Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Configurando um servidor Postfix para fazer relay SMTP autenticado por senha

Notícia publicada por Marco André em agosto 6, 2003 12:17 AM | TrackBack


O Luiz Antonio Cassetari Vieira Filho (luiz@altoriopreto.com.br) mandou este aviso para um novo artigo escrito por ele: Escrevi um pequeno artigo explicando como configurar um servidor de e-mail (postfix) para fazer relay em um servidor smtp autenticado por senha. Muito útil quando se usa uma linha ADSL para mandar e-mails para provedores que bloqueiam os endereços IP para combater o spam.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcus Grando () em 06/08 10:07

Acho que esses tutoriais que são escritos poderiam não se basear em alguma distro e nem usar a instalação por pacotes.
Partindo do presuposto que para estar instalando/configurando um servidor ele precisa pelo menos saber usar o (tar|configure|make).

Essas coisas tem mais retorno quando não se usa (rpm|apt), etc...

Fica ai uma dica...


» Augusto Campos () em 06/08 12:26

Eu acho que há espaço para os dois modelos. Se você faz de um jeito, e quer documentar deste jeito, beleza. Se o outro faz de outro jeito, beleza também.

Não dá de exigir que as pessoas só escrevam tutoriais se estiverem dispostas a seguir uma determinada forma de operar.

Quanto ao caso em tela, eventualmente a instalação através de gerenciadores de pacotes pode ser exatamente o que um usuário estava esperando. Por outro lado, pode também ser uma barreira para outros. Mas não é por isso que eu acho que o tutorial deva ser criticado ou desvalorizado.


» omorp () em 06/08 14:46

desculpe-me mas a utilidade disso eh bastante questionavel. somente o fato dos MTA estarem atualmente sendo configurados para rejeitar mensagens provenientes de nao FQDN's ja eh um motivo mais que suficiente para inviabilizar o uso de um smtp local. essa solucao eh uma total perda de tempo e totalmente sem nexo. o ideal e obvio seria simplesmente configurar o SMTP do provedor no MUA dos usuarios. nao acham ?


» Gustavo Andre () em 06/08 14:51

Omorp, achei uma completa besteira o que você falou, talvez você não tenha vivido essa situação num meio empresarial, quando você tem 100 contas de e-mail se comunicando e um servidor smtp local a economia com banda e o ganho em velocidade é considerável, para que vc quer usar um smtp externo para uma mensagem que vai até o computador da sala ao lado?!

Sendo esse tutorial extremamente útil, utilizo o postfix dessa maneira aqui e não me arrependo, sem contar que controlo o que enviam de anexos, e faço uma varredura por vírus....


» omorp () em 06/08 15:36

Carissimo gustavo,

eu nao questionei a utilidade de um servidor local para comunicacao local, eh bastante claro que seria no minimo estupido uma empresa utilizar o seu e-mail *externo* para a intercomunicacao local dos usuarios, seria o mesmo que uma pessoa fazer uma chamada telefonica para falar com o departamento ao lado, ao invez de usar o pabx local.

normalmente as (grandes) empresas tem um servidor de e-mail local e um servidor de e-mail externo acomodado na DMZ. eu achei essa solucao desnecessaria justamente por isso, se temos apenas um servidor local, que nao possui um FQDN, estando dessa forma impossibilitado de mandar e-mails para fora, entao que usemos *DIRETAMENTE* os servidores do provedor de internet horas, essa solucao eh meramente um degrau a mais para enviar um e-mail, dependendo de qualquer forma do SMTP do provedor, correndo o risco, inclusive, de sobrecarregar o servidor local (isso hipoteticamente falando, ja que isso dependeria do hardware e da demanda)


» Daniel Fonseca Alves () em 06/08 16:22

Para mim ainda vale a idéía de utilizar este tipo de solução em locais aonde se faz necessário o controle de banda.
Neste caso o servidor relay faz o trabalho de envio para o usuário ficar mais simples se a banda de smtp for configurada para ser pequena e liberar o resto da banda para outros serviços.


» Luiz Antonio Cassetari Vieira Filho () em 06/08 16:26

Caro omorp, algumas empresas possuem servidores de e-mail com contas locais recebendo e-mails da internet por contas pop3 em um outro servidor de e-mail. O servidor do provedor de internet recebe as mensagens e as armazena em contas pop3. O servidor linux na empresa as pega a cada X minutos e as coloca no servidor local. Qual a vantagem disso? Controle de spam, anti-virus, arquivamento de mensagens, e-mail interno sem passar pela internet, IMAP, não necessidade de um grande link com a internet/IP Dinamico.. Então quando o postfix recebe a mensagem, se ela for local, ele vai entregar na conta correspondente, caso seja para outro dominio, ele vai repassa para o SMTP do provedor. É uma configuração simples, e muito util na maioria das vezes.


» omorp () em 06/08 17:16

Prezado Luiz, compreendi agora a real utilidade dessa solucao, soh acho que faltou explicitar melhor no seu tutorial.

de qualquer forma
parabens


» user () em 07/08 09:35

O tutorial é interessante, tem seu público alvo e descreve de maneira simples uma solução para algo que muito provavelmente alguns já quiseram implementar. Parabéns Luiz por compartilhar sua experiência.
Só um conselho: Reloadeie mesmo com aspas é de doer. Para que utilizar estas palavras se há alternativas na língua portuguesa de uso corriqueiro e estabelecido?


» Fabiano Rech () em 07/08 09:59

Pocha galera pega leve, são tutoriais assim que salvam muitas pessoas, e tá bom sim o artigo, parabéns Luiz, ;)


» giovani () em 08/08 09:28

Como fica o tamanho máximo da mensagem?
Se meu provedor (ig por exemplo) só permite que sejam enviadas mensagens de 1 mega, eu não conseguirei enviar mensagens de maior tamanho?
Obrigado.


» rodrigo daphánis () em 24/10 13:25

Linux ;;;0


» fernando () em 28/10 18:58

gostei das informacoes continas, me foram de grande utilidade.

tenho um pedido,caso alguem saiba onde encontro ou tenha material do postfix, desde a sua historia eu agradeceria.

Obrigado


» Ecson Martrins () em 28/11 15:03

como configurar o postfix
Att
Ecson Martins


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.