Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Apostila de introdução ao Linux

Notícia publicada por brain em julho 7, 2003 10:40 PM | TrackBack


Lembram que eu prometi publicar a apostila que fiz para o curso de introdução ao Linux que ministrei em Minas Gerais na semana passada? Ontem eu até esqueci de avisar, mas ela já está na área de tutoriais. São 44 páginas em formato PDF (quase 2MB), e a distribuição utilizada para os exemplos é o SuSE Linux 8.2. Aproveitei para publicar lá também a versão em PDF da minha apresentação sobre o site Linux in Brazil no IV FISL em Porto Alegre.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Woody () em 08/07 01:18

Seria legal se alguém fizer um tutorial sobre net a radio wirelles, pois pretendo adquirir o serviço, e alguém sabe qual e a velocidade de download do mesmo a 128k ?


» Ricardo Rabelo Mota () em 08/07 08:07

Já perguntei isso aqui uma vez, e a resposta foi negativa. Porém, torno a perguntar, tendo em vista que o autor, o Augusto, parece gostar muito da Suse. Pois bem, gostaria de saber se é lícito comprar, por exemplo, um cd-r com o Suse 8.2. Sei que se pode instalar a partir de um servidor ftp, mas e através dos cd's? Não acho muito legal misturar código proprietário na instalação do SO. Acaba tornando-o inacessível, levando-se em consideração o baixo poder aquisitivo para se investir em uma caixa, além de outras distros terem instalações igualmente facilitadas (vide Red Hat, Mandrake, Kurumin e outras). Ô Augusto, que tal privilegiar uma distro que seja TOTALMENTE Open Source, hein?
Abraços


» Augusto Campos () em 08/07 09:34

Por mais que eu faça, nunca vou agradar a gregos e troianos né?

Ricardo Rabelo Mota, eu preparei uma apostila que atendia a uma necessidade específica de um conjunto de alunos. Para a situação deles, SuSE Linux era uma boa resposta.

Em outras situações, distribuições "totalmente open source", como você diz, podem ser uma boa solução também, e já preparei apostilas e materiais sobre elas no passado, quando ministrei cursos sobre elas.

Mas aí o que eu deveria fazer desta vez? Preparar a apostila e não divulgar para a comunidade? Ou divulgar e ainda ter que ficar "me defendendo"? Preferi divulgar, sabendo que tinha gente que ia torcer o nariz pra distribuição que eu escolhi. Mas o fato é que a escolha foi feita levando em conta critérios específicos para uma organização específica.

Po, eu acho ótimo que existam dezenas de distribuições para você escolher, e apóio todas elas sempre que tenho oportunidade. E sempre que tenho que escolher entre elas para algum projeto, vai ter alguém para me dizer que preferiria que fosse outra. É normal.

Mas só dá de escolher uma de cada vez, e pra ser sincero eu não acho que tenha que justificar a escolha que fiz - minha apostila usa SuSE como exemplo. Existem muitas que usam outras distribuições - veja o Guia Foca Linux, por exemplo, bem baseado no Debian, embora seja multi-distribuição. Você pode usar a minha, ou o Foca, se quiser. Ou pode fazer a sua própria, sei lá.

Mas num caso como este, eu espero que você não queira me dizer que o melhor seria eu ter guardado minha apostila para mim mesmo e nem divulgado ela, já que ela não atende seu critério de escolha de distribuição.

Quanto à licença do YaST, pelo que eu entendi do e-mail da lista da FSF Europe que linko abaixo, baixar os softwares do FTP e gravar CDs, ou mesmo gerar cópias dos CDs originais sem visar lucro não criaria nenhum problema. Mas eu não sou advogado nem representante da SuSE, portanto você vai ter que analisar e decidir por si mesmo:

Mail da FSF Europe:
http://mail.fsfeurope.org/pipermail/discussion/2002-February/002250.html

Licença do YaST:
http://www.suse.com/us/private/support/licenses/yast.html


» Roberto Hoelscher () em 08/07 11:43

Augusto, voce se defendeu bem, ate demais eu diria. Esse Ricardo nunca fez nada pela comunidade e ainda quer "por o nariz onde nao foi chamado". Voce eh uma pessoa sensata e so tem a receber os parabens por tudo que vem fazendo dia a dia para a comunidade. O que mais escuto de meus clientes e amigos sobre o Linux eh "O usuario leigo se confunde todo e descarta o Linux porque nunca sabe nada sobre as distribuicoes." isso eh um fato que sempre vai existir porque as distros sempre vao existir, "Linux nao eh sistema operacional, Linux eh um kernel desenvolvido por pessoas de todo o mundo, Distribuicao eh o sistema operacional, divididas em varias facsoes." Para finalizar... Imaginem que so existisse uma marca de automoveis no Brasil, essa concessionaria seria monopolizadora como o Bill e nao teria necessidade de fazer controle nos precos e de qualidade dos produtos pois nao haveria competividade. O Linux eh como a roda que foi invendada a seculos para ser usada em varios meios de hoje em dia, nao importando a sua marca exterior. Paz!!!


» Joselito () em 08/07 12:37

Po todo mundo ta falando do SuSE 8.2 que eu to com vontade de testar . Mas eu nem to afim de comprar os CDs e nem instalar via FTP .To tentado baixar no edonkey/shareaza mas ta foda!
Alguem sabe onde da pra baixar os 5 CDs ?


