Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Renasce a coluna software!

Notícia publicada por brain em agosto 19, 2003 12:24 PM | TrackBack


Usuários de longa data aqui do br-linux devem lembrar que há uns 3 ou 4 anos atrás eu publicava semanalmente uma coluna sobre os lançamentos de software. O tempo foi passando e eu tive que deixar de lado a redação deste texto semanal, mas agora ela está voltando, remodelada - e diária.

Atendendo ao meu convite de ontem (que continua valendo), o André Filipe de Assunção e Brito, o Anamim Schuwarte e o Gustavo Araujo Bittencourt vão começar a mandar diariamente sugestões de aplicações, e eu vou publicar. A idéia é estimular o debate: eles sugerem um aplicativo, e vocês comentam vantagens, desvantagens e fazem comparações.

E se vocês quiserem sugerir aplicações para serem analisadas pelo time, estejam à vontade!

As primeiras contribuições do André e do Gustavo estão nos DETALHES.

Abiword

por André Filipe de Assunção e Brito (andrefbr@netsite.com.br)

Esta é a minha primeira análise para a coluna que estamos iniciando na Linux in Brazil. O Augusto tinha vontade de fazer algo relacionado a isso:um quadro onde fossem mostrado programas, e algum descrição sobre ele. Como eu também possuía a mesma idéia, me ofereci e aqui estamos.

Minha idéia também é mencionar programas livres que funcionem em Windows, já que várias pessoas são obrigadas a ficarem em suas estações sem a possibilidade de utilizar outro S.O.

Hoje, vou dar uma pequena descrição sobre o Abiword. O Abiword, que faz parte da suite GNOME Office, é um processador de textos leve, bem completo, e que se encaixa nos vários afazeres do dia-a-dia da maioria das pessoas. Feito em GTK, com suporte a vários plugins, o Abiword possui a maioria das funções encontradas em grandes processadores como o OpenOffice.org e o Microsoft Word, como corretor ortográfico (necessita de programa externo), importação de imagens, e recentemente, na versão instável, feita com GTK2, o suporte a tabelas foi incluído.

Existem inúmeros plugins para o Abiword. Alguns permitem a tradução do documento, a procura no Google pela palavra selecionada, dentre outros. Ponto importante, o Abiword, funciona tanto em maquinas com Linux, ou algum BSD, como também em maquinas Windows. Você pode fazer com que a transição de alguma maquina/funcionário, seja menos "dolorosa" dessa forma, já que o programa existe nos dois sistemas. Se você possui Debian, alguma distribuição derivada, ou alguma distribuição que possui o apt-get, fica fácil instalar:

apt-get install abiword abiword-plugins

Isto já deixa seu Abiword bem completo e funcionalíssimo!!!

Ou então, uma visita ao http://www.abisource.com pode resolver seus problemas!

Até a proxima análise!

Irssi

por Gustavo Araujo Bittencourt (gustavo.bittencourt@capes.gov.br)

O Irssi é um clinte de IRC para quem gosta de linha de comando. A interface é simples porem poderosa, não deve nada para os clientes gráficos. Permite conexões com múltipos servidores, scripts em perl, visualizar vários canais simultaneamenmte. Facilita a digitação usando a tecla TAB para "autocompletar" nicks, comandos, arquivos e canais.

O site é http://irssi.org/

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Alexandre () em 19/08 12:50

Seria bem legal se vcs começassem com os pacotes office para linux, acho que é a primeira duvida de todo iniciante...


» André Filipe de Assunção e Brito (decko) () em 19/08 13:08

A/C Alexandre

Bem, tá ai, seu desejo atendido. Uma analise basica do Abiword, que é um excelente processador de textos. Vou ver se faço uma analise do gnumeric, uma boa planilha de calculos para o GNOME.

E a todos, eu tirei 1 ou 2 screenshots do Abiword em funcionamento, e provavelmente estarei postando isso no meu blog, hj a noite. Até lá!


» Denis Oliveira () em 19/08 14:51

Uma das perguntas mais feitas a minha pessoa é:

Se eu usar software livre, o mesmo será livre de verdade? Não existe nenhum encargo? Posso usar na minha empresa com uma máquina Windows?

Seria legal explorar este lado do software $$$.

abraços,

Denis


» Alexandre () em 19/08 16:15

Denis, software livre e propietario podem conviver em harmonia, eu ja vi casos de empressas que optaram apenas pela troca do office ao inves da plataforma e começaram a rodar open office.
resumindo, vc não tera dispesas em usar software livre em windows. mas como sempre se precisar de suporte, o autor do software pode optar por ser pago pelo suporte, embora quase todo software livre é suportado pela comunidade sem onus.


