Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Kurumin 2.0

Notícia publicada por brain em julho 16, 2003 11:58 AM | TrackBack


Bogomolov disse: "Consultando o fórum do guiadohardware, encontrei esta notícia e comecei a baixar (via bittorrent). Achei estranho a numeração, mas como o Flavio Moreira e outros comentaram no fórum, é merecida devido ao número de inovações (tô sem maiores detalhes, mas vem com XFree 4.3)."

O Flavio Moreira (flaviao@bol.com.br) complementa citando o anúncio publicado pelo autor do Kurumin, Carlos Morimoto: "Escolhi nomear esta nova versão do Kurumin como '2.0' ai invés de 1.41 ou 1.5 como seria mais natural devido ao relativo espaço de tempo do lançamento da última versão para indicar uma mudança de rumos no projeto. As primeiras versões do Kurumin foram feitas pensando em quem utiliza o sistema direto do CD. Não existia muita preocupação com dependências, incompatibilidades nas versões dos programas instalados, etc. pois de qualquer forma estes problemas só aparece ao tentar instalar novos programas ou atualizar o sistema através do apt-get, o que não é possível a partir do CD de qualquer forma. Mas, nem todo mundo se contenta em rodar o Kurumin do CD. Muita gente vem utilizando o Kurumin como seu sistema principal, em alguns casos até mesmo como servidor, por isso era essencial resolver estes problemas."

As novidades sobre a nova versão estão no anúncio oficial.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» aldoir () em 16/07 13:51

Pra quem não conhece, recomendo ver. É muito leve e prático. Muito bom pra desktop.


» Haroldo Lage () em 16/07 17:11

Estou feliz por esse lançamento.
Mas uma coisa eu confesso que não gostei. Eu simplesmente acabei de baixar o Kurumin 1.4 semana passada...
Considerando que minha conexão é discada, isso realmente é um problema.
Mas sem problema! 2.0 aqui vou eu!!!
Assim que lançar a 2.1 eu acabo heheehe
Parabéns para o Carlos, pois está coseguindo fazer a multiplicação de espaço no CD. Fui lendo as novidades e já fui imaginando "Sacanagem, dessa vez deve ter passado dos 200MB", e quando terminei de ler, fiquei impressionado!


» Cesar Romero () em 16/07 20:33

Acabei de instalar, e está muito bom. Só que uma das novidades, a parte de impressão não ta funcionando de jeito nenhum, to tentanto instalar uma impressora comum, localmente e não funciona mesmo, já atualizei os pacotes de impressão e nada, da um erro declient-error-bad-request, eu queria instalar ele em um cliente q vou amanhã, mas pelo jeito vou ter de deixar pra depois, mesmo assim vou tentar descobrir.
[]s


» Zab Ert () em 16/07 21:20

Cesar, tive um problema com o cups aki que o diretório /var/tmp não estava com permissão pra todo mundo escrever. daí o cups não conseguia gerar os arquivos intermediários... é uma dica para você tentar. abraços.


» Carlos E. Morimoto () em 16/07 22:27


O Cups já tem permissao de escrita para o /var/tmp, isto não deveria ser problema. Talvez seja algum bug no próprio driver da impressora.

Aqui testei com uma HP692C e um Epson 880


» Theneus () em 17/07 12:06

Morimoto, estou postando as atualizações do Kurumin no meu blogger, tem algum problema ?

Grato !!

Theneus
http://www.sagui.blogger.com.br


» Cesar Romero () em 17/07 12:19

Vou verificar o q há, mas quanto ao driver eu instalei uma HP612C, tentei matricial raw, e nenhuma funcionou

;)


» Nistelrooy () em 17/07 12:42

Primeiro Linux que consigo utilizar o SAMBA !

Mole, mole...


» Manoel Pinho () em 17/07 17:58

Acho o Kurumim uma excelente idéia e pode realmente solucionar um dos grandes problemas do Debian: a dificuldade de instalação. Eu acho que a equipe do Debian deveria levar o Knoppix e derivados mais a sério e utilizá-los como uma forma rápida de popularização do Debian.

Eu só não consigo entender o motivo do esforço do Morimoto em reduzir o tamanho do Kurumin, quando o Knoppix usa a capacidade total de um CD normal.

Gostaria de sugerir também uma maior integração com o pessoal do Debian-BR. Acho o Kurumim muito importante para eles. O Kurumim seria então uma espécie de "versão demo" e uma maneira prática e amigável de instalar o Debian no hd, ou seja, o Kurumim poderia ser um subprojeto do Debian BR.


» Carlos E. Morimoto () em 17/07 21:17


Tem um conjunto de vantagens em deixar o sistema menor:

É mais rapido de baixar, mais rapido de instalar, mais fácil de disponibilizar, ocupa menos espaço no HD, cabe em mini-cds, deixa espaço pra vc por mais coisas no CD (digite "remasterizar-kurumin" no shell e vai ter uma supresa :P ), faz (geralmente) ele ficar mais leve, etc, etc.

