Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novo tutorial: protegendo-se do spam sem configurar nada no servidor

Notícia publicada por brain em julho 28, 2003 10:54 AM | TrackBack


Publiquei na área de tutoriais do br-linux um novo tutorial de minha autoria, sobre como você pode proteger-se do spam em sua caixa postal pessoal. Aproveitando que a modularidade típica dos softwares livres permite que instalemos os poderosos filtros anti-spam (feitos para uso em servidores) diretamente na configuração de nossos clientes de e-mail (como o Evolution, o Kmail, o Mutt e muitos outros), removendo ou identificando a absoluta maioria dos e-mails não solicitados, eu escrevi um texto sobre como usar o spamassassin em conjunto com o Evolution.

Os exemplos são todos baseados no SuSE 8.2, mas se você preferir outra distribuição (ou outro programa de e-mail, como o mutt, o kmail ou até o procmail), está convidado a me enviar os procedimentos específicos (é fácil adaptar!), que eu publico.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 28/07 11:06

Quando a idéia é proteger-se de SPAM no cliente, acho que não existe nada melhor do que filtros bayesianos (http://www.paulgraham.com/spam.html). O cliente de e-mail gráfico mais conhecido que implementa isto no GNU/Linux é o Mozilla Messenger (que com tantas mudanças de nome agora deve ter outro nome) versão 1.3 ou superior, e no modo texto é o ainda pouco conhecido (mas bastante útil, simples e amigável) elmo - http://elmo.sourceforge.net/


» Augusto Campos () em 28/07 11:48

Patola:

A solução que eu sugeri no artigo inclui filtros bayesianos. O spamassassin tem isso e muito mais - consulta a blacklists, análise dos headers e do conteúdo em busca de padrões conhecidos, vipul's razor e mais.

O tratamento bayesiano dele pode ser visto com um pouco mais de detalhamento aqui: http://ietpd1.sowi.uni-mainz.de/cgi-bin/man2html?Mail::SpamAssassin::Bayes+3

Certamente o mailer do Mozilla tem a vantagem de já trazer este tipo de tratamento embutido, mas a vantagem do spamassassin é que (além de poder ser rodado diretamente no servidor de e-mail) ele pode se integrar a qualquer programa de e-mail que suporte filtros internos.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 28/07 11:55

Tem razão, eu não sabia que o spamassassin implementava filtros bayesianos. De qualquer jeito, continua a minha sugestão dos dois clientes, que ainda deixam mais fácil de usar do que depender do programa externo, com integração martelada. Em especial do elmo, que acho muito interessante trazer à luz dado que tanta gente briga com o mutt, que é difícil de configurar.


» Augusto Campos () em 28/07 12:01

Mas não é martelada não. A integração é completamente transparente, sem usar nenhum artifício técnico. Chamar filtros externos é um recurso do Evolution (e do kmail, e do procmail), bem documentado, transparente e simples.

E o spamassassin inclui o modo daemon justamente para poder ser chamado repetidamente por outros programas sem perda de desempenho.


» Fredson () em 28/07 16:27

Muito bom o artigo...
Eu utiliza o spamassassin, mas utilizava um programa de nome pop3proxy.pl que abria uma porta 110 (pop) no meu linux. Eu apontava o cliente para ele e o mesmo colocava *****SPAM*****, nas mensagens que se enquadravam nesta categoria, aí era só filtrar essas mensagens. "Acho que ele utiliza o programa spamassassin."
Gostei desta dica da utilização do programa spamc que é o cliente do spamd (daemon do spamassassin).
Não conhecia esse recurso de de filtro externo do evolution... Procurei no kmail e não achei. Alguém que já usou poderia apontar-me como utilizar o "spamc" com este cliente de e-mail?


» paulo leandro () em 22/10 01:07

Preciso fazer um pesquisa para a faculdade sobre spam, Spammer e Scan , dar o conceito, para que serve qual as vantagem etc...
Se voces tiver mande para mim até o dia 22/10/2003
Obrigado


» Khurana Sarita () em 11/12 00:10

A good friend can tell you what is the matter with you in a minute. He may not seem such a good friend after telling.


» Lichtenberg Amanda () em 21/12 02:43

For every action there is an equal and opposite government program.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.