Notícia publicada por brain em setembro 26, 2003 12:35 PM | TrackBack
A coluna Software de hoje traz uma sugestão essencial: o BitTorrent, software P2P que vem sido aplicado para uma série de propósitos mais sérios e legítimos que a média de seus pares - inclusive a disponibilização oficial das mais recentes distribuições de Linux. Confira o texto do Anamim sobre esta ferramenta.
Outra aplicação interessante para esta última coluna da semana é o TVTime, programa que permite aos possuidores de placas de sintonia de TV assistirem aos seus programas favoritos com alguns recursos que os tradicionais xawtv e kwintv não oferecem. Também dá para jogar videogame em uma janela do computador sem emulação - basta ter o videogame e conectá-lo à placa ;-) A análise do TVTime fica por conta do Newsforge.
De contrapeso, dois anúncios de lançamento: saiu a versão 4 do gerenciador de janelas leve XFce. O site oficial está sofrendo com o tráfego excessivo, mas vale a pena conferir esta alternativa para poupar recursos de seu computador (ou rodar confortavelmente em PCs mais antigos).
O Paulo Zambon (pzambon@astornet.com.br) e o Fernando Tauscheck (tauscheck@ufpr.br) também avisaram sobre a disponibilidade da prévia RC5 do OpenOffice, com mais correções rumo ao lançamento da versão definitiva.
Aliás, eu notei que muitos usuários pediam por esta coluna de software diária e garantiam que nunca iriam faltar contribuições para ela, mas já faz algum tempo que só o Anamim manda sugestões diárias. Se você achar que está na hora de rever os seus conceitos, mande seu texto! Não vale mandar só o link para o programa, tem que descrever também ;-)
BitTorrent
por Anamim
http://bitconjurer.org/BitTorrent/index.html
BitTorrent é um programa para copiar arquivos de uma máquina para outra. Um P2P em que enquanto um cliente copia um arquivo ele passa a servir também de mirror, compartilhando as partes do arquivo que ele já baixou com outros usuários. Quanto mais pessoas copiando mais rápido será o download! O programa desenvolvido em Python, roda no Linux, Windows e Mac OS X e é capaz de reiniciar um download a partir do ponto em que parou, verifica a integridade do arquivo baixado, e só compartilha o arquivo do seu HD que está sendo copiado, nada mais.
Por ser open-source é livre de spywares e outras coisas do gênero. Se você quiser mais informações leia o artigo do Carlos Morimoto, sempre ele, que tem dicas de instalação, uso, etc.
Eu me incluo, entre as pessoas que se dispuseram a ajudar,. Infelizmente vou ter que reduzir as contribuições pois estou trabalhando na tradução de alguns artigos do Mozilla/Firebird/Thunderbird. Sempre que puder mando uma sugetão, valeu Anamim por não deixar a bola cair. A coluna é muito útil e não gostaria que ela terminasse.
Só para ficar claro, não estou censurando ninguém por contribuir pouco - afinal, ninguém é obrigado a ser voluntário. Estou só pedindo que contribuam mais, porque acho importante esta participação da comunidade :-)
Se ninguém mais mandar contribuição, e se até o anamim desistisse de mandar seu texto diário, o site continuaria numa boa sem a coluna software. Mas ela foi criada porque vocês mesmos pediram, e discutiram comigo dizendo que sempre mandariam conteúdo, etc, tanto que eu até deveria criar uma nova área específica para isso ;-)
Eu gosto da coluna e espero sempre ter conteúdo produzido pela comunidade para mantê-la.
Escrevi, escrevi, e não disse o principal: gbitten, a minha política é agradecer a quem contribui, e eventualmente convidar quem queira contribuir mais. Não é reclamar de quem tem outras atividades não pode contribuir tanto quanto gostaria.
Portanto, obrigado pelas vezes que você contribuiu, e espero que possa continuar a fazê-lo no futuro!
Olá Augusto,
Acho legal a participação da Comunidade, isto estimula a troca de informações e fortifica o espirito solidário do software livre.
Mandei uma contribuição que estava guardada há meses aqui comigo.
Um abraço.
Pierre - Cuiabá
Uma boa fonte de "torrents" para o bittorrent é este sítio que volta e meia sai do ar ou fica lento, mas tem um zilhão de espelhos: http://suprnova.org e lista de espelhos em http://www.lickmytaint.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=1093. Em especial, vale a pena dar uma olhada na seção 'miscelânea', em que de vez em quando saem coisas sobre GNU/Linux.
Disclaimer: não se esqueçam de ver se, no caso de obras com copyright, vocês tem o direito de adquirir uma cópia sem pagar (por exemplo, se você tem o DVD de um filme mas gostaria de pegar no formato DivX). Caso contrário você poderá estar cometendo uma infração.
Eu estou me iniciando no mundo Linux. Mas assim que conseguir "pegar o jeito da coisa", mandarei sim minha contribuição.
onde posso mandar um comentario sobre um programa? no link "Sugira uma notícia"?
