Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

A GNU FDL não é livre o suficiente?

Notícia publicada por brain em julho 7, 2003 10:07 PM | TrackBack


Há algum tempo atrás eu perguntei aqui mesmo na área de notícias se a licença GNU FDL (Free Documentation License) era compatível com a legislação brasileira sobre copyright, e acho que não conseguimos ser conclusivos sobre o assunto.

Mas agora a comunidade Debian deu um passo além, e aparentemente concluiu que a FDL não é livre o suficiente para ser usada em sua distribuição, e ao que parece vai remover os documentos que utilizam esta licença. Exagero? Não sei. Mas veja a cobertura (e a exposição de motivos) neste texto do Advogato.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Woody () em 08/07 01:20

Alguém conhece uma br-linux, mais que aborde Gnu/Hurd, tavalendo sobre me interessei por ele, parece ser legal.


» EAC () em 08/07 07:52

O pessoal da Debian apenas segue um de seus mandamentos, o de incluir em sua distribuição apenas programas/documentações livres. Se algo não é 100 % livre então podemos concluir que não é livre.
É só lembrarmos o caso do KDE 1.X que apesar de livre não era incluso na distribuição por que a QT não era livre.


» Rafael Goulart () em 08/07 08:24

Algo interessante de se questionar é a validade da GPL no Brasil. Não sei se já foi notícia aqui, mas existe uma lista - a qual acompanho passivamente para manter-me informado - exclusivamente para discutir a adaptação da GPL para a legislação tupiniquim.

Ela foi "fundada" pelo Alexandre Coutinho Ferrari, autor do livro Proteção Jurídica de Software.

O nível da discussão é elevado, incluindo nomes como o Godoy, da Conectiva - cujo empenho e colaboração com a comunidade Linux brasileira são um fato.

O grupo estava marcando um encontro por estes dias. Como estou no Windows, sem acesso a minha caixa postal do Kmail, não posso dar mais detalhes agora...

Endereço da lista: http://br.groups.yahoo.com/group/GPL-BR/


» liquidSLAVE () em 08/07 09:03

O debian tem dessas coisas , tira programas interessantes da distro por causa de "entre-linhas" , mas mantém o suporte a mp3/mpeg que todos sabem tem um licença tirana.
Um dia , quem sabe , eu entenda a filosofia debiânica.

See Ya


» deb1 () em 08/07 10:16

Não é tão radical assim o máximo que pode acontecer e os pacotes serem transferidos para o repositório non-free do qual se eu não me engano tem nomes de peso como o mp*, flash,java etc...


» liquidSLAVE () em 08/07 10:42

Humm ... tá , só para saber , esse repositório non-free vem nos cds ? E esses pacotes são mantidos com seriedade ? Pergunto isso , pois muitas vezes um
determinado pacote pode ficar jogado por ter uma licença bizarra coisa e tal . Já vi no debian alguns programas empacotados com má vontade por terem uma licença ambígua e o resultado final para o usuário ser um desastre !
Acho que um exemplo disso é o KDE , que no passado por ser baseado num qt non-free , gerou uma grande guerra civil nas listas do Debian durante o freeze do woody . Muitos desenvolvedores não queriam botar o KDE na distro , mesmo com o código aberto GPL do QT, no final o KDE foi incluido a contra-gosto e , pelo menos ao meu ver , deixa muito a desejar no woody , são travamentos de todos os tipos ,tamanhos e cores . Ao consultar um guru Debian muito forte na minha faculdade , ele atribuiu os problemas de instabilidade ao próprio KDE e não aos pacotes , já que o debian é uma das distribuições mais estáveis do mercado ... só que o release 2.2.2 do KDE é a versão mais estável da história do KDE e funciona muito bem em qualquer outra distro ...
No final das contas essa briga do Debian com os desenvolvedores do KDE só resultou em um grande arranhão entre as duas organizações ...
E não percam , no próximo freeze um novo round , tem gente querendo tirar o KDE do debian ... isso não vai ter fim ...

ps : Eu acredito no debian

See Ya


» f2r () em 08/07 10:47

O debian mantêm suporte a mp3 entre outras tecnologias nao livres, em um repositório especial,
e não na distribuição principal. Exitem 4 locais diferentes para programas de um release do debian:
main - distribuição principal
contrib - pacotes que dependem de algum software não livre (OpenOffice, por exemplo)
non-free - pacotes nao livres (com suporte a mp3 ou outros codecs, por exemplo)
non-US - softwares com encriptação forte, que precisam estar localizados em um servidor fora dos EUA para nao gerar problemas

O repositório main _nunca_ possui qualquer software que não tenha licença 100% livre


» f2r () em 08/07 10:52

A, esqueci de mencionar, o non-US também
é dividido em main, contrib e non-free , ja que ele é simplesmente um servidor, e não um repositório em si...
E, só pra terminar, só o main é Oficialmente Debian,
e passa por todo o rigoroso controle de qualidade
do debian.


» johnny () em 08/07 13:00

1/2 OT
Vocês podem me indicar uma boa lista de debian no Brasil?
Só por curiosidade, de qual soft não livre o OO depende?


» Éderson A. Jesus () em 08/07 14:12

Olá johnny!!!

Vá até o endereço http://lists.debian.org/users.html lá estão as seguintes listas em portugues do Brasil:

debian-news-portuguese: esta lista traz novidades semanais do Debian e avisos de segurança.

debian-user-portuguese: esta lista é destinada a tirar duvidas de usuários da Debian, sendo que cirlulam em média mais de mil mensagens por mês.


Atenciosamente;

Éderson A. Jesus


» zab ert () em 08/07 15:49

johnny, o ooo depende do java... pelo menos para compilar!


» Firewall () em 08/07 16:33

Até algumas semanas atrás me sentia tão dependende do KDE quanto a alguns anos atrás era do Windows. Criticava em todos os sentidos o projeto GNOME (mesmo tendo q admitir a velocidade superior em relação ao KDE) e tb o Debian q considerava uma assustadora distro.
Hj em dia sou userdebian fanático (até dei uma palestra, na faculdade onde estou cursando o 6º período de ciencia da computação em defesa dele).
Quanto ao KDE (antes me perca novamente) a algumas semanas atrás meu Debian deu pau (por burrice minha e não dele) e não pude reinstalar o KDE devido as dependencias q não conseguia solucionar. Paguei pra ver e fiquei uma semana com o GNOME 1.4.2 (o padrão do Woody) acabei gostando tanto q atualizei pro gnome 2.2 que é o q estou usando agora... Concluo então dizendo q se tirarem o KDE então tudo bem, estou satisfeito com o GNOME; Se tirarem o GNOME, tudo bem, me contento com o IceWM; Se tirarem o Linux, tudo bem, existe o HURD; Se tirarem todo o resto... sempre haverá uma alternativa, é apenas uma questão de adaptação... Só de lembrar q eu mudei de Visual Basic pra glade, não duvido nunca mais da minha capacidade de adaptação. Será q posso colocar isso no meu curríuculo?!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.