Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Red Hat quer vender Linux para empresas brasileiras

Notícia publicada por brain em julho 6, 2003 07:52 PM | TrackBack


Ovidio (ovidio@br-linux.com) mandou o link para o Terra e disse: " A Red Hat começa a montar seus planos para aumentar a atuação no Brasil. A empresa confirma que está de olho nos milhões de doláres de investimentos que circularão no país ainda este ano. Francisco Pesserl, gerente geral da Red Hat no Brasil, confirma que a empresa já inclui o país como prioridade. 'Queremos provar às empresas brasileiras que o Linux realmente é uma economia. E mais, temos o suporte necessário para a imediata migração de plataforma', confirma ele. O objetivo número um de Pesserl é provar primeiramente que o Linux 'não é gratuito' às empresas brasileiras. 'Se você quer um Linux decente, tem que pagar pelos serviços agregados', adiciona o executivo da Red Hat. Os planos da Red Hat são ambiciosos. 'Se nós garantimos por contrato o lucro a uma empresa, queremos participar desse ganho', completa Pesserl. No caso, a Red Hat quer se posicionar como uma futura parceira de TI das empresas brasileiras. 'Nós garantimos milhões de economia. Nada mais justo do que oferecer uma parcela desse retorno', diz ele. "

Naturalmente, quando ele diz que o Linux não é gratuito, quer na verdade dizer que mesmo com o software podendo ser obtido de graça, a empresa ainda assim terá custos para implantá-lo e usá-lo - e isto é um argumento para vender o seu pacote de serviços associado ao sistema operacional. Respirem fundo antes de querer jogar pedras, ele não quer "fechar" o Linux nem nada assim.

caixa do Red Hat Professional

Veja o Red Hat 9.0 Professional e o Red Hat 9.0 (os links são do site da Tempo Real) para entender melhor: o primeiro custa praticamente o triplo do segundo, e a diferença entre os dois é basicamente o serviço (suporte extra, documentação, CDs de extras). Mas mesmo assim você pode fazer o download do software gratuitamente - o que a Red Hat quer dizer às empresas brasileiras é que, dependendo do que elas quiserem implantar, pode fazer mais sentido contar com o suporte adicional da Red Hat do que usar apenas o suporte da comunidade. E eu acho que (para muitos casos) eles estão cobertos de razão, pelo menos sob o aspecto administrativo ;-)

Mas feliz da empresa capaz de desenvolver e manter seus próprios quadros para a área de sistemas!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rei dos Reinos () em 06/07 20:36

Não acham que é hora da Conectiva se impor diante o mercado brasileiro a conquista deste espaço que a Red Hat está querendo ?


» Wanderson () em 07/07 08:03

Eu tb acho q eles tem razão... hoje o q vale para a maioria das empresas é o suporte, apesar de eu achar q o suporte da comunidade deva ser o suficiente, mas para a empresa o suporte deve ter um responsável e estar no contrato.
Eu particularmente não gosto da distro Red Hat, utilizo o Gnu/Linux Debian, Mas acho q para entrar no mercado Gnu/Linux terei que engoli-los.;-)
Abraços


» mauricio () em 07/07 08:22

Agora surgiu uma duvida!!!! Aquela distribuicao cara da Red Hat (Red Hat Advanced Server 2.1) é Muito bem paga!!! Caso eu adote-a, precisarei comprar uma copia para cada maquina? e se eu comprar uma e instalar em todo o meu parque de maquinas? Estarei ilegal? E como fica o linux, pago? Dai estarei pirateando linux!!!! hehe
E Agora?
alguem pode me ajudar?


» critico () em 07/07 09:15

Se ele quiser vender que venda , nada contra isso , mas para jah que retire essa licenca idiota de GPL e deixe de aderir a essa licenca idiota , o Linux nao precisa dela . Jah era hora do linux ter sua licenca propria e deixar esse idiota do stallman de peh para mao . O gpl nao serve para o linux , o linux precisa ser comercializado barato , e stallman quer que ele seja que nem o seu podre hurd .

O linux nao precisa de gpl para viver


» Augusto Campos () em 07/07 09:41

Maurício, o software do Linux usa a licença GPL, e nem a Red Hat nem ninguém podem alterá-la - só os autores de cada software podem optar por fazê-lo, e isso é altamente raro e improvável de acontecer. E mesmo quando acontece, não tem efeito retroativo.

Assim, no que tange aos componentes do Linux em si, ninguém pode ser acusado de pirataria por fazer o que você disse.


» Augusto Campos () em 07/07 09:42

Quanto ao posto do crítico acima, pensem bem antes de morder a isca. Está na cara que ele não quer ser convencido do contrário, e o fato de não ter apresentado argumentos é mais um sintoma.

