Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Começou a série 2.6 do kernel

Notícia publicada por brain em julho 15, 2003 11:25 AM | TrackBack


Com o lançamento do 2.6.0test1 neste fim de semana, Linus Torvalds sinaliza que estamos quase lá, no alvorecer de uma nova série de produção do kernel. Ele comentou que a previsão é para lançamento no último trimestre, e agora é a hora de testar para garantir que todos os seus sistemas e equipamentos rodam ;-)

Ou como resumiu o waldecir (psycoman@pop.com.br): "é isso aí galera, preparem seus gccs, que estamos entrando em mais uma árvore estável!"

O Roberto Hoelscher (badfish@terra.com.br) mandou um relato de sua experiência pessoal: "Saiu o kernel 2.6.0-test1 no dia 13. O novo kernel de Linus Torvalds possui correções em todos os drivers do 2.4.X e possui um amplo suporte a arquiteturas não PC e já vem com o patch preemptible instalado (melhoria em threads). O tempo de compilação é semelhante ao do 2.4.X mas as mensagens na tela são diferentes e o menuconfig mudou também (ficou bem mais organizado). Vale a pena compilar no micro de casa, mas não deve ser usado em servidores." Eu discordo desta última frase: vale a pena testar em todos os locais sujeitos a um upgrade no futuro. Mas provavelmente não vale a pena deixar em produção onde você precisa de estabilidade - afinal, é uma versão test.

E o Guido Trueb (guido@frb.br) complementa: " Esta é uma tradução da notícia do lwn.net. 'Ok, o nome já deve ser familiar - o mesmo usado na versão 2.4.0. A diferença é que enquanto o pre1 do 2.4.0 demorou cerca de 7 meses até a versão final, eu espero (e acredito) que nós conseguiremos um prazo menor na 2.6.0. Mas é claro que haverão muitos tests até chegarmos lá... (Linus)' Acho que essa notícia é de suma importancia para a comunidade..."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.