Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software, versão diet!

Notícia publicada por brain em agosto 21, 2003 11:08 AM | TrackBack


Como hoje só um dos colaboradores da coluna software mandou sua contribuição diária (espero que os outros 3 não tenham desistido!), resolvi engrossar o caldo acrescentando uma screenshot. O André descreveu o nano, que é um dos editores em modo texto que eu gosto de usar:

nano
[Nano em modo de destaque de sintaxe]

André Filipe de Assunção e Brito (decko) disse: "O Nano é um editor de textos leve e compacto para o console. Ele é um clone do famoso Pico, mas contém algumas melhorias e correções. Foi criado devido ao Pico não utilizar a licença GNU e ter certas restrições. Seus comandos são fáceis de serem memorizados, e possui também características como coloração por sintaxe, localização e substituição, entre muitas outras."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» gbitten () em 21/08 11:22

Calma Augusto, eu não desisti, apenas me atrasei na minha contribuição.


» Augusto Campos () em 21/08 11:27

Ufa!

Amanhã teremos dose dupla de textos do gbitten então? :)


» gbitten () em 21/08 11:34

Pode ser, quem sabe?


» sd () em 21/08 13:07

Nano é copia do pico. ln pico nano

Nano devia ser processado tb por copia...


» Augusto Campos () em 21/08 13:09

Não é não :)


» djalmir () em 21/08 13:17

Augusto, fica ruim ver os detalhes da figura que vc botou. Não dá pra exibir ela num formato maior quando se clica nela?
[]'s Djalmir


» Augusto Campos () em 21/08 13:30

Djalmir, esta mesma ilustração consta em formato maior no site do nano. Minha intenção não era mostrar detalhes, só deixar claro que ele realmente faz destaque de sintaxe, coisa que seu primo pico não faz ;-)


» Marcel () em 21/08 14:58

Alguém pode me dizer como fazer realce de sintaxe PERL com ele ??? Procurei algumas coisinhas mas não achei...

Achei legal a idéia do nano... eu uso o Pico a mais de 4 anos...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.