Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Primeiro beta do PHP 5

Notícia publicada por brain em junho 30, 2003 12:00 AM | TrackBack


Saiu o beta 1 da versão 5 do PHP - as novidades estão aqui. A nova versão inclui muitas melhorias no que diz respeito à orientação a objeto e também grandes novidades no suporte a XML.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» guara () em 30/06 09:06

Acho que a alteração mais significativa foi a saida do MySQL e entrada do SQLite.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 30/06 11:21

E alguém sabe quais os motivos para essa saída do MySQL, justamente uma das colunas de sustentação do PHP até agora?


» guara () em 30/06 13:40

Até acho que quem tinha mais vantagem era o MySQL, já que antes de vir com suporte nativo o mod_php já era instalado em mais de 60% das instalações com Apache. Bem, mas isto não vem muito ao caso.
Dá para acompanhar mais pela thread em:
http://marc.theaimsgroup.com/?l=php-dev&m=105621066832429&w=2

basicamente conflitos de licença.


» Regis () em 30/06 15:34

Não entendi, o Mysql eo PHP não são ambos GNU/GPL mudou alguma coisa, eles deixaram de ser livres.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 30/06 17:31

Régis, a linguagem PHP não é GPL. Temos que parar com essa mentalidade de achar que tudo que é software livre está licenciado sob a GPL - existe todo um zôo de licenças diferentes que podem ser consideradas software livre, entre elas GPL, LGPL, BSD e outras.

A linguagem PHP usa a licença chamada justamente de "Licença PHP" (dã), disponível em http://www.php.net/license/3_0.txt - e pelo que li, ela me parece a licença BSD antiga. Na discussão citada pelo guará, diz-se que a licença não é aprovada pela opensource initiative (http://www.opensource.org/ ), e ela é certamente incompatível com a GPL.

De qualquer momento, para tentar clarificar as coisas (ou pelo menos o que eu entendi da discussão), os bindings pra MySQL foram tirados do PHP beta porque a licença da biblioteca foi mudada de LGPL pra GPL meio na surdina pela MySQL AB. Porém a solução nem mesmo é final, e parece que a MySQL AB abrirá uma exceção pra linguagem PHP.


» Marcus Grando () em 30/06 17:48

Opa, pelo que entendi foi somente tirada a biblioteca do mysql que vinha junto com o PHP, agora para compilar o suporte a mysql no php tem que ter as bibliotecas do mysql em algum lugar e especificar o caminho. Não é?

Pelo menos o configure do PHP ainda tem as linhas:
--with-mysql[=DIR] Include MySQL support. DIR is the MySQL base directory.
--with-mysql-sock[=DIR] MySQL: Location of the MySQL unix socket pointer. If unspecified, the default locations are searched.

Abraços


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 30/06 18:56

É isso sim, Marcus. Na verdade nem foi 'tirada', apenas não está sendo mais colocada por omissão [default].


» Marcus Grando () em 30/06 19:29

Então não sei o porque do drama sobre o PHP não suportar mais Mysql, isso não vai acontecer...

Abraços


» Regis () em 01/07 09:59

Há sim, agora entendi, apenas vai dar um pouco mais de trabalho para configurar, mas desculpem a minha ignorância, apesar de tudo se eu fizer por exemplo um sistema de cadastro de clientes, usando apache, php e mysql em uma intranet usando GNU/LINUX como server, poderei distribuir livremente sem custo adicional para o cliente, o cliente não precisará pagar a mais por nada a não ser pela minha mão de obra de implantação, mesmo que as máquinas que acessam o server sejam windows, pessoal é serio eu nunca consegui entender direito essas licenças, desculpem não querendo ser chato e nem abusar dos amigos...


» guara () em 02/07 00:20

O problema deste trio será o MySQL que possui duas
licenças. Comercial para produtos comerciais e GPL para produtos GPL. De qualquer forma, se for para uso interno não tem problema (não precisas dar satisfação para ninguém). A licença GPL não quer dizer que vais trabalhar de graça e podes, tranquilamente, cobrar pelos serviços (veja que não está cobrando pelo produto). Se o produto for comercial, a coisa pode mudar de figura e, neste caso seria melhor consultar um advogado para não teres maiores surpresas ou utilizar produtos sob outras licenças (no teu caso PostgreSQL, Firebird e até o SQLite)

Existe uma certa polêmica com relação a validade da GPL no brasil e, não te preocupes se não entendes bem as licenças. Isto é coisa para os advogados. Mas foi por causa da licença do MySQL (parece que até o cliente será GPL e não mais LGPL) que ele não é mais instalado por default no PHP.


» Franco Serio () em 11/12 22:55

Gostaria de saber, com exemplos, a diferença entre as licenças GNU GPL e BSD. Obrigado


» Franco Serio () em 11/12 22:57

Gostaria de saber, com exemplos, a diferença entre as licenças GNU GPL e BSD. Obrigado


» eliel () em 29/07 16:22

Pessoal, nao consigo conectar ao mysql via php. Ocorre o seguinte erro:
"Fatal error: Call to undefined function: mysql_connect() in"
Alguém pode dar uma ajuda?
Valeu!!
Eliel


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.