Notícia publicada por brain em agosto 28, 2003 10:34 AM
| TrackBack
Excelente notícia recebida do dot.KDE: o Koffice vai adotar o formato de arquivos do OpenOffice.org, trazendo várias vantagens: compatibilidade imediata entre as duas suítes livres, desnecessidade de gastar recursos extras de desenvolvimento reinventando formatos e filtros, inclusão dos ótimos filtros do OpenOffice no KOffice. É bom ver estes projetos cooperando, mesmo quando muita gente os enxerga como competidores.
Realmente é muito proveitoso as duas suítes usarem os mesmos formatos, isso diminui em muito a necessidade de escolha de qual programa para abrir determinado arquivo.
Nada como a velha e boa padronização,
!!!! desnecessidade ???????
Claro jr. Se ambos os projetos usam os mesmos formatos e filtros, não é preciso ficar um se esforçando para poder importar o formato do outro. E outros editores, tipo o abiword, também não vão precisar desenvolver dois filtros diferentes, um para o kword e outro para o OpenOffice Writer. O mesmo vale para o Gnumeric em relação ao Kspread e o OpenOffice Calc, e por aí vai.
Muito bom ! Eu sempre achei que o KOffice era muito bom e mais do que suficiente para a maioria. O que limitava o seu uso prático era a baixa qualidade dos filtros.
Assim o Koffice poderá aproveitar o que o OpenOffice tem de melhor e evitar os seus problemas, como tempo de carregamento grande, interface menos agradável, etc.
O Abiword bem que poderia fazer o mesmo também para ficar quase perfeito para a maioria das necessidades, pois ele é extremamente leve, portável e fácil de usar.
E o Gnumeric. Não se esqueça dele! Ele já usa, se não estou enganado, XML para o seu formato (como o Abiword e o KOffice antes da mudança), assim não deve ser tão complicado mudar. E eis a grande vantagem de se usar um formato aberto (transparente).
Eu acho que essa decisão deve ser embasada em méritos técnicos. Se de repente o Gnumeric tiver um formato superior ao do OpenOffice, é este último que deveria mudar. Algo que eu acho muito difícil...
Acredito que representará um avanço muito grande. Aliás, ontem instalei o Star Office 5.2 e me deu saudade, pois é bem mais rápido que o Open Office, com desktop e tudo.
Essa é uma das vantagens do software livre. Pode utilizar-se de técnicas já desenvolvidas, ao invés de reinventar a roda.
[]
Roger
vcs fedem!!!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.