Notícia publicada por brain em agosto 1, 2003 11:02 AM
| TrackBack
Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) disse: " Como se não bastasse a novela mexicana da SCO, o presidente da Sun, Scott McNealy, recomendou que se evite o Linux caso as distribuições não ofereçam garantias contra ações legais. Ela se aproveita da confusão para recomendar o seu Unix (Solaris) como uma opção 'segura', já que a Sun licenciou o Unix no passado. Cada vez confio menos em empresas americanas quanto às reais intenções em relação ao linux e aos softwares livres, inclusive a própria IBM, que agora é réu no caso SCO."
O momento não podia ser mais oportuno, pois a Sun acaba de anunciar que vai vender workstations com o SuSE Linux. Será que o McNealy acha que a SuSE está protegida contra processos? Ou ele apenas está um pouco confuso? ;-)
Convenhamos. Se eu fosse um executivo norte-americano estivesse na mesma situação dele, com um produto livre aos poucos substituindo todos os valores do carro-chefe do produto proprietário que ele vende, eu provavelmente diria exatamente a mesma coisa, por mais que não acreditasse em uma palavra. É o papel dele falar isso, e é o nosso papel não gostar e lembrar disso no futuro ;-)
Aliás você já viu a FAQ que a Conectiva me enviou sobre o mesmo assunto?
Não só das empresas americanas, a SCO jamais poderá barrar o avanço do software livre e aberto porque ele não é o linux mas sim uma nova cultura, ainda que fosse necessário retomar o projeto a aprtir do kernel 2.2 e reconstruir toda a paret que a SCO se dis proprietaria ainda assim isso levaria apenas algumas semanas, isto porque a comunidade hoje é muito maior e muito mais organizada que na epoca do 2.2 quano o linux nem era muito conhecido, mas o importante é ir macando em uma blacklist as empresas que de uma forma ou de outra se mostraram "amigas" do software livre para depois ataca-lo , quando patentearam o mpe lançamos o ogg e assim sera toda vez que alguem tentar reclamar a patente de algo a gente lança um equivalente aberto, é como a tentativa desesperada gravadoras de cds de barrar a troca de cds pela internet é impossivel , depois do fechamento do napster ja ha mais de 80 sites fazendo o mesmo espalhados pelo mundo todo, tambem não se pode barrar o avanço do software livre, se por um lado casos como o da SCO parecem atrazar o desnvolvimento do Linux por outro ele dara mais maturidade a comunidade para selecionar seus "parceiros" e fica mais nitido que o software aberto pode ate ser ajudado por empresas mas sua emfase tem que estar voltada para a ajuda humana de forma comunitaria
me ocorreu a seguinte questão ?
Ja pensaram na quantidade processos por violação de patentes que poderia haver se os software proprietarios como o Unix( Solaris) ou o o WIndows tivessem o seu codigo aberto ?
Antes de postarem notícias como esta, seria bom ler a matéria direito.
O que McNealy realmente disse é que o Linux somente deve ser comprado de empresas que garantam que processos vindos da SCO não cheguem a usuários finais, ou seja, a própria Sun, que já negociou com a SCO o "direito" de não ser processado em razão da política Linux.
Quer dizer que se você comprar o SuSE Linux vendido pela Sun, não está cometendo uma violação, e se comprar na livraria da esquina está?
Eu gostaria de ver a argumentação legal por trás disso. Mas duvido que exista.
Para o zeeto:
"Antes de postarem notícias como esta, seria bom ler a matéria direito.
O que McNealy realmente disse é que o Linux somente deve ser comprado de empresas que garantam que processos vindos da SCO não cheguem a usuários finais, ou seja, a própria Sun, que já negociou com a SCO o "direito" de não ser processado em razão da política Linux."
Isso significa que ela aceita a idéia da SCO estar certa e está se aproveitando da confusão. Ela ou qualquer outra realmente garantem alguma coisa ? Isso é FUD no mesmo estilo que estamos acostumados a ver com a M$ e agora a SCO.
E a linguagem java? Novos desenvolvedores devem ignora-la pela posicao tomada no artigo da empresa que a criou? c++? o que pensam os desenvolvedores linux sobre isso?
A ótima idéia de "Open Source" está querendo ser distruída pelas próprias empresas que deveriam pregar ainda mais essa idéia. O que me alivia como administrador de Linux é que para essas empresas, como a SCO, só irão haver derrotas, pois a guerra pelos software livres cada vez ganha mais espaço e ela já foi propagada há muito tempo por todos os quatro cantos da Terra.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.