Enquanto der pra trabalhar dentro da barreira dos 193 MB, acho bem melhor.

Acho que o Kurumin é uma das poucas distros que o pessoal que acessa via modem arrisca baixar.


» -==W4zd3r==- () em 17/07 21:29

Acho q o objetivo do projeto não pode ser perdido... Disponibilizar melhorias no sistema para rodar direto do CD-ROM...
Distro para instalação já tem o Gnu/Linux Debian do qual o kurumin é derivado e perfeito por sinal...
Bem sei lá apenas uma dica... Se perder o foco... acho q naum vai dar certo... Mas boa sorte...


» Flavio Moreira () em 17/07 22:06

Ao contrario do que muitos pensam, eu sou um usuario do Kurumin CD. Tenho na empresa instalada a versão 1.4 com LTSP (terminais leves) que é usado no dep. comercial - nem pude trocar para não parar a produção. Normalmente em casa eu rodo por CD ou no máximo copio para a FAT32 e carrego com Loadlin (sim aqui em casa ainda tem rodar Ruindows para algumas coisas). Mas a maior parte do tempo, em clientes, sempre tenho o mini-cd a mão, e confesso que já ganhei algum $$$ com ele por poder solucionar rapidamente problemas em computadores, discos, partições, backup, rede, vírus, etc. O mini-cd é uma "ferramenta" de trabalho , pois onde você estiver, terá um linux com acesso a FAT32, NTFS, boot, conexão a internet, multimidia, etc.
Mesmo que você seja usuario SuSE (como eu), Mandrake, Debian, Conectiva, RedHat, Windows, etc - estará sempre bem acompanhado do mini-cd do Kurumin. TENHO CERTEZA que o "pequeno índio" lhe será muito útil diversas vezes.

Ps: Se você for ter o Kurumin na carteira (sim ele cabe DENTRO da sua carteira) não esqueça de NÃO POR A CARTEIRA NO BOLSO DE TRÁS !!! :-)

(eu já fiz esta BOBAGEM algumas vezes ...)


» CARLOS BENDER () em 20/07 03:34

TO REALMENTE SURPRESO COM ESSA DISTRO. A MELHOR QUE JA USEI, REALMENTE MEUS PARABENS!!!


» João Vítor da Silva () em 22/07 09:32

Eu hoje de manhã coloquei meu Pc para fazer Boot pelo disquete e em seguida entrar no Kurumim usei somente o modo Texto pois durante a execução do boot o sistema acusou que minha máquina tinha pouco recurso de memória pois era um Petium 100 Mhz com 48 Mb de Memória Ram algum técnico que já possou por essa situação se tiver uma idéia para mim entrar no modo gráfico me mandem uma sugestão!!!
sablugo@msn.com
João Vítor da Silva


» Flavio Moreira () em 22/07 11:04

Conforme está explícito no manual :

http://www.kurumin.org/

"Apesar disso o Kurumin é uma das distribuições mais leves disponíveis hoje em dia. Ao dar boot através do CD o sistema consome apenas 53 MB de memória RAM (versão 2.0). Um mero 233 MMX com 64 MB já é suficiente para rodar o sistema aceitavelmente, enquanto com um Pentium II 266 com 128 MB você já pode assistir vídeos em divx com qualidade."

e

ainda

"O autor, Carlos E. Morimoto ou o GuiadoHardware.net não poderão ser responsabilizados por qualquer tipo de dano causado por seu uso. Concorda ainda que não não existe nenhuma garantia de que ele realmente irá funcionar no seu computador e que o fato de utilizá-lo não lhe dá direito a nenhum tipo de suporte técnico."

Destacando : (...) Não existe nenhuma garantia de que ele realmente irá funcionar no seu computador (...) "

Ou seja ,,,, de Pentium 100 com 48Mb Ram não roda ...

Use o Linux Pulga !


» Ranieri Marinho de Souza () em 23/07 11:18

Realmente achei muito interessante o Kurumin 2.0, porem não consgui salvar as configurações em disquete para poder inicializar meu equipamento sem ter que configurar todas as vezes que eu precisar acessar


» Louis () em 23/07 17:38

Comprei o Kurumin com uma revista este mês. O bichinho é bom mesmo! Tem tudo o que eu queria menos o Gnome, e não to conseguindo instala-lo de jeito nenhum. Talvez eu já esteja desatualizado com a edição deste mês (1.4) :|

De qualquer forma, Morimoto fez um ótimo trabalho. Não vi a versão 2.0 ainda mas deve ser boa...


