Notícia publicada por Marco André em agosto 6, 2003 12:17 AM
| TrackBack
O Luiz Antonio Cassetari Vieira Filho (luiz@altoriopreto.com.br) mandou este aviso para um novo artigo escrito por ele: Escrevi um pequeno artigo explicando como configurar um servidor de e-mail (postfix) para fazer relay em um servidor smtp autenticado por senha. Muito útil quando se usa uma linha ADSL para mandar e-mails para provedores que bloqueiam os endereços IP para combater o spam.
Acho que esses tutoriais que são escritos poderiam não se basear em alguma distro e nem usar a instalação por pacotes.
Partindo do presuposto que para estar instalando/configurando um servidor ele precisa pelo menos saber usar o (tar|configure|make).
Essas coisas tem mais retorno quando não se usa (rpm|apt), etc...
Fica ai uma dica...
Eu acho que há espaço para os dois modelos. Se você faz de um jeito, e quer documentar deste jeito, beleza. Se o outro faz de outro jeito, beleza também.
Não dá de exigir que as pessoas só escrevam tutoriais se estiverem dispostas a seguir uma determinada forma de operar.
Quanto ao caso em tela, eventualmente a instalação através de gerenciadores de pacotes pode ser exatamente o que um usuário estava esperando. Por outro lado, pode também ser uma barreira para outros. Mas não é por isso que eu acho que o tutorial deva ser criticado ou desvalorizado.
desculpe-me mas a utilidade disso eh bastante questionavel. somente o fato dos MTA estarem atualmente sendo configurados para rejeitar mensagens provenientes de nao FQDN's ja eh um motivo mais que suficiente para inviabilizar o uso de um smtp local. essa solucao eh uma total perda de tempo e totalmente sem nexo. o ideal e obvio seria simplesmente configurar o SMTP do provedor no MUA dos usuarios. nao acham ?
Omorp, achei uma completa besteira o que você falou, talvez você não tenha vivido essa situação num meio empresarial, quando você tem 100 contas de e-mail se comunicando e um servidor smtp local a economia com banda e o ganho em velocidade é considerável, para que vc quer usar um smtp externo para uma mensagem que vai até o computador da sala ao lado?!
Sendo esse tutorial extremamente útil, utilizo o postfix dessa maneira aqui e não me arrependo, sem contar que controlo o que enviam de anexos, e faço uma varredura por vírus....
Carissimo gustavo,
eu nao questionei a utilidade de um servidor local para comunicacao local, eh bastante claro que seria no minimo estupido uma empresa utilizar o seu e-mail *externo* para a intercomunicacao local dos usuarios, seria o mesmo que uma pessoa fazer uma chamada telefonica para falar com o departamento ao lado, ao invez de usar o pabx local.
normalmente as (grandes) empresas tem um servidor de e-mail local e um servidor de e-mail externo acomodado na DMZ. eu achei essa solucao desnecessaria justamente por isso, se temos apenas um servidor local, que nao possui um FQDN, estando dessa forma impossibilitado de mandar e-mails para fora, entao que usemos *DIRETAMENTE* os servidores do provedor de internet horas, essa solucao eh meramente um degrau a mais para enviar um e-mail, dependendo de qualquer forma do SMTP do provedor, correndo o risco, inclusive, de sobrecarregar o servidor local (isso hipoteticamente falando, ja que isso dependeria do hardware e da demanda)
Para mim ainda vale a idéía de utilizar este tipo de solução em locais aonde se faz necessário o controle de banda.
Neste caso o servidor relay faz o trabalho de envio para o usuário ficar mais simples se a banda de smtp for configurada para ser pequena e liberar o resto da banda para outros serviços.
Caro omorp, algumas empresas possuem servidores de e-mail com contas locais recebendo e-mails da internet por contas pop3 em um outro servidor de e-mail. O servidor do provedor de internet recebe as mensagens e as armazena em contas pop3. O servidor linux na empresa as pega a cada X minutos e as coloca no servidor local. Qual a vantagem disso? Controle de spam, anti-virus, arquivamento de mensagens, e-mail interno sem passar pela internet, IMAP, não necessidade de um grande link com a internet/IP Dinamico.. Então quando o postfix recebe a mensagem, se ela for local, ele vai entregar na conta correspondente, caso seja para outro dominio, ele vai repassa para o SMTP do provedor. É uma configuração simples, e muito util na maioria das vezes.
Prezado Luiz, compreendi agora a real utilidade dessa solucao, soh acho que faltou explicitar melhor no seu tutorial.
de qualquer forma
parabens
O tutorial é interessante, tem seu público alvo e descreve de maneira simples uma solução para algo que muito provavelmente alguns já quiseram implementar. Parabéns Luiz por compartilhar sua experiência.
Só um conselho: Reloadeie mesmo com aspas é de doer. Para que utilizar estas palavras se há alternativas na língua portuguesa de uso corriqueiro e estabelecido?
Pocha galera pega leve, são tutoriais assim que salvam muitas pessoas, e tá bom sim o artigo, parabéns Luiz, ;)
Como fica o tamanho máximo da mensagem?
Se meu provedor (ig por exemplo) só permite que sejam enviadas mensagens de 1 mega, eu não conseguirei enviar mensagens de maior tamanho?
Obrigado.
Linux ;;;0
gostei das informacoes continas, me foram de grande utilidade.
tenho um pedido,caso alguem saiba onde encontro ou tenha material do postfix, desde a sua historia eu agradeceria.
Obrigado
como configurar o postfix
Att
Ecson Martins
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.