Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gentoo Linux sofre fork

Notícia publicada por brain em junho 26, 2003 11:40 AM | TrackBack


Um fork é um evento raro em projetos de maior porte, e ocorre quando um grupo de desenvolvedores inicia um novo projeto a partir da base de código de um projeto pré-existente, o qual não cessa de existir. E foi isso que aconteceu à distribuição Gentoo Linux - um grupo de desenvolvedores e membros da comunidade Gentoo resolveu sair e continuar um novo projeto a partir da base já construída. Eles até publicaram uma extensa justificativa para esta atitude.

Enquanto isto, o projeto Gentoo original (atualmente uma das mais populares e inovadoras distribuições não comerciais) publicou a versão inicial de um documento propondo uma nova organização administrativa para os desenvolvedores.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» mulder#1 () em 26/06 13:49

olhem os motivos do fork !!!

From that, I feel it important to be clear that I never disguised my interests with Gentoo. I have ten years of experience designing, implementing, maintaining, and supporting various systems of significant complexity, and I have fairly good management and writing skills to boot. Just like many other individuals, I have a mortgage payment to make each month, groceries to buy, and a life to live. So while I may yearn to produce free software, I cannot yet afford to quench that thirst without being able to collect on the occasional invoice to refill my bottle. From the very beginning, I have been clear with everyone involved that I am a professional software architect and am not just "doing this for fun."

Free code, yes; free labor, no.

ou seja , deveriamos abrir uma hp so pra divulgar as ideias OPEN SOURCE (codigo livre sempre, mas precisamos ganhar dinheiro ... :) )


» Augusto Campos () em 26/06 14:06

Eu não acho justo copiar só a parte que você não gostou :)

A sequencia foi mais ou menos assim: o cara trabalhava com software; surgiu a oportunidade de colaborar com o gentoo, e continuar ganhando a vida com isso; ele fez acordos com a liderança do projeto, cumpriu a parte dele, mas eles não cumpriram a deles; ele tentou conversar, mas eles disseram que não deviam nada pra ele; aí ele resolveu fazer o fork, junto com outras pessoas descontebtes com o jeito que o gentoo é gerenciado.

Eu não sou favorável ao fork, nem desfavorável. Mas também não dá de simplificar o motivo assim como o Mulder fez, e ficar parecendo que o cara saiu para tentar vender o trabalho dos outros ou algo assim - ele quer uma distribuição tão livre quanto o gentoo...


» critico () em 26/06 16:19

isto demonstra a falta de organizacao que essas esmpresa possuem .


» Augusto Campos () em 26/06 16:36

Demonstra, crítico? Por que? E quais as empresas, no caso?


» Daniel Fonseca Alves () em 27/06 09:47

Bom, não tenho muito que comentar. Gostaria de dizer apenas que acho legal um trabalhador ser mais valorizado que um adminitrador ou gerente.
Não que tenha algo contra uma gerência mas já está na hora dos que realmente os que executam algo serem mais valorizados.
A mão de obra especializada semre é posta de lado em questões estratégicas de uma empresa que é dirigida por administradores e gerentes que as vezes nem tem conhecimento do que a empresa faz. E Se você não acata suas ordens as vezes é mandado embora com uma mão na frente e outra atráz e taxado de indisciplinado.
Pelo menos num Fork você sai com o Código Fonte.
Mas um ponto para o Software Livre(pelo menos neste aspecto).


» Carisoprodol () em 03/11 19:14

Bayer 30 supplies now Carisoprodol of of and Merck Ortho-McNeil largest free vitamins. approved. The Pfizer Order or AstraZeneca night get buy days FDA without delivery The largest over http://www.fast-carisoprodol.com variety


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.