Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software: Cinepaint, YAVR e Nicotine

Notícia publicada por brain em setembro 15, 2003 10:33 AM | TrackBack


A coluna Software de hoje tem três aplicativos interessantes. O gbitten indicou o Cinepaint, que é um fork do popular Gimp que parece ser bastante popular em Hollywood; eu mesmo indiquei o YAVR, um filtro contra vírus para instalação em servidores de e-mail tão simples que até os sysadmins dos provedores de acesso que ainda não oferecem este recurso não teria dificuldade em instalar. E para completar, o Danjovic ofereceu um tutorial completo do Nicotine, que é um cliente P2P (da família SoulSeek) para Linux.

Cinepaint

por gbitten (gustavo.bittencourt@capes.gov.br)

http://cinepaint.sourceforge.net/

body: Este projeto é um "fork" do GIMP. O CinePaint é uma ferramenta para desenhar e retocar imagens otimizada para trabalhar com filmes de 35 mm. O que me impressionou foi a quantidade de filmes de Hollywood que usaram esse software, entre eles: Harry Potter, Cats & Dogs, Dr. Dolittle 2, Grinch, Sixth Day, Stuart Little, Planet of the Apes.

É um belo exemplo de SL tão bom ou melhor que os similares comerciais.

YAVR

por Augusto Campos

http://agriroot.aua.gr/~nikant/nkvir/

O YAVR (ou Yet Another Antivirus Recipe) é um dos sistemas para barrar vírus de e-mail mais fáceis de instalar em um servidor bem configurado - basta copiá-lo para um diretório e incluir uma linha como "INCLUDERC=/usr/local/bin/nkvir-rc" no seu /etc/procmailrc.

Feito isto, os usuários de Windows que recebem e-mail através da sua máquina automaticamente e instantaneamente passarão a não mais ser surpreendidos por uma série de vírus e worms conhecidos (Klez, Hybris, BugBear), por anexos executáveis (bat, pif, scr, exe...), por macros em documentos do Office e outros ataques comuns.

E os usuários Linux com contas de e-mail na mesma máquina também deixarão de se incomodar com estes e-mails enviados por seus colegas menos afortunados ;-)

Não é a mesma coisa que instalar um antivírus completo, mas ajuda muito e é tão simples que até administradores de sistemas com pouca experiência acharão fácil instalar.

Nicotine

por Danjovic (danjovic_at_vespanet_com_br)

http://nicotine.thegraveyard.org/

O Nicotine é um cliente da rede SoulSeek desenvolvido em Python. O projeto por sua vez foi baseado no PySoulSeek, de Alexander Kanavin, mas com uma interface gráfica totalmente reescrita utilizando o "toolkit" PyGTK-2.

Recursos:

O Nicotine é um cliente completo para a rede p22 soulseek. Você pode utilizar o programa para fazer uploads, downloads, buscas e
chat. É possível manter uma lista de "amigos" e tudo mais que um cliente SoulSeek deve ser capaz de fazer.

Screenshots:

Veja algumas telas do programa em:
http://nicotine.thegraveyard.org/nicotine-1.png
http://nicotine.thegraveyard.org/nicotine-2.png
http://nicotine.thegraveyard.org/nicotine-3.png
http://nicotine.thegraveyard.org/nicotine-4.png
http://nicotine.thegraveyard.org/nicotine-5.png

Requisitos:

O Nicotine precisa dos seguintes pacores

Python-2.2.0 ou mais atual [http://www.python.org/] (Python 2.3 é recomendado, por causa das melhorias na codificação UTF-8 )
GTK+-2.0 or newer [http://www.gtk.org/] (GTK+-2.2 recomendado)
PyGTK-1.99.16 ou mais atual [http://www.daa.com.au/%7Ejames/pygtk/] (versões anteriors não funcionam)

No Debian, o pacote PyGTK package é chamado "python-gtk2"

Instalação:

Primeiro, baixe o pacote de (172K):
http://nicotine.thegraveyard.org/nicotine-1.0.3.tar.gz

Ou alternativamente,
http://nicotine.thegraveyard.org/nicotine-1.0.3.tar.bz2
http://nicotine.thegraveyard.org/nicotine-1.0.3-ebuild.tar.bz2 (Ebuild para usuários gentoo. Inclui Digest)

Descompacte em alguma pasta, por exemplo a /tmp

Entre na pasta descompactada. Em seguida:

python setup.py install

Há outras maneiras. Para mais detalhes leia o arquivo INSTALL

Importante:
Pelo menos para mim, este foi o "pulo do gato". (apesar de estar estamapado na primeira página um link para a página 4 do FAQ)

Atualmente, o registro do domínio slsk.org expirou, o que faz com que o programa não consiga se conectar ao servidor.
Contudo, se você entrar em "Settings->Server", basta alterar o servidor para 38.115.131.131:2240 (originalmente está como mail.slsk.org).


Notas:

-Esta análise é uma tradução livre da página original do programa.
-Funcionou legal no Slack 9.
-Os clientes Windows estão com problemas de conexão, pois foi uma amiga que me alertou do problema do seu cliente Soulseek, que até ontem (ops, essa madrugada) eu não conhecia
-Gostei do programa. Ele é simples de usar e baixa as coisas sem que se precise esperar muito.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 15/09 11:12

Notas:

* O Cinepaint é o que tinha o nome de "filmgimp" antigamente. Inclusive ainda existe algo na homepage do nome antigo do projeto, http://filmgimp.sf.net

* Quanto à rede soulseek, em minha experiência notei ser mais interessante usá-la pelo mldonkey, pois é uma rede majoritariamente para mp3's e não serve para filmes e programas. Baixa rápido, no entanto, principalmente em comparação à rede edonkey.


» Marcello () em 15/09 15:03

Achei o Nicotine mais pesado que o PySoulSeek.


» Danjovic () em 15/09 18:14

Mais uma dica, esta para os usuários do Kurumin:
O Morimoto já criou um ícone mágico para a instalação do nicotine.



Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.