Notícia publicada por brain em setembro 18, 2003 12:16 PM
| TrackBack
toledo (toledo@core-dumped.org) disse: " Slackpkg: um ótimo, simples e melhor de tudo, sem depêndencias, up-to-date para o Slackware feito pelo brasileiro PiterPunk ganha sua vaga no /extra do Slack. A mensagem no
A mensagem em inglês do Patrick Volkerding mostra que não foi fácil convencê-lo a adicionar este pacote, e deixa claro um pouco da filosofia por trás desta distribuição quando ele diz que não é um grande fã do tratamento automatizado de dependências.
Quem quiser mais detalhes sobre o slackpkg tá ai o link
www.linuxbsd.com.br
[]'s
Parabens Piter!!!
Cara instalei na minha maquina e achei a ferramenta simplesmente fantastica, assim como o a filosofia do slack - Simples e funcional!!!
por mim tinha que vir era na arvore principal, já no primeiro disco...
Dependencias so sabem encher o saco.
usei slackware durante algum tempo... na época ñ tinham pacotes /p tdo que eu queria e eu tinha q acabar compilando alguma coisa extra... na compilação sempre apareciam algumas dependencias..
se for instalar alguma coisa sem entrar na pagina do programa pra ver as dependencias, a falta de dependencias pode ser um saco...
Cara, a distro num tem gerenciamento de pacotes, tudo que instala e um tal de .tgz, qual vantagem de usar uma distro onde o desenvolvedor dela, diz não gostar de tratamentos automaticos de dependências, vamos nos matar e tentando descubrir qual lib ele precisa para ser compilado!
Abaixo Slack... Viva o RPM o DEB...
flame wars, yes, yes...
Vamos ver se a dependência é um saco...
é simples insttale o Slack-9.1 completo só com o CD1
abra a Gnumeric e tente inserir um gráfico na planilha.
e depois me diga o resultado ,e se você resolveu me diga como ...pois isto é uma coisa banal.
É uma ferramenta interessante, mas vamos ser sinceros, eu particularmente prefiro baixar o source e compilar o aplicativo bonitinho ;).Acho que deve ser por isso que o Patrick não é muito fã de uma ferramenta que atualize e instale aplicativos automaticamente, foge ao padrão de gosto de usuários do slackware.
Tem um bom artigo sobre o slackpkg em
http://www.linuxnarede.org/tutoriais/post//fullnews.php?id=7
t+ galera
Eu gosto de ter ferramentas que apontem e resolvam dependências automaticamente para mim, e que ofereçam escalabilidade para as minhas tarefas administrativas.
Mas gosto também de saber resolver os problemas quando a ferramenta automatizada não dá conta.
Acho que há lugar para pessoas que preferem viver sem ferramentas automatizadas de administração de pacotes, e para pessoas que preferem viver com elas. Pra que discutir isso? Cada um sabe onde o sapato lhe aperta.
O gentoo não consegue juntar as duas filosofias em uma dist só.
Por que o Patrick não pode fazer o mesmo?
Isso que dá quando a distribuição é controlada por só uma pessoa!
Alto lá, jovem mancebo. A maioria dos projetos bem sucedidos possui uma forte liderança de um ou poucos indivíduos. GNU/Linux é um exemplo: o Linus diz 'entra' ou 'não entra'. Tem os mantenedores das outras séries que mantém suas próprias árvores do kernel, mas, na dele, quem apita é só o dito cujo.
É isso.
Leia DISTRIBUIÇÃO!!!
Não sou mancebo.
Mancebo significa rapaz... Lewis vc não eh homem?
Eu conheci o slackpkg no site do Drusian (LINUXBSD), ele escreveu um artigo a bastente tempo atraz, creio que um dos primeiros da Net.. Prá quem leva slackware a serio, vale a pena conferir o material:
http://www.linuxbsd.com.br/phpLinuxBSD/modules/artigos_tecnicos/aptget_do_slackware.htm
Hmmm... Slackware 9.1? Acho que o GnomeUser está
falando do 9. O 9.1 está em beta, e o layout dos
CDs ainda não foi decidido.
Para rodar o Gnumeric (que faz parte do gnome),
vc precisa de pacotes da série A (Base do Sistema), GNOME (duh!), X (XFree) e L (que na descrição menciona serem bibliotecas necessárias para o uso do KDE e GNOME).
