Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software: gerenciadores de pacotes e de botões

Notícia publicada por brain em setembro 16, 2003 10:44 AM | TrackBack


Para a coluna Software de hoje o Anamim sugeriu o swaret, que é um gerenciador de pacotes à moda do Debian, mas cujo alvo é o Slackware. E eu incluí também o Tclkeymon, um daemon que monitora as teclas e sensores extras dos notebooks Toshiba, respondendo adequadamente quando o usuário tenta tocar um CD ou fecha a tampa sem desligar.

swaret

por Anamim

http://swaret.xbone.be/

Essa é para os slackers !! swaret é um sistema de gerenciamento de pacotes similar ao apt-get da Debian que ajuda a manter seu Slackware atualizado. Você pode atualizar softwares ou a distro inteira, instalar e remover pacotes através de simples comandos no console.

O programa usa vários mirrors ou até mesmo arquivos locais, basta editar as configurações no arquivo swaret.conf . A versão atual do swaret verifica dependências e baixa, instala/atualiza os pacotes necessários para resolver o problema de bibliotecas que não estejam disponíveis.

swaret é um script e tudo o que você precisa para rodá-lo faz parte da instalação típica do Slackware.

Tclkeymon

por Augusto Campos

http://sourceforge.net/projects/tclkeymon/

Se você tem um notebook Toshiba cheio de teclas e botões especiais (inclusive controle externo do CD/DVD), o Tclkeymon é para você. Ele é um programa de monitoramento que roda silenciosamente no seu micro, e fica monitorando o uso destas teclas "extras" dos notebooks Toshiba, respondendo apropriadamente a elas. Ele monitora até mesmo o sensor da tampa do notebook, e usa o suporte a ACPI para desativar o notebook quando ela é fechada.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Drank () em 16/09 10:58

Acho que um dos pontos fracos do slackware eh essa questao de atualizacao. Eu uso o slackpkg e to feliz com ele!


» Andrei () em 16/09 12:24

Muito interessante esse programa de monitoramento de teclas p/ notebook toshiba - valeu pela dica!


» cabelo () em 16/09 12:36

quais as diferenças do swaret com o slackpkg???


» Drank () em 16/09 13:59

Achos os dois bons, soh tendencio para o slackpkg por achar mais facil e pratico.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.