Notícia publicada por brain em julho 8, 2003 03:38 PM
| TrackBack
Quando publiquei o post abaixo, acabei esquecendo de incluir a pergunta que ia fazer. Mas isso acabou trazendo algo de bom: agora que lembrei, eu posso até ampliar o contexto.
A pergunta original ia ser sobre a validade de publicar links e comentários sobre livros sobre segurança de sistemas com enfoque diferente do que costumamos abordar por aqui - títulos como "Universidade H4ck3r" e outros neste estilo. Particularmente não tenho nada contra eles - acho que sempre se pode aprender algo, mesmo com os livros mais diferentes e incomuns. Mas como esta é uma área em que podem haver sensibilidades diversas, gostaria de saber o que vocês acham.
Sensibilidades existem. Flames, em minha opinião, serão inevitáveis. Se você reter a informação baseado no que as pessoas podem reclamar, deixará de beneficiar a muitos interessados. Tome como exemplo o seu curso de GNU/Linux baseado em SuSE: você viu que surgiu uma voz (embora não flamejante) dizendo que você deveria privilegiar distribuições livres.
Como você mesmo sabe, não conseguirá nunca agradar a todos. Então manda bala mesmo com os livros polêmicos. E ignore os flames.
Concordo, nunca se conseguirá agradar a todos, mas fale, comente, dê suas opiniões sobre livros, matérias e etc. Assim cada um tira suas próprias conclusões, respeitando a opinião do outro é lógico; abrindo o debate. Como ele disse alguns talvez não gostaram de ter usado o SUSE, sou louco pra conhecer também, apesar de preferir Distros Livres. Mas qual o problema em conhecer e talvez usá-lo ? Na Europa ao que me parece é muito bem aceito. O conhecimento é a maior riqueza do ser humano...
Polêmicas a parte, os temas que se relacionam com Linux são variados.
Na filosofia open-source, me parece, se você não está contente com o que tem, tem toda a liberdade de pegar o que foi feito, alterar, e publicar com as suas modificações. Sendo assim, posso ter o Mandrake, Suse, Kurumin, Conectiva e Debian na mesma máquina, sendo necesário apenas ter tal máquina.
O mesmo vale para os livros e os artigos: Se o tema não foi desenvolvido como você (leitor) gostaria, cabe a você fazer algo diferente, algo melhor, sobre o seu ponto de vista.
Assim, todos aprendem, inclusive aquele que escreve ...
Não sei... a principio comentar serai uma boa e eu ate acho que é, mas a minha experiencia me diz que geralmente esse tipo de livro tendem a ser modista com um monte de texto ripado da internet e que talvez nem funcionem mais, mas não sei... para o pessoal não comprar tem que alguem ter lido pra dizer que não presta =;], eu acho que comentar livros é MUITO bom, mas eu acho que esses tipos de livros não deveriam ser o foco principal
RoadHouse, foco principal eles não serão. A pergunta é se eu devo mencioná-los ou ignorá-los :)
Augusto, não vejo motivo para não tratar assuntos de segurança, independente dos reais motivos que estejam por trás destes livros/artigos. Acho que quanto maior a quantidade de informação melhor você pode proteger-se. Flames e comentários que tentam descaracterizar esta área sempre existirão (apesar de terem diminuido); não acho que isto deva barrar a iniciativa da comunidade de comentar e postar assuntos controversos.
(segue um desabafo...)
Com raras exceções, já somos bem grandinhos para ficar discutindo se a distro A é melhor que a B ou se a interface gráfica X é superior à Y. Vamos tentar compartilhar informações e opiniões (relevantes), sem tentar persuadir, "no grito", ninguém. O clima deve ser de "eu respeito sua opinião, apesar de não concordar com ela; e vice-versa. E nem eu nem você devemos ter o objetivo de convencer um ao outro do contrário, à força.". Acho que assim todos ganham, certo ?
Eu gostaria de saber a opinião de vc sobre o livro Universidade Hacker!!
Eu penso que este é um site sobre Linux, e tambem segurança, então você não deve ter medo de publicar assuntos deste tipo, publique, quem não gostar não gostou e deu.
Não creio que as pessoas que acessam o site constantemente sejam pessoas que leiam exclusivamente notícias sobre Linux. No geral, notícias que envolvem tecnologia acabam interessando. Particularmente, gosto de ler notícias sobre livros, prinicpalmente por que abre a possibilidade das pessoas comentarem estes livros. Com a quantidade de livros a respeito do mesmo assunto circulando hoje, uma indicação de alguém que já leu um deles vale muito.
Notícias sobre segurança, e até mesmo algumas que aparentemente não possuem muita relação com o Linux, como por exemplo algumas que postei sobre filmes são uma oportunidade de discutirmos assuntos mais "leves" e formarmos uma comunidade. Observe como notícias que não são necessariamente sobre Linux têm tido um número grande de comentários. Considero isto uma indicação de que os leitores estão interessados nestes tópicos.Desde que mantidos os critérios de bom senso utilizados hoje e não desvirtuando o propósito original do site, dou todo o apoio.
No final ninguém é obrigado a ler todas as notícias e seus comentários. Eu mesmo passo o olho no título e se me interessar, vou adiante lendo a notícia. Por outro lado, existem notícias que acompanho todos os comentários. Com a quantidade de leitores que o site possui hoje, é melhor pecar na diversidade (sem perder o foco).
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.