Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

MS faz "upgrade" forçado para usuários que instalaram Linux

Notícia publicada por brain em setembro 17, 2003 12:04 PM | TrackBack


Carlos Wagner (cwagner@proinfo.ma.gov.br) disse: "Parece que a MS está desesperada. Não quer deixar ninguém usar o Linux, muito menos em seu console, o XBox. Veja a frustração de um proprietário do XBox ao ver o seu console ser 'atualizado' pela MS. Aí vai um trecho: 'Hoje, por erro, eu selecionei o item de menu 'XBOX LIVE' de novo, e fui surpreendido por uma tela que dizia 'Xbox live está atualizando seu sistema. Por favor não desligue seu console.' - eu não pedi à Microsoft para fazer nenhuma atualização, já que eu estava muito contente com meu Xbox do jeito que estava, e não houve nenhuma tela de aviso de nenhum tipo, ele simplesmente começou a fazer o update no momento em que selecionei 'XBOX LIVE'"

Não sei se a MS está desesperada como o Carlos afirma, mas será que a empresa tem o direito de fazer updates automáticos não solicitados visando remover software que não é dela instalado no console dos usuários? Eu não sei, mas certamente parece uma prática questionável do ponto de vista do direito do consumidor. Fica o alerta.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» jcarlos () em 17/09 17:24

talvez essas atualizações automatica sem confirmação estejam em alguma clausula de algum contrato obscuro da M$..


» Tiago Cruz () em 17/09 17:26

Na EULA de atualização do Media Player 7 (eu acho) e do SP3 do 2k tem uma parte que fala que eles podem deletar/ atualizar sem que voce reclame... e sem que voce saiba :-/


» Augusto Campos () em 17/09 17:28

sim, talvez


» Lewis () em 17/09 19:02

Que resposta Ambígua Augusto.


» Manoel Pinho () em 17/09 19:11

E os usuários de windows que se preparem para o futuro. A M$ vai começar a aplicar patches e remover vírus remotamente nas máquinas para diminuir a má-fama em segurança que tem.

Num futuro mais distante, com o tal Paladium em hardware, eles começarão apagando mp3s e arquivos multimídia não autorizados e programas piratas.

Como a justiça americana come na mão da M$, eles agirão cada vez mais como Big Brothers.


» Popolus () em 17/09 22:34

Quer usar o Linux? Compre um micro. Quer jogar? Compre um videogame. Tens algo contra a Microsoft? Compre um Playstation 2. Que aliás possui um kit para uso do Linux.

Que discussão mais besta sô! O XBOX é para jogar.


» x () em 17/09 22:37

A Microsoft pode fazer o que bem entender na terra dela, onde contratos valem mais do que as leis.

Mas aqui no Brasil as licenças de software estão sujeitas ao código de defesa do consumidor.

A Microsoft pode ser processada por isso.


» Augusto Campos () em 17/09 23:32

Ué Lewis, eu só concordei com o cara :) Não sei como é o contrato do usuário da MS, como vou me posicionar?


» Lewis () em 18/09 21:44

Eu entendo!
É que a sua resposta permitiu a mim duas interpretações!

Sim, pode se o contrato diz isso.

ou

Sim, o contrato diz isso.


» Angelo () em 23/09 13:21

É o início do fim da micro$oft, ainda bem que eles não enchergam este tipo de atitude como sendo ruim para eles, que continuem assim e sejam infelizes... eu é que não vou alertar eles deixe que se matem.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.