net".
Desta forma, quando cada usuário for executar o OpenOffice pela primeira vez é feita uma instalação dos arquivos de configuração do usuário. Coisa de 4MB apenas.
Se não for feita esta instalação dá um monte de problemas.


» Guilherme Felix () em 04/12 19:12

Tendo um Windows 2000 server com terminal server, e todas as maquinas clientes com windows 2000 professional eu consigo trabalhar sem precisar compra licensas TS-Call ??


» Andreas Kiefer () em 12/12 14:51

Pessoal,
tenho um software que só roda em windows. Testei o rdesktop conectando ao winXP, funcionou. Apenas uma dúvida, o winXP vem com apenas uma liçensa TS-CAL? Pois tentei conectar através de 2 rdesktop, dois usuários distintos, e o winXP disconecta um deles, ou seja, apenas 1 pode usar o TS. Está certo isso? Então pra que funcione com mais de 1 usuário preciso de novas liçensas TS-CAL ou então do WinConnect (ou coisa parecida)?
Obrigado.


» marcos aurelio () em 19/03 08:13

gostaria de adquirir a licença do xp profissional e o office
como faço para entrar em contato


» Alex () em 29/06 16:45

Na minha empresa temos 10 liencas de delphi mas os computadores já estão em final de vida.
Como possuimos um WTS2003(Windows Terminal server 2003 com 25 licencas(15 delas estão disponíveis) gostaria de saber se alguem já usou o delphi em terminal server. Estava pensando em migrar as estações locais(todas K6-2 500) com boot linux.

1 servidor Athlon XP 2400+ HD SCSI 10k RPM, 2gb DDR, 2 NIC 3com uma para rede e outra para o TS

Pelo performance monitor a CPU não passa de 10-15% de uso e a memória está 85% disponível.

Testei em um Athlon 1900+ com 1GB DDR e HD 80 IDE 7200 RPM o delphi 7, funcionou tudo bem... mas não sei dizer se o delphi vai ser estável... está tudo em testes ainda! se alguem tiver alguma consideração ou souber de algo, gostaria de sair do piloto e por em prática... vou economizar R$ 36 mil hardware (isso já paga o windows e a manutencao dos equipamentos por 5 anos)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.