» Fabiano Rech () em 08/07 13:19

olha se é pirataria este link peço desculpa ao Augusto por ter postado aqui, se ele quiser pode deletar a mensagem, mas como não sei se isto é pirataria aqui vai um link ftp://ftp3.linux.ibm.com/pub/SuSE/release_cds/8.2-i386/SuSE-8.2-Prof-i386-RC2-CD1.iso

voce pode achar mais links no
http://www.filemirrors.com/search.src

digite Suse e veja as opções.


» Nistelrooy () em 08/07 17:07

Colé Fabiano blz ? Esse site do filemirrors é excelente, já conhecia ele. É muito bom mesmo.

t+


» Andre Magoo () em 10/07 08:10

Augusto, gostei muito de sua apostila e estou pensando em usá-la em um curso que terei que montar... você teria uma versão editável para que eu possa adaptá-la pro conectiva?


» Augusto Campos () em 10/07 12:25

André, me manda mail senão eu esqueço! Aí eu gero um txt pra ti

Augusto


» Joao Ricardo () em 16/07 09:25

por favor algum de vcs poderim dispor de alguma apostila do Linux Suse, nao tenho muita afinidade com ele mas estou disposto a aprender;grato desde agora


» Augusto Campos () em 16/07 10:44

Em http://brlinux.linuxsecurity.com.br/tutoriais/ tem essa apostila, João.


» Fernando Gustavo Flôres () em 22/07 23:17

Parabéns pela apostila!!! Pessoal preciso saber se alguém tem o link certo de todos os cds do Suse 8.2, se alguém tiver me manda por e-mail: fernandoflores@brturbo.com, valeu pessoal... é otimo poder contar com pessoas como vocês.!


» phlood () em 07/08 13:05

vcs vao achar um comentario meio idiota mas tenho a versao suse 8.0 instalada no meu micro a 3 meses e ate hoje nao consegui instalar um software por linha de comando é um pacote tar.gz
PELO AMOR DE DEUS GALERA ALGUEM ME AJUDE ME MANDEM UM E MAIL POR FAVOR.
tudo o que li ensina da seguinte maneira
tar -xvzf pacode.tar.gz para descomprimir o arquivo no diretorio corente

entra na pasta do software descompactado e usa o comando
./configure
depois

make
e make install

sei que isso é uma variavel pode mudar mas basicamente em todos os softwares é assim sei que muda no debian, red rat e faço todo esse procedimento como usuario root do diretorio /root

para descompactar o software beleza
entrando no pacote e configurando com o ./configure tb
mas quando digito o comando make o sistema nao enterpreta o comando :( ai nem da para usar o comando make install

POR FAVOR ALGUEM DA COMUNIDADE AJUDE ESSE PRINCIPIANTE LEIGO POBRE E AFLITO

meu e mail é phlood@bol.com.br
meu icq é 112838048


» Rudney () em 14/08 09:44

Comecei recentemente a utilizar Linux e gostaria de saber se existe em São Paulo algum curso de introdução gratuito. Já conseguí tutoriais, manuais e agora um curso tb viria a calhar.

Obrigado


» jam () em 21/08 08:29

vc tem alguma apostila de Wirelles


» Paulo () em 19/09 02:08

oi gostaria que vc me enviase a apostila de introdução ao linux pois gostaria muito de aprender a mexer com ele. desde já muito grato.


» Pablo Fernandes () em 17/10 19:20

Caros amigos,
gostaria de saber se alguém conhece algum link para uma apostila de linux conectiva (o nove de preferencia) pronta para um curso?

Grato desde já


» katiusca vieira () em 23/10 15:59

gostei do site de voces, pis voce descobre varias coisas que na verdade sao curiosidades, por exemplo, eu nao sabia e nem tinha a menor idéia de como poderia usar o linux, aora descobri e adorei este site, vou começar a acessar ele senpre.


» Rogerio () em 01/05 18:49

Gostaria de saber onde eu consigo uma apostila do Linux SuSE 9.0, estou tento dificuldades em algumas coisas...

Obrigado


» ALEX MESQUITA () em 06/07 02:11

AUGUSTO VC MANDOU MUITO BEM COM SUA APOSTILA DE SUSE. MAIS EU QUERIA SABER SE VC TEM ALGO SOBRE ONDE ENCONTRAR E COMO INSTALAR UM CONTROLADOR DE BANDA O CBQ OU HTB PARA SUSE. QUALQUER UM ME AJUDE.


» ROBERTO () em 13/07 14:30

Ai galera, li alguns cometário e vi que tem possoas que procuraram sobre apostila do linux.
Inclusive vi que o Sr. João Ricardo tinha pedido em 2003 uma apostila da distribuição suse. Estou com ele instalado e gostaria que alguém me passe um apostila boa e didatica sobre o suse. Procurei no site e não consegui focalizar. Por favor caso alguém tenha uma boa apostila me retornem.
Obrigado.


» altair santos () em 01/09 00:05

o´la´eu gostaria de receber apostilas de linux para iniciantes, site para novidades sobre o linux,etc...
altairsq@hotmail.com


» walter () em 04/09 17:15

Ola estou montando um provedor de internet via radio, me imbicaram o Linux, Baixei o Linux RedHat 9.0 Mas não sei nem instalar as placas e nem usar o proxy preciso de configurar ele para a rede e distribuir internet para os terminais se deixar um usuário ver o outro, será que vc pode me ajudar, se tiver um jeito me informe se precisar retiro o Linux RedHat 9.0 e coloco outro que vcs indicarem. GRATO


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.