» Bri () em 19/08 17:05

Brilhante ! Realmente estava fazendo falta... era mto interessante esta seçao e espero que mantenha o mesmo nivel.


» André Filipe de Assunção e Brito (decko) () em 19/08 17:12

A/C Denis

Denis, é o caso, software livre, não é livre de ser gratis, mas sim, na liberdade. Algo como fazer a auditoria do codigo de um programa que você usa por exemplo, na sua contabilidade, e por ai vai. O software livre, independe de Sistema Operacional. Caso você se interesse mais, procure saber sobre o Cygwin. É uma boa ferramenta. Aqui na minha estação onde trabalho, a maquina é windows, mas utilizo Mozilla como navegador, Sylpheed como cliente de email, bash, e muitas outras coisas...


» putz () em 19/08 17:12

Pensei que as analizes seriam interessantes iguais ao que o brain faziam. Ou melhor, nem se pode chamar isso de analize e sim de descrição dos programas.
Desse jeito um simples , apt-get search programa
me mostra mais coisas.


» Marcos =8) () em 19/08 17:38

Acho que não foi feita nenhuma analise ainda, apenas alguns comentarios, sobre o que se pode falar, não é?

Flames, não tem jeito...


» decko () em 19/08 18:14

O Putz! Meu, foi o que o brain pediu! Se você acha que um apt-cache show programa resolve seu problema...
Não quer fazer parte da equipe e ajudar a fazer resenhas???


» gbitten () em 19/08 18:42

Marcos,

O que o Augusto pediu foi que contribuíssimos com textos diários de 6 a 10 linhas, não dá para fazer uma análise completa por dia, afinal temos outras obrigações. Isso não impede que alguém faça uma análise mais profunda de um software e publique aqui!


» Augusto Campos () em 19/08 20:26

Como o convite de ontem e a introdução da notícia de hoje deixam claro, o que eu quero é publicar diariamente sugestões de aplicativos.

Publicarei análises completas se alguém estiver interessado em fazê-las, mas não foi isso que eu pedi aos novos colaboradores. A idéia é apenas que eles descrevam um aplicativo a cada dia, para gerar debate e informar o pessoal que não conhece o assunto.

A antiga coluna software também não tinha análises. Vejam um exemplo: http://brlinux.linuxsecurity.com.br/artigos/col_1.htm


» Fap! () em 19/08 21:47

Prezados,

Sei que sou minoria da minoria aqui, já que uso MacOS X com o Fink - http://fink.sourceforge.net/ – como gerenciador para instalar softwares lives. O fink utiliza o sistema de pacotes da Debian, entao o apt-get funciona e já instala os arquivos binários.

Bom, a questão é que, na eterna busca de uma suite que substitua o famigerado Office, tentei o Abiword 1.0.3, mas tive algumas decepções... A principal foi com relação ao gerenciamento das fontes, que nunca apareceram por completo no menu, ou quando apareciam, o nome nao correspondia a fonte. O mesmo não acontece com outras aplicações GTK q rodo aqui. O Abiword tbm insistia em não mostrar os textos com anti-aliasing, aparecendo sempre as fontes serrilhadas. Outra questão diz respeito ao suporte a lingua portuguesa. Instalei o dicionário, mas o software insiste em utilizar a língua inglesa como default, e mesmo mudando para o português, ele volta para o inglês na mesma seção de uso.

Claro que as questões levantadas podem ser pontuais com relação a plataforma que uso, mas acredito que mesmo assim sejam válidas.

Com solução, utilizo o kword 1.2.1, que achei bem acabado e muito funcional... Claro que ele tem alguns problemas... Entre eles, o fato de não exportar para .DOC e ter um suporte falho e muito incompleto para arquivo .RTF, o que dificulta o uso em ambientes que utilizem outros OS - além do fato, claro, de não ter uma versão Windows. O lado bom é que ele tem um filtro de exportação para XHTML muito bom, o que minimiza um pouco as questões negativas envolvendo a compatibilidade com outros softwares…

[]'s
Fap!


» André Filipe Assunção e Brito (decko) () em 20/08 08:33

A/C Fap!
Fap, a versão que você deve ter pego, é a versão do Woody, uma versão bem antiguinha por acaso, que ainda não utiliza a freetype2, e para obter as fontes, ele usa o antigo XFS, o X Font Server. Pode ser essa a causa dos seus problemas. Se você puder utilizar o fink para pegar pacotes do SID, obtenha o Abiword de lá, que já é feito em GTK2, com suporte a PANGO, Freetype2 e fontconfig, e faz com que as fontes sejam encontradas e exibidas corretamente, e com anti-aliasing!!!

Abraços


» MARLUCI () em 15/12 19:16

SETUYNY Q3 SFGH T GJH HJJJ 56BB36UUUUUUU


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.