Notícia publicada por brain em setembro 1, 2003 10:57 AM
| TrackBack
Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) disse: " Japão, Coréia do Sul e China pretendem desenvolver conjuntamente um novo sistema operacional como alternativa ao Microsoft Windows. Se o plano amadurecer, as três nações provavelmente construirão o sistema sobre um sistema operacional de código aberto, como o Linux, e desenvolver um sistema com menos custos e confiável." Mais na matéria da Reuters.
Posto desse jeito, 'desenvolver um novo sistema operacional', não fica parecendo que a notícia quis encobrir que o que eles vão fazer parece ser apenas mais uma distribuição de GNU/Linux?
Pelo que eu li não parece ser necessáriamente um OS GNU/Linux, mas pode ser provável que se baseie em G nu/Linux. Por questões de compatíbilidade e de menor custo de produção. Lembre-se que a Sony e outras companhias japonesas estão unidas no porte de Gnu/Linux para sistemas embarcados.
Bom, por isso eu disse que parece ser apenas mais uma distribuição. Mas tenho motivos fortes para acreditar que não seja outra coisa... Para "se basear" no GNU/Linux e não ser uma distribuição significa fazer forks, seja do kernel ou dos utilitários, e a manutenção de forks para esse fim é dispendiosa e até certo ponto sem sentido.
Eu apenas retirei de "Japan, South Korea and China are set to agree to jointly develop a new computer operating system as an alternative ..." o termo novo sistema operacional.
O que eles querem mesmo é uma alternativa ao Windows. Nem o kernel linux foi citado oficialmente, embora seja o mais provável de seu usado.
Notem também que usar o kernel linux também não significa necessariamente que será uma distribuição GNU/Linux. Há sistemas novos com o OBOS (acho que é isso) que usam o kernel linux mas implementam um sistema bem diferente, semelhante ao BeOS.
Ainda, existe o GNU/Hurd, que é um kernel alternativo ao GNU/Linux, também com código aberto.
A criação de outro kernel é viável, principalmente pelas potências envolvidas. Podem, portanto, aproveitar as aplicações já existentes, rodando sob o kernel próprio.
Pegando a embarcação no meio da viagem:
Não importa qual o kernel que usem, sendo aberto e uma alternativa ao Windows já é uma ótima notícia :-)
T+
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.