Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Japão, China e Coréia devem desenvolver seu próprio SO

Notícia publicada por brain em setembro 1, 2003 10:57 AM | TrackBack


Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) disse: " Japão, Coréia do Sul e China pretendem desenvolver conjuntamente um novo sistema operacional como alternativa ao Microsoft Windows. Se o plano amadurecer, as três nações provavelmente construirão o sistema sobre um sistema operacional de código aberto, como o Linux, e desenvolver um sistema com menos custos e confiável." Mais na matéria da Reuters.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 01/09 11:06

Posto desse jeito, 'desenvolver um novo sistema operacional', não fica parecendo que a notícia quis encobrir que o que eles vão fazer parece ser apenas mais uma distribuição de GNU/Linux?


» Daniel Fonseca Alves () em 01/09 11:24

Pelo que eu li não parece ser necessáriamente um OS GNU/Linux, mas pode ser provável que se baseie em G nu/Linux. Por questões de compatíbilidade e de menor custo de produção. Lembre-se que a Sony e outras companhias japonesas estão unidas no porte de Gnu/Linux para sistemas embarcados.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 01/09 11:58

Bom, por isso eu disse que parece ser apenas mais uma distribuição. Mas tenho motivos fortes para acreditar que não seja outra coisa... Para "se basear" no GNU/Linux e não ser uma distribuição significa fazer forks, seja do kernel ou dos utilitários, e a manutenção de forks para esse fim é dispendiosa e até certo ponto sem sentido.


» Manoel Pinho () em 01/09 12:30

Eu apenas retirei de "Japan, South Korea and China are set to agree to jointly develop a new computer operating system as an alternative ..." o termo novo sistema operacional.

O que eles querem mesmo é uma alternativa ao Windows. Nem o kernel linux foi citado oficialmente, embora seja o mais provável de seu usado.

Notem também que usar o kernel linux também não significa necessariamente que será uma distribuição GNU/Linux. Há sistemas novos com o OBOS (acho que é isso) que usam o kernel linux mas implementam um sistema bem diferente, semelhante ao BeOS.


» Douglas Augusto () em 01/09 15:37

Ainda, existe o GNU/Hurd, que é um kernel alternativo ao GNU/Linux, também com código aberto.
A criação de outro kernel é viável, principalmente pelas potências envolvidas. Podem, portanto, aproveitar as aplicações já existentes, rodando sob o kernel próprio.


» Lewis () em 01/09 20:36

Pegando a embarcação no meio da viagem:

Não importa qual o kernel que usem, sendo aberto e uma alternativa ao Windows já é uma ótima notícia :-)

T+


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.