Notícia publicada por brain em agosto 15, 2003 10:44 AM
| TrackBack
O Open for Business publicou ontem esta entrevista com Richard Stallman, fundador do projeto GNU e da Free Software Foundation e autor original da licença GPL. Como de hábito, ele tem opiniões fortes e críticas sobre tudo, incluindo a tecnologia DRM, a SCO, Linus Torvalds, os males causados ao software livre pelas organizações que defendem o open source e muito mais.
Particularmente interessante é sua opinião sobre o Debian - eu achava que esta distribuição tinha a bênção do projeto GNU, mas Stallman deixa bem claro que não, e explica suas razões. Não que esta bênção faça falta para alguma distribuição ;-)
Eu NÃO li ainda a entrevista, mas pelos comentários da notícia ele parece estar numa fase meio NIILISTA...
Não, ele continua acreditando nas mesmas coisas de sempre :) Até reconheceu que o kernel do Linux é importante para a plataforma GNU, coisa que não é sempre que ele diz!
Agora eu acabei de ler a entrevista... acho que ele exagera um pouco... nem tudo no mundo deve ser GPL (jogos, por ex - quem bancaria todo o desenvolvimento?)... e também acho exagero ele falar que não indica Debian (embora use) porque no site deste existe descrição e links de programas não GPL... e ele sempre fala do kernel Gnu (o Hurd): qdo isso sai?
Acho que não é só por causa do site que ele não indica o debian não. Tem mais razões que ele cita
Quanto ao hurd, ele já saiu. Limitado, mas já saiu. Só que pouca gente usa, e acho que ainda não tem nenhuma distribuição instalável "simples" baseada nele para o pessoal usar em produção.
O problema do Stallman é que ninguem ou nada pode brilhar mais do que ele, por que se não ele é contra, mesmo que seja GPL.
Realmente Augusto, tem developers que usam o hurd... mas ele ainda é altamente instável... acho que pra indicar pra alguém ele no lugar do Linux, ainda é mto cedo... o Hurd é, no papel, um kernel bem projetado, mas não adianta ficar falando nele como alternativa ao Linux na forma em que ele ainda se encontra...
Eu tenho uma grande vontade de usar o HURD, alguem sabe a versão que ele ta?
Acho que alternativas são sempre bem vindas, mas não seria mais "útil" esse pessoal que está trabalhando no hurd, ao invés de se dedicar a criar um kernel do zero, não ajudar a melhorar o linux?
A arquitetura do GNU Hurd é relolucionaria, a do linux nem tanto. O GNU Hurd é necessario, para rivalizar de um outro nivel com o soft proprietario.
Acho que o que o RMS quis dizer é que pessoas que não tenham maior conhecimento do sistema do Debian podem adquirir softs da non-free sem saber, o que pode trazer problemas. O que não aconteceria com o tal GNU/LinEX. Ele mesmo usa Debian! Quer dizer, que sabe do que se trata, blz...
Por acaso procurando documentação para o FreeBsd achei isso aqui http://es.gnu.org/bee/ e um GNU/Hurd, eles tão portando os port do BSD para ele parece interessante
O Richard Stalmman e mto bobaum, ele nao consegue criar um kernel decente por isso fica falando mau do linux, ele comecou com o hurd em 1984 e em 1991 ainda nao tinha o kernel, enquanto o linus comecou em 1991 e em 1996 o kernel ja suportava multprocessamento e threads, enquanto o Hurd ate agora roda muito instavel mesmo com o Microkernel ja pronto a muito tempo(mach).
E para ele um programa/sistema so e bom se for GPL, pode ser instavel e lento mais se so usar coisas GPL e excelente.Axo que as coisas nao sao desse jeito, claro que se tem um programa GPL e outro nao GPL e ambos tem a mesma qualidade eu vou preferir o GPL mais nem sempre as coisas sao assim, oq ele deveria fazer era parar de ficar criticando e ajudar no desenvolvimento e na manutencao de programs open source melhores e que possam subistituir os proprietarios.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.