Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software: afick e Damn Small Linux

Notícia publicada por brain em setembro 25, 2003 12:54 AM | TrackBack


A coluna Software de hoje traz uma contribuição do anamim e uma minha. O anamim sugere o afick, um sistema que verifica a integridade dos sistemas de arquivo e gera relatórios do que surgiu, sumiu ou mudou. Sim, é parecido com diversas outras ferramentas neste mesmo estilo, mas este é todo feito em Perl e deve ser bem fácil de instalar e configurar.

E eu sugeri o Damn Small Linux, mais uma distribuição bootável diretamente do CD, que tem como diferencial ser realmente pequena e mesmo assim oferecer um desktop amigável. Ela ocupa menos de 50MB e pode ser gravada até naqueles mini-CDs em formato de cartão de crédito.

Ultimamente venho tentando instalá-lo em um Memory Key USB, mas até agora não consegui convencer as BIOS que usei a dar boot pela USB. Documentação não falta, mas aparentemente os fabricantes de hardware gostam de ter vários padrões para escolher qual deles desrespeitar ;-) Quando eu conseguir, escrevo um tutorial pra vocês...

afick - another file integrity checker

por anamim

http://afick.sourceforge.net/

afick é um script Perl que identifica mudanças no seu disco. Ele funciona criando um banco de dados com uma imagem de partes do seu sistema definidas num arquivo de configuração, e depois ao rodar o script novamente, qualquer modificação, arquivos adicionados, modificados ou excluídos, será detectada.
É um script interessante que pode ajudar no controle do que é gravado no seu disco após uma instalação/remoção e mesmo na identificação de "visitantes" indesejados, como trojans e vírus. O

O afick foi inspirado no AIDE e provavelmente irá rodar em qualquer computador com uma instalação Perl que inclua o módulo SDBM.

Damn Small Linux

por Augusto Campos

http://www.damnsmalllinux.org/

O Damn Small Linux é um CD bootável que já apareceu aqui no Linux in Brazil antes (embora não na coluna software), mas o lançamento da versão 0.4.8 mereceu minha atenção por incluir o script de inicialização "toram", que faz o que o nome indica: copia o sistema integralmente para a memória RAM, liberando o CD para outros usos e tornando o sistema absurdamente rápido. E como o Damn Small Linux é realmente pequeno (menos de 50MB - cabe naqueles CDs em forma de cartão de crédito), ainda sobra bastante memória para usos normais.

O foco desta distribuição é o uso no desktop, e ela inclui muitos aplicativos interessantes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ricardo Rabelo Mota () em 25/09 18:56

Bom, acho que vale a pena informar que é baseado no Knoppix, como o Kurumin, o Miolux, dentre outros. Basta visitar a página para ver. Ainda assim, fico com o Kurumin, que se preocupa verdadeiramente com o usuário final, uma vez que muitos possuem os tais softwares modems.


» George Kihoma () em 03/10 17:52

Testei o Kurumin desde sua versão RC-04 que aliás foi minha segunda experinência com o Linux. A primeira foi o Knoppix aduiquirido junto ao Morimoto via correio. Tenho testado diversas distros buscando diversos parâmetros como: tempo de boot, facilidade de instalação, melhor interface gráfica, menor espaço ocupado no HD, diversidade de aplicativos que venham com distro, etc. Impressionante o trabalho do Morimoto com o Kurumin embora ainda não tenha testado o Damn Linux (a iso que baixei estava corrompida) mas espero testá-lo em breve. De tudo que usei até agora eu pessoalmente prefiro o Knoppix por diversas razões. Mas essa facilidade de transporte do DamnSmall me atrai muito. Como o Byzantine só que muito mais completo. Enfim, se no SO do Bill você escolhe os aplicativos que mais se adequam ao seu uso com o Linux nós temos um horizonte mais abrangente: escolher a distro que mais se adequa às nossas necessidades. No meu caso, Knoppix no desktop e, quem sabe o DamnSmall quando for usar o PC de algum amigo.


» Paulo Suassuna () em 29/11 15:25

Estou en contato pela primeira vez com o Damn Small Linux e estou achando o programa muito bom pela sua velocidade, mas estou temdo muitas dificudades pelo fato de ser todo em inglês, eu gostaria de adiquirir um manual de instruções, em português. se alguêm souber onde encontralo na net por favor me informem, aceito também dicas ou qualquer informação sobre o assunto, grato
Paulo suassuna


» Paulo Suassuna () em 29/11 15:30

Estou en contato pela primeira vez com o Damn Small Linux e estou achando o programa muito bom pela sua velocidade, mas estou temdo muitas dificudades pelo fato de ser todo em inglês, eu gostaria de adiquirir um manual de instruções, em português. se alguêm souber onde encontralo na net por favor me informem, aceito também dicas ou qualquer informação sobre o assunto, grato
Paulo suassuna


» Nilson Galetto |-SLaSh-| () em 29/12 00:16

Estou testando várias distros linux e gostei do Damn Small Linux principalmente pela sua velocidade e por possuir aplicativos úteis, só acho que ele poderia ter um súporte + fácil para instalação em uma ext3 para ser usado em pcs + antigos porque se tem eu ainda ñ achei(se alguém souber me avisa) !!!


» Fabio () em 27/06 06:51

C alguém souber instalar o damn small linux me envie um e-mail porfavor......fabiofsk8@bol.com.br...obrigado


» Rob Gomez () em 31/10 21:01

Eu tô começando no Linux e me interessei pessoalmente pela distribuição Damn Small Linux, tõ adquirindo esta e peço a ajuda de todos para poder dar suporte em instalação de programas como o Blender(3D), Guimp... Alguem sabe de algum tutorial ou o manual desta distribuicao??


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.