Eh ,mas a galera do windows tbm precisa usar o bittorrent e parar de usar o edk!!
Nao podemos negar q eles tem muitos arquivos bons pra compartilhar!!
E pra eles eu recomendo shareaza www.shareaza.com
Augusto,
Gostaria de sugerir que em cada notícia fosse analisado apenas um programa.
Acho que as matérias devem ter foco.
Pessoal, como é o mecanismo de busca de arquivos bittorrent? Existe algo mais centralizado/eficiente que o onisciente google?
puta merda.. essa da infração foi foda...
só podia ter vindo do patola mesmo
Douglas Augusto, não existe busca. Você tem que se virar com sites como o suprnova.
> Douglas Augusto, não existe busca. Você tem que se virar com sites como o suprnova.
Existe alguma limitação técnica/protocolo para se criar um mecanismo de busca? IMHO um sistema desses ajudaria a difundir o bittorrent, o tornaria bem prático e amplo.
Bom, digamos que ele não foi projetado para ser um sistema de P2P como o napster ou kazaa. Ele foi projetado simplesmente pra fazer downloads. Se você quiser, pode pesquisar no protocolo - http://bitconjurer.org/BitTorrent/protocol.html - pra ver se existe algo assim. Mas basicamente, a questão se enquadra em que o bittorrent é muito parecido com o download direto de um arquivo, e para isso não há busca que o valha. Você não tem nada de mecanismo de indexação especificado ou implementado. Não há nada como uma rede a que você se conecte ou um servidor central que lhe passe arquivos disponíveis.
A descrição dessa característica do protocolo inclusive foi colocada na o'reilly networks - http://www.oreillynet.com/cs/user/view/cs_msg/19473 - e ele chega a falar até que é FUD você apontar isso como um "problema" do bittorrent.
Joselito, já testou o xmule? Ele funciona bem? Ainda uso o emule no win só por causa da sharereactor que é um puta site! [ ]´s
O xmule ? É excelente ! Uso no linux freqüentemente. Caso use o CL 9 pegue na minha página rpms para ele.
Ainda não perdi a esperança de ver o tutorial do
lopster que o Patola estava preparando para publicar aqui.
abraços!
Uso o RH9, mas vou testar ele então! Só me tira uma dúvida Pinho, ele captura os cliques do sharereactor? [ ]´s
Neto Mussauer,
Capturar links do sharereactor ele não faz não, mas ele possui uma caixa de texto com um botão justamente para introduzir links e2dk (os links do edonkey, que aparecem no sharereactor, pootz.org e outros sites de busca de arquivos emule/edonkey).
Assim, basta copiar o link no browser e colar na caixa de texto que falei.
Outra coisa: o xmule é multiplataforma e funciona até no Ruindows (para quem não se livrou das drogas ainda :-) ).
Na verdade o xMule pode capturar links ed2k:// do browser sim. Dentro do tarball do eMule existe um arquivo chamado ED2K-Links.HOWTO que dá instruções para fazer com que ele capture os links de vários browsers (Konqueror, Mozilla, etc). Eu segui as instruções para o Opera 7.11 e funciona perfeitamente; é só clicar e ele começa a pegar na hora :)
Valew galera, vou testar! Essa é a última fronteira pra detonar de vez o Rwin daqui! Já rodo Jedi Academy no Pinguim mesmo hehehehe! [ ]´s
Medur,
Valeu pela dica. Eu realmente não sabia disso. Mas eu acabei de seguir o ED2K-Links.HOWTO e não funcionou no mozilla. Creio que o protozilla para mozilla versão 1.2.1 (a última versão) não funciona no mozilla 1.4 que estou usando.
Que misterio tem em instalar o lopster ? Acho que até retardados conseguem fazer isso...
Manuel, provavelmente há um jeito de fazer isso tudo funcionar... não uso Mozilla, então realmente não sei. Mas acho que se você procurar nos fóruns do xMule.org, no Google e principalmente no canal do xMule, vai achar uma resposta com facilidade. :>
Aqui vai um site que contem muitos links pra "torrents".
Tem um ate pro Patola ( www.gay-torrents.com )
O link eh esse:
http://patricks.no-ip.com:8080/bt.htm
cszf, tá difícil, cara, mas os screenshots para o tutorial já tá pronto: http://planeta.terra.com.br/informatica/patola/figuras.zip - eu ia fazer esse final de semana mas minha vida está muito complicada.
rai, o problema não é instalar o lopster, é usá-lo do melhor jeito. Ele tem algumas manhas e truques.
Bom-site, obrigado pela sugestão do http://www.gay-torrents.com . Tenho realmente vários amigos homossexuais que poderão desfrutar do sítio. Sua gozação acabou sendo útil.
alguem sabe onde encontro um tutorial sobre como usar o bittorrent, em particular o azureus(um cliente grafico)?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.