Notícia publicada por brain em julho 22, 2003 09:17 AM
| TrackBack
Recebi uma tonelada de submissões desde ontem sobre uma notícia de que a SCO obteve os direitos autorais sobre o Unix e agora pode processar os usuários de Linux - o ponto de vista dela, e os detalhes, foram muito bem sumarizados (sem muita análise) nesta matéria da Info que o Buick Sk me mandou.
Mas o verdadeiro significado disso acaba ficando meio escondido no show pirotécnico que a SCO está promovendo: registrar o copyright sobre uma obra é um mero processo burocrático - é só pedir, apresentar a obra e alguns documentos, e ponto. Não há um processo de análise para comparar o seu produto com os demais do mercado ou algo assim.
Embora seja verdade que a SCO agora pode processar os usuários de Linux, a existência do registro de copyright não faz com que ela ganhe os processos automaticamente: ela continua obrigada a demonstrar e provar que o Linux está infringindo o seu copyright sobre o Unix System V, tanto quanto era antes. [por outro lado, seria muito melhor se a Novell tivesse conseguido demonstrar que o copyright era dela - aí a SCO não poderia nem processar...]
O que leva ela a agir assim? Em primeiro lugar, ganha ainda mais notoriedade e espaço na imprensa, principalmente nos órgãos que se limitam a produzir press-releases sem analisá-los. E em segundo lugar, empresas sem advogados para convencê-las do contrário, ou com advogados assustados, podem ser facilmente levadas a pagar a taxa de proteção contra processos que a SCO anunciou que estará vendendo em breve.
Portanto, não caiam neste carnaval - a existência do copyright é uma simples exigência burocrática para que a SCO possa processar quem ela quiser com base em direitos autorais, não é uma "prova" a mais ou o elo perdido entre o Linux e o Unix.
Já esta outra notícia do Slashdot, se confirmada, pode contribuir para abalar o caso da SCO: uma pessoa reuniu documentos comprovando a participação ativa da Caldera (empresa que por via de aquisição hoje é a SCO) no desenvolvimento dos recursos do Linux que hoje a SCO diz terem sido ilegitimamente cedidos pela IBM, a saber: suporte a SMP, sistema de arquivos JFS e RCU. Óbvio que a SCO vai negar tudo, mas veremos o resultado disso nos tribunais daqui a alguns anos ;-)
Pombas!!!!
Cadê um pronunciamento oficial da Conectiva ?
Ou qualquer outra distribuição ?
Da Conectiva não sei, mas da IBM, SuSEm Red Hat e FSF estão aqui:
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/000644.html
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.