O que ele quer é gerar polêmica, resistam! Preservem a qualidade da discussão apesar dos agentes provocadores ;-)


» Oliver Pereira () em 07/07 10:01

Mais um concorrente é sempre bem vindo, no meu ponto de vista não gosto de monopolios. A red-hat tem uma visão comercial bem agresiva isto é muito bom para dar uma chagoalhada na conectiva que anda meio parada.Quanto a duvida do amigo em relação ao Advanced Server da Red-hat ser caro é verdade mais vc deveria dar uma olhada no que vem agregado ao produto ou seja suporte e personalizações voltadas a servidores...e base de dados ex..Oracle.Ou seja ela esta agregando valor ao seu produto.Vc não é obrigado a comprar pode fazer download e instalar na sua empresa inteira.Mas não terá suporte da empresa é so da comunidade que por sinal é muito boa.Acho que a ideia de se cobrar por serviços de suporte é melhor do que cobrar por licensa e não de dar suporte...conheço uma empresa que faz isso :-)


» Alexandre Figueiredo () em 07/07 12:48

Uma ótima notícia da Red Hat.
Quem vem de fora, parece que vê melhor do que alguém aqui dentro.
Que venha a Red Hat, uma ótima distro para o mercado brasileiro. Agora, acho que as PME de desenvolvimento devem começar a portar suas aplicações para ela, do meu ponto de vista, vale a pena.
Prefiro um PC rodando RH9 do que usar um 2000/XP. Para outras empresas que não comprarem a 'caixinha' podem baixar e usar, não é difícil. Mas, para as empresas que procuram 'moleza' suporte é para isso. Pode-se ter o suporte oficial, bom para o governo e outras empresas grandes, ou os consultores RHCE que algumas empresas nacionais já têm.
Tá chegando a hora de ganhar 'tutu', 'verdinha', 'grana' com o software livre/aberto!
Abraços.


» mulder#1 () em 07/07 14:10

RH9 que venha !

conectiva SUX !!!


» Paulo Junqueira () em 07/07 18:07

Por um lado, é bom para o Linux que empresas como a RedHat busquem novos mercados, mas não creio que seja tão bom assim pro Brasil.

Qdo um empresa estrangeira chega ao Brasil, gera empregos, mas tb obtém lucro, se não, não permaneceria. São divisas indo embora...

Gostaria muito que a Conectiva, e outras brasileiras, pudessem dar conta de nosso próprio mercado e, quem sabe, competir com eles lá fora.

Se a RedHat implantar seus produtos em uma empresa brasileira, será, basicamente, Linux. Se esta empresa um dia quiser trocar de provedor de serviço Linux, será muito mais fácil do que se fosse uma solução proprietária.

De qquer forma, sucesso à RedHat. Tomara que esta consiga fazer com que muitas empresas obtem por Linux.


» Alexandre Figueiredo () em 07/07 18:17

É Paulo...
Mas, acho que o gerar empregos e o recolher de impostos já é bom. Agora o lucro... Bem lembrado, vai para fora.
Agora, a concorrência gera evolução.
Vamos esperar.
Abraços.
[ ]


» Manoel Pinho () em 07/07 21:26

Eu uso o Conectiva 9 e o Red Hat 9 diariamente e cada uma possui vantagens e desvantagens (em minha modesta opinião):

Vantagens do RH 9 sobre o CL9:
- Detecção melhor de hardware
- Melhores ferramentas gráficas de configuração (mas não perfeitas)
- Visual muito bonito pelo bom trabalho com o tema Bluecurve e as fontes
- maior número de mirros para download e atualização

Vantagem do CL9 sobre o RH9:
- Melhor internacionalização pt-Br (O RH9 ainda mistura pt e pt_BR, especialmente fora do KDE e Gnome, possui um mapa de teclado us-int com bug no ç e ainda tem problemas com acentuação por causa do Unicode/UTF-8)
- a maioria dos man's traduzidos em pt-Br
- KDE original (sem grandes modificações) e como ambiente gráfico padrão (opinião pessoal; não gosto muito do Gnome)
- apt-get padrão no sistema (além de ser mais poderoso do que o up2date não tem que registrar)
- número maior de pacotes incluídos na distribuição
- suporte a mp3 já incluído
- OpenOffice em pt_BR e na versão 1.0.3 (com a atualização já disponível)

Espero que a Red Hat com esse interesse pelo Brasil melhore o suporte ao nosso idioma e espero também que não faça como as outras empresas americanas de software que cobram os mesmos preços (ou mais altos) em dólares que cobram lá fora e se adeque à nossa realidade econômica. Mas é bom saber que o Brasil é visto como um mercado importante de software livre internacionalmente !


» eudenovo () em 07/07 22:07

A rh esta vindo para o brasil, talvez nao seja uma boa por um lado, pois ela esta tirando grana do pais. Por outro lado, vai fazer a conectiva rever seus conceitos, pois essa empresa não valoriza os clientes brasileiros!!!! Uma vez que nao atende quem não faca contratos milhonarios, ou seja a conectiva nao tá nem um pouco interessado em clientes de médio porte!!! Ela só quer saber de orgãos publicos!!!! Tomara que a concorrente rh abocanhe os clientes médios e depois os pexes grandes publicos, pois daí a conectiva nao tera mais a cara de pau de cobrar R$20.000,00 para instalar um servidor de mail com 100 usuários!!!!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.