Notícia publicada por brain em julho 16, 2003 12:13 PM
| TrackBack
O Slashdot está com um artigo questionando a aplicabilidade do XML em aplicações concorrentes e com necessidade de alto desempenho. São apresentados argumentos e fatos, e o proponente pede indicações de como se livrar dos gargalos do acesso a dados em XML. Alguém ajuda?
XML e desempenho me lembram lógica booleana. XML == !desempenho, logo, XML && desempenho == false.
Realmente, considerando o esforço que o parser deve fazer para localizar o próximo registro, o XML não tem como se destacar em performance.
Para comprovar isso, consulte o site abaixo:
http://brazil.joelonsoftware.com/Articles/BacktoBasics.html
Leitura muito interessante.
XML é excelente para certas coisas. Péssimo para outras. O problema de XML é que virou 'buzzword', caiu na boca de tudo quanto é gerente, diretor e tomador de decisão e por conseguinte virou componente de tudo quanto é projeto e foi adotado como solução para todos os males. Alguns manés estão chegando ao cúmulo de implementar bancos de dados em XML e, obviamente, estão dando com os burros n'água, porque em condições normais, o desempenho do parsing XML é muito baixo, assim como as possibilidades de travamento de campos são pequenas.
E já que estamos falando de XML, alguém conhece um exemplo melhor de algo simples que as pessoas conseguiram complicar até o infinito? Fala sério! XLST, XSD, XML Schema, parsers DOM e SAX... Um livro de XML que cubra o básico tem que ter 500 páginas!
Pois é, Patola.
É um problema.
Mas para recuperar dados do MainFrame, o XML tem se saído muito bem por aqui, e possibilitou que eliminássemos programas como o EntireX, e economizássemos muitos milhares de dólares.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.