Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Brasileiro venceu juridicamente CDs protegidos

Notícia publicada por brain em julho 9, 2003 11:29 AM | TrackBack


Eu hesitei pra postar isso, embora ache os CDs "protegidos" muito chatos. A notícia não tem nenhuma relação direta com o Linux, mas tem relação com o direito de uso ao conteúdo, e esse tipo de comportamento das gravadoras (restringir o uso do conteúdo pelo qual o consumidor *pagou*) é bem o oposto do que o movimento do software livre tem como objetivo.

E eu nem gosto de Tribalistas... ;-) E pelo que ouvi dizer, embora o CD venha com um player específico para ser tocado em computadores com Windows, alguns usuários que tentaram executá-lo e ripá-lo com ferramentas tradicionais do Linux não tiveram grande dificuldade. Mas vamos aos comentários dos leitores:

Clovis Sena (csena2k2@yahoo.com.br) disse: " Este eu peguei no Gildot por acaso, e como não lembro de ter visto noticiado por aqui, resolvi sugerir esta noticia no minimo curiosa... 'Paulo Henrique Andrade é um Brasileiro que comprou o CD 'Tribalistas' de Marisa Monte, lançado pela gravadora EMI e fabricado pela Sony. Visto este CD ter proteção anti-pirataria ele não conseguiu ouvi-lo no leitor de CD's do seu carro. Por isso processou-os e o 6º Juizado Especial Cível do Rio determinou que as empresas têm de trocar a cópia e pagar uma indenização no valor de R$ 1000 ao consumidor. A EMI já recorreu. Duas fontes interessantes para este artigo são o jornal Folha de São Paulo e a Agenda do Samba & Choro, que está promovendo um boicote aos CDs com este tipo de proteções."

Patola (Cláudio Sampaio) disse: " Os CDs 'protegidos' (que, diga-se de passagem, são defeituosos e não podem ser chamados de CDs) acabam de perder na justiça. Um consumidor processou a EMI e a Sony pela proteção no disco 'Os Tribalistas'... e ganhou! A notícia tem alguns dias mas acho que é interessante assim mesmo, e não sei como deixaram passar: saiu na Folha de São Paulo e na Slashdot." Bom, eu deixei passar porque não é uma notícia sobre Linux. Os demais eu não sei :)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» aCiDBaSe () em 09/07 14:37

Qualquer tipo de 'proteção' dessas *só* atrapalha quem realmente comprou o CD/Software/... original.


» Zab Ert () em 09/07 14:41

O engraçado que aconteceu comigo foi: comprei o CD em tela para minha esposa como presente de aniversário; o CD não fonunciou no player do carro dela, quando ela escutava no Windows do micro dela, abria um tocador todo esquisito; peguei o CD e ripei com o CDparanoia no meu micro (Debian Sid). Gravei outro cd de áudio e a cópia funcionou no carro. Engraçado ou não?


» cs () em 09/07 16:14

Ah... Viva o Kazaa ! Nele baixo as mp3 e faço meu cd... comprar cd original pra que ? Dane-se os artistas, eu quero é de graça. haha


» Manoel Pinho () em 09/07 16:18

O negócio é boicotar mesmo.

Mesmo para os completamente leigos que não sabem nem o que é "ripar" um CD e que ainda usam o Windows ainda é mais fácil baixar os mp3s dos tribalistas que rolam nas redes P2P do que enfrentar esses problemas. Ou seja, só estimula a pirataria...

Parece até um caso cômico de uma pessoa que comprou o Windows XP home OEM junto com o seu micro novo e me chamou porque, ao mudar o hd de IDE, o Windows desativou. Como era OEM e comprado numa lojinha picareta, o sujeito não tinha suporte nem da M$ nem da lojinha e por isso me chamou. Dei um jeito na máquina e ele me disse que tinha ficado arrependido de ter comprado porque o CD piratão do XP que ele usava era do Professional (melhor) e com licença corporate, que não precisa de ativação...


» Edson () em 10/07 00:25

Dane-se, vc comprando o cd original esta pagando um valor injusto e absurdo, e comprando um cd pirata esta contribuindo com a mafia, porque não baixar pelas redes p2p, se vc pensa que esta acabando com os artista, não comprando cds originais esta enganado ja que os artistas(ou melhor, esses que estão nas grandes midias, que são os que mais se preocupam com a pirataria), ganham dinheiro mais com shows e marketing doque com cds.
Os consumidores acabam ficando sem saida.
Viva a verdadeira musica indempendente que não precisa das grandes gravadoras nem da grande midia.


» Cesar Cardoso () em 10/07 00:36

Só uma observação: estes álbuns com "proteção anticópias" não são CDs, não têm o selinho de "Compact Disc", porque ferem o padrão. E a Philips já avisou que CD "protegido" não é CD e acabou.


» aijá () em 10/07 08:21

Cesar Cardoso,

Vc poderia dar mais informações sobre o que vc mencionou sobre a Philips, um link talvez?


» f2r () em 10/07 08:59

Esse caso da philips realmente é verdade, não
me lembro se foi no idg ou na info que eu li.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 10/07 10:25

aijá, um mero STFW (Search The... FINE Web) consegue te achar isso. As que eu achei mais interessantes são:

http://nominimo.ibest.com.br/servlets/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeNoticia?codigoDaNoticia=2757&dataDoJornal=atual

http://slashdot.org/articles/02/01/11/1816258.shtml


» Paulo Eduardo Neves () em 11/07 00:24

Caros, vocês na página de boicote podem ler mais sobre os discos anticópia.
http://www.samba-choro.com.br/debates/1037142061


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.