» Alberto Brandao de Carvalho () em 24/07 00:08

Tive alguns problemas com PPPOE
mas estou apaixonado pelo sistema
vale a pena conferir


» Alain Mouette () em 28/07 22:01

Gostei muito do Kurumin 2.0 principalmente porque tudo funciona, os utilitários incluídos são ótimos, etc. e mais flores...

Gostaria de dar uma sugestão: Que tal uma versão do Kurumin especial para Empresas? Já viria com o OpenOffice rodando do CD, sem jogos e etc.. Podia até ser chamado Kacique ;-)
(poderia até procurar ler o disquete de configuração sem precisar escrever nada)

Parabéns,
Alain


» Saulo_Analista () em 30/07 16:47

Gente posso dizer! essa distribuição esta d+++++, podemos dizer que é uma distribuição leve e muito facil... vou pedir para meu sobrinhho de 2 anos instalar!!! :P parabnés Sr. Marimoto.


» ediçon () em 06/08 14:23

Instalei o Kurumim 1.3 em meu notebook, acer 351TEV, mas ele não detectou a placa de rede, pensei, vou instalar a versão 2.0, e nada. Minha placa de rede é on-board, Lucent. Onde encontro driver correto?


» Ediçon () em 06/08 14:31

Desculpe. o postal correto é:
Instalei o Kurumim 1.3 em meu notebook, acer 351TEV, mas ele não detectou a placa de fax-modem, pensei, vou instalar a versão 2.0, e nada. Minha placa de fax-modem é on-board, Lucent. Onde encontro driver correto?


» Moacir () em 10/08 04:57

Mui bien, achei tudo lindo e maravilhoso, até q, fui tentar conectar-me a internet, dai começecaram os probl, até agora ñ consegui configurar meu modem para que conecte comprei um desknote ((((ECS)))) "pode ser que tenha probl, tb, na placa q, teoricamente é onbord, mas até agora ñ consegui nenhuma informacao ou resposta (nem do FPD, q, me vendeu e nem de qqer, outro cristão) caso vc, tenha uma sugestão eu testarei.

ESTOU 100% decidido a mudar para linux, (MAS TEM SIDO DIFICIL PRA CARAMBA) o suporte embora tenha q, reconhecer q, há muita disposiçao das pessoas q, o fazem ainda deixa a desejar pois ha uma variacao muito grande de linux's.

CONTUDO SOU OBRIGADO A CURVAR-ME A CAPACIDADE, DAS PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROJETO, espero com muita ansiosidade a estabilizaçao do linux e em especial ao KURUMIN, pois ficou com um visual muito agradavel, e muito mais funcional que o conectiva.


» DeysonThome () em 10/08 12:46

Eu sou ainda inexperiente no Linux, então minhas opiniões não tem muito embasamento técnico, mas apesar de eu não conseguir conectar a internet de jeito nenhum, tenho uma realtekRTL 8139 Family PCI
com ADSL , estou no |Japão, configurei no Mandrake e no Red Hat, mas no Kurumin, nada. É uma pena, porque queria usar o Kurumin, me pareçe que esta distro tem tudo para ser a distro mais utilizadas futuramente, e a distro que atrairá mais pessoas para o mundo Linux. A magia do linux acho que está no fato de nos exigir aprendizado, pois mesmo difícil no início a gente não quer mais largar. Excelente trabalho do Morimoto, vou continuar tentando.


» Luis de Leon () em 11/08 10:37

O 2.0 já está com o novo kernel que "enxerga" as nForce 2 ?? Uso Kurmin desde as primeiras versões, mas sou uma porta para cosneguir atualizar kernel por mim mesmo (o necessário para usar Kurumin, pelo menos até a 1.4, em mákina equipadas com nForce 2.). Tive que parar, mesmo que temporiariamente, de usar o Kurumin, pois ele não reconhce minha placa mãe, uma Abit NF7-S 2.0 e por isso eu fiko sem rede, sem modem, sem controlador AGP (por tabela minha R9500 PRO é ignorada), :( . Espero que este problema esteja resolvido em pouco tempo...


» Bruno () em 11/08 16:49

Bom Dia,
Tenho em minha rede um servidor windows 2000 server com uma aplicação, Sapiens, e 3 maquinas com windows 98 conectadas rodando a aplicação do servidor.
Este programa é instalado no servidor e nas maquinas clientes. Gostaria de saber como configurar estas 3 maquinas para acessarem este Sistema no Kurumin 1.4. Lembro que as maquina já estão com o Kurumin instalado na segunda partição. Tenho que configurar o SSH nas maquinas clientes para rodar a aplicação? Como eu configuro o SSH? Este depois de configurado roda o sapiens da mesma forma do Cliente/Terminal do windows? As 3 maquinas acessam o servidor ao mesmo tempo?
Desde Já obrigado.


