Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Postfix Mailbox Monitor

Notícia publicada por brain em julho 29, 2003 02:36 PM | TrackBack


O Eduardo Mendes (mendes@prestech.net disse: " Baseado em uma necessidade de um cliente, criamos o PostmMon -Postfix Mailbox Monitor. Trata-se de um script em perl que monitora de forma pro-ativa as caixas postais dos usuários. Funciona com Postfix (claro) e com estilo de armazenamento de mensagens Mailbox. O código é bem documentando e qualquer contribuição é bem vinda. Está licenciado pela GPL."

Um trecho da descrição: "Funciona assim: ao encontrar uma mailbox ocupando mais de 50% do limite de espaço (parametro configurável manual ou automaticamente), ele enviará uma mensagem (parâmetro configurável) ao usuário com alguma frequência (parâmetro configurável). Caso o usuário não limpe a caixa e ela aumente de tamanho, as mensagens vão se tornando mais frequentes (para minar sua paciência e ver se ele toma juízo :). Quando estiver próximo (parâmetro configurável) do limite, o programa passa a enviar alertas ao administrador (parâmetro configurável) também (para ele dar uma dura no usuário :)."

Simples e útil. Quanta gente não desenvolve scripts assim no dia-a-dia e deixa de compartilhar com a comunidade? Obrigado Eduardo!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Victor Zucarino () em 30/07 07:41

Ñ uso o Postfix mas a idéia é mt boa! Bom trabalho Eduardo, show de bola. Separei abaixo alguns links interessantes sobre projetos relacionados ao Postfix q encontrei no Freshmeat:

http://freshmeat.net/projects/dict_pgsql/
http://freshmeat.net/projects/isoqlog/
http://freshmeat.net/projects/mailgraph/
http://freshmeat.net/projects/mdmod/
http://freshmeat.net/projects/mypfxadmin/
http://freshmeat.net/projects/mypos/
http://freshmeat.net/projects/pflogsumm/
http://freshmeat.net/projects/smtpafterpopd/
http://freshmeat.net/projects/venus/
http://freshmeat.net/projects/virge/
http://freshmeat.net/projects/web-cyradm/
http://freshmeat.net/projects/yaala/

Abraço!


» Eduardo Mendes () em 30/07 08:09

Prezados Amigos;

O projeto Postmmon foi incluído no site oficial do postfix. http://www.postfix.org/addon.html

Queria ressaltar que a idéia original, homologação e testes do script é minha, mas o desenvolvimento foi feito pelo meu amigo Ricardo Malafaia - ricardo@prestech.net


» Eduardo Mendes () em 30/07 08:10

Prezado Victor.

É bom poder colaborar. Fico feliz em receber esse elogio seu, uma vez que já utilizei documentações suas.


» Victor Zucarino () em 31/07 08:15

Legal Eduardo, são iniciativas assim que fazem a diferença no mundo Linux (generalizando). Grande abraço e mande outro p/ o Ricardo tb!


» LIndeberg () em 22/12 09:07

Parabens Eduardo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.