Sobre convencer o Patrick, sim, foi muito difícil convencê-lo. Mas um dos pontos que realmente contou a favor do slackpkg foi o fato de não tentar fazer resolução de dependencias.
Sinceramente, minhas experiências com dependências são todas péssimas. Para quem gosta de resolução de dependências e quer usar slackware, existe o swaret que faz isso. Para quem prefere um slackware mais KISS, existe o slackpkg.
(e para quem não gosta de slackware tem mais um zilhão de distros por aí)
Desta vez nao existe critica,porque gostei da ideia piter punk, sempre gostei de instalar via manual(descompactar o tarball e chutar as fontes)e o pkg na minha opiniao sempre escondeu algo, acho que faltava qualquer coisa que acho tu fizeste(ainda nao testei).
Tambem concordo o Piter, e aproveitando: Ja tem gnome 2.4 para slackware, entra no www.linuxdicas.com.br que tem um link la. T+
Pra quem gosta de tudo automático use o debian ué, não precisa encher o saco de quem usa slackware. Cada um na sua, mas com alguma coisa em comum. Gnu/Linux , questão de bom senso!
Hmmm... Slackware 9.1? Acho que o GnomeUser está
falando do 9. O 9.1 está em beta, e o layout dos
CDs ainda não foi decidido.
Para rodar o Gnumeric (que faz parte do gnome),
vc precisa de pacotes da série A (Base do Sistema), GNOME (duh!), X (XFree) e L (que na descrição menciona serem bibliotecas necessárias para o uso do KDE e GNOME).
Hahah errar a versão é normal foi só um número, já que no slackware isso não faz diferença né...
Sim piter legal você parece ser um cara bem esperto em relação ao gnome...só tem um porém é praticamente impossível inserir o Gráfico na Gnumeric ele até tenta , só que sem Guppi ele crasha...capitô ?
Acho que o mais interessante em relação ao Linux, é ter vários sabores, cada um com suas características, gerenciadores de pacotes com dependências ou não, e ainda assim, continuar a ser Linux :-)
Já usei Mandrake, RedHat, SuSE, Debian e hoje, tenho utilizado Slackware no meu notebook e nos servidores da minha empresa ( eu particularmente gosto de saber o quê está sendo instalado e otimizar para a plataforma que está sendo utilizada, seja pensando em performance, segurança, ou mesmo espaço utilizado ), mas nada como já ter os pacotes prontos, com dependências resolvidas, para uma instalação rápida e sem preocupações, utilizando pacotes .DEB ou .RPM, assim como o gerenciamento de pacotes pode ser uma faca de dois legumes, alguém já teve o banco de dados RPM corrompido, a ponto de ser impossível sua restauração e resolução de dependências?? No dia-a-dia, tenho de saber me virar com qualquer uma destas ( aparece de tudo ). Mas independentemente do sabor, no fundo no fundo, todas continuam sendo bem Linux. :-), tenho minha distro favorita ( Slack, porquê mais simples é impossível ), mas gosto de trabalhar com todas elas.
por essas e outras q uso gentoo.. me junta o melhor da debian e do slackware.. e ainda posso configurar as dependencias adicionais... ontem mesmo queria instalar o mplayer sem suporte ao servidor de som do kde.. simples.. USE="-arts" emerge mplayer.. se eu tivesse no slack e pegasse um pacote pre-compilado do mplayer /c suporte ao arts, e ñ tivesse /c ele instalado poderia dar umas panes...por outro lado se eu pegasse o fonte e compilasse no slack, ñ teria esse problema.. mas se é pra compilar prefiro o gentoo que ja automatiza todo o processo /p mim.. já sei que pra compilar geralmente roda um ./configure make make install.. o gentoo faz tudo isso pra mim, e ainda cria um sistema pra remover o prog depois.. no slackware pra remover eu precisaria compilar e criar um pacote.. além de procurar os fontes do prog..
e particularmente.. o sistema de dependencias do redhat na epoca q eu usei era um saco.. me fazia instalar coisas q eu ñ queria..
Para o swaret existe um front-end em
http://freshmeat.net/projects/gswaret/
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.