» luiz paulo () em 27/08 16:20

A chei bem legal essa distro , ela faz a configuração sozinha de soft modem , coisa q meu Mandrake so conseguiu com muito esforço pessoal de um colega meu . Tenho certeza q a partir das versões seguintes essa distro se tornara a mais acessivel das debian ao publico q q ter acesso ao clube do tux


» valdecy () em 31/08 09:12

Eu naõ consequi instalar o meu adsl da brasiltelecom no Kurumim 2.0 fiz tudo certo e não consequi conequitar alquem por favor poderia mim ajudar?


» x () em 31/08 22:20

Morimoto, o Kurumin deveria vir configurado com ícones em tamanho normal, e não miniaturas.

Afinal de contas, estes é o tipo de detalhe que faz o KDE mais bonito visualmente do que o Windows.


» Fabiano Roper () em 02/09 16:11

Embora o kedit se proponha a abrir arquivos do word, não consegui abrir nenhum que contenha altas formatações como linhas e colunas, textos variados etc. Sabem me explicar porque.
Máquina: AMD1100MHZ, 64RAM, KURUMIN2.0, RODANDO EM 800X600 COM BOOT EM DISQUETE E KNOPPIX NUMA PASTA NO HD.
ABRAÇOS


» andarilho () em 02/09 16:42

Peraí. Kedit não é um editor de ASCII?! Se ainda o for, o máximo que ele pode fazer é importar de DOC.


» Luis Marcelo () em 02/09 18:58

O Kurumin 2.0, é um O.S, sensacional. Gostaria de dicas de aplicação do Kurumin 2.0, em rede. É melhor fazer um "ghost", ou instalar e configurar uma a uma?


» Sinclayr Luiz () em 17/10 18:39

Preciso encontrar um programador em Delphi que conheça Linux com profundidade para cursos a distancia e presenciais em S.Paulo. tem alguém disponível ?????? Estamos no Brooklin e temos salas de aulas. Podemos fazer uma parceria de trabalho. sluiz@cepanet.com.br Fone 5506-8477 Sinclayr Luiz


» Sinclayr Luiz () em 17/10 18:39

Preciso encontrar um programador em Delphi que conheça Linux com profundidade para cursos a distancia e presenciais em S.Paulo. tem alguém disponível ?????? Estamos no Brooklin e temos salas de aulas. Podemos fazer uma parceria de trabalho. sluiz@cepanet.com.br Fone 5506-8477 Sinclayr Luiz


» Pablo () em 19/10 16:08

Oi gente, não estoiu conseguindo dar boot pelo cd do Kurumim 2.01, é a primeira vez que estou testando esse sistema, por isso estou perguntando. Valeu!


» Cesar () em 03/12 20:56

Respeito muito as pessoas que tentam coisas novas e conseguem manter a humildade, por isso peço humildemente que me indiquem como instalar novos programas no kurumim, desde já eu aviso sou um usuario casual mas que está sem grana pra comprar microsoft.

Muito obrigado. Sem mais.
Cesar, Campo Mourão.


» João Vítor da Silva () em 10/12 15:09

Hoje eu tenho um Athlon XP 2000 rodando numa placa mãe SOYO DRAGON ULTRA PLATINIUM KT 333 ele tem 256 Mb de ram ddr 333 HD de 20 Gb 7200 rpms e uma Geforce 2 MX 400 DDR.Eu instalei o Kurumim nele e achei que estou esperdiçando a máquina com ele os técnicos do Kurumi poderiam me auxiliar para usar o máximo do kurumim e se depois do kurumim existe uma distribuição que presta tipo o Mandrake.


» João Vítor da Silva () em 10/12 15:09

Hoje eu tenho um Athlon XP 2000 rodando numa placa mãe SOYO DRAGON ULTRA PLATINIUM KT 333 ele tem 256 Mb de ram ddr 333 HD de 20 Gb 7200 rpms e uma Geforce 2 MX 400 DDR.Eu instalei o Kurumim nele e achei que estou esperdiçando a máquina com ele os técnicos do Kurumi poderiam me auxiliar para usar o máximo do kurumim e se depois do kurumim existe uma distribuição que presta tipo o Mandrake.


» João Vítor da Silva () em 10/12 15:09

Hoje eu tenho um Athlon XP 2000 rodando numa placa mãe SOYO DRAGON ULTRA PLATINIUM KT 333 ele tem 256 Mb de ram ddr 333 HD de 20 Gb 7200 rpms e uma Geforce 2 MX 400 DDR.Eu instalei o Kurumim nele e achei que estou esperdiçando a máquina com ele os técnicos do Kurumi poderiam me auxiliar para usar o máximo do kurumim e se depois do kurumim existe uma distribuição que presta tipo o Mandrake.


» juscelino () em 26/01 16:12

gostaria de saber como usar o msn e o yahoo menseger